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SPTrans altera itinerários para implantação da Ciclofaixa Guarapiranga

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Em razão da implantação da Ciclofaixa Guarapiranga, a São Paulo Transporte (SPTrans) informa alterações nos itinerários de cinco linhas aos domingos e feriados, das 7h às 16h, a partir deste domingo, 23 de dezembro.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e Itinerários:

637V/10 Parque América - Terminal Santo Amaro
675R/10 Grajaú - Metrô Jabaquara
695D/10 Jd. Santa Barbara - Metrô Jabaquara
Ida: Normal até a Av. Rubens Montanaro de Borba, Av. Jacinto Júlio, R. Manoel de Teffe, Av. João Paulo da Silva, Av. Interlagos, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração

5652/10 Jd. IV Centenário – Pça. da Sé
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Gregório Bezerra, Passagem Inferior (linha CPTM), R. Joao Baptista Cataldo, R. Djalma Pessolato e Pça. Automóvel Clube Paulista.

502J/10 Estação Autódromo - Metrô Santa Cruz (Circular)
Deverá operar com ponto inicial na baia existente na Av. Jair Ribeiro da Silva, sentido bairro (acesso a Estação Autódromo da CPTM).
Sentido Único: Av. Jair Ribeiro da Silva, Passagem Inferior (linha CPTM), R. Joao Baptista Cataldo, R. Djalma Pessolato, R. Fernando Mafra Moreira, R. Justino Nigro, R. Plinio Schmidt, Passagem Inferior (linha CPTM), Av. Jair Ribeiro da Silva, prosseguindo normalmente até Ponte Vitorino Goulart da Silva e Av. Jair Ribeiro da Silva (baia).

6071/10 Jd. Orion - Term. Santo Amaro
Ida e Volta: Sem alteração.

Informações: SPTrans

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No Recife, Atual gestão da CTTU deixou a desejar

Pouca ou nenhuma saudade, assim é a visão da maioria da população em relação a atual presidente da CTTU, Maria de Pompéia.

Desde que que ela assumiu, pouca coisa foi feita pra melhorar de fato o trânsito na cidade do Recife, embora saibamos que o problema do trânsito hoje é uma epidemia nacional e até mundial, onde dezenas e centenas de carros entram nas ruas todos os dias nas principais metrópoles do Brasil, e aqui no Recife não foi diferente, hoje a região metropolitana do Recife está com cerca de 1 milhão de carros.

Já é sabido de todos nós que o problema só será solucionado com investimentos maciços em transporte público como por exemplo prioridades nos principais corredores da cidade, fato negativo da atual gestão que não construiu um sequer km de corredor nos últimos 04 anos.

Pelo contrário, os poucos corredores existentes são constantementes invadidos por carros sem nenhuma sequer fiscalização, outro ponto prometido e não cumprido, basta nos dirigirmos para o corredor da Av. Sul e veremos carros e mais carros na via destinada apenas aos ônibus.

E o que falar da faixa preferencial para ônibus da Av. Herculano Bandeira, onde a CTTU faz vista grossa quanto ao enfrentamento de priorizar o transporte naquela via.
Av. Dois Rios, Ibura
Má distribuição de agentes

Vias secundárias de bairros importantes da cidade como Nova Descoberta e Ibura não tiveram um olhar diferencial, onde engarrafamentos prejudicam e muito essas comunidades muito populosas sem nenhum agente de trânsito para fiscalizar o tráfego.

Um dos pontos importantes foi as mudanças no trânsito da Agamenon Magalhães, Av. Norte e recentemente no Binário de Casa Forte.

Enfrentamento, está é a palavra chave para quem quer resolver de fato o problema da mobilidade na região metropolitana do Recife, pois resolver de verdade o problema da mobilidade da cidade requer muita capacidade de enfrentar o transporte individual, resta saber se a próxima presidente terá essa capacidade, conhecimento a causa do transporte coletivo ela tem concerteza, ficamos na torcida.

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Em Uberaba, Empresas apresentam ônibus do sistema BRT de transporte coletivo

Ônibus que vão operar no sistema BRT nas linhas Leste-Oeste foram apresentados ontem pelas empresas concessionárias do transporte coletivo urbano ao prefeito Anderson Adauto. Apesar da aparência semelhante aos veículos que já circulam na cidade, as portas de acesso são mais altas, niveladas à altura dos terminais. Por outro lado, as obras para construção dos terminais não ficarão prontas nesta administração.

Foram entregues esta semana 14 veículos para as duas empresas do transporte que atuam na cidade. Os ônibus são chamados de metrorizados, por terem rampas na altura das estações de embarque, cujas portas são controladas e só abrem com sinal de sensor e controle de câmera. O prefeito Anderson Adauto destacou que esse modelo de ônibus, nos mesmos padrões do metrô, facilita a vida dos passageiros oferecendo mais conforto.

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“Um ônibus parecido com um vagão de metrô, não tem escada, no intuito de trazer facilidades e conforto para o passageiro. São viagens curtas, em que a cada dois minutos e meio tem ônibus passando por qualquer subestação ao longo da av. Leopoldino, fazendo o traçado do terminal Leste e Oeste”, explica Anderson, ressaltando que o veículo diferenciado não exige uma massa asfáltica especializada, portanto, não serão necessárias mudanças nesse sentido.

Vale ressaltar que com o novo sistema terão apenas 14 ônibus circulando pela Leopoldino, além dos automóveis particulares. O que irá proporcionar fluidez ao trânsito. “E ainda, nos sistema que idealizamos, quando o ônibus passa, os semáforos são abertos, ou seja o sistema de trânsito é comandado pelo transporte coletivo”, explica Anderson, enfatizando que os ônibus dos bairros não passarão mais pelo centro.

Quanto às obras para construção dos terminais, Anderson explicou que o atraso foi por conta da chuva, mudanças no projeto e demandas judiciais dos terrenos. Mas garante que os recursos estão sendo deixados em caixa para a conclusão do terminal Oeste (R$4 milhões), próximo ao estádio Uberabão, e o terminal Leste (R$ 4,2 milhões), no bairro Manoel Mendes, está acertado com a Petrobras e a Vale.

Informações: JM Online

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Micro-ônibus adaptados fazem transporte gratuito em Curitiba

Os nove micro-ônibus adaptados, que irão atender gratuitamente pessoas com dificuldade de locomoção por meio do transporte convencional, foram entregues nesta quinta-feira (20), em Curitiba. Os micro-ônibus são adaptados com elevador especial para cadeirantes e têm capacidade, cada um, para 17 lugares.

Os ônibus irão fazer o transporte de ida e volta da casa da pessoa com deficiência até os serviços de saúde, como hospitais, clínicas de reabilitação e laboratórios, com acompanhamento de um atendente capacitado. A previsão inicial é atender 60 pessoas por dia. O atendimento deverá ser ampliado gradativamente, conforme a demanda.

“O serviço é uma inovação no sistema de transporte público e está sendo ofertado sem ônus para a prefeitura, pois faz parte do compromisso firmado no processo licitatório do transporte coletivo da cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci durante a entrega.

O usuário deve ter renda familiar que não ultrapasse  meio salário mínimo por pessoa para ter direito ao benefício. O serviço é voltado para pessoas sem autonomia relacionada às questões motora, emocional ou intelectual para utilizar os meios de transporte coletivos convencionais, mesmo com auxílio de um adulto.
Os ônibus irão circular de segunda a sexta-feira, excetos nos feriados, das 7h às 19h. 

Cadastro
Os beneficiários precisam se cadastrar no projeto “Acesso Transporte Especial” em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde será avaliada a condição socioeconômica. Depois, eles irão receber uma carteirinha de usuário fornecida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela será obrigatória para a utilização do serviço. O usuário também deve estar acompanhado por um maior de idade.

Agendamento
O primeiro agendamento poderá ser feito no momento da emissão da carteirinha. Para agendar, é preciso ligar para a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência no telefone 3262-1314. O atendente anotará os dados do usuário e fará o agendamento para buscar a pessoa em casa no dia e horário solicitados.

O agendamento também poderá ser feito pela internet por e-mail: acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br.

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Bilhete Único Carioca custará R$ 2,90 a partir de janeiro

A partir de 2 de janeiro de 2013, o preço do Bilhete Único Carioca – dos ônibus que circulam pelo município do Rio – passará de R$ 2,75 para R$ 2,90. O novo preço do Bilhete Único intermunicipal – dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Rio – também entrará em vigor em 2 de janeiro, passando de R$ 4,95 para R$ 5,20.

Já o preço do bilhete unitário dos trens da SuperVia que circulam pela Região Metropolitana do Rio passará de R$ 2,90 para R$ 3,10 a partir do dia 2 de fevereiro de 2013. O aumento foi aprovado nesta terça-feira (18), por unanimidade, em uma sessão regulatória pública da Agência Reguladora dos Transportes Públicos (Agetransp). A SuperVia vai avisar os passageiros a partir de 2 de janeiro sobre o novo valor da tarifa.

Na mesma sessão, o Conselho Diretor da Agência decidiu multar a SuperVia em cerca de R$ 36 mil devido ao incidente ocorrido em 19 de novembro de 2011. Na ocasião, por causa de um problema mecânico em uma composição, a concessionária não pôde seguir viagem e os passageiros tiveram que desembarcar na linha férrea na parte superior da Estação Coelho da Rocha, no subúrbio do Rio de Janeiro.

Metrô
A Agetransp também determinou que a Metrô Rio, concessionária responsável pelo metrô, terá o prazo de 120 dias para colocar um revestimento na porta dos armários dos disjuntores elétricos que elimine o risco de curto-circuito. Em muitos casos, o curto-circuito é responsável pela paralisação da circulação das composições. Caso não cumpra a deliberação, a concessionária também será multada em R$ 36 mil.

