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Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres

quarta-feira, 2 de abril de 2025

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou, na segunda-feira (31), uma lei que destina vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico no sistema metroviário de Salvador. De acordo com a gestão municipal, a medida visa combater o assédio e garantir maior segurança às mulheres durante os trajetos mais movimentados.

Segundo a nova legislação, os horários de pico no turno matutino foram definidos entre 6h e 9h e o vespertino das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados e finais de semana.

A quantidade de vagões exclusivos será determinada pela concessionária CCR Metrô Bahia, levando em consideração o fluxo de passageiros durante esses períodos. Procurada pela produção da TV Bahia, a empresa informou que não tem detalhes de como a nova lei vai funcionar.

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), responsável pela gestão do contrato com a CCR Metrô Bahia, a pasta iniciará tratativas com a empresa para estudar a viabilidade da implementação, definir o planejamento necessário e adotar as medidas adequadas para garantir o cumprimento da norma.

A legislação proíbe o ingresso de homens nos vagões destinados exclusivamente para mulheres, exceto em casos específicos, como a presença de crianças de até 12 anos acompanhadas por mulheres, homens que acompanhem mulheres com deficiência, e profissionais de segurança, como policiais e agentes de transporte.

As sanções para o descumprimento da lei incluem advertências e multas que podem chegar a R$ 10 mil por dia e por linha, a partir da terceira ocorrência. Para os usuários infratores, as multas variam entre R$ 200 e R$ 1 mil, a depender da reincidência.

A gestão do sistema metroviário tem um prazo de 30 dias para se adequar às novas normas e garantir a implementação das medidas estabelecidas. A lei entrou em vigor imediatamente após sua publicação, na segunda-feira.

Informações: g1 Bahia

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Transporte coletivo de Palmas segue com tarifa de R$ 2,00 no mês de abril

A tarifa do transporte coletivo de Palmas será mantida no valor de R$ 2,00 até o dia 30 de abril. A determinação é do prefeito Eduardo Siqueira Campos e tem como objetivo minimizar os impactos para a população enquanto o serviço está em transição da gestão pública para a iniciativa privada. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 31.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo (ATCP), reforça que tem implementado medidas para assegurar a qualidade do serviço e a segurança dos usuários. Muitos veículos passaram por manutenção e já estão circulando, além disso, houve a gratuidade do serviço em janeiro e a redução da tarifa para R$ 2,00, desde o mês de fevereiro. Vale ressaltar que o edital para concessão do serviço de transporte coletivo da Capital para uma empresa privada está em fase final de análise pelos órgãos de controle.

A ATCP lembra ainda que segue a gratuidade aos fins de semana e feriados.

Recarga

Os usuários do transporte coletivo podem fazer recarga dos cartões nas seis estações – Javaé, Karajá, Xerente, Krahô, Xambioá e Apinajé – de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30. Aos sábados, o serviço está disponível nas estações Apinajé e Javaé, das 7 às 18 horas; e aos domingos, das 7 às 13 horas.

Além das estações, a recarga pode ser feita nas unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e Taquaralto, das 8 às 18 horas; no ponto de atendimento em Taquaruçu, das 7 às 13 horas; e na sede da ATCP, das 8 às 17 horas. As opções de pagamento são em dinheiro ou via pix.

Informações: Prefeitura de Palmas

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Governo de Minas entrega 78 novos ônibus metropolitanos em Ribeirão das Neves

O Governo de Minas entregou, nesta quarta-feira (2/4), 78 novos ônibus para as linhas metropolitanas que atendem Ribeirão das Neves e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dando continuidade à renovação da frota de transporte público. Até o momento, mais de 500 novos veículos já estão em circulação em toda a RMBH.

