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Metrofor inicia revalidação do cadastro de estudantes para o ano de 2025

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Estudantes que usam o metrô em Fortaleza devem renovar o cadastro junto ao Metrofor para manter o direito à meia passagem em 2025. A renovação é gratuita e pode ser feita nas estações Benfica ou Parangaba, com os seguintes documentos: Carteira de Estudante emitida pela Etufor, documento de identidade com foto e o Cartão do Estudante usado no metrô.

A revalidação tem como objetivo comprovar que o aluno continua matriculado para mais um período letivo, garantindo assim o direito à meia tarifa. É uma forma de assegurar que o benefício seja destinado a quem realmente tem direito. Aqueles que ainda não receberam a nova identidade estudantil da Etufor devem aguardar até estarem com o documento em mãos.

A revalidação do cadastro será obrigatória a partir de 30 de junho de 2025. Após essa data, apenas os estudantes que tiverem feito a renovação terão acesso à meia passagem. Quem ainda não tiver feito a renovação poderá realizá-la a qualquer momento, já que o serviço continuará sendo prestado nas duas estações.

Quem ainda não tem cadastro pode solicitá-lo nas mesmas estações, levando a Carteira de Estudante válida e documento com foto. O Cartão do Estudante — que dará acesso à meia passagem no metrô — fica pronto em até 10 dias úteis. Confira, abaixo, os dias e horários de atendimento:

Estação Parangaba:
8h às 13h e 14h às 17h (segunda a sexta-feira).

Estação Benfica:
8h às 12h e 13h às 17h (segunda a sexta-feira).

Informações: Metrofor

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Em SP, 145 milhões de passageiros são transportados nas linhas concedidas no primeiro trimestre

Entre janeiro e março de 2025, as concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade 8 e 9, que operam as linhas concedidas de metrô e trens metropolitanos na capital e Região Metropolitana de São Paulo, transportaram 145,5 milhões de passageiros. O resultado representa aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 140,6 milhões de clientes. O total inclui as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos.

ViaQuatro
A linha 4-Amarela de metrô, operada pela ViaQuatro, registrou movimento de 48,4 milhões de passageiros no período, que embarcaram entre as estações Vila Sônia e Luz. No comparativo com o mesmo período de 2024, quando transportados 46,3 milhões de passageiros, a alta foi de 4,4%. Luz (413,3 mil), Pinheiros (316,5 mil), República (303,2 mil), Paulista (318,6 mil) e Vila Sônia (143,8 mil) foram as estações com mais movimentação diária. 

ViaMobilidade
A concessionária ViaMobilidade, responsável pelas operações da linha 5-Lilás de metrô, transportou nos últimos três meses 40,4 milhões de pessoas. Isso reflete o aumento de 3% em relação a 2024, que teve 39,2 milhões de clientes transportados na linha. As estações que mais receberam passageiros, em dias úteis, no mês de janeiro, foram: Capão Redondo (276,9 mil), Santo Amaro (270,1 mil), Chácara Klabin (258,9 mil), Santa Cruz (182,8 mil) e Campo Limpo (107,8 mil).

ViaMobilidade 8 e 9
As linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade 8 e 9, transportaram no mês de janeiro 56,7 milhões de passageiros. 

Somente na linha 8-Diamante, foram atendidos 24,2 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2025. No mesmo período de 2024, houve uma movimentação de 24,3 milhões de pessoas.

Neste ano, as estações que mais registraram movimentação diária de passageiros na linha 8-Diamante, foram: Barra Funda (266,5 mil), Osasco (100,9 mil), Itapevi (72,2 mil), Carapicuíba (71,8 mil)  e Domingos de Morais (56,3 mil).

Já a linha 9-Esmeralda atendeu 32,4 milhões de passageiros entre janeiro e março de 2025. O crescimento no fluxo representa alta de aproximadamente 5,9% no comparativo com 2024, que contabilizou 30,6 milhões de passageiros.

Pinheiros (303,2 mil), Santo Amaro (242,5,6 mil), Grajaú (cerca de 127 mil), Bruno Covas - Mendes - Vila Natal (cerca de 92 mil) e Vila Olímpia (84 mil) estão entre as estações que mais receberam clientes diariamente.

Nova ARTESP
A ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela regulação e fiscalização de toda infraestrutura e serviços públicos de transporte estadual concedidos. Com mais de 20 anos de atuação, é a maior agência reguladora de transportes do Brasil.

Atualmente a Agência é responsável por fiscalizar 21 concessionárias de rodovias que inclui mais de 11 mil quilômetros de vias, além de 6 concessões de transporte sobre trilhos, sendo mais de 220 km de malha férrea e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A sua atuação também abrange o transporte coletivo de ônibus metropolitano e intermunicipal (semiurbanos e fretamento) em todo o estado de São Paulo, e 27 aeroportos regionais.

