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Transporte Coletivo em Jaraguá do Sul com novas linhas operando a partir de segunda-feira

domingo, 18 de maio de 2025

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a concessionária Senhora dos Campos, informam que a partir da próxima segunda-feira (19), começarão a operar novas viagens/linhas no sistema de Transporte Coletivo Municipal, contemplando vários bairros.

A partir da implantação, nas próximas semanas, serão avaliadas questões como demanda de passageiros e os horários propostos. Havendo necessidade, serão feitos ajustes a fim de melhor atender os usuários.
 
Confira as linhas, trajetos e horários novos

Linha 5 - Venâncio / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Venâncio da Silva Porto / Av. Getúlio Vargas / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Epitácio Pessoa / Rua José Leier / Rua Venâncio da Silva Porto
- Saída Venâncio: 21h50
- Saída Terminal Centro: 21h40

Linha 50.1 - Terminal Barra / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Terminal Barra / Rua Walter Marquardt / Rua Reinoldo Rau / Terminal Centro
Trajeto Centro-Barra: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Walter Marquardt / Terminal Barra
- Saída Terminal Barra: 8h05 e 10h15
- Saída Terminal Centro: 10h05 e 11h15

Linha 240.1 - Rau / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Erwino Menegotti / Rua Prefeito José Bauer / Rua Waldemar Rau / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Epitácio Pessoa / Rua Erwino Menegotti
- Saída Rau: 14h55
- Saída Terminal Centro: 12h55

Linha 240.3 - Rau / Centenário
Trajeto Bairro-Centro: Rua Erwino Menegotti / Rua Prefeito José Bauer / Rua Waldemar Rau / Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Centenário
Trajeto Centro-Bairro: Centenário / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Rua Erwino Menegotti
- Saída Rau: 13h05
- Saída Centenário: 14h28

Linha 500.6 - Terminal Barra / Benildo Zamin (via Figueira)
Trajeto Bairro-Centro: Terminal Barra / Rua Walter Marquardt / Rua 25 de Julho / Rua José Theodoro Ribeiro / Rua Benildo Zamin
Trajeto Centro-Barra: Rua Benildo Zamin / Rua Rinaldo Bogo / Rua 25 de Julho / Rua Walter Marquardt / Terminal Barra
- Saída Terminal Barra: 4h25 e 13h20
- Saída Benildo Zamin: 5h05, 14h28 e 23h34

Linha 710 - Boa Vista / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Rua Domingos Rosa / Rua Rinaldo Bogo / Rua Barão do Rio Branco / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Marina Frutuoso / Rua Domingos Rosa
- Saída Boa Vista: 15h30
- Saída Terminal Centro: 15h05

Linha 720 - Águas Claras / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Águas Claras / Rua Martim Kochella / Via Verde / Rua Barão do Rio Branco / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Av. Mal. Deodoro da Fonseca / Rua Marina Frutuoso / Rua José Theodoro Ribeiro / Rua Matias Ruysan / Águas Claras
- Saída Águas Claras: 16h15
- Saída Terminal Centro: 16h

Linha 800 - João Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: João Pessoa / Cohab / Rua Manoel Francisco da Costa / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Manoel Francisco da Costa / Cohab / João Pessoa
- Saída João Pessoa: 7h5, 9h45 e 17h
- Saída Terminal Centro: 6h25, 9h10 e 16h20

Linha 800.3 - COHAB / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Cohab / Rua Manoel Francisco da Costa / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Manoel Francisco da Costa / Cohab
- Saída Cohab: 7h, 13h35 e 17h40
- Saída Terminal Centro: 6h20, 13h05 e 17h10

Linha 820.1 - Centenário / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: APAE / Rua Germano Wagner / Av. Waldemar Grubba / Rua Epitácio Pessoa / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Max Wilhelm / Av. Waldemar Grubba / Rua Benildo Zamin / APAE
- Saída APAE: 9h40 e 15h40
- Saída Terminal Centro: 9h20 e 15h20

