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Trem Bala ligará a Cidade Maravilhosa à capital paulista em incríveis 105 minutos

domingo, 30 de março de 2025

Prepare-se para uma verdadeira revolução no transporte brasileiro! Em um futuro próximo, você poderá viajar da Cidade Maravilhosa para a capital paulista em incríveis 105 minutos, em um trem-bala que alcança impressionantes 320 km/h. O sonho de muitos brasileiros está prestes a se tornar realidade, e quem está à frente dessa gigante empreitada é Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil.

Com um orçamento colossal de R$ 60 bilhões, ele promete transformar a mobilidade no Brasil, com a construção de 417 km de infraestrutura ferroviária. Mas o que chama atenção é o preço: R$ 500 por trecho. Pode parecer caro, mas imagine o que isso representa em tempo e conforto. O projeto, que só foi viável graças à aprovação do marco legal ferroviário, será explorado pela TAV Brasil por 99 anos e começa a operar em 2032.

Além disso, paradas estratégicas em cidades como Volta Redonda e São José dos Campos prometem revolucionar ainda mais o transporte no país. Será o começo de uma nova era? 

Sob fiscalização da Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto da TAV Brasil foi assinado em março de 2023. A companhia terá direito de explorar a ferrovia por 99 anos.

Trem-bala circulando

A ferrovia terá extensão de 417 km e serão quatro estações próprias: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, estão previstas estações intermediárias em Guarulhos (SP), Jacareí (SP), Taubaté (SP), Aparecida (SP) e Rezende (RJ).

Para facilitar a mobilidade dos passageiros entre trens e metrôs já existentes, o trem-bala terá ligação com o Trem Intercidades (TIC) já em São Paulo (SP), que deve começar a operar em maio de 2031.

Ele também será ligado à Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, à Linha 7 – Rubi da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e ao Ramal Santa Cruz, da SuperVia, no Rio de Janeiro (RJ). Espera-se que mais de 25 milhões de pessoas por ano sejam transportadas pela composição.

Novidades do trem-bala que vai ligar RJ e SP
Figueiredo confirmou à revista as seguintes informações:

O tempo médio da viagem deverá ser de 105 minutos (1h45);
A velocidade média do trem-bala será de 320 km/h;
Já a passagem terá valores distintos por pessoa, sendo:
R$ 500 para quem fizer o trajeto completo;
R$ 1 mil para quem fizer ida e volta completos;
R$ 250 para quem for até São José dos Campos (SP) ou Volta Redonda (RJ);
R$ 500 para quem desejar viajar até uma das cidades citadas acima e retornar para sua cidade de origem;
O valor cheio de ida — R$ 500 — é maior do que o que as empresas de ônibus cobram e próximo ao que as companhias aéreas praticam, mas com a vantagem de ser terrestre, com paradas em algumas cidades e bem mais rápido em relação às viagens de ônibus, que demoram cerca de seis horas entre esses estados;
Estima-se que o projeto custará R$ 60 bilhões à TAV Brasil e que as operações do trem-bala comecem em 2032.

TAV Brasil também estima que o trem-bala pode adicionar R$ 168 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerar 130 mil empregos diretos e indiretos e conferir R$ 46 bilhões em impostos aos cofres do País até 2055.

Uma das formas pela qual a empresa pretende recuperar seu investimento será por meio da exploração imobiliária nas regiões das futuras estações. Dessa forma, a TAV estima que essa receita adicional tem potencial de chegar a R$ 27,3 bilhões.

Sobre a desapropriação de imóveis para a construção do projeto, espera-se que esse processo tenha início em dezembro deste ano, segundo o contrato de adesão. Nesse sentido, Figueiredo deu mais detalhes, indicando que a companhia poderá adquirir terrenos privados para desenvolvimento imobiliário ou para mitigar custos altos de desapropriação.

Um exemplo disso seria negociar, com proprietários, áreas para aproveitamento do crescimento da operação ferroviária. A mesma linha de pensamento vale para outras estações e imóveis estratégicos que estejam dentro da faixa de domínio da TAV, caso seja vantajoso para a companhia.

Informações: Exame

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Linha 340TRO passa a atender o Bairro Santa Mônica a partir de 29 de março


A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que, a partir do dia 29 de março, a linha 340TRO – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos - Metrô Capão Redondo) terá seu itinerário alterado para incluir atendimento ao Bairro Santa Mônica (Itapecerica da Serra).

A mudança atende a uma solicitação da Prefeitura de Itapecerica da Serra e contemplará as seguintes vias:​

* Rodovia Armando Salles (antiga Estrada de Itapecerica)
* Estrada Santa Mônica
* Estrada Campestre
* Avenida Soldado PM Gilberto Augustinho
* Retorno à Rodovia Armando Salles, seguindo o trajeto normal

Os horários das viagens permanecerão inalterados. A atualização visa melhorar o atendimento à população local, garantindo mais acessibilidade e comodidade aos passageiros.

Informações: ASTERP

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Prefeitura de BH faz melhorias nas linhas 643 e 82, a partir desta terça-feira (1º)

A partir de terça-feira (1º), as linhas 643 (Estação Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo) e 82 (Estação São Gabriel/Savassi, via Hospitais) do transporte coletivo de Belo Horizonte terão alteração no itinerário.

A linha 643 passará a atender à Emei Itamarati nos dias úteis. O novo atendimento vai facilitar o acesso dos moradores do Bairro Universo à unidade de ensino.

A linha 82 terá viagens com Retorno Expresso (sem paradas) em alguns horários de pico da manhã, nos dias úteis. O último ponto de embarque/desembarque será na Rua Professor Moraes, 139, de onde a linha retornará para a Estação Gabriel sem paradas e com itinerário alternativo. Essa mudança vai melhorar a pontualidade da linha no pico da manhã.

Serão afixados cartazes nos ônibus informando sobre as alterações. Os novos itinerários, pontos de embarque e desembarque e os quadros de horários das linhas podem ser conferidos no Portal da Prefeitura.

Linha 643 - Atendimento Emei Itamarati

R. Universo (ponto final), R. Polônia, R. Wenceslau Braz, R. Brasil, R. Universo, Av. Francisca Gregory, R. dos Expedicionários, R. Camões, R. Hildebrando de Oliveira, R. Adriano Trindade Teixeira, R. Joinville, R. Saide Haddad Antônio, R. Pioneiros da Paz, R. dos Expedicionários, R. Norte de Minas, R. Prof. Benevenuto, R. Edith Araújo, R. Oeste de Minas, R. Heitor Sócrates Cardoso, R. Nicola Costa, Av. Guarapari, Pça. Dr. Celestino Marra, Av. Portugal, R. Cheik Nagib Assrauy (Estação Pampulha), Av. Portugal, Pça. Doutor Celestino Marra, Av. Guarapari, R. Olinda Ferreira Lopes, R. Heitor Sócrates Cardoso, R. Oeste de Minas, R. Edith Araújo, R. Prof. Benevenuto, R. Norte de Minas, R. dos Expedicionários, R. Pioneiros da Paz, R. Saide Haddad Antônio, R. Joinville, R. Roma, R. Hildebrando de Oliveira, R. Camões, R. General Patton, R. Comendador Teixeira da Costa, R. dos Mondes, Av. Francisca Gregory, R. Universo, R. Brasil, R. Wenceslau Braz, R. Polônia, R. Universo, Pça. Jornalista Januário Carneiro, R. Universo (ponto final).

Novos pontos da linha 643

Rua Camões, 1.020, 1.065 e 3.814 (praça)
Rua General Patton, 60
Rua Comendador Teixeira da Costa, 324
Av. Francisca Gregory, 118, 63 e 64 (pontos mais próximos da Emei Itamarati)
Rua Universo, 20 e 27
Rua Expedicionários, 72

Linha 82 - Quadro de Horários do Retorno Expresso

A linha de Retorno Expresso terá identificação no painel localizado na frente do ônibus. Os horários de retorno expresso da linha são: 5h25, 5h45, 6h04 e 6h20.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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CBTU realiza investimento de mais de R$ 18 milhões em trilhos

Em dezembro do ano passado (2024), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou a aquisição de mais de 2,3 toneladas de trilhos. As Unidades contempladas com o material serão João Pessoa e Recife. O valor total do investimento foi de mais de R$18 milhões, que serão destinados às melhorias nas ferrovias. O bem adquirido já foi fabricado pela empresa ACSO – Central de Serviço do Aço LTDA e está em fase de certificação.

"A aquisição do material visa a continuidade das obras de substituições dos trilhos das curvas que apresentam desgastes próximos aos limites estabelecidos pelas normas técnicas. Tais substituições ajudarão na melhoria da segurança do sistema, na preservação do material rodante e a eficiência da operação , uma vez que os trens de passageiros poderão operar em maiores velocidades", disse Diogo Santos, gerente Geral de Estudos e Projetos - GAESP.

Das 2,3 toneladas do material, 939,53 serão para João Pessoa, na Paraíba. Essa quantidade é equivalente a 20 km de trilhos, capazes de construir 10 km de via férrea e teve o custo total de quase R$8 milhões. Já em Recife, 1.365,13 toneladas equivalem a 24km de trilhos, capazes de construir 12km de via férrea pronta, com um custo total de quase 10,4 milhões . Ambas as Unidades têm previsão de recebimento do material no início do segundo semestre de 2025.

Informações: CBTU

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Terminal urbano de Araçatuba volta ao antigo endereço a partir desta segunda-feira

A Prefeitura de Araçatuba informa que, a partir desta segunda-feira (31), o Terminal Rodoviário Urbano “Nelson Reis Alves” voltará a funcionar no seu endereço anterior, entre as ruas Tupi e Olavo Bilac, ao lado da antiga plataforma ferroviária.

A mudança tem como principal objetivo fazer os reparados no terminal novo, inaugurado no ano passado, para assim melhorar a segurança dos usuários e a operacionalização do transporte coletivo, reduzindo atrasos de partidas e chegadas dos ônibus.

O atual terminal urbano, conhecido como “Novo Terminal”, será temporariamente fechado para a realização de correções técnicas apontadas após o início das operações. Entre os problemas constatados estão falhas em sistemas hidráulicos, trincos, cobertura, acessibilidade, sistema de combate a incêndio e capacidade de vagas para veículos, entre outros. De acordo com a Prefeitura, os reparos já estão sendo providenciados, com acompanhamento técnico.

RESPEITO

Com a readequação das linhas e a localização mais estratégica do antigo terminal, a expectativa é de que a rotina dos usuários seja beneficiada. “Esta é uma medida de responsabilidade e respeito com a população. O retorno ao terminal antigo é necessário para que possamos corrigir todas as falhas estruturais do novo prédio com tranquilidade e segurança”, declarou o prefeito Lucas Zanatta.

O prefeito reforça que a prioridade é garantir um transporte urbano eficiente e digno. “Sabemos da importância do transporte coletivo para o dia a dia de milhares de pessoas. Estamos enfrentando esse desafio de frente, corrigindo o que precisa ser corrigido, com planejamento e compromisso com o cidadão”, afirmou.

Não há um prazo para a conclusão dos reparos no Novo Terminal.

Informações: Prefeitura de Araçatuba

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DMTT faz mudanças em linhas de ônibus da parte alta de Maceió a partir de sábado

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) colocou em prática neste sábado (29) uma série de mudanças em ônibus da parte alta de Maceió.

Entre as medidas está a criação da linha 301 e o novo itinerário da linha 720, que entrarão no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Outra mudança é a suspensão da linha 711, que entrava no campus.

“Estamos adequando o transporte público e essas mudanças foram pensadas e articuladas para que houvesse ganho para os usuários. Os ônibus farão o trajeto pela Ufal, atendendo aos estudantes e às pessoas que precisam chegar na universidade”, disse o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Veja os detalhes das mudanças

Nova linha 301 - Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina)

Essa nova linha começa a funcionar no sábado (29). São viagens diárias saindo do Village Campestre, seguindo pela Av. Paulo Holanda e acessando o campus da Ufal pelo portão lateral. O itinerário segue pela Av. Lourival de Melo Mota e pelos bairros Clima Bom, Colina e Chã da Jaqueira. O retorno acontecerá pelos mesmos bairros.

Os passageiros dessa nova linha poderão fazer a integração temporal com as linhas 714 - Rio Novo/Ponta Verde e 723 - Rosane Collor/Ponta Verde.

Fim da linha 711 - UFAL/Ponta Verde (via Ladeira do Calmon)

Essa linha vai deixar de funcionar a partir de sábado (29).

“Tínhamos a 711, uma linha com um itinerário longo, o que ocasionava um tempo excessivo de viagem. A linha 301 continuará atendendo aos estudantes e terá integração temporal com outras duas linhas, o que garante a possibilidade de deslocamento para outros pontos da cidade”, disse o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU) do DMTT, Glauco Oliveira.

Mudança na rota da linha 720 - Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol)

Os ônibus que fazem esse itinerário passarão a entrar no campus da Ufal, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h30, pelo portão da Av. Paulo Holanda.

Uma parada será instalada antes do acesso, para garantir o embarque e desembarque dos passageiros da linha.

Durante os finais de semana e nos horários em que os portões da Ufal estiverem fechados, o trajeto da linha 720 será feito pela Av. Paula Holanda, como acontece atualmente.

“Nessa situação da 720, avaliamos a demanda a partir dos dados de embarque e desembarque e fizemos essa alteração, proporcionando a entrada da linha na UFAL, o que acaba sendo mais uma opção de ônibus para os estudantes além das linhas que acessam o campus e também a linha 4000 - Circular Ufal”, afirmou Glauco Oliveira.

Linhas que entram na Ufal

301 - Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina)
720 - Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol)
046 - Village Campestre II/Centro
901 - Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via Hospital Metropolitano)
903 - Eustáquio Gomes/Terminal Integrado do Benedito Bentes (via UFAL)
900 - Cruz das Almas/UFAL (via José Tenório)
4000 - Circular UFAL (circula dentro do campus)

Informações: g1 Alagoas

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Santo André altera 29 linhas de ônibus no centro

A partir desta sexta-feira (28), as linhas de ônibus municipais e intermunicipais que circulam pela Rua Luís Pinto Fláquer, em Santo André, terão seus itinerários alterados devido ao avanço das obras de requalificação viária no centro da cidade. Com as mudanças, os coletivos que trafegam pela Avenida Queirós dos Santos passarão a desviar pela Rua Brás Cubas e Rua João Cardoso, retornando à Rua Luís Pinto Fláquer após o trecho em obras.