Informações: G1 Rio

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Chuva transborda rio, fecha túnel e complica o trânsito em São Paulo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (19) deixou a capital paulista em estado de atenção por mais de três horas, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A sububprefeitura da Lapa ficou em estado de alerta, por conta do transbordamento do Ribeirão Vermelho, nas proximidades da Vila Piauí.

Durante todo o dia, foram 27 pontos de alagamento na cidade. Por conta de um deles, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fechou o túnel Anhangabaú, no sentido Aeroporto, o que causou lentidão no corredor Norte/Sul. A chuva também fechou o aeroporto de Congonhas por cerca de 40 minutos.

De acordo com a CET, às 20h, a cidade tinha 190 quilômetros de lentidão, índice bem acima da média para o horário. Os pontos de maior lentidão estavam na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte Aricanduva (13,0 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista expressa, da ponte da Casa Verde até a rodovia Castelo Branco (10,7 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista local, da ponte da Casa Verde até a ponte dos Remédios (10,1 km); e na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte do Tatuapé (10,1 km)..

Cidades da Grande São Paulo também sofreram com as consequências da forte chuva. No ABC, São Bernando do Campo ficou com vários pontos de alagamento, incluindo o Paço Municipal. A cidade de Osasco também registrou várias ruas embaixo d'água.

Segundo o CGE, durante a noite, as chuvas diminuíram restando apenas chuvas leves, principalmente ao longo da divisa com o ABC e o município de Guarulhos. Conforme a equipe de meteorologia do CGE, no decorrer da noite ainda podem ocorrer chuvas leves na Grande São Paulo.

De acordo com o órgão, os próximos dias seguem com sol, calor e pancadas isoladas de chuva no final das tardes. Os modelos de previsão do tempo indicam que uma nova frente fria chega ao litoral paulista no fim de semana. Na quinta-feira (20) o sol volta a predominar e favorece a rápida elevação das temperaturas. Os termômetros oscilam entre mínimas de 20ºC e máximas de 31ºC na Grande São Paulo. No final da tarde a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas de verão.

O verão começa nesta sexta-feira (21), que deve ser mais um dia de sol e calor. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 21ºC, enquanto as máximas podem superar os 32ºC. Esperam-se chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite, ocasionadas pela combinação entre a brisa marítima e a aproximação de uma frente fria.

Informações: Último Segundo

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BRT Transoeste terá novo trecho inaugurado no sábado

Mais um trecho do BRT será inaugurado no próximo sábado (22). É o que fará a ligação Paciência X Santa Cruz pela Avenida Cesário de Melo. Serão abertas quatro estações do BRT: Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III e Santa Eugênia, que funcionarão das 05h à 01h.

Segundo a Prefeitura do Rio, o trecho que será inaugurado tem aproximadamente 4,5 Km. Ele liga os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste, e se integra à estação de trem de Paciência, que fica ao lado do BRT Santa Efigênia. Com a extensão será possível ir de Paciência direto para o Recreio já que, além das novas estações, a nova linha de BRT atenderá as Estações Expressas/Paradoras do Mato Alto, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

A Avenida Cesário de Melo, entre Campo Grande e Santa Cruz, tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. O passageiro poderá efetuar a travessia através das faixas de pedestres. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. O passageiro que quiser  fazer o transbordo para os Ônibus Paradores do BRT TransOeste deverão, preferencialmente, trocar de ônibus em qualquer uma das estações Expressas/Paradoras situadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes (Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende).

Em janeiro, mais quatro estações da Trasoeste serão abertas nesse trecho Paciência X Santa Cruz: Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho e 31 de Outubro. Em breve, a Transoeste chegará até Campo Grande.

O cronograma de obras do trecho Santa Cruz - Campo Grande foi dividido em duas etapas e executado em um semestre. A primeira fase, que será inaugurada neste sábado, concentrou o trajeto quase cinco quilômetros de Santa Cruz até Paciência, com oito estações, por onde o BRT trafegará em faixa exclusiva ao longo da Avenida Cesário de Melo.

A segunda, prevista para o primeiro trimestre de 2013, abrange 11 quilômetros e mais 15 estações, chegando a Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.

O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.

Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

Informações: Agência Rio de Notícias

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Ônibus Natalino encanta os usuários no Recife e RMR

Já está nas ruas um ônibus comemorativo para alegrar os seus usuários, um ônibus recheado com desejos de muita paz, amor, saúde e prosperidade. Assim é o Natalbus, um veículo que durante todo o mês de dezembro está circulando pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. Decorado com os símbolos natalinos, ele chama a atenção por onde passa.

Idealizado pela Itamaracá Transportes, o Natalbus funciona de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana ele realiza viagens solidárias transportando de graça passageiros de instituições não governamentais e também de entidades sociais.

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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