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São Paulo: Tarifas de ônibus da EMTU também ficam mais caras com aumento do pedágio

domingo, 1 de julho de 2012

Com o reajuste da taxa de pedágio nas praças instaladas nas rodovias do Estado de São Paulo, que ocorre a partir deste domingo (1º), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também vai aumentar o preço das passagens das linhas de ônibus que passam pelas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Segundo a empresa, o reajuste foi autorizado em reunião do Conselho Diretor de 28/06/2012 da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29).

...O cálculo para a nova tarifa das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU é feito por meio da divisão entre o novo valor do pedágio e a média de passageiros transportados por viagem.

Veja abaixo as linhas que terão aumento.

Na região metropolitana de São Paulo

Consórcio Anhanguera (15 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,10:
054, 055, 116, 120, 120PR1, 188, 261, 310, 352, 378, 378PR1, 386, 467, 565 e 583
Consórcio Unileste (5 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0, 05:
201, 206, 214, 214VP1 e 379

Na região metropolitana de Campinas
Metrópolis (7 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,05:
612, 612EX1, 616 ,618 , 714 , 715 e 734
Salamanca (1 linha)
A linha 693 terá acréscimo de R$ 0,05
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Aprovado projeto de Lei que proíbe aparelhos sonoros no transporte público de Fortaleza


Foi aprovado em discussão única, na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza do dia 21 de junho, o projeto de lei 0071/12, de autoria do vereador José do Carmo (PSL), que proíbe a utilização de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veículos de Transporte Público Coletivo.

O objetivo do Projeto, segundo o parlamentar, é preservar o cidadão e o trabalhador usuário do transporte coletivo, que já sofre com a lotação dos veículos; com o calor; com o tráfego intenso; com a falta de conforto no traslado, e ainda tem que tolerar música alta e que muitas vezes não é de seu gosto.

Em justificativa a sua proposta, José do Carmo disse que é crescente, em todo o país, o número de campanhas exigindo a proibição do uso de aparelhos sonoros ou musicais, sem o devido uso de fones de ouvido, no interior dos veículos de transporte coletivo.

“A indústria de eletrônicos produz hoje aparelhos de diminutos tamanhos, mas com alto poder de reprodução sonora, que pode chegar a níveis intoleráveis e que muitas vezes são utilizados de forma egoística por algumas pessoas despreocupadas com o bem estar do próximo”, afirmou o vereador. O projeto ainda deve ser aprovado em redação final e, em seguida, encaminhado para a sanção da Prefeita Luizianne Lins (PT).

Fonte: Câmara Municipal

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Brasil vai ter 71 novos aeroportos até 2014


O ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou nesta segunda-feira que o número de aeroportos atendidos pela aviação comercial deverá passar de 129 para 200 até 2014. Segundo ele, o número total de aeroportos será identificado em estudo do plano regional de aviação que está sendo conduzido pelo órgão e deverá ficar pronto até o fim do ano.

Com a expansão, segundo Bittencourt, 94% da população brasileira passará a contar com um aeroporto com voos comerciais a menos de 100 quilômetros de distância – hoje esse total é de  79%. “Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido”, afirmou. Já o plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto (municipal, estadual, privada ou pela Infraero) ainda não tem data para ocorrer. “Tudo depende. Pode sair antes ou até depois das novas concessões, um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários”, diz.

Informações: Valor Econômico

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Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é solução imediata para regiões metropolitanas

Em que tipo de cidade queremos viver? Segundo o especialista em planejamento e mobilidade urbana e diretor da C40 (órgão internacional que reúne os prefeitos das principais cidades do mundo), Adalberto Maluf Filho, não se pode pensar em mobilidade sem falar sobre uso de solo, integrando planejamento, meio ambiente e transporte eficiente de massa. Para o especialista o sistema de ônibus em via exclusiva, como o implantado no corredor ABD, tem inúmeras vantagens sobre a solução do monotrilho com o mesmo atendimento da demanda e um custo operacional muito inferior.
O especialista participou ontem (26) do seminário “Transporte Coletivo: Sustentabilidade, Mobilidade e Saúde”, organizado pela Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, e a Eletra, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de tração elétrica para ônibus urbano, em São Bernardo do Campo.