Com maior autonomia administrativa, financeira e decisória, a Agência reforça a transparência, eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a segurança jurídica dos contratos de concessão para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Informações: ARTESP

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Prefeitura de BH publica chamada para empresas interessadas em projetar terminal

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (24), Manifestação de Interesse SMOBI em que convida empresas de consultoria interessadas a participar do processo de seleção para elaboração de estudos e projetos de engenharia para a implantação de terminal da integração para o BRT Amazonas, em ligação com a linha 2 do metrô, e sistema viário do entorno.

O projeto do BRT Amazonas contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste da Capital (regiões Central, Oeste e Barreiro) e à Região Metropolitana, tendo como eixo estruturante a Avenida Amazonas.

De acordo com informações da PBH, o investimento previsto é de US$100 milhões, sendo US$80 milhões relativos ao financiamento junto ao Banco Mundial (BIRD) e US$20 milhões do município de Belo Horizonte.

A empresa selecionada nessa etapa do processo irá elaborar ainda projetos para as áreas que precisem de desapropriação e estudos para o licenciamento ambiental do empreendimento. O prazo para execução dos serviços é de até 22 meses.

As empresas têm até 23 de maio para encaminhar a intenção para o endereço eletrônico comissão.terminal@pbh.gpv.br , tendo como assunto “Manifestação de Interesse SMOBI 96.008/2025”.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas no Termo de Referência publicado no Site da PBH – “Licitações e Editais” – que apresenta os requisitos, orientações, diretrizes e especificidades do objeto, bem como documentos orientativos e elucidativos necessários a um bom entendimento do presente Procedimento de Manifestação de Interesse.

O projeto
Em novembro de 2024, a Câmara de Belo Horizonte autorizou a PBH a fazer um empréstimo de € 50 milhões (R$ 304 milhões na cotação do dia) para a execução do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado – Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro. Dentre as medidas previstas pela iniciativa está a construção do terminal de integração do sistema de ônibus Move na avenida Amazonas, uma das principais vias da cidade.

O projeto foi encaminhado pelo prefeito Fuad Noman (PSD) em maio de 2024. O valor também deve ser aplicado na construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias, implantação de estações do Move na área hospitalar e requalificação de pavimentos para ciclistas e pedestres em vias estratégicas do hipercentro.

A prefeitura de BH iniciou os estudos para implantação do corredor em junho do ano passado. O projeto prevê intervenções em 39,67 km de vias ao longo da avenida Amazonas e nas ruas e avenidas da região do Barreiro.

Nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel serão implantadas estações de transferência, similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.

O sistema vai operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.

As obras só serão iniciadas após a conclusão dos estudos, prevista para 2026.

Informações: bhaz

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VodeBuzu completa um ano em Vitória da Conquista; você já sabe como usar?

Há um ano em funcionamento, o sistema eletrônico “VodeBuzu” tem facilitado o dia a dia de quem depende do transporte coletivo em Vitória da Conquista. A ferramenta oferece informações em tempo real e acesso rápido a dados importantes sobre as linhas de ônibus, proporcionando mais comodidade, segurança e autonomia aos usuários.

✅ A plataforma permite consultar os horários de funcionamento das linhas em dias úteis, sábados e domingos, itinerários completos (ida e volta), ruas e avenidas, além da localização dos ônibus em tempo real.

O sistema também oferece outras funcionalidades, como recarga do cartão de transporte e contato com a central de atendimento.

🚌 Como usar o VodeBuzu:
👉 Acesse a plataforma:

Pelo celular: baixe o app VodeBuzu na loja de aplicativos (Android ou iOS)
Pelo navegador do celular ou computador: acesse o site vodebuzu.pmvc.ba.gov.br

👉 Escolha a linha de ônibus:
Busque o número da linha ou nome do bairro.
O sistema mostra os horários, itinerários e ruas/avenidas por onde o ônibus passa.

👉 Veja a localização em tempo real:
Clicando na linha desejada, você pode acompanhar onde o ônibus está no momento, direto no mapa.

👉 Recarga de cartão:
É possível fazer recargas online do cartão de transporte, sem precisar ir até uma agência física.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edmário Freitas, destacou que a Prefeitura tem buscado cada vez mais a inovação nos serviços públicos, para que as coisas aconteçam de forma mais ágil, acompanhando uma tendência mundial. “Hoje é possível fazer praticamente tudo pelo celular, pelo tablet, e o transporte precisava fazer parte desse pacote de inovação, que é o wifi nos ônibus, o VodeBuzu”, afirmou.

