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domingo, 18 de abril de 2010Postado por Meu Transporte às 18:53 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Teresina: Ônibus coletivos serão padronizados para integração
Postado por Meu Transporte às 18:49 0 comentários
Marcadores: Piauí
Mogi das Cruzes: Passageiros começam a serem orientados
"Não queremos que os usuários fiquem sem informações, por isso vamos fazer uma ampla divulgação. Os agentes, que vestirão uma camisa azul com a logomarca do Sistema, prestarão todo o apoio necessário para levar o conhecimento adiante. Se eles não souberem responder as perguntas, nos ligarão imediatamente para receber a orientação. Caso não seja possível elucidá-los na hora, anotarão os questionamentos e nos entregarão para darmos uma satisfação aos clientes", afirmou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. Os trabalhadores que participarão desta iniciativa estão em treinamento há quatro dias nas ruas e em salas de aula.
A mudança no sistema passará a funcionar a partir do dia 1º de maio, depois da inauguração do Terminal Central, no terreno da antiga NGK. As principais alterações serão a transferência dos ônibus que fazem parada no Terminal Mogilar e na Praça Francisco Nogueira, os quais serão desativados para esta finalidade até o dia 1º de junho, para o Central e o Estudantes; a integração com validade de uma hora entre os coletivos; e a modificação dos números existentes para identificar as linhas.
O deslocamento das linhas acontecerá em três etapas. Na primeira fase, no dia 2 de maio, serão 11 e a instalação dos dois circulares no novo espaço de embarque e desembarque no Centro, com intervalo de oito minutos entre a saída deles. No dia 15 de maio, serão mais 10. Por fim, no dia 1º de junho, outras 33. Após este processo, o Terminal Central terá 33 e o Estudantes, 41.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 773 0194 e 4798-5122, das 9 às 17 horas, exceto nos finais de semana e nos feriados. Uma pesquisa de opinião ainda será feita no final de junho para avaliação pública do Sistema.
Postado por Meu Transporte às 18:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Uberaba: Empresa Piracicabana promete emplacamento de frota na cidade
Embora a maioria dos usuários não tenha atentado para a situação, nenhum dos ônibus da empresa é cadastrado em Uberaba, o que faz com que o IPVA recolhido de toda a frota vá parar nos cofres do Estado de São Paulo e da cidade de São Vicente. “Eu ainda não tinha percebido”, conta a auxiliar de serviços-gerais Maria Clara de Sousa. “Eles arrecadam com a população de Uberaba e quem ganha os impostos são os paulistas?” – questiona.
Assim como Maria, muitas outras pessoas foram surpreendidas pela descoberta, que fez saltar, ainda mais, a indignação da população acerca da prestação do serviço de transporte público na cidade. “Os ônibus são até bonitos, mas por esse preço deveriam parar de atrasar também”, queixa-se a estudante Lauana dos Reis Silva, segundo a qual já esperava há mais de 20 minutos o veículo da linha Circular 2.
Além dos atrasos, superlotações e trajetos percorridos acima da velocidade permitida estão entre as principais reclamações nos pontos de ônibus. Para a costureira Dalva Aparecida dos Santos, algumas corridas chagam a dar medo. “Tem ocasiões em que a gente pega o ônibus e fica nítido que o motorista está atrasado. Enquanto eles tentam compensar o tempo, a gente fica sacolejando lá dentro”, protesta.
Postado por Meu Transporte às 18:40 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em SP, ônibus fretados invadem Av. dos Bandeirantes
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os fretados são proibidos de circular nas faixas da esquerda. Na manhã de ontem, no entanto, a reportagem flagrou diversos coletivos particulares nessas faixas.
A Prefeitura afirmou que a via está sinalizada sobre a proibição de veículos pesados na faixa da esquerda e é fiscalizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Mas a administração municipal não informou o número de fretados multados - disse que não é possível separar ônibus de caminhões também autuados na avenida.
Um dos motivos para a invasão das faixas seria a grande quantidade de buracos e o asfalto ondulado das pistas da direita - que passa por recapeamento desde terça-feira. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e de Turismo de São Paulo (Transfretur) condena o comportamento dos motoristas. "Se houver algum veículo na faixa da esquerda, ele está irregular e cabe às autoridades de trânsito multar o infrator.
Postado por Meu Transporte às 18:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Araçatuba: Usuários vão recorrer ao MP contra TUA
Postado por Meu Transporte às 18:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Cartão BHBUS Master começa a ser distribuído em até 30 dias
Postado por Meu Transporte às 18:17 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Campinas: Pesquisa aponta alto índice de aprovação do Corredor Central
Do total de usuários do transporte público entrevistados, 439 (95,4%) aprovam as faixas exclusivas e preferenciais para os ônibus e miniônibus; e 286 (80,1%) motoristas e motociclistas aprovam a implantação do Corredor Central.