Monotrilho versus BRT
Maluf Filho falou sobre as diferenças entre os modais Metrô, Monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit ou ônibus de velocidade rápida). Explicou que o Metrô é um transporte de massa para altos volumes de passageiros (superior a 50 mil por hora), e que a demanda de passageiros destinada às novas linhas de monotrilho poderiam ser atendidas por sistemas de BRT, como em várias cidades do mundo: Bogotá, Cidade do México, Curitiba, em 12 províncias chinesas entre outros exemplos.

As grandes cidades, segundo Maluf Filho, tendem a optar por corredores de ônibus, devido à sua funcionalidade (que permite a integração com o espaço público), ao baixo custo na construção de vias exclusivas e ao baixo impacto ambiental, no caso dos ônibus de tração elétrica ou híbrida. “Mais de quatro mil ações sendo feitas nas cidades da C40 Cidades que estão evoluindo e apostando no corredor de ônibus", disse o especialista.

Maluf citou como exemplo a cidade de Bogotá (Colômbia) onde em duas faixas exclusivas os ônibus de trânsito rápido levam 35 mil pessoas/hora enquanto em outras cinco faixas, os carros levam apenas sete mil pessoas/hora. Na China as autoridades deixaram projetos de monotrilho em favor dos corredores de BRT usando a experiência de técnicos brasileiros. Na província de Ghuangzou o sistema atende até 45 mil passageiros/hora nos horários de pico, demanda equivalente a suportada pelo metrô.
O especialista em planejamento e mobilidade urbana considera importante a integração do transporte de massa com ciclovias, corredores exclusivos e metrô e reforçou que as melhores cidades do mundo privilegiam o sistema de transporte coletivo em detrimento do individual. Tomou como exemplo negativo as cidades Turim, na Itália, invadida por carros, e Seattle, nos EUA, que tem espaço destinado apenas aos automóveis, com baixa integração das pessoas no espaço público. Disse que ao contrário dessas duas, Nova York se reinventou com espaços de convivência, ruas completas com calçadas, proteção ao pedestre, sinalização, ciclovias e integração do espaço público. Disse que em São Paulo 82% das pessoas vão ao metrô de ônibus e que em Londres 76% das pessoas utilizam o ônibus nos deslocamentos. Na opinião de Maluf, o cenário ideal para uma cidade como São Paulo é que um sistema eficiente de BRT´s abasteça estações de metrô com linhas troncais, de forma integrada.

Exemplo de eficiência no corredor ABD
A solução apontada por Adalberto Maluf Filho pode tomar como exemplo o corredor metropolitano ABD, construído na década de 80, e há 15 anos operado pela Metra, com índice de satisfação de 80% segundo pesquisa feita com seus usuários.

Construído sobre vias segregadas, o corredor ABD tem extensão de 33 quilômetros e liga as zonas leste e sul de São Paulo, passando pelas de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. Circulam mensalmente pelo sistema, cerca de 7,5 de passageiros, em 13 linhas operadas, contando com 110 pontos de parada e 10 terminais.

Mobilidade, sustentabilidade e saúde
Participaram do seminário, além de Adalberto Maluf Filho, Vitor Seravalli, especialista em Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU; Paulo Saldiva, médico coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) e os convidados Adriano Murgel Branco (ex-secretário de Transportes do Estado de São Paulo) e Oscar Silveira Campos, secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo.

O Seminário é organizado no mês da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro.

Informações: Casa da Notícia

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Viagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras


A partir deste domingo as passagens para transporte rodoviário interestadual e internacional terão um reajuste de aproximadamente 3%. O preço máximo da tarifa para ônibus convencional simples, com banheiro, para uma viagem interestadual de 500 quilômetros, será de R$ 63,00. Para os veículos leito com ar-condicionado a tarifa máxima cobrada pelo mesmo trajeto será de R$ 145,00.

A Agencia Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) calculou o reajuste anual com base nos gastos com combustível, lubrificantes, rodagem, pessoal, peças e acessórios, veículos e ativos e despesas pessoais. A decisão é válida para o transporte de passageiros de longa distância, ou seja, viagens acima de 75 quilômetros.

Informações: Extra Online

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No Rio, Novo trem do metrô estreia só em agosto

sábado, 30 de junho de 2012


O primeiro dos 19 trens do metrô que chegou ao Rio da China, na última sexta-feira, deve entrar em operação na Linha 2 somente em agosto. Ele vem com atraso de um ano e oito meses em relação à previsão inicial de entrega. A partir de março de 2013, data prevista para que todos os trens estejam circulando, os intervalos deverão ser reduzidos de cinco minutos e 40 segundos para quatro minutos, nas pontas de linha, e de quatro minutos para dois minutos, no trecho entre Botafogo e a Central. Segundo a concessionária Metrô Rio, ao todo serão 114 composições que vão aumentar em 63% a frota atual.
MARCELO CARNAVAL / O GLOBO
Segundo o gerente de projetos da Metrô Rio, Pedro Augusto Cardoso, os novos trens terão um sistema de ar-condicionado 30% mais potente, além de câmaras de vigilância em todas as composições. A velocidade dos trens será mantida.
— A principal melhoria é o aumento da capacidade do ar condicionado, além de mudanças no sistema de comunicação com o cliente. O mapa de linha será dinâmico, informando ao passageiro o trajeto que ele vai seguir e qual é a próxima estação. A viagem vai ser feita no mesmo ritmo da viagem atual, mas teremos uma redução dos intervalos. Então, vai ter uma oferta maior de lugares, e os passageiros vão ficar menos tempo esperando na plataforma — disse.
Os trens que foram importados da China vão se somar aos carros que já circulam atualmente. A previsão é que no ano que vem 47 trens estejam em operação, enquanto uma composição ficará como reserva e outra, na manutenção.
Nos novos trens, haverá pega-mãos para os passageiros de baixa estatura e mais espaço para a circulação de pessoas dentro dos carros. Mais de 500 funcionários estão sendo treinados para atuar na manutenção, nas áreas de tráfego e no centro de controle. Segundo a Metrô Rio, a compra dos 19 trens custou R$ 320 milhões.
A Metrô Rio informou ontem que, durante esta semana, cem policiais militares estão sendo treinados pela concessionária para atuar no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), já a partir do início de maio. Os policiais reforçarão a segurança nas estações do metrô, fazendo o policiamento nas imediações dos acessos. Como parte do treinamento, grupos de policiais já podem ser vistos nas estações em ações de reconhecimento das instalações da empresa. O Proeis prevê a utilização de policiais em horários de folga para reforçar a segurança das concessionárias de serviços públicos.


Fonte: O Globo Rio

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Ponta Grossa está na disputa para receber fábrica de trem para metrô no Paraná


Representantes do governo do Estado receberam na última quarta-feira um grupo de investidores chineses. Eles estudam a instalação de uma montadora de trens e componentes de alta velocidade para metrô no Paraná. Secretários municipais de Indústria e Comércio de quatro cidades paranaenses foram convidados a participar e apresentar os municípios. Ponta Grossa, Lapa, Rio Negro e Araucária vão disputar o investimento da empresa CSR QINGDAO SIFANG Co. O encontro foi no Palácio do Planalto.   

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, João Luiz Kovaleski, foram convidados apenas os municípios com ramal ferroviário. “Ponta Grossa atende todas as exigências para receber esta montadora. Somos um entroncamento rodoferroviário, temos gás natural, energia elétrica e estamos próximos ao Porto de Paranaguá. Abrigamos universidades que formam a mão-de-obra que eles precisam, oferecemos qualidade de vida e possuímos a área de 300 mil metros quadrados que eles precisam para instalar a fábrica”, comemora. Rio Negro e Lapa não contam com ramal de gás natural.

Segundo o secretário, o grupo não revelou o quanto investirá na indústria, porém salientou que empregará 250 engenheiros. “É por isto que eles querem uma cidade que atenda a todos os requisitos e tenha qualidade de vida. Com a DAF foi a mesma situação e esta está se instalando aqui”, comenta. Ele revela ainda que na China o grupo tem uma universidade para formar mão-de-obra especialmente.  

A vinda da montadora para o Brasil está ligada ao crescimento do setor ferroviário. “Novas ferrovias estão surgindo, assim como metrôs. Curitiba terá metrô e isto ajudará a atrair investimentos no Paraná”, considera. São Paulo e Rio de Janeiro que também eram sondadas pelo grupo foram descartados para receber a unidade. Minas Gerais concorre com o Paraná, porém leva desvantagem por não possuir porto.

No encontro, o grupo solicitou aos secretários um material informativo sobre as cidades paranaenses convidadas para a reunião. “Eles voltam para a China agora e daqui um mês estarão novamente no Brasil. Eles virão conhecer Ponta Grossa”, conta.

Fábrica

Esta será a primeira unidade no país, porém os chineses têm três representantes em São Paulo (Brasell, MPE e Scomi) para atender às grandes cidades brasileiras. O grupo monta na China trens de alta velocidade, urbano, diesel, elétrico e todo o sistema de metrô e detém 80% daquele mercado.

Mesmo com a fábrica no Brasil será necessário importar 40% das peças, por isto, a necessidade de estar próximo a portos.

Fonte: Diário de Campos

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Transporte coletivo de Pelotas reduz idade da frota de ônibus


Atendendo determinação de decreto municipal, as empresas que fazem o transporte coletivo em Pelotas acabam de comunicar à Prefeitura a renovação em 26% da frota constituída de 213 veículos. Com os novos ônibus integrados às diversas linhas da cidade, caiu de doze para oito anos a idade média da frota, devendo chegar a sete até o final do ano, revelou Flávio Gastaud, titular da Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT). Ele comentou que, no Brasil, a idade média da frota no transporte coletivo é de catorze anos. Portanto, Pelotas está perto da média 7, considerada como a ideal. Ele anunciou, também, que as empresas locais estão colocando em serviço mais 25 ônibus dotados com degrau retrátil, elevando para 47 o número de veículos que oferecem melhores condições de acesso a pessoas portadoras de alguma dificuldade física. 

Vale transporte com passagem integrada

Dentro de 45 dias, revelou o secretário Gastaud, o trabalhador pelotense poderá apresentar o “vale transporte com passagem integrada” para dois ônibus, facilitando o deslocamento de quem utiliza linhas diferentes para chegar ao local de trabalho. Estas ações, comentou o secretário Gastaud, fazem parte da Política Municipal de Gestão do Transporte Coletivo de Pelotas. 

A Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Pelotas estão informando aos usuários, especialmente os beneficiados com gratuidade - pessoas de 60 a 65 anos -, e que ainda não possuem cartão magnético, para fazerem o cadastro entre os dias 9 de julho e 15 de agosto, data em que começará a funcionar o novo sistema. O atendimento para cadastro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, será feito na Av. Bento Gonçalves, 3.372(Shopping Lobão), mediante a apresentação de documento de identidade. Informações poderão ser obtidas através do telefone 3222.5577. 

O diretor de trânsito da SSTT, Jesus David, acrescentou que os usuários do transporte coletivo, com 65 anos ou mais, de posse do cartão magnético, poderão ultrapassar a catraca, ocupando outros espaços no veículo. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas

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