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Santo André altera 29 linhas de ônibus no centro

domingo, 30 de março de 2025

A partir desta sexta-feira (28), as linhas de ônibus municipais e intermunicipais que circulam pela Rua Luís Pinto Fláquer, em Santo André, terão seus itinerários alterados devido ao avanço das obras de requalificação viária no centro da cidade. Com as mudanças, os coletivos que trafegam pela Avenida Queirós dos Santos passarão a desviar pela Rua Brás Cubas e Rua João Cardoso, retornando à Rua Luís Pinto Fláquer após o trecho em obras.

Entre as linhas intermunicipais que sofrerão alterações estão: 040, 196, 238, 409, 409 BI, 173 e 151. Já no sistema municipal, os trajetos modificados incluem as linhas S 60, B 11, B 13, B 19, B 21, B 47, B 63, I 02, I 03, I 04, I 05, I 07, I 08, T 15, T 17, T 23, T 25, T 27, T 28, T 29, TR 103 e TR 141.

Agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e da SATrans (Santo André Transportes) estarão no local para orientar motoristas e usuários do transporte público. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, que integra um pacote de melhorias viárias financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Informações: ViaTrolebus

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No Rio, Invasão de veículos nos corredores BRT já provocaram quase 60 acidentes apenas este ano

A cena é corriqueira: veículos não autorizados — principalmente motos — invadem as pistas exclusivas do BRT para escapar do engarrafamento. Pedestres também cortam caminho pelos corredores. O atalho ilegal provocou a morte nesta terça-feira da estudante Fernanda Vitória Cavalcante Alves, de 17 anos, atropelada por um carro oficial do governo do estado na calha do Transcarioca, em Campinho. Levantamento feito pela empresa da prefeitura Mobi-Rio, responsável por administrar o sistema BRT, mostra que este ano já foram registrados 58 acidentes nos 157,5 quilômetros de extensão dos quatro corredores exclusivos na cidade — uma média de duas colisões a cada três dias. No ano passado, foram 226 ocorrências.

Todos os acidentes foram provocados pela imprudência de motoristas que invadiram as pistas dos ônibus articulados, fizeram conversões proibidas ou avançaram algum sinal do sistema. A Mobi-Rio estima um gasto de R$ 110 mil nos últimos 15 meses para reparar os ônibus danificados nessas colisões, isso sem contar o tempo que os coletivos ficam fora de operação — que varia de um a quatro dias. Dos quatro BRTs, o Transcarioca aparece na estatística com a maior quantidade de batidas: 37 este ano. Em 2024, foram 103.

Farra de infrações
Nesta quarta-feira, 24 horas após a morte de Fernanda Vitória, uma equipe do GLOBO ficou por três horas no corredor Transcarioca (Barra-Galeão), onde a jovem foi atropelada, após sair da Escola Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado. Foi o bastante para flagrar uma farra de irregularidades praticadas por motociclistas, motoristas e até por quem pedalava. Apesar da sinalização, veículos sem autorização foram vistos circulando pela calha exclusiva. Em alguns casos, pedestres também atravessaram as pistas fora das faixas reservadas para passagem de pessoas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) não divulgou o número de multas aplicadas nos quatro corredores do BRT.

Além dos ônibus articulados, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, só podem trafegar pelos corredores do BRT os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, ambulâncias, carros de polícia e veículos de fiscalização e operação de trânsito. A invasão da calha é considerada uma infração gravíssima: a multa é de R$ 293,47, e o motorista perde sete pontos na carteira.

Fernanda Vitória foi atingida por um carro que prestava serviços para a Secretaria estadual de Cultura. Segundo o órgão, o motorista Marco André Vargas, que dirigia o automóvel, estava sozinho no carro. Ele foi exonerado após o acidente e, na Polícia Civil, vai responder por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Em julho de 2022, outra imprudência tirou a vida do garçom Rhenê Rodrigues Martins. A vítima atravessava a pista do BRT Transoeste, na Barra da Tijuca, na faixa de pedestres, quando foi atropelado por um carro da prefeitura em alta velocidade. O motorista Felipe Zelino Vitório Moitinho não prestou socorro. De acordo com o RJ2, da TV Globo, até hoje a família de Rhenê não foi indenizada pelo município. O garçom era casado e tinha três filhos.

Quase um ano depois, o motorista foi denunciado por homicídio doloso (com intenção de matar). Na época, o Ministério Público do Rio entendeu que ele transitava com veículo do município sem placa e pela pista expressa do BRT, sem que houvesse qualquer urgência. A promotoria também apontou que ele ultrapassou o sinal vermelho, não prestou socorro à vítima e falsificou documentação para dificultar a investigação.

Até mesmo o carro do deputado Dionísio Lins (PP), então presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, foi flagrado em março de 2023 trafegando pelo Transcarioca. Na época, o parlamentar se justificou dizendo que estava verificando a “situação do piso”.

Informações: O Globo

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Nova linha do BRT de Salvador será da Estação Lapa até o Aeroporto

A partir de sábado (29), data em que é celebrado o aniversário de Salvador, a linha 2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho. Essa não é a única mudança que deverá fortalecer a mobilidade da capital neste ano. A linha 6 será inaugurada até dezembro, segundo previsão da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

O percurso da nova linha será da Estação Lapa até o Aeroporto de Salvador, via Orla. Os ônibus sairão da Lapa, pela avenida Vasco da Gama, passarão pela rua Conselheiro Pedro Luiz, Orla, avenida Dorival Caymmi e São Cristóvão, chegando até o Aeroporto. Serão cerca de 30 quilômetros. 

Os veículos serão do tipo BRS (Bus Rapid Transit) e não BRT (Bus Rapid Transit). Apesar dos nomes diferentes, o funcionamento dos modelos é parecido. 


Os ônibus do sistema BRS serão do padrão BRT e também vão circular nas faixas exclusivas. A diferença é que o BRS também para em pontos convencionais e trafega pelas faixas de ônibus comuns. 

"O BRT se caracteriza por trafegar dentro de um corredor exclusivo na maior parte do tempo, como tem na avenida ACM e na Vasco da Gama, por exemplo. O BRS, por outro lado, faz uso de uma quantidade maior de faixas dedicadas aos ônibus convencionais", detalha Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob.

Cerca de 65 mil passageiros utilizam os ônibus do BRT todos os dias em Salvador. Mais de 1,5 milhão de pessoas circularam pelas linhas em fevereiro deste ano. O número de passageiros em todo o ano de 2024 ultrapassa a marca de 16 milhões. 

Atualmente, o modal conta com cinco linhas em operação: B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba, B2: Estação Rodoviária - Rio Vermelho, B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI), B4 - Estação Pituba x Estação Lapa e B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa. 

Expansão 
A partir de sábado (29), data do aniversário de Salvador, a linha 2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho, na altura da Vila Militar. Uma visita guiada foi feita pela pela Secretaria Municipal de Mobilidade à imprensa, que pôde fazer o percurso antes da inauguração oficial.

Os passageiros farão o trajeto entre a Estação Rodoviária do BRT e o Rio Vermelho em cerca de 30 minutos, em média. Atualmente, a linha 2 do BRT termina na Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, onde os ônibus retornam ao terminal.

Com a mudança, eles seguem pela rua Rio Grande do Sul, acessam a faixa exclusiva da avenida Manoel Dias da Silva, passam por Amaralina e chegam à altura da Vila Militar, em frente ao antigo Bompreço. Depois, o retorno é feito pela rua Oswaldo Cruz.

Informações: Correio 24 Horas

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SPTrans amplia itinerário da linha 756A/10 na Raposo Tavares a partir de segunