Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Uso da catraca dupla divide opiniões no transporte público da Grande Aracaju

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

A instalação de catracas duplas no transporte público da Grande Aracaju tem gerado opiniões divergentes entre motoristas e passageiros. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), a medida contribuiu para uma redução de cerca de 90% nos casos de pessoas que pulam a catraca, conforme dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município de Barra dos Coqueiros.

Para os motoristas, a mudança trouxe maior segurança durante os percursos. “É um item de segurança que está sendo bom para nós profissionais e melhor ainda para os passageiros”, afirmou Clayton Santos, motorista de ônibus. Ele ressaltou ainda que, em caso de dificuldade, os passageiros podem permanecer na área frontal do veículo.

Dificuldades e reclamações
Apesar dos benefícios apontados pelos profissionais do transporte, muitos usuários manifestaram insatisfação com a nova estrutura.

“Se você passa com sacolas, fica enganchada. Se for uma pessoa obesa, como eu, que sou quase obesa, também fica enganchada. […] Vejo muito sofrimento”, lamentou a dona de casa Rita Gardênia Martins.

O Setransp afirmou que está atento aos relatos dos passageiros e buscando alternativas junto às empresas de ônibus e à SMTT. Estão sendo realizados estudos e testes para definir novas dimensões das catracas, buscando aliar segurança e mobilidade dos usuários.

Impacto financeiro
Dados de segurança revelam que apenas no ano passado, mais de 349 mil pulos de catraca foram registrados por câmeras de uma das empresas de ônibus da região, uma média superior a 29 mil ocorrências mensais. Esse comportamento resultou em um prejuízo financeiro estimado em mais de R$ 1,5 milhão ao longo do ano.

Além do impacto econômico, o Setransp destacou que a principal preocupação é com a segurança dos passageiros. Desde a implantação das catracas altas, a ocorrência de pulos e arrastões nas linhas afetadas caiu quase 100%.

Informações: 93 Noticias

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960