A entrega faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

"É com grande satisfação que celebramos hoje a entrega de 78 novos ônibus para Ribeirão das Neves, um marco importante para a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sabemos que a mobilidade é um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado e a renovação da frota é um passo fundamental para garantir mais conforto e dignidade aos usuários do transporte coletivo", destacou a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Ilce Rocha.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 para 6 anos até o final de 2025.

Os veículos estão circulando em linhas que atendem diversos municípios da RMBH, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves.

A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Informações: Agência de Minas

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Na Bahia, Novo sistema viário melhora mobilidade entre Cajazeiras e a Avenida 29 de Março

No último domingo (30), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo sistema viário e de drenagem que liga a Avenida 29 de Março a Cajazeiras. A obra de mobilidade urbana representa um avanço significativo para a capital baiana, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a infraestrutura da cidade.

Desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a nova via oferece uma alternativa de acesso à movimentada Estrada do Coqueiro Grande, principal ligação viária de Cajazeiras. O sistema beneficiará diretamente moradores dos bairros Cajazeiras, Castelo Branco, Jardim Nova Esperança, Nova Brasília e Dom Avelar.

Com um investimento de R$ 71,8 milhões e 2,4 km de extensão, a avenida conta com quatro pistas, ciclovia, iluminação em LED, sistema de drenagem, canteiros centrais, paisagismo, áreas de lazer e acessibilidade. A intervenção reforça os avanços na mobilidade urbana impulsionados pela Avenida 29 de Março, também executada pela Conder, que interligou a orla de Salvador à BR-324.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, ressaltou a relevância da obra, que vai além da conexão entre Cajazeiras e a Avenida 29 de Março. Segundo ela, a intervenção reduz a distância entre o bairro e importantes modais de transporte, como o metrô e o futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “Uma obra de R$ 71 milhões que encurta a distância entre Cajazeiras e a 29 de Março, mas não é só a 29 de Março. É importante que vocês se situem que encurta a distância de Cajazeiras para o metrô e para o VLT, que vai passar bem aqui perto. Portanto, é o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade da nossa capital e da nossa região metropolitana, transformando a vida de todos”, afirmou.

Além de melhorar o tráfego e reduzir o tempo de deslocamento, o projeto foi desenvolvido para proporcionar mais conforto e segurança à população, garantindo uma cidade mais acessível e conectada.

Informações: Governo da Bahia

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Prefeitura de Uberlândia lança serviço de Wi-Fi gratuito em toda a frota de ônibus

Em mais uma ação para qualificar ainda mais o transporte público municipal na cidade e beneficiar o usuário, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), lançou, nesta terça-feira (1º), o serviço de Wi-Fi gratuito em todos os 410 ônibus, que correspondem à frota total das três empresas concessionárias que atualmente operam na cidade. Durante o evento de lançamento, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal, com a presença do prefeito Paulo Sérgio e de outras autoridades, também foram apresentados cinco novos ônibus articulados da viação Sorriso de Minas, com suspensão a ar e ar-condicionado, que reforçarão a frota operacional do Sistema Integrado de Transporte (SIT).  As medidas são mais um reforço no transporte coletivo anunciado pelo prefeito Paulo Sérgio durante os 100 primeiros dias de seu mandato.

“Estamos dando mais um passo fundamental na melhoria do transporte público para os usuários em Uberlândia. Estamos melhorando a atratividade com toda frota de ônibus com Wi-FI. Já temos câmeras de segurança, agora o Wi-Fi gratuito para os passageiros. É mais conforto com novos veículos da frota, com mais capacidade de transporte. Vamos fazer revisão dos horários, construir novos terminais, tudo para melhor atender a população da cidade”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.

O serviço de Wi-Fi já começou a funcionar na frota de ônibus nesta terça-feira, estando disponível para as mais de 1,5 milhão de viagens diárias feitas pelos passageiros em Uberlândia. Cada veículo terá um roteador modelo MR 2351 Plenatech, um equipamento de alta performance e resistente a alta temperatura, capaz de suportar várias conexões simultâneas em banda larga 4G da operadora Vivo. A frota terá um bolsão de dados 16.2 TB. A velocidade disponível para cada usuário pode chegar a 40 MB/s. Não será permitido streaming, downloads e acesso a site de conteúdo adulto.

Para acessar a internet nos ônibus não será necessário baixar aplicativo. O usuário terá apenas que realizar a autenticação de acesso e aceitar as regras de uso. Será feito um cadastro prévio para garantir o uso do Wi-Fi e, de forma recorrente, solicitada uma nova autenticação de rede. O valor do investimento para a disponibilização do serviço tecnológico nos ônibus, feito pelas concessionárias do transporte público municipal, é de R$ 60 mil mensais pagos em um contrato de 24 meses, totalizando quase R$ 1,5 milhão.

Manutenção da rede contínua

A Ubertrans e o fornecedor do roteador terão gerenciadores de rede e qualquer problema de conectividade será comunicada à concessionária de telefonia. Caso tenha inconsistência no sinal, o usuário também pode comunicar a situação à Ubertrans, informando o prefixo do veículo. A manutenção da rede será contínua, com suporte técnico estruturado para atender rapidamente a quaisquer problemas que os passageiros possam enfrentar ao utilizar o Wi-Fi. Eventuais correções nos equipamentos de Wi-FI serão feitas nos finais da jornada do veículo, que não será parado para manutenções corretivas, apenas preventivas, e estas farão parte da manutenção preventiva fixa de cada veículo.

Novos ônibus

Também foram apresentados, nesta terça (1º), cinco novos ônibus articulados da viação Sorriso de Minas, que reforçarão a frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT) em Uberlândia. Os veículos têm suspensão a ar e ar-condicionado. Também já contarão com câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito. O investimento feito pela concessionária foi de R$ 7,51 milhões.

O serviço de Wi-Fi gratuito e os cinco novos veículos se juntam a uma outra melhoria anunciada pelo prefeito Paulo Sérgio em março deste ano. No dia 12, com o objetivo de reforçar a segurança no transporte público municipal e a qualidade do serviço oferecido na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Settran, lançou o videomonitoramento online da frota total de ônibus das três empresas concessionárias que operam na cidade. O sistema foi implantado pela Ubertrans e abrange também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira, somando 24 espaços de embarque e desembarque, que compõem o SIT.

Cada veículo e cada estação das avenidas contempladas têm, desde então, quatro câmeras com monitoramento feito em tempo real pelas empresas e pela central de monitoramento presente na Ubertrans. As imagens, se necessário, podem ser compartilhadas com as forças de segurança pública. O sistema de videomonitoramento é operado por dez pessoas treinadas para fazer os acompanhamentos das imagens. Ao todo, operam 1.724 equipamentos de imagens, que funcionam diariamente nos ônibus do transporte público e nas 24 estações dos corredores das avenidas João Naves e Segismundo Pereira, que são monitoradas 24 horas por dia. O investimento total no sistema, feito pelas concessionárias, foi de R$ 2,1 milhões.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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Mais ônibus para a UnB: partidas a cada dois minutos e 21 viagens a mais

Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) terão mais opções de ônibus, a partir desta segunda-feira (31). A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) determinou um aumento na oferta de coletivos da linha 0.110, que liga a Rodoviária do Plano Piloto ao campus Darcy Ribeiro. Nos horários de pico pela manhã, os veículos da 0.110 sairão a cada dois minutos.

Com a mudança, serão 21 viagens a mais na linha 0.110, totalizando 249 partidas diárias. Somadas às 54 viagens da linha 110.2, o transporte vai realizar 303 viagens por dia, com o objetivo de beneficiar mais de 18 mil alunos da universidade. 

Ajustes
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a linha 0.110 é a que mais realiza viagens diárias no sistema de transporte coletivo do DF. "A Semob faz o monitoramento constante das linhas da UnB e todo início de período letivo a gente faz os ajustes necessários para atender à demanda. Já alteramos o itinerário na viagem de volta para reduzir o tempo de retorno dos ônibus, já alteramos o sistema de embarque na Rodoviária para agilizar as saídas dos veículos, e estamos sempre aumentando a oferta de viagens para melhorar o atendimento aos estudantes”, disse Zeno.

O sistema de embarque da linha 0.110 é diferente do convencional. Antes mesmo do ônibus chegar à plataforma B da Rodoviária do Plano Piloto, os estudantes podem validar seus cartões em equipamentos instalados no solo do terminal. Em seguida, aguardam o transporte em um espaço exclusivo, com acesso prioritário para passageiros que necessitam.

Quando o ônibus estaciona, os alunos podem entrar por qualquer uma das portas traseiras, sem precisar passar pela catraca. Segundo a Semob, esse esquema agiliza o embarque, reduz o intervalo entre as viagens e garante uma chegada mais rápida à universidade.

Integração
Além das linhas 0.110 e 110.2, os universitários contam com a integração na Rodoviária do Plano Piloto, conectando-se à ônibus para todo o DF, ao metrô e ao sistema BRT. Outras 30 linhas diretas atendem estudantes de diversas regiões, como Samambaia, Riacho Fundo, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Itapoã e Gama. Juntas, essas linhas oferecem 280 viagens diárias, garantindo opções de transporte para quem se desloca de diferentes pontos do DF até a UnB.

Informações: Correio Braziliense

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Empresa de ônibus Sambaíba terá garagem desapropriada para construção da Linha 19-Celeste do Metrô

A empresa de ônibus do transporte público na cidade de São Paulo, a Sambaíba Transportes, precisará desocupar um grande terreno na Zona Norte que será repassado ao Metrô para viabilizar as obras da Linha 19-Celeste.

A definição da desapropriação foi confirmada nesta segunda-feira (31), com a publicação da Resolução 14 deste ano, da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Neste documento são informadas as plantas dos espaços necessários para a abrigar no futuro o Pátio Vila Medeiros dos trens da linha 19, formado pelo perímetro da Avenida Mário Haberfeld, Rua Cabo Norberto Enrique Weber, Av. João Simão de Castro e confrontando com a Área de Proteção Permanente do Córrego do Violão, conforme imagem abaixo.

O terreno unificado conta além da presença da garagem de ônibus, uma transportadora e galpões logísticos, inclusive um utilizado pelo Mercado Livre.

Os processos de desapropriações serão amigáveis, com acordo entre as partes envolvidas ou de forma judicializada, seguindo os trâmites legais por lei e devem ser finalizados nos próximos meses, permitindo o uso da área para o início das obras.

A possibilidade da Sambaiba perder uma de suas garagens vem desde 2021, quando o Governo do Estado havia divulgado estudo preliminar da Linha 19-Celeste.  

A Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste tem parte do seu traçado na fase de desapropriações de imóveis e terrenos, passo que antecede o início das obras. Quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação (Cerealistas) perto da Feirinha da Madrugada, que pode contar com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Neste ano de 2025 será divulgado o lote final de desapropriações de terrenos do trecho entre a São Bento, na capital, até a divisa com Guarulhos.

Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.

Informações: Diário nos Trilhos

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Tarifa zero cresce e chega a 145 cidades e 5,4 milhões de pessoas

segunda-feira, 31 de março de 2025

O Brasil registra um crescimento acelerado na adoção da tarifa zero no transporte coletivo por ônibus. Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 145 municípios oferecem gratuidade, parcial ou total, no sistema. Em 120 deles, o benefício é válido todos os dias e para toda a população. Nos demais, Ao todo, mais de 5,4 milhões de pessoas vivem em cidades com transporte gratuito integral (veja lista das cidades contempladas mais abaixo).

Esse avanço, mais intenso nos últimos cinco anos, representa uma mudança significativa no modelo de financiamento do transporte urbano, especialmente em municípios de pequeno porte: 61% das cidades com tarifa zero têm menos de 50 mil habitantes.


Em 2019, apenas 20 cidades adotavam a tarifa zero. Esse número cresceu sete vezes de lá para cá.. As regiões Sudeste (95) e Sul (34) lideram, seguidas pelo Nordeste (7), Centro-Oeste (6) e Norte (3).

Embora o assunto tenha ganhado projeção como bandeira das manifestações de junho de 2013, quando o mote "não é só pelos 20 centavos", do Movimento Passe Livre, desengatilhou atos país afora contra os reajustes das tarifas de ônibus, a primeira experiência com a gratuidade no transporte no Brasil foi registrada em 1992, no município paulista de Conchas, de 15 mil habitantes, localizado a 210 km de São Paulo.

Capitais testam gratuidade parcial

Embora predominante em cidades pequenas, o modelo começa a ser testado também em capitais, ainda de forma limitada. São Paulo, Maceió, Florianópolis, Palmas, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Luís adotaram gratuidade em dias específicos ou para grupos selecionados. O desafio para universalizar o benefício é maior nessas cidades devido aos altos custos envolvidos.

No Distrito Federal, desde o início de fevereiro o acesso aos ônibus é gratuito aos domingos e feriados. Em Curitiba, o benefício é voltado a pessoas desempregadas. Belo Horizonte oferece tarifa zero em linhas que atendem vilas e favelas. Florianópolis adota o modelo apenas no último domingo do mês. Em São Paulo, desde dezembro de 2023, o Domingão Tarifa Zero garante gratuidade dominical nos ônibus municipais, com custo anual estimado em R$ 283 milhões.

Os municípios destacam o acesso à mobilidade como principal razão para adotar o modelo, com foco em trabalhadores, estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Argumentam que a medida reduz desigualdades, melhora o trânsito e incentiva o uso do transporte coletivo. 

Subsídios

A NTU afirma que 387 cidades brasileiras subsidiam o transporte público em todo o país. A entidade vê a gratuidade como uma alternativa viável, desde que acompanhada de planejamento, marcos regulatórios e separação clara entre a tarifa paga pelo usuário e a remuneração das empresas operadoras.

O presidente da NTU, Francisco Christovam, alerta que o aumento da demanda exige atenção ao custo operacional. "A gratuidade precisa ser implementada de forma gradual, por linhas ou períodos, afirmou ele ao Congresso em Foco. Não somos contra a tarifa zero, mas defendemos uma tarifa acessível. Sem planejamento, o sistema pode entrar em colapso", ponderou.

O tema ganhou destaque nas eleições municipais de 2024. Segundo o projeto Vota Aí, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uer)j, o número de candidatos que mencionaram tarifa zero ou passe livre em seus programas saltou de 384, em 2016, para 675 em 2024.

Subsídios

Ao todo, 21 capitais e sete regiões metropolitanas possuem iniciativas de subsídios definitivos destinados ao transporte público por ônibus. No Brasil, em média, 32% do custo de remuneração do serviço é coberto por subsídio público.O restante é bancado pelos passageiros.
Tarifa Zero em Luziânia-GO

Entre as cidades com tarifa zero, o modelo de financiamento varia. Em Maricá (RJ), com 212 mil habitantes, por exemplo, o subsídio mensal é de R$ 7,3 milhões o maior registrado pela NTU. Já em cidades menores, como Caeté (MG), com 38 mil moradores, o gasto mensal gira em torno de R$ 90 mil, e em Araranguá (SC), de 72 mil habitantes, o valor anual chega a R$ 3,9 milhões.

Algumas cidades, como Vargem Grande Paulista (SP), adotaram um modelo em que empresas pagam uma taxa em substituição ao vale-transporte, ajudando a redistribuir os custos.

Efeito pandemia

A política de passe livre no transporte público ganhou maior força no Brasil da pandemia para cá. Até 2020, apenas 42 municípios ofereciam o benefício. O trabalho em casa mudou hábitos de consumo e mobilidade dos brasileiros. Muitas pessoas passaram a privilegiar as compras online e trabalhar de casa, por exemplo. Outras preferiram trocar os solavancos dos ônibus pela comodidade do transporte individual por aplicativos.  

Em entrevista à BBC Brasil, o pesquisador Daniel Santini, autor de livros sobre o tema, aponta três fatores centrais para essa expansão. O primeiro é de ordem econômica: a queda no número de passageiros, agravada pela pandemia e pelo crescimento do transporte por aplicativo, expôs a fragilidade do modelo que remunera empresas por usuário transportado.
Tarifa Zero em Caucaia

Segundo Santini, a tentativa das empresas de compensar a perda de receita elevando tarifas ou reduzindo a oferta de ônibus gera um efeito reverso. Mais usuários abandonam o sistema, criando um ciclo de queda e tornando o serviço ainda mais insustentável. Nesse contexto, até mesmo empresários passaram a apoiar a ampliação de subsídios e, em alguns casos, a adoção da tarifa zero em que o poder público cobre integralmente os custos.

O segundo fator é político, avalia. A gratuidade tem forte apelo popular e tende a garantir apoio eleitoral. A permanência da política, mesmo com mudanças de governo, reforça seu sucesso. De acordo com Santini, mais de 96% das cidades que adotaram a tarifa zero mantiveram a medida.

O terceiro efeito, perceptível em várias cidades, é prático: há aumento significativo no uso do transporte público, estímulo ao comércio local, maior arrecadação de impostos e melhoria no acesso da população a serviços essenciais como saúde e cultura.

Impacto no serviço

A mais recente Pesquisa de Mobilidade da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada em dezembro, revela que 58% da população das cidades com tarifa zero aprovam a gratuidade universal. Outros 28,7% preferem que o benefício seja direcionado a grupos específicos. Sobre os impactos, 56,7% notaram aumento na lotação dos ônibus, e as opiniões sobre a qualidade do serviço estão divididas: 34,8% acham que melhorou, enquanto 36,8% discordam.

A insatisfação com a segurança, o conforto e o preço das tarifas, além da expansão dos aplicativos de transporte individual, têm impulsionado um movimento silencioso: entre 2017 e 2024, 29,4% dos usuários deixaram de utilizar o transporte público, e 27,5% passaram a usá-lo com menos frequência. As principais queixas são falta de conforto (28,7%), horários rígidos (20,7%) e longos tempos de viagem (20,4%).

Apesar de 52,7% da população depender exclusivamente de ônibus, o sistema ainda sofre com falta de infraestrutura. Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Brasil precisa de 8.900 km adicionais de faixas exclusivas e corredores BRT para atender à demanda nas grandes cidades. Ainda assim, 60,7% dos passageiros aprovam essas soluções.

Emenda constitucional

Na Câmara, tramita a PEC 25/23, da deputada Luiza Erundina (Psol-SP), que propõe a criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM). A proposta prevê transporte coletivo gratuito como direito constitucional, estruturado em diretrizes como universalidade, descentralização e financiamento solidário.

A ideia é criar condições de financiamento para bancar os custos do transporte da população, sem cobrança de tarifa do usuário, em todo o país, a exemplo do que ocorre com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir a sustentabilidade financeira do sistema, a proposta estabelece que o SUM será custeado por meio de percentuais definidos dos orçamentos públicos das três esferas de governo, além de uma nova contribuição pelo uso do sistema viário. 

A PEC recebeu parecer favorável do relator, deputado Kiko Celeguim (PT-SP), na Comissão de Constituição e Justiça em dezembro de 2023, mas não foi incluída na pauta de votações no ano passado. 

Informações: Congresso em Foco

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