Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Goiânia inicia obras para corredores de ônibus

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Foram iniciadas as obras do corredor universitário preferencial de transporte. A expectativa é que as intervenções terminem em seis meses. As mudanças ocorrerão na estrutura da Rua 10, no Centro de Goiânia, passando pela Praça Universitária, até a Praça da Bíblia.

No canteiro central será construída uma ciclovia com dois metros e meio de largura. Atualmente existem três faixas, porém em uma delas é permitido o estacionamento de veículos. A partir das mudanças na Rua 10, isto não será mais possível. A faixa será destinada exclusivamente aos ônibus, as outras duas para os carros de passeio.

O Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, relata que haverá fiscalização para que motoristas de carro não trafeguem na via preferencial do ônibus.

“O objetivo principal é melhorar a fluidez do corredor, tanto para o transporte coletivo, como também para os automóveis.Os veículos individuais só poderão usar o corredor para fazer acesso no local ou conversões à direita.
Caso continue no corredor, será convertida uma multa”, declara.

Está previsto para ser feito o recapeamento das pistas, o calçamento será refeito, assim como os pontos de embarque e desembarque de passageiros. Outro trabalho que será feito pela Agência Municipal De Obras (AMOB) será o aumento da captação das águas pluviais.

Quando chove, ocorre alagamentos na ponte sob a Avenida Marginal Botafogo. O Presidente da Amob, Iram Saraiva Júnior, descreve que este problema será solucionado. Segundo ele, a intenção é fazer com que a drenagem não seja única na região central.

Mais uma mudança a ser realizada será a retirada de mais de 200 árvores, principalmente mangubas. Elas precisarão ser retiradas em virtude das obras. De acordo com o Presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Pedro Henrique Lira, mais de 800 árvores serão plantadas, e a Rua 10 será modelo em arborização urbana.


“Existe um projeto de drenagem para ser instalado na Rua 10, para evitar os alagamentos naquela Avenida, de modo que para fazer esta intervenção, vai interferir no sistema radicular destas árvores”, explica.

Os oito pit dogs ao longo do canteiro da via serão retirados e a Comurg construirá novo modelo que será piloto para que haja a montagem em outros pontos da cidade.


Fonte: Portal 730

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960