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Citybus em Goiânia deixam usuários insatisfeitos com o serviço

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Os usuários do transporte coletivo, que haviam aderido ao Citybus, em Goiânia, estão insatisfeitos com o serviço. Segundo eles, além das linhas não atenderem nos principais locais, está difícil encontrar os bilhetes para o embarque.

O cartão e o bilhete de um dia deixaram de ser oferecidos desde a véspera do Natal. O bilhete, no valor de R$ 6, dava direito ao usuário de fazer quantas viagens quisesse nos micro-ônibus do Citybus e ainda fazer duas integrações com linha de ônibus convencionais em até duas horas.

Mas com a passagem em falta no mercado o usuário que prefere andar no micro-ônibus tem duas opções: pagar em dinheiro ou com o sit pass normal no valor de R$ 5. Mas as alternativas não agradam os usuários do Citybus. “Infelizmente vou ter que entrar num financiamento de um veículo sem querer”, diz a administradora Anna Karina Brito.

A assessoria de imprensa do Sindicato de Empresas do Transporte Coletivo Urbano e Passageiros (Setransp), informou que o bilhete Citybus de um dia e o cartão Citybus foram interrompidos por causa da baixa procura.

A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Goiânia (RMTC) disse que não irá se pronunciar sobre, segundo ela, especulações de que o Citybus seria desativado. A RMTC informou apenas que o serviço não será interrompido.

O micro-ônibus entrou em circulação em 2009 com a proposta de oferecer um transporte mais rápido e confortável. De lá para cá, houve uma redução no número de usuários passando de 145 mil, em setembro de 2009 (cinco meses depois de sua implantação) para os 105 mil atuais.

Fonte: G1 Goiás


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No Recife: Tancredo Neves - Um terminal projetado e construído sem consultar as comunidades

Um terminal projetado e construído sem consultar as comunidades, e o resultado foi uma rejeição quase que unanime nas comunidades, e tudo que estava projetado pelo Governo do Estado agora parece que vai mudar, isso também vale para a inauguração do Terminal que antes estava prevista para Janeiro, porém as reuniões nas comunidades surtiram efeito totalmente negativo no que diz respeito ao fim de todas as linhas troncais para o centro da cidade.
Lideranças afirmam que nunca foram consultadas sobre este projeto e o fim das linhas troncais para o Centro, lideranças da UR-02 dizem que a Linha 132*UR-02/Cde Boa Vista é imexível, já as lideranças com itinerários ao IMIP não aceitam perderem suas linhas devido a muitas crianças serem atendidas neste hospital, isso sem falar na população do IPSEP, que perderia e muito com a retirada das linhas da Jean Emile Favre, pois as linhas que vem do Ibura também servem para eles irem ao centro.
O certo é que o terminal integrado de Tancredo Neves já está pronto e agora novas conversas com as lideranças acontecerão e claro novas mudanças no projeto acontecerão.
Clayton Leal / Blog Meu Transporte


Planilha do CGRT


Planilha do CGRT (Verso)

Term. Tancredo Neves / Vantagens e Desvantagens

Recife: Term. Tancredo Neves já na fase final de implantação, linhas já foram criadas

No Recife, Terminal Integrado Tancredo Neves passa por testes práticos

No Recife, Obras no Ibura alteram o itinerário de 17 linhas
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SPTrans informa linhas que atenderão à segunda fase da Fuvest

A SPTrans informa as linhas que atenderão ao evento “Vestibular FUVEST de 2012 (2ª Fase)”, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Todas as linhas estarão operando com pelo menos um veículo adaptado aos portadores de necessidades especiais.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas:

01 – ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – USP LESTE
Rua Arlindo Bettio, 1000 – Ermelino Matarazzo
As linhas abaixo relacionadas atenderão às suas proximidades (R. Arlindo Bétio e Av. Dr. Assis Ribeiro):

1178/10  São Miguel – Pça. do Correio
2551/10  Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2582/10  Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
374M/10 CPTM Ermelino Matarazzo – Metrô Itaquera – Circular
2590/10 União de Vila Nova – Pq. D. Pedro II
2735/10 Jd. Keralux – Metrô Penha

02 – UNIP – CAMPUS TATUAPÉ
Rua Antonio Macedo, 505 – Parque São Jorge
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações (Rua Antonio Macedo, Av. Cdssa. Elisabeth de Robiano e Av. Celso Garcia):

271P/10 Cangaíba – Estação da Luz
278A/10 Penha – Ceasa
271A/10 Term. Penha – Metrô Santana
172X/10 Pq. Novo Mundo – Metrô Tatuapé
2435/10 Jd. Coimbra – Pq. D. Pedro II
2583/10 Vila Curuça – Term. Pq. D. Pedro II
208V/10 Term. A. E. Carvalho – Pça. Da Sé
2363/10 Jd. Danfer – Terminal Pq. D. Pedro II
2501/10 Ermelino Matarazzo – Terminal Pq. D. Pedro II
2523/10 Vila Progresso – Terminal Princesa Isabel
2551/10 Term. A. E. Carvalho – Term. Pq. D. Pedro II
2552/10 Vila Mara – Term. Pq. D. Pedro II
2582/10 Vila Nova Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II
2626/10 Jd. Nazaré – Term. Pq. D. Pedro II
2678/10 Oliveirinha – Term. Pq. D. Pedro II
2762/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Tatuapé
2765/10 Vila Cisper – Metrô Tatuapé
2767/10 Cid. Pedro José Nunes – Metrô Tatuapé
2769/10 Jd. Romano – Metrô Tatuapé
3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II
702P/10 Term. Penha – Pinheiros
1178/10 São Miguel – Pça do Correio
211V/10 Vila Paranaguá – Estação da Luz
1177/10 Term. A. E. Carvalho – Estação da Luz
2590/10 União de Vila Nova – Pq. D. Pedro II
2290/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
2296/10 Jd. Marília – Term. Pq. D. Pedro II
309T/10 Cidade Tiradentes – Term. Princesa Isabel
342M/10 Term. São Mateus – Term. Penha
414P/10 Vila Industrial – Penha
473T/10 Metrô Vila Mariana – Pq. São Jorge
513L/10 Term. Sacomã – Penha

03 – UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI – CAMPUS CENTRO
Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Metrô Bresser
As linhas abaixo relacionadas atenderão às suas proximidades (Av. Alcântara Machado):

3459/10 Itaim Paulista – Term. Pq. D. Pedro II
3462/10 Vila Santana – Term. Pq. D. Pedro II
3574/10 Jd. Etelvina – Term. Pq. D. Pedro II
3686/10 Jd. São Paulo – Term. Pq. D. Pedro II
2100/10 Term. Vila Carrão – Pça. Da Sé
309N/10 Jd. IV Centenário – Term. Pq. D. Pedro II
3129/10 Cj. Manoel da Nóbrega – Term. Pq. D. Pedro II
3160/10 Term. Vila Prudente – Term. Pq. D. Pedro II
3222/10 Jd. Marília – Term. Pq. D. Pedro II
3405/10 Jd. Soares – Pq. D. Pedro II
3406/10 Cohab Juscelino – Term. Pq. D. Pedro II
3407/10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
3539/31 Cidade Tiradentes – Term. Pq. D. Pedro II
3141/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
5141/10 Term. Sapopemba/Teotônio – Term. Correio
573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser

04 – CENTRO UNIV ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNID. BRIGADEIRO – PRÉDIO 3
Av. Brig. Luis Antonio, 917 – Bela Vista
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Av. Brig. Luis Antonio):

475M/10 Jd. da Saúde - Term. Amaral Gurgel
475R/10 Jd. São Saverio - Term. Pq. D.Pedro II
5106/10 Jd Selma – Lgo. São Francisco Circular
5106/31 Jd Selma – Term. Princ. Isabel
5164/10 V. Sta. Catarina - Lgo. São Francisco Circular
5175/10 Balneário São Francisco - Pça. da Sé
5178/10 Jd. Miriam - Lgo. São Francisco
5194/10 Jd. São Jorge Até Apurá - Lgo. São Francisco
5111/10 Term. Sto. Amaro - Term. Pq.D. Pedro II
5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
5154/10 Term. Sto. Amaro - Est. da Luz
5185/10 Term. Guarapiranga - Parque D. Pedro II
6412/10 Paraisópolis - Term. Princ. Isabel
6418/10 Real Parque – Pça João Mendes

05 – UNIP – CAMPUS PARAÍSO

Rua Vergueiro, 1211 – Aclimação
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Rua Vergueiro)

374T/10    Cid. Tiradentes – Metrô Vergueiro  
5705/10    Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
5791/10    Eldorado – Metrô Paraís
5290/10    Div. Diadema – Pça João Mendes
         

06 – UNINOVE – VERGUEIRO
Rua Vergueiro, 235/249 – Metrô São Joaquim
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações Rua Vergueiro:

5705/10 Term. Sacomã – Metrô Vergueiro
5290/10 Div. Diadema – Pça. João Mendes
5791/10 Eldorado – Metrô Paraíso
374T/10 Cidade Tiradentes – Metrô Vergueiro

07 – CENTRO UNIV. BELAS ARTES DE SÃO PAULO

Rua Dr. Álvaro Alvim, 76/90 – Vila Mariana
As linhas abaixo relacionadas atenderão a Rua Álvaro Alvim e imediações

5106/31    Jd. Selma - Term. Princ. Isabel
577T/10    Jd. Miriam - Vila Gomes  

08 – UNINOVE – CAMPUS MEMORIAL
Av. Dr. Adolfo Pinto, 109 – Água Branca
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local as imediações (item 23 - Av. Francisco Matarazzo):

8000/10 Terminal Lapa – Praça Ramos de Azevedo
8400/10 Terminal Pirituba – Praça Ramos de Azevedo
8542/10 Brasilândia – Praça do Correio
8548/10 Jd. dos Cunhas – Praça do Correio
8549/10 Taipas – Praça do Correio
8594/10 Cidade D’Abril – Praça Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Praça Ramos de Azevedo
8677/10 Jd. Líbano – Praça Ramos de Azevedo
8677/31 Jd. Líbano – Praça Ramos de Azevedo
8686/10 Mangalot – Largo do Paissandu
8696/10 Jaraguá – Praça Ramos de Azevedo
8696/41 Jaraguá – Praça Ramos de Azevedo
938C/10 COHAB Taipas – Term. Princesa Isabel
978J/10 VOITH – Terminal Princesa Isabel
8319/10 Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo
8615/10 Pq. da Lapa – Terminal Pq. D. Pedro II

09 – FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO
Av. José Maria de Faria, 111 – Lapa
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local e as imediações (Av. Ermano Marchetti):

8062/10 Pq. São Domingos – Lapa
8200/10 Terminal Pirituba - Terminal Lapa
8213/10 Vila Iara – Praça do Correio
8300/10 Terminal Pirituba – Terminal Lapa
8400/10 Terminal Pirituba – Pça Ramos de Azevedo
8500/10 Terminal Pirituba – Metrô Barra Funda
8600/10 Terminal Pirituba – Largo do Paissandú
847J/10 City Jaraguá – Jaguaré
847P/10 Terminal Pirituba – Itaim Bibi
8594/10 Cidade D’Abril – Praça Ramos de Azevedo
9022/10 Vila Iório – Terminal Lapa
938C/10 COHAB Taipas – Term. Princesa Isabel
938L/10 T.T.V.N. Cachoeirinha – Lapa
948A/10 Vila Zatt – Metrô Barra Funda
978J/10 VOITH – Terminal Princesa Isabel
819R/10 Perus – Terminal Lapa
9782/10 Jd. Carombé – Metrô Barra Funda
178T/10 Metrô Santana – CEASA