Linha 830.2 - Santa Luzia / Amizade / Terminal Centro
Trajeto Bairro-Centro: Santa Luzia / Rua Carlos Frederico Ramthum / Vila Chartres / Rua Roberto Ziemann / Rua 13 de Maio / Rua Jorge Czerniewicz / Terminal Centro
Trajeto Centro-Bairro: Terminal Centro / Rua Jorge Czerniewicz / Rua Roberto Ziemann / Vila Chartres / Rua Carlos Frederico Ramthum / Santa Luzia
- Saída Santa Luzia: 5h40
- Saída Terminal Centro: 5h05

Algumas linhas também sofrerão ajustes em seus horários. Confira:

Linha 210.2 - Braço / Terminal Centro
- Saída Braço: De 14h35 para 14h40 / De 15h35 para 15h40
- Saída Terminal Centro: De 14h10 para 14h15 / De 15h15 para 15h20

Linha 210.3 - Braço / Salto / Terminal Centro
- Saída Terminal Centro: De 18h35 para 18h40

Linha 800 - João Pessoa / Terminal Centro
- Saída João Pessoa: De 18h para 17h50
- Saída Terminal Centro: De 17h5 para 17h

Mais informações
Consulta dos horários: site da concessionária Senhora dos Campos.
Dúvidas, solicitação de informações ou horários: Serviço de Atendimento ao Usuário da empresa (0800-645-8585 ou 47- 3275-8500).
Ouvidoria da Prefeitura e aplicativos Jaraguá TEM e Jaraguá na Mão.

Informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul

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Terminais de Ponta Grossa recebem novos painéis com nomes das linhas

Os terminais do transporte coletivo começaram a receber novos painéis com os nomes das linhas. A instalação faz parte de uma série de investimentos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para levar mais qualidade ao transporte público do município.

Cada painel exibirá o nome das linhas e também poderá apresentar informações como horários e mensagens para os passageiros dos terminais. A instalação dos 60 painéis lightdot deve ser finalizada em 30 dias.

“Ainda faremos testes para que os painéis também possam mostrar a previsibilidade do horário de chegada dos ônibus. Estamos trabalhando para modernizar ainda mais o nosso sistema de transporte coletivo, e a instalação desses equipamentos nos ajudará a levar mais qualidade e informação para os passageiros”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

Os passageiros também podem utilizar o aplicativo Conecta Bus para conferir os horários das linhas, os itinerários e a previsão de chegada dos ônibus.

A população ainda tem disponível o Cartão Conecta PG, que pode ser feito em qualquer terminal do transporte coletivo. Com o Cartão Conecta PG, o passageiro pode acessar serviços pelo Chatbot: recarregar créditos, regularizar pendências nos cartões de débito e crédito, consultar saldo e bloquear o cartão. O número para acessar o Chatbot do transporte coletivo é (42) 3311-4008.

Informações: dcMais

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Osasco receberá 10 ônibus elétricos para operação em linhas municipais

A cidade de Osasco, na Grande São Paulo, vai dar um passo importante rumo à eletrificação do transporte público. A prefeitura anunciou que, a partir de junho, dez ônibus 100% elétricos entrarão em operação nas linhas municipais. Os veículos, modelo Apache VIP V com motorização elétrica, estão em fase final de montagem no município vizinho de Barueri.

Com esse movimento, Osasco se torna a primeira cidade da região Oeste da Grande São Paulo a incorporar uma frota 100% elétrica ao seu sistema de transporte coletivo. O prefeito Gerson Pessoa visitou a fábrica responsável pela montagem dos veículos no último dia 6 de maio e destacou os benefícios da nova frota: “São veículos modernos, que vão garantir mais conforto aos passageiros. O fato de serem elétricos mostra que Osasco está atenta às questões ambientais e comprometida em promover a qualidade de vida da sua população. O nosso objetivo, daqui para frente, é ter toda a frota nesse modelo”, afirmou.

Desde o segundo semestre de 2024, dois ônibus elétricos vêm sendo testados em linhas municipais da cidade. Com base nessa experiência, as empresas concessionárias do transporte público realizaram estudos e adequações para viabilizar a expansão da frota zero emissão.

Potência econômica 
Com mais de 700 mil habitantes, Osasco figura entre as maiores economias do estado de São Paulo e do Brasil. Segundo dados do IBGE, o município tem o 9º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, superando inclusive várias capitais estaduais. A cidade abriga a sede de importantes empresas dos setores de varejo, tecnologia e serviços, além de contar com forte atividade logística e industrial.

Recursos

Os novos ônibus elétricos chegam equipados com uma série de recursos para garantir conforto e segurança aos passageiros:

  • Motorização elétrica de emissão zero
  • Ar-condicionado
  • Tomadas USB nas laterais do salão
  • Iluminação interna em LED
  • Sistema de videomonitoramento com câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas (COI)
  • Elevador semiautomático para pessoas com mobilidade reduzida
  • Espaço reservado para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia
Com a iniciativa, Osasco se junta a outras cidades brasileiras que vêm adotando ônibus elétricos como parte de estratégias de descarbonização do transporte coletivo, uma demanda crescente nos centros urbanos.

Informações: Prefeitura de Osasco

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Grande Recife: TI Igarassu completou um mês de operação

sexta-feira, 16 de maio de 2025


Com investimento de R$ 30 milhões, sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal, no último domingo (11), o Terminal Integrado de Igarassu completou um mês de operação. O equipamento que foi totalmente reformado, passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m² de área construída. Além da ampliação das plataformas de embarque, o terminal conta com acessos para pessoas com mobilidade reduzida, bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.

Desde a sua entrega, feita pela Governadora Raquel Lyra no dia 11 de abril, o TI opera com 11 linhas e 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana, passando de uma operacional de 15 mil para 40 mil passageiros por dia, garantindo acessibilidade, segurança e impulsionando a mobilidade urbana na Região Metropolitana Norte.

A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.

Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, com apenas um mês da entrega, o TI Igarassu representa um avanço importante para os usuários de ônibus daquela localidade. “Ainda precisamos evoluir muito nos desafios que passamos no transporte público, porém, nosso compromisso é prestar um serviço de qualidade para a população, garantindo dignidade, e, acima de tudo, colocar a população em primeiro lugar”.

Informações: GRCT

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Blumenau recebe 16 novos ônibus e inicia renovação da frota do transporte coletivo

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou na última semana a renovação da frota do transporte coletivo. Ao todo, 16 novos ônibus já chegaram à cidade e substituirão outros 16 veículos atualmente em circulação. 

“A renovação da frota está prevista no contrato de concessão com a Blumob e será realizada até julho. Serão 63 novos ônibus zero quilômetros, todos equipados com ar-condicionado e que vão trazer mais conforto e segurança aos passageiros e trabalhadores, além de mais qualidade ao transporte coletivo”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
Ao todo, Blumenau receberá 53 novos veículos pesados e dez micro-ônibus que vão substituir 63 veículos que estão em circulação desde 2017. Todos os novos veículos possuem sistema Euro 6 - menos poluentes - e são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi, quatro câmeras e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Os novos ônibus devem começar a circular já nas próximas semanas. No primeiro momento, os veículos passarão por aferições e vistorias, serão adesivados, emplacados e devidamente registrados. Depois de finalizados estes processos, entrarão em circulação, tanto nas linhas troncais quanto nas alimentadoras”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.

A SMTT ressalta ainda que outros 30 veículos que começaram a circular em 2017 já foram substituídos durante o ano de 2024. Desta forma, 93 veículos serão substituídos até dezembro, conforme previsto no contrato de concessão.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Novo Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste, tem previsão de conclusão em dois anos

quinta-feira, 15 de maio de 2025

O prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, visitou, nesta sexta-feira (09/05), as obras do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste. Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o projeto, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem previsão de conclusão de dois anos. Localizado em uma área de mais de 13,2 mil metros quadrados, o novo terminal contará com três pavimentos, todos planejados para aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, garantindo mais sustentabilidade e economia de energia. O terminal terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT, além de dez ônibus convencionais e oito vans.

