A empresa de ônibus do transporte público na cidade de São Paulo, a Sambaíba Transportes, precisará desocupar um grande terreno na Zona Norte que será repassado ao Metrô para viabilizar as obras da Linha 19-Celeste.
A definição da desapropriação foi confirmada nesta segunda-feira (31), com a publicação da Resolução 14 deste ano, da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
Neste documento são informadas as plantas dos espaços necessários para a abrigar no futuro o Pátio Vila Medeiros dos trens da linha 19, formado pelo perímetro da Avenida Mário Haberfeld, Rua Cabo Norberto Enrique Weber, Av. João Simão de Castro e confrontando com a Área de Proteção Permanente do Córrego do Violão, conforme imagem abaixo.
O terreno unificado conta além da presença da garagem de ônibus, uma transportadora e galpões logísticos, inclusive um utilizado pelo Mercado Livre.
Os processos de desapropriações serão amigáveis, com acordo entre as partes envolvidas ou de forma judicializada, seguindo os trâmites legais por lei e devem ser finalizados nos próximos meses, permitindo o uso da área para o início das obras.
A possibilidade da Sambaiba perder uma de suas garagens vem desde 2021, quando o Governo do Estado havia divulgado estudo preliminar da Linha 19-Celeste.
A Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste tem parte do seu traçado na fase de desapropriações de imóveis e terrenos, passo que antecede o início das obras. Quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.
Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação (Cerealistas) perto da Feirinha da Madrugada, que pode contar com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Neste ano de 2025 será divulgado o lote final de desapropriações de terrenos do trecho entre a São Bento, na capital, até a divisa com Guarulhos.
Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.
Informações: Diário nos Trilhos
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