Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em SP, 145 milhões de passageiros são transportados nas linhas concedidas no primeiro trimestre

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Entre janeiro e março de 2025, as concessionárias ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade 8 e 9, que operam as linhas concedidas de metrô e trens metropolitanos na capital e Região Metropolitana de São Paulo, transportaram 145,5 milhões de passageiros. O resultado representa aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 140,6 milhões de clientes. O total inclui as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos.

ViaQuatro
A linha 4-Amarela de metrô, operada pela ViaQuatro, registrou movimento de 48,4 milhões de passageiros no período, que embarcaram entre as estações Vila Sônia e Luz. No comparativo com o mesmo período de 2024, quando transportados 46,3 milhões de passageiros, a alta foi de 4,4%. Luz (413,3 mil), Pinheiros (316,5 mil), República (303,2 mil), Paulista (318,6 mil) e Vila Sônia (143,8 mil) foram as estações com mais movimentação diária. 

ViaMobilidade
A concessionária ViaMobilidade, responsável pelas operações da linha 5-Lilás de metrô, transportou nos últimos três meses 40,4 milhões de pessoas. Isso reflete o aumento de 3% em relação a 2024, que teve 39,2 milhões de clientes transportados na linha. As estações que mais receberam passageiros, em dias úteis, no mês de janeiro, foram: Capão Redondo (276,9 mil), Santo Amaro (270,1 mil), Chácara Klabin (258,9 mil), Santa Cruz (182,8 mil) e Campo Limpo (107,8 mil).

ViaMobilidade 8 e 9
As linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela concessionária ViaMobilidade 8 e 9, transportaram no mês de janeiro 56,7 milhões de passageiros. 

Somente na linha 8-Diamante, foram atendidos 24,2 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2025. No mesmo período de 2024, houve uma movimentação de 24,3 milhões de pessoas.

Neste ano, as estações que mais registraram movimentação diária de passageiros na linha 8-Diamante, foram: Barra Funda (266,5 mil), Osasco (100,9 mil), Itapevi (72,2 mil), Carapicuíba (71,8 mil)  e Domingos de Morais (56,3 mil).

Já a linha 9-Esmeralda atendeu 32,4 milhões de passageiros entre janeiro e março de 2025. O crescimento no fluxo representa alta de aproximadamente 5,9% no comparativo com 2024, que contabilizou 30,6 milhões de passageiros.

Pinheiros (303,2 mil), Santo Amaro (242,5,6 mil), Grajaú (cerca de 127 mil), Bruno Covas - Mendes - Vila Natal (cerca de 92 mil) e Vila Olímpia (84 mil) estão entre as estações que mais receberam clientes diariamente.

Nova ARTESP
A ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela regulação e fiscalização de toda infraestrutura e serviços públicos de transporte estadual concedidos. Com mais de 20 anos de atuação, é a maior agência reguladora de transportes do Brasil.

Atualmente a Agência é responsável por fiscalizar 21 concessionárias de rodovias que inclui mais de 11 mil quilômetros de vias, além de 6 concessões de transporte sobre trilhos, sendo mais de 220 km de malha férrea e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A sua atuação também abrange o transporte coletivo de ônibus metropolitano e intermunicipal (semiurbanos e fretamento) em todo o estado de São Paulo, e 27 aeroportos regionais.

Com maior autonomia administrativa, financeira e decisória, a Agência reforça a transparência, eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a segurança jurídica dos contratos de concessão para o desenvolvimento econômico e social do estado.

Informações: ARTESP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960