👉 De acordo com a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), o sistema registra uma média de 1.600 acessos por dia.

Danielle Batista, estudante de mestrado, utiliza o sistema quase diariamente para ir à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e destacou a praticidade. “Facilita minha vida, é prático, fácil de usar, fácil de acessar, e evita que eu fique no ponto esperando angustiada”, declarou.

Maria Luiza Andrade, estudante de jornalismo da UESB, utiliza o aplicativo para consultar horários e localização em tempo real, especialmente em linhas que não costuma pegar com frequência.

Informações: Jornal Conquista

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Mercedes-Benz cobra pagamento por 175 ônibus elétricos em SP

A Mercedes-Benz do Brasil aguarda o pagamento de R$ 300 milhões referentes à entrega de 175 ônibus elétricos para o sistema de transporte público da cidade de São Paulo. O valor corresponde ao fornecimento realizado em 2023 para as empresas operadoras Viação Metrópole Paulista, Sambaíba e MobiBrasil. No entanto, o repasse não foi efetuado em função do modelo de financiamento adotado pela prefeitura, que condiciona o pagamento à conclusão total do projeto, incluindo a infraestrutura de recarga e fornecimento de energia, responsabilidade da Enel.

Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços para ônibus da Mercedes-Benz, o entrave está relacionado ao conceito de subvenção do tipo turnkey (chave na mão), no qual o pagamento só é realizado após a entrega completa da solução, com veículos em operação e infraestrutura funcional. Caso algum dos parceiros do projeto não cumpra sua parte, o pagamento ao fabricante do ônibus também é retido.

“Não é uma dívida no sentido tradicional, porque está previsto no modelo de negócio. Mas é um custo financeiro significativo. O fabricante entra primeiro na cadeia, com a produção do ônibus. Depois, o chassi vai para o encarroçador, onde fica cerca de 90 dias. Se houver demora na infraestrutura, o impacto financeiro aumenta”, afirmou Barbosa, em entrevista ao portal Diário do Transporte.

A Mercedes-Benz propõe uma mudança nesse modelo, defendendo que o financiamento dos veículos elétricos seja desvinculado da infraestrutura de recarga. A fabricante está em diálogo com o BNDES e com o poder público para viabilizar novas alternativas de financiamento.

Contudo, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que não pretende alterar a lógica atual de subvenção. Em entrevista ao mesmo portal, Nunes defendeu o modelo como ferramenta de controle e integração da cadeia de eletrificação do transporte coletivo na cidade.

Novo financiamento com Banco da China
Enquanto os pagamentos pendentes seguem em discussão, a Prefeitura de São Paulo avança em novas negociações para financiar a expansão da frota de ônibus elétricos. Em missão oficial à China e ao Japão, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a concretização de uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o Banco da China, voltada exclusivamente para a aquisição de novos veículos elétricos.

“Só depende agora do envio de alguns documentos. Já batemos o martelo em relação aos US$ 100 milhões”, disse o prefeito, que permanece em missão até o dia 1º de maio. O acordo, segundo Nunes, prevê condições vantajosas, com juros menores do que os praticados por outros bancos internacionais e parcelamento em até 10 anos. 

O financiamento deve ser utilizado principalmente para a compra de ônibus elétricos fabricados por empresas chinesas com produção no Brasil. O prefeito também destacou a economia operacional desses veículos: enquanto um ônibus a diesel gera um custo mensal de R$ 25 mil, o elétrico consome cerca de R$ 5 mil, o que representa uma economia de R$ 240 mil por ano por unidade. Ao longo dos 10 anos de financiamento, essa economia pode chegar a R$ 2,4 milhões por ônibus.

Segundo a SPTrans, até março de 2025, a cidade de São Paulo contava com 449 ônibus elétricos em operação, incluindo 200 trólebus. A Mercedes-Benz participa com 106 veículos do modelo eO500U e outros 82 chassis fornecidos à Eletra, que realiza a eletrificação da carroceria.

Apesar do avanço em novos financiamentos, o cenário atual evidencia os desafios de coordenação entre os diversos agentes envolvidos na eletrificação do transporte coletivo, incluindo montadoras, operadoras, concessionárias de energia e o poder público.

Informações: Insideevs

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Novas estações do Eixo Anhanguera são entregues em Goiânia

A mobilidade urbana de Goiânia dá mais um passo rumo à modernização com a entrega de três novas estações do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera): Rua 7, HGG e José Hermano. As plataformas foram totalmente reformadas para oferecer mais conforto, segurança e tecnologia aos usuários do transporte coletivo. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (25/4).