– Com um grande investimento, o Terminal Bairro Imperial, em Santa Cruz, vai integrar BRT, linhas regulares e vans, conectando a região a toda a cidade. Essa expansão se soma à transformação que o BRT viveu nos últimos quatro anos com o prefeito Eduardo Paes. Saímos, em 2021, de 120 mil para 580 mil passageiros por dia, graças à compra de 700 novos ônibus, à requalificação da Transoeste, à conclusão da Transbrasil e à construção de terminais que estruturam todo o sistema – afirmou Eduardo Cavaliere.

O crescimento do número de viagens de 2021 a abril de 2025 é de 275%. Veja os dados abaixo:

Abril/2025: 561.785/dia
Crescimento (2021-2025): 275%
Recorde diário: 580.272 (30/04)

Média por corredor:

Transoeste: 235.526 (42% do sistema BRT)
Transcarioca: 150.798 (27%)
Transbrasil: 123.287 (22%)
Transolímpica: 52.174 (9%)

A construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz integra um esforço amplo de revitalização do sistema BRT, que já inaugurou os terminais Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, todos em pleno funcionamento na Transoeste. No pavimento superior, será instalada uma área de estar com bancos e jardins, proporcionando mais conforto e bem-estar aos passageiros que aguardam os veículos. O nível inferior abrigará lojas comerciais, integrando serviços e conveniência à rotina dos usuários.

Como parte do projeto, estão previstas também rampas de acessibilidade em todos os acessos, um bicicletário com até 300 vagas e estacionamento para 105 veículos e 50 motocicletas. As obras incluem a implantação de pistas exclusivas para ônibus BRT e intervenções viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, com o objetivo de melhorar o tráfego e a mobilidade na região.

— Estamos construindo o Terminal Imperial do BRT, uma obra importante para Santa Cruz. Vamos requalificar todo o entorno — vias, calçadas e acessos — melhorando a fluidez e ampliando a integração com o trem. Isso também ajuda a desafogar o terminal da Felipe Cardoso, no centro comercial — destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.

Terminais da Transoeste

Maior de todos os terminais da Transoeste, o Terminal BRT Curral Falso tem 19,8 mil metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. O novo terminal de embarque e desembarque conta com uma passarela de acesso e bicicletário com 400 vagas. Foram realizadas, ainda, melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno em uma área de quase 2 mil metros quadrados, requalificando importantes vias, como a Avenida Cesário de Melo, a Estrada de Sepetiba, a Rua Felipe Cardoso e a Estrada da Pedra.

O Terminal BRT Pingo D’Água ocupa uma área de 19 mil metros quadrados e opera em conjunto com um terminal alimentador, facilitando a integração com ônibus convencionais e vans provenientes da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Além de melhorias nas infraestruturas de transporte, todo o entorno foi revitalizado, incluindo melhorias nos sistemas viário e de drenagem, e requalificação de cinco ruas do entorno. Para os usuários que utilizam a bicicleta como meio de transporte até o terminal, foi construído um espaço com até 600 vagas, ampliando as opções de mobilidade e integração dos passageiros.

O Terminal Mato Alto funciona em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando mil metros quadrados de área coberta. O local também conta com dois bicicletários com 512 vagas, além de uma ciclovia com 2.750 metros de extensão. A obra incluiu, ainda, dois novos viadutos na Avenida Dom João VI, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

O Terminal BRT Magarça foi expandido com um novo módulo conectado à estrutura já existente, além de um terminal alimentador para ônibus e vans provenientes da Estrada do Magarça. Foi executada a requalificação viária do local que também conta com um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas, uma quadra poliesportiva, além de paisagismo no entorno.

Essas entregas transformaram a rotina de milhares de cariocas que dependem diariamente do transporte público na Zona Oeste. Os novos terminais oferecem mais conforto, segurança e regularidade nas viagens, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência dos usuários.

— Assumimos a gestão do BRT com o compromisso de devolver à população um transporte com eficiência e qualidade.  Além disso, expandimos a oferta de serviços com a Transbrasil e os serviços de Conexão BRT, ampliando o horário de circulação para 24 horas. Seguimos focados em aprimorar a operação para atender a mais de meio milhão de passageiros que utilizam o sistema diariamente. Vamos juntos continuar zelando pelo BRT, patrimônio de todos nós — ressaltou a presidente da Mobi Rio, empresa municipal que administra o BRT, Cláudia Secin.