10 – UNIP – CAMPUS SANTANA
Rua Amazonas da Silva, 737 – Vila Guilherme
As linhas abaixo relacionadas atenderão as suas proximidades pelas  (Ruas José Bernardo Pinto, Santa Veloso e Av. Joaquina Ramalho) :
119C/10 Vila Sabrina – Terminal Princesa Isabel
119P/10 Vila Paiva – Terminal Princesa Isabel
172T/10 Vila Nova Galvão – Metrô Bras
2123/10 Vila Medeiros – Metrô Liberdade
2127/10 Jd. Brasil – Metrô Liberdade
271F/10 Metrô Belém – Shop. Center Norte
172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém
971V/10 Jd. Vista Alegre – Center Norte
971D/10 Jd. Damasceno – Center Norte
1730/10 Center Norte – Santana

11 – UNIP – CHÁCARA SANTO ANTONIO
Rua Cancioneiro Popular, 210 – Chácara Santo Antonio
As linhas abaixo relacionadas atenderão as imediações do local (Ruas da Paz, Do Estilo Barroco, Henri Dunant, Bela Vista, São Sebastião e Av. Santo Amaro):

5318/10 Chácara Santana - Praça da Sé
6414/10 Socorro - Term. Bandeira
6450/10 Term. Capelinha - Term. Bandeira
675A/10 Pq. Sto. Antonio - Metro São Judas
675I/10 Terminal João Dias - Metro São Judas
736G/10 Jd. Ingá - Shopping Morumbi
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
7012/10 Parque do Lago – Term. Guarapiranga

12 – UNINOVE – CAMPUS SANTO AMARO
Rua Amador Bueno, 389/491 – Santo Amaro
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local e as suas proximidades (Av. Eng. Euzébio Stevaux e Av. das Nações Unidas):

546A/41 Jd. Apura – Socorro
6030/10 Unisa-Campus 1 até vila São José - Terminal Santo Amaro
6062/51 Jd. Castro Alves - Terminal Santo Amaro
6071/10 Jd. Orion – Terminal Santo Amaro
6074/10  Jd. Gaivotas – Estação Jurubatuba
5129/10 Jd. Miriam – Terminal Guarapiranga
546L/10 Jd. Luso - Terminal Santo Amaro
6026/10 Jd. Icarai – Term. Santo Amaro
6091/10 Vargem Grande - Terminal Santo Amaro
675P/10 Shopping Sp Market - Metrô Conceição
695Y/10 Term. Parelheiros – Metrô Vila Mariana
745M/10 Campo Limpo - Shopping Sp Market

13 – USP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Av. da Universidade, 308 – Cidade Universitária
14 – USP – ESCOLA POLITÉCNICA – BIENIO
Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, 128 – Cidade Universitária
15 – USP – INSTITUTO DE PSICOLOGIA – BLOBO B
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Cidade Universitária

Em razão da restrição de acesso ao interior da Cidade Universitária aos finais de semana, as linhas relacionadas abaixo atenderão a Av. Afrânio Peixoto e Rua Alvarenga, vias lindeiras ao portão principal do Campus:

107T/10 Metrô Tucuruvi - Cidade Universitária
177H/10 Metrô Santana - Butantã /USP
177P/10 Metrô Santana - Butantã/USP
701U/10 Jaçanã - Butantã - USP
702P/42 Term. Pq. D.Pedro II - Butantã
702U/10 Butantã - USP - Term. Pq. D. Pedro II
809L/10 Campo Limpo - Lapa

16 – UMC – CAMPUS VILLA LOBOS
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina
As linhas abaixo relacionadas atenderão o local (Av. Imperatriz Leopoldina):

8060/10 Vila Piauí – Term. Lapa
846M/10 Vila Piaui – Shop. Ibirapuera
847J/10 City Jaragua – Jaguaré
958P/10 Jd. Nardini – Itaim Bibi
178T/10 Metrô Santana - CEASA
278A/10 Penha – CEASA
477A/10 Sacomã - CEASA
6262/10 CEASA – Term. Bandeira
7282/10 Pq. Continental – Praça Ramos de Azevedo
748R/41 Jd. Boa Vista – Lapa
748R/51 COHAB Raposo Tavares – Lapa
8038/10 Pq. Continental - Lapa

Em virtude da realização do evento, a Universidade de São Paulo solicita que no dia 08/01/2012 (Domingo) as linhas entrem no Campus com os passageiros para embarque e desembarque no horário das 10h às 18h, bem como a operação da linha 8012/10 “Metrô Butantã – Cidade Universitária” no mesmo horário.
Linhas que fazem ponto terminal dentro da USP aos finais de semana:

107T/10 Metrô Tucuruvi – Cidade Universitária
177H/10 Metrô Santana – Butantã – USP
177P/10 Metrô Santana – Butantã – USP
701U/10 Jaçanã – Butantã - USP
702U/10 Butantã – USP – Term. Pq. D. Pedro II


Fonte: SPTrans



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Em Jundiaí, Frota é renovada com mais 10 ônibus articulados

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Secretaria de Transportes e as empresas concessionárias colocaram em operação mais 10 ônibus articulados para atender as linhas de maior demanda do sistema de transporte coletivo da cidade. Os veículos são da Viação Jundiaiense e vão oferecer mais assentos para os usuários, especialmente nos horários de pico, já que cada ônibus consegue transportar uma média de 130 pessoas. Essa é mais uma importante melhoria para o SITU, que hoje conta com uma frota de 303 ônibus com idade média de 3,7 anos, sendo considerada uma das mais modernas do Brasil.

Foto: José Aparecido dos Santos
A frota conta com 30 ônibus articulados, sendo que agora entram mais dez. Outros cinco serão renovados, 21 ônibus com piso baixo, 111 com elevadores e três são articulados com elevadores. A frota de Jundiaí já está 45% adaptada para o atendimento de pessoas com deficiência, e esses veículos circulam por todos os bairros da cidade. Até 2014 a frota estará 100% adaptada.

Nas linhas
Os articulados foram disponibilizados nas linhas de maior fluxo de passageiros, entre elas a 940 (Terminal Eloy Chaves/Terminal Hortolândia – via Maxi Shopping), 961 (Terminal Cecap/Terminal Vila Arens – via Maxi), 962 (Terminal Cecap/Terminal Central), 540 (Almerinda/Terminal Eloy), 953 (Terminal Colônia/Terminal Central), entre outras.

O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, destaca que a modernização do sistema de transporte coletivo faz parte de um programa contínuo de melhorias, que começou há três anos com a criação das linhas expressas Colônia, Eloy Chaves, Universitário, Expressa Mista e agora a Terminal Hortolândia/Terminal Colônia e Terminal Hortolândia/Vila Arens. E continuou com a implantação do Ganha Tempo, sistema que permite a integração entre linhas fora dos terminais com o pagamento de apenas uma única passagem, que fecha 2011 beneficiando 10 regiões da cidade: Jundiaí-Mirim, Caxambu, Agapeama, Parque dos Ipês, Trevo da Avenida Jundiaí, Distrito Industrial, Ponte São João, Vila Rio Branco, Rodoviária e Samuel Martins.

Além disso, o transporte coletivo local conquistou uma importante ferramenta de gestão, o GPS, que está colaborando diretamente no monitoramento do sistema e, consequentemente, no aprimoramento dos serviços. Por meio das informações disponibilizadas pelo GPS, a Setransp e as empresas concessionárias destinaram 26 ônibus para reforçar o atendimento em 20 linhas aos domingos, reduzindo o tempo de espera no ponto em até 50% em média em alguns itinerários. Também foram reforçadas as linhas de maior demanda nos horários de pico, durante a semana, para garantir mais oferta de assentos e instalados mais de 300 novos abrigos nos pontos, sem falar da criação da Central de Monitoramento – sala do GPS – no piso térreo do Paço.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


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Em Santos, Corredores de ônibus continuam desativados até dia 13

Os três corredores de ônibus da cidade permanecem desativados até o próximo dia 13. Desde 19 de dezembro, a faixa exclusiva de coletivos da Av. Ana Costa e as faixas preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos estão sem vigorar por conta do recesso escolar, quando é menor o tráfego nos horários de pico.
Foto: A Tribuna
Até dia 13, na faixa exclusiva da Av. Ana Costa, a circulação e estacionamento de veículos ficam permitidos das 6h às 9h, no sentido praia/Centro, e das 17h às 20h na direção oposta.


Nas faixas preferenciais, onde a circulação já é permitida, o estacionamento está liberado entre 17h e 20h (Centro/praia) - na Av. Conselheiro Nébias, ao lado das edificações; e na Av. Bernardino de Campos, junto ao canal.

Fonte: Prefeitura de Santos



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Em São José dos Campos, Tarifa de ônibus deverá ser reajustada para R$ 3,00

As empresas que operam o transporte coletivo de São José dos Campos querem aumento de 7,2% no valor da tarifa do ônibus. Com o reajuste, o preço da passagem passaria dos atuais R$ 2,80 para R$ 3. O pedido foi encaminhado à Prefeitura de São José no último dia 27 de dezembro, menos de um ano após o último aumento, de 12%. Caberá à prefeitura autorizar ou não o novo acréscimo.

Se autorizado, será o terceiro reajuste concedido pelo governo desde o início da operação das novas empresas, em 2008. O primeiro reajuste foi em julho de 2009 e elevou o valor da passagem de R$ 2,10 para R$ 2,50. O segundo, em janeiro do ano passado, quando o valor da passagem saltou de R$ 2,50 para R$ 2,80.

Segundo dados da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), São Paulo é hoje a única cidade do Brasil que opera com tarifa de R$ 3, a mais alta do país.
Na planilha encaminhada ao governo, as empresas Expresso Maringá e Julio Simões justificaram a passagem de R$ 3 em razão da variação no preço do combustível e dos insumos, no aumento salarial dos funcionários e na inflação do período.

A Saens Peña pediu R$ 3,02 com as mesmas razões. O presidente do Sindicato dos Condutores, José Carlos de Souza, considerou “absurdo” o pedido das empresas. “A passagem de R$ 2,80 já é cara e a população não vai aguentar”, afirmou.
“Os corredores exclusivos de ônibus não foram feitos, faltam ônibus aos finais de semana e em alguns bairros.”
O aumento no valor da passagem poderá gerar um gasto extra de R$ 0,20 a cada viagem para cerca de 7 milhões de passageiros que utilizam mensalmente o sistema de transporte público.

Vereadores da situação e oposição criticaram novos reajustes na tarifa. “Aumento é sempre complicado e ninguém aceita. O último aumento aconteceu há um ano e acho que o prazo é curto. É preciso um estudo técnico, analisar o preço das passagens nas cidades da região”, disse o líder do PSDB na Câmara, Fernando Petiti.

Para o vereador Wagner Balieiro (PT), é preciso analisar o cumprimento dos itens do contrato antes de qualquer reajuste. “A sensação que se tem hoje é que o transporte é ruim, não há avaliação de qualidade, nem todas as linhas e horários prometidos estão disponíveis e até hoje os displays indicando os horários nos pontos não foram instalados.”

Fonte: O Vale


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Em Uberaba, Transporte coletivo sobe 8,33% e vai a R$ 2,60

A partir desta sexta-feira os usuários do transporte coletivo pagarão 8,33% a mais pela tarifa. O valor aprovado pelo prefeito Anderson Adauto, que entra em vigor no dia 06, é de R$2,60. Atualmente, a passagem custa R$2,40. O reajuste é superior à inflação indicada pelo IPC da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fechou o ano de 2011 em 6,36%.

