Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Trânsito de SP é ruim ou péssimo para 77% dos paulistanos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A pesquisa Dia Mundial Sem Carro 2011, realizada pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo entre 17 e 22 de agosto e divulgada nesta quarta-feira, aponta que 77% dos paulistanos classifica o trânsito da maior cidade do País como "ruim" (55%) ou "péssimo" (22%), índice superior aos 68% contabilizados em 2010. Os entrevistados que consideram o tráfego rodoviário em São Paulo péssimo cresceram 18 pontos percentuais em relação aos 37% registrados no ano passado.

O tempo médio gasto no trânsito para todos os deslocamentos diários é de 2 horas e 49 minutos, segundo a pesquisa, sendo que 55% dos paulistanos utilizam mais de um meio de locomoção diariamente. Os investimentos do governo no transporte coletivo deveriam ser prioritários em relação aos direcionados ao transporte particular para 69% dos paulistanos. Construir ou ampliar mais linhas de metrô e trem, melhorar a qualidade de ônibus e metrô, construir mais corredores de ônibus e construir mais ciclovias são as medidas apontadas como mais importantes para diminuir o problema do trânsito.

Em relação aos pedestres, mesmo após intensificação de campanhas de conscientização, 58% dos entrevistados afirmam que as faixas de segurança têm sido menos respeitadas pelos motoristas nos últimos meses. Entre os que andam a pé com maior frequência, o índice cresce para 66%. Por outro lado, subiu de 45% em 2007 para 53% neste ano o índice de opiniões favoráveis à aplicação de multas para pedestres. Entre quem usa o carro com maior frequência, o número cresce de 42% para 61% no mesmo período.

Apesar dos problemas com o trânsito, a cidade de São Paulo, assim como observado em anos anteriores, foi considerada por 60% dos paulistanos um ótimo ou bom local para se viver.

O Ipobe ainda identificou um aumento na circulação de automóveis particulares na cidade ao longo dos últimos anos. O estudo mostra que, entre os habitantes da cidade que possuem veículo no domicílio, passou de 15% (2007) para 23% (2011) os que afirmam usar o carro "quase todos os dias". Considerando-se o total dos moradores da cidade, o índice dos que utilizam o automóvel "de vez em quando" subiu de 27% em 2007 para 36% em 2011, refletindo queda dos que dizem não utilizá-lo - de 27% em 2007 para 13% em 2011.

A utilização frequente de transportes públicos permanece praticamente a mesma desde 2007. Mesmo assim, aumenta a parcela de entrevistados que se mostram dispostos a deixar de usar o carro diariamente para utilizar outros meios de transporte, inclusive o público: 40% em 2009, 52% em 2010 e 60% neste ano. "A pesquisa indica que há uma pré-disposição da população para utilizar o transporte público desde que ele seja de qualidade", avalia a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.

A amostra da pesquisa é de 805 entrevistas com moradores de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima estimada pelo Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.


Fonte: Terra



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960