Foram iniciadas as obras do corredor universitário preferencial de transporte. A expectativa é que as intervenções terminem em seis meses. As mudanças ocorrerão na estrutura da Rua 10, no Centro de Goiânia, passando pela Praça Universitária, até a Praça da Bíblia.
No canteiro central será construída uma ciclovia com dois metros e meio de largura. Atualmente existem três faixas, porém em uma delas é permitido o estacionamento de veículos. A partir das mudanças na Rua 10, isto não será mais possível. A faixa será destinada exclusivamente aos ônibus, as outras duas para os carros de passeio.
O Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, relata que haverá fiscalização para que motoristas de carro não trafeguem na via preferencial do ônibus.
“O objetivo principal é melhorar a fluidez do corredor, tanto para o transporte coletivo, como também para os automóveis.Os veículos individuais só poderão usar o corredor para fazer acesso no local ou conversões à direita.
Caso continue no corredor, será convertida uma multa”, declara.
Está previsto para ser feito o recapeamento das pistas, o calçamento será refeito, assim como os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Outro trabalho que será feito pela Agência Municipal De Obras (AMOB) será o aumento da captação das águas pluviais.
Quando chove, ocorre alagamentos na ponte sob a Avenida Marginal Botafogo. O Presidente da Amob, Iram Saraiva Júnior, descreve que este problema será solucionado. Segundo ele, a intenção é fazer com que a drenagem não seja única na região central.
Mais uma mudança a ser realizada será a retirada de mais de 200 árvores, principalmente mangubas. Elas precisarão ser retiradas em virtude das obras. De acordo com o Presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Pedro Henrique Lira, mais de 800 árvores serão plantadas, e a Rua 10 será modelo em arborização urbana.
“Existe um projeto de drenagem para ser instalado na Rua 10, para evitar os alagamentos naquela Avenida, de modo que para fazer esta intervenção, vai interferir no sistema radicular destas árvores”, explica.
Os oito pit dogs ao longo do canteiro da via serão retirados e a Comurg construirá novo modelo que será piloto para que haja a montagem em outros pontos da cidade.