Entre as linhas intermunicipais que sofrerão alterações estão: 040, 196, 238, 409, 409 BI, 173 e 151. Já no sistema municipal, os trajetos modificados incluem as linhas S 60, B 11, B 13, B 19, B 21, B 47, B 63, I 02, I 03, I 04, I 05, I 07, I 08, T 15, T 17, T 23, T 25, T 27, T 28, T 29, TR 103 e TR 141.

Agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e da SATrans (Santo André Transportes) estarão no local para orientar motoristas e usuários do transporte público. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que integra um pacote de melhorias viárias financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Informações: ViaTrolebus

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No Rio, Invasão de veículos nos corredores BRT já provocaram quase 60 acidentes apenas este ano

A cena é corriqueira: veículos não autorizados — principalmente motos — invadem as pistas exclusivas do BRT para escapar do engarrafamento. Pedestres também cortam caminho pelos corredores. O atalho ilegal provocou a morte nesta terça-feira da estudante Fernanda Vitória Cavalcante Alves, de 17 anos, atropelada por um carro oficial do governo do estado na calha do Transcarioca, em Campinho. Levantamento feito pela empresa da prefeitura Mobi-Rio, responsável por administrar o sistema BRT, mostra que este ano já foram registrados 58 acidentes nos 157,5 quilômetros de extensão dos quatro corredores exclusivos na cidade — uma média de duas colisões a cada três dias. No ano passado, foram 226 ocorrências.

Todos os acidentes foram provocados pela imprudência de motoristas que invadiram as pistas dos ônibus articulados, fizeram conversões proibidas ou avançaram algum sinal do sistema. A Mobi-Rio estima um gasto de R$ 110 mil nos últimos 15 meses para reparar os ônibus danificados nessas colisões, isso sem contar o tempo que os coletivos ficam fora de operação — que varia de um a quatro dias. Dos quatro BRTs, o Transcarioca aparece na estatística com a maior quantidade de batidas: 37 este ano. Em 2024, foram 103.

Farra de infrações
Nesta quarta-feira, 24 horas após a morte de Fernanda Vitória, uma equipe do GLOBO ficou por três horas no corredor Transcarioca (Barra-Galeão), onde a jovem foi atropelada, após sair da Escola Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado. Foi o bastante para flagrar uma farra de irregularidades praticadas por motociclistas, motoristas e até por quem pedalava. Apesar da sinalização, veículos sem autorização foram vistos circulando pela calha exclusiva. Em alguns casos, pedestres também atravessaram as pistas fora das faixas reservadas para passagem de pessoas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) não divulgou o número de multas aplicadas nos quatro corredores do BRT.

Além dos ônibus articulados, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, só podem trafegar pelos corredores do BRT os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, ambulâncias, carros de polícia e veículos de fiscalização e operação de trânsito. A invasão da calha é considerada uma infração gravíssima: a multa é de R$ 293,47, e o motorista perde sete pontos na carteira.

Fernanda Vitória foi atingida por um carro que prestava serviços para a Secretaria estadual de Cultura. Segundo o órgão, o motorista Marco André Vargas, que dirigia o automóvel, estava sozinho no carro. Ele foi exonerado após o acidente e, na Polícia Civil, vai responder por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Em julho de 2022, outra imprudência tirou a vida do garçom Rhenê Rodrigues Martins. A vítima atravessava a pista do BRT Transoeste, na Barra da Tijuca, na faixa de pedestres, quando foi atropelado por um carro da prefeitura em alta velocidade. O motorista Felipe Zelino Vitório Moitinho não prestou socorro. De acordo com o RJ2, da TV Globo, até hoje a família de Rhenê não foi indenizada pelo município. O garçom era casado e tinha três filhos.

Quase um ano depois, o motorista foi denunciado por homicídio doloso (com intenção de matar). Na época, o Ministério Público do Rio entendeu que ele transitava com veículo do município sem placa e pela pista expressa do BRT, sem que houvesse qualquer urgência. A promotoria também apontou que ele ultrapassou o sinal vermelho, não prestou socorro à vítima e falsificou documentação para dificultar a investigação.

Até mesmo o carro do deputado Dionísio Lins (PP), então presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, foi flagrado em março de 2023 trafegando pelo Transcarioca. Na época, o parlamentar se justificou dizendo que estava verificando a “situação do piso”.

Informações: O Globo

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