Informações: Prefeitura do Rio

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Linhas do transporte coletivo em Ponta Grossa mudam a partir de sexta-feira

O Departamento de Transporte de Ponta Grossa irá implementar, a partir de sexta-feira (16),  horários extras para atender os passageiros que utilizam a linha Vila XV, além de unificar as linhas do bairro Ronda.

Os novos horários foram publicados no Diário Oficial de segunda-feira (12). Os fiscais do Departamento de Transporte monitoraram a demanda de utilização do transporte coletivo para, então, definir os novos horários e a unificação da rota.

Na linha Vila XV, horários foram adicionados na parte da manhã para atender à demanda de passageiros que utilizam o transporte.

Já as linhas Ronda Peixoto e Ronda Antunes Duarte serão unificadas e se transformarão na linha Ronda. “Com esta unificação, os moradores terão uma linha que atende todo o bairro da Ronda, em suas extremidades, de forma ampla e com mais qualidade no transporte coletivo. Nossa equipe fez um monitoramento para verificar quais eram as melhores opções e também atender a pedidos dos passageiros do bairro”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

A nova rota da linha Ronda pode ser acessada AQUI.

Nova rota da linha Ronda do Terminal Central para o bairro
Terminal – Esquerda – Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda – Esquerda – Rua Catão Monclaro – Esquerda – Rua Comendador Miró – Esquerda – Rua Theodoro Rosas – Esquerda – Rua Uruguai – Direita – Avenida Visconde de Taunay – Esquerda – Rua República da Colômbia – Direita – Rua Baltazar Lisboa – Esquerda – Rua Álvares de Azevedo – Direita – Rua Professor Cardoso Fontes – Direita – Avenida Almirante Tamandaré (rotatória) – Avenida Almirante Tamandaré – Direita – Rua Abib Jorge Abib – Direita – Rua Professor Cardoso Fontes – Direita – Rua Abelardo de Brito – Esquerda – Rua Romeu Balster – Direita – Rua Jaime Réis – Direita – Rua Gaton Busquet – Direita – Rua Abelardo de Brito (parada/ponto final)
Nova rota da linha Ronda para o Terminal Central
Avenida Abelardo de Brito – Segue em frente – Rua Professor Cardoso Fontes – Esquerda – Rua Álvares de Azevedo – Direita – Rua Baltazar Lisboa – Esquerda – Rua República da Colômbia – Direita – Avenida Visconde de Taunay – Direita – Avenida Doutor Vicente Machado – Esquerda – Terminal (parada/ponto final)

Informações: dpontanews

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Em Florianópolis, Beira-Mar Norte ganhará corredor exclusivo para ônibus

A Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá um corredor exclusivo para ônibus de transporte coletivo, anunciou a prefeitura nesta quarta-feira (14). Os trechos, que incluem o bolsão do Koxixos, da elevatória da Casan e do trapiche, somados chegam a 690 metros.

Além do corredor exclusivo para ônibus, os locais vão ganhar novas sinalizações. Nas proximidades, placas vão indicar a nova dinâmica do trânsito de veículos. Já na saída dos bolsões está prevista a instalação de novos semáforos.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, o objetivo é diminuir o tempo de deslocamento de quem passa pelo trecho.

“Com isso buscamos, além de trazer um impacto positivo no tempo de deslocamento, evitar o uso indevido e nocivo que vinha sendo observado nestes pontos. Muitos tentavam passar por ali com seus carros para furar filas, etc, muitas vezes deixando de seguir as normas de segurança. Era um risco também aos pedestres”, comenta.

Quais são os próximos passos para corredor exclusivo para ônibus na Beira-Mar Norte
Conforme o município, veículos de passeio poderão continuar acessando a área de escapa dos bolsões, uma vez que dão acesso a diferentes pontos de interesse na região, desde que sem interromper o fluxo da faixa exclusiva. Por esta, no entanto, ainda poderão circular veículos de segurança, em caso de necessidade.

O cronograma geral das etapas de implantação, incluindo a data de início de funcionamento da nova dinâmica, será divulgado em breve, informou a prefeitura.

Informações: ndMais

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BRT Aricanduva

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