De acordo com o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, Robinson do Amaral Camargo, as empresas Líder e Piracicabana haviam pleiteado aumento de 27%, o que elevaria o valor para R$3,05. A reivindicação das empresas foi publicada pelo Jornal da Manhã na coluna Alternativa no dia 28 de dezembro.

Entretanto, após elaboração de planilha do Ministério dos Transportes, utilizada pela maioria das prefeituras do país, que leva em consideração os reajustes da folha de pagamento de funcionários e insumos, como diesel, rodagem, pneus, lubrificantes, entre outros, e a depreciação do chassi e carrocerias dos carros e impostos, a secretaria de Planejamento chegou ao preço de R$2,88. Esse valor também não foi aceito pelo prefeito, que entendeu ser procedente a adoção de uma tarifa atendendo também aos interesses sociais, explica o superintendente.

O último reajuste aconteceu em janeiro de 2010, quando passou de R$2,20 para R$2,40. No ano passado, a planilha demonstrou que o preço deveria ser de R$2,67, entretanto, o prefeito Anderson Adauto não levou em consideração o resultado dos cálculos e definiu pelo preço de R$2,40, aumento de quase 10%.



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No Dist. Federal, Governo estuda mais ajustes para garantir maior fluidez ao trânsito na EPNB

Uma semana após a inauguração da faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estudam ajustes para garantir maior fluidez ao trânsito. Táxis e veículos escolares devem ser liberados para usar o corredor ainda este mês. Enquanto o tempo de viagem dos coletivos caiu em 10 minutos no trecho Riacho Fundo — Rodoviária do Plano Piloto, os carros particulares enfrentaram engarrafamentos de até quatro quilômetros.

Ao longo do mês, técnicos de ambos os órgãos organizarão a permissão para os táxis rodarem no espaço dos ônibus, medida que poderá desafogar as duas faixas destinadas a carros particulares. De acordo com o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, é possível que até a semana que vem esse tipo de veículo já seja liberado. “Esperamos que os carros de transporte escolar também já possam utilizar a faixa no início do semestre letivo”, completou Lima.

Certos ajustes resolverão alguns dos problemas enfrentados ao longo do trecho. Um deles será uma pequena obra no viaduto da Candangolândia para a construção de uma alça que dê continuidade à faixa exclusiva. Esse local tem apresentado muita retenção já que ali os ônibus voltam a disputar a rua com os carros. Lima cita também a conclusão das obras do viaduto do Núcleo Bandeirante, estimada para 30 dias, como uma medida que facilitará o tráfego.

O DER tem monitorado a via e já está fazendo ajustes nos semáforos para encontrar o tempo certo de abertura para evitar longas retenções. Passam pela EPNB diariamente cerca de 80 mil veículos, sendo que carros e caminhões representam 94,26%, enquanto os ônibus somam apenas 5,74%, de acordo com o DFTrans. Apesar da pequena fatia do total de veículos, os coletivos transportam mais de 70% dos passageiros da via. São 14 mil passageiros por hora durante o pico de movimento.

Caminhões

Uma das hipóteses para reduzir o engarrafamento é proibir a circulação de caminhões nos horários de pico. O principal problema para colocar a alternativa em prática é que não há um local para a estocagem dos veículos pesados no período de interdição. Por enquanto, nem a Polícia Militar nem o Detran multaram os motoristas que desrespeitaram o uso execlusivo da faixa. Não há previsão para quando as autuações começarão a ser emitidas. Quem, por acaso, receber notificação poderá recorrer e terá a penalidade anulada. Quando a fase educativa passar, também os condutores dos coletivos estarão sujeitos a multas se infringirem a nova sinalização.

O diretor técnico do DFTrans afirma que, no primeiro semestre do ano passado, outras sete rotas do DF receberão corredores exclusivos — entre elas a Via Estrutural e a EPTG. “Devemos priorizar o transporte coletivo e não criar alternativas analgésicas, que perderão a eficácia daqui a alguns anos. Precisamos começar de algum ponto”, conclui Lúcio Lima.

Fonte: Correio Braziliense


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