As novas estruturas foram projetadas para proporcionar acessibilidade, comodidade e eficiência. Os espaços agora contam com iluminação reforçada, câmeras com reconhecimento facial, monitoramento 24 horas, wi-fi gratuito, painéis digitais, totens eletrônicos e atendimento especializado para orientação dos passageiros.

A entrega das novas estações acontece antes do prazo previsto, o que permite o início imediato das obras nas últimas três paradas do Eixo Anhanguera: Capuava, Cascavel e Rua 8. A conclusão dessas etapas está programada para julho de 2025, completando assim as 19 estações previstas no projeto.

As melhorias fazem parte da Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que inclui a revitalização de seis terminais e a substituição gradual da frota por ônibus elétricos e veículos a diesel com tecnologia Euro 6, menos poluentes. O projeto Nova Anhanguera adota ainda um novo padrão visual com estações sustentáveis e identidade arquitetônica marcada pela cor verde.

Com investimentos de R$ 1,6 bilhão, o projeto deve beneficiar diretamente cerca de 150 mil pessoas que utilizam diariamente o corredor do Eixo Anhanguera, tornando o sistema mais eficiente, seguro e acessível.

Informações: MaisGoias

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Em São Bernardo, nova linha de ônibus atende Jd. Irajá até o Paço Municipal


A partir de segunda-feira (28/04), São Bernardo contará com a nova Linha 02A – Tiradentes/Paço Municipal, reforçando o transporte público da cidade.

A linha funcionará apenas em dias úteis (segunda a sexta-feira), com 52 partidas diárias. A primeira viagem sai às 5h25 do Terminal Tiradentes e a última às 22h25 do Paço Municipal, no sentido bairro.

O atendimento será feito com três ônibus novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB e câmeras de monitoramento. A capacidade estimada é de até 1.800 passageiros por dia.

Confira o trajeto:

IDA:

Rua Tiradentes – P.C.O Tiradentes
Rua Papa Paulo VI
Rua Wenceslau Ritcher
Rua Filomena Cassilhas
Rua Everardo Martins de Vasconcelos
Rua Papa Paulo VI
Rua Tiradentes
Praça dos Bombeiros
Avenida Rotary
Avenida Brigadeiro Faria Lima
Praça Samuel Sabatini (retorno)

VOLTA:
Praça Samuel Sabatini
Rua Jurubatuba
Avenida Maurício Caetano de Castro
Avenida Brigadeiro Faria Lima
Viaduto José Fernando Medina Braga
Avenida Rotary
Praça dos Bombeiros
Rua Tiradentes
Rua Papa Paulo VI
Rua Wenceslau Ritcher
Rua Filomena Cassilhas
Rua Everardo Martins de Vasconcelos
Rua Papa Paulo VI
Rua Tiradentes (sentido bairro)
Terminal Tiradentes – P.C.O Tiradentes

Informações: TV São Bernardo

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Cuiabá terá gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini informou que, apesar da aprovação da gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados em Cuiabá, a medida não valerá para quem utiliza os ônibus intermunicipais entre a capital e Várzea Grande. O projeto, aprovado esta semana pela Câmara de Vereadores, abrange apenas as linhas municipais de Cuiabá.

Abilio explicou que a legislação aprovada tem alcance apenas dentro dos limites de Cuiabá, sem poder interferir nas linhas que ligam a capital à cidade vizinha. “A gente só pode legislar sobre o município de Cuiabá. O ônibus intermunicipal é o Estado que cuida disso e o ônibus de Várzea Grande é Várzea Grande que cuida”, destacou o prefeito.

Na prática, isso significa que o passageiro que utilizar ônibus dentro de Cuiabá e possuir o cartão transporte da cidade não pagará passagem aos domingos e feriados. No entanto, quem embarcar em Várzea Grande ou utilizar linhas intermunicipais continuará pagando o valor da tarifa, atualmente fixado em R$ 4,95.

Ainda segundo o gestor, a isenção para moradores de Várzea Grande só será possível se a Prefeitura daquela cidade também decidir implantar um projeto semelhante. “O usuário vai pagar em Várzea Grande, em Cuiabá não vai pagar. Agora, se Várzea Grande adotar a mesma ideia, é outra história. Cada um cuida do seu município”, reforçou.

A gratuidade do transporte público em Cuiabá começa a valer no próximo dia 1º de maio e busca facilitar o deslocamento da população, especialmente para atividades de lazer, visitas familiares e participação em eventos culturais e religiosos. Entretanto, o benefício está restrito às linhas municipais e exige a utilização do cartão transporte de Cuiabá para ter acesso à passagem gratuita.

Informações: O Documento

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