“O resultado torna legítima a clara opção da EMDEC em priorizar o transporte público, redistribuindo o fluxo de veículos no Corredor, terminando com a disputa entre ônibus e automóveis por um mesmo espaço; além de proporcionar mais segurança e rapidez nos deslocamentos de pedestres e motoristas”, afirma o secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Sergio Torrecillas.
Um dos temas abordados na pesquisa com os usuários do transporte público foi a redução de velocidade de 60 para 50 km/h, nas vias que compõem o Corredor Central. 81,7% dos entrevistados (376) afirmaram concordar com a medida; menos de 10% não aprovaram a mudança; e 8,5% não quiseram comentar.
O item sinalização para os pedestres foi aprovado por 412 entrevistados (89,5% responderam ótimo ou bom); 8% acharam a sinalização regular; e 2,5% ruim, péssimo ou não sabe ou não opinou. No quesito itens mais importantes para a segurança dos pedestres, 185 (40,2%) responderam que são os semáforos com temporizador na contagem regressiva; 139 (30,2%) as faixas de pedestres; e 21 (4,6%) as placas de sinalização.
Em relação às alterações nos deslocamentos, 263 (57,2%) dos usuários do transporte responderam que melhorou muito; para 133 (28,9%) melhorou pouco; para 51 (11,1%) continua igual; e 13 (2,8%) deram outras respostas.
Já entre as melhorias para a circulação dos ônibus, 210 (45,7%) afirmam que melhorou muito; 122 (26,5%) melhorou pouco; para 91 (19,8%) continua igual; e 37 (8%) deram outras respostas.
Na pergunta sobre a utilização do Bilhete Único, 356 (77,4%) pessoas responderam que fazem uso do cartão; 103 (22,4%) não usam; e uma (0,2%) não sabe. Sobre a integração (possibilidade de pegar uma ou mais linhas, pagando uma única passagem), 294 (63,9%) responderam que fazem uso deste benefício; 70 (15,2%) não; e 96 (20,9%) não comentaram. Sobre o tempo para a integração, 196 (66,7%) entrevistados responderam que há tempo suficiente; 90 (30,6%) que não; 8 (2,7%) não comentaram.
Sobre a iluminação nas estações, 56,1% declararam ótimo ou bom esse item. Já em relação à Segurança Pública, 41,1% acham ótimo ou bom.
A acessibilidade recebeu 79,6% de votos ótimo ou bom; 14,8% de regular; 3,3% ruim; e 2,3% outras respostas.
Na avaliação do tempo de espera nas estações, 42,9% dos entrevistados avaliam o item como ótimo e bom; 34,8% acham regular; 13,5%, ruim; 4,5%, péssimo; e 4,3% deram outras respostas.
A atuação dos agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC também foi avaliada, recebendo 68 votos de ótimo; 229 de bom; 77 de regular; 21 ruim; 11 de péssimo; 54 assinalaram outras respostas.
Nas questões abertas da pesquisa, os usuários do transporte público listaram as melhorias com o Corredor Central, com destaque para as faixas exclusivas; sinalização; semáforos na contagem regressiva para a travessia de pedestres; comodidade, conforto e facilidade; e os novos abrigos. Já no item o que piorou, o destaque ficou com a distância entre os pontos; tempo de espera; trânsito; e faixas exclusivas.
A pesquisa foi realizada no período de 2 a 5 de março, cerca de 50 dias após a efetiva implantação do Corredor - 11/01.
O trabalho foi realizado em duas frentes. Uma focou na coleta de opinião dos usuários do transporte público. Estima-se que 160 mil pessoas por dia circulem pelo Corredor Central.
Foram entrevistados 460 usuários do transporte público, todos maiores de 16 anos. Do total de entrevistados, 291 (63,3%) foram do sexo feminino; e 169 (36,7%) do masculino. As faixas etárias com maior participação na pesquisa foram de 20 a 24 anos (16,7%); 25 a 29 anos (13,9%); e 16 a 19 anos (11,5%). Os pesquisadores atuaram em nove pontos do Corredor (Estações Anchieta, Dona Libânia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Irmã Serafina; e pontos da Barata Ribeiro, Sacramento, Maternidade e Jorge Miranda).
Já a outra equipe ouviu motoristas e motociclistas. De acordo com a EMDEC, 120 mil veículos por dia, circulam pelo quadrilátero. Em quatro dias de pesquisa, foram entrevistados 357 motoristas.
O trabalho avaliou, também, temas como o perfil do usuário; o uso do Bilhete Único; o novo sistema viário; estrutura das estações de transferência e dos novos pontos de parada; linhas e informações disponibilizadas; sinalizações (vertical e horizontal); atuação dos agentes da Mobilidade Urbana na orientação dos usuários; além de espaço para destacar o que melhorou e o que piorou com a implantação do Corredor.
“Este tipo de pesquisa é importante para direcionar melhorias no Corredor Central e, também, serve como parâmetro para as demais estações de transferência, a serem implantadas na cidade”, ressaltou Torrecillas.
Fonte: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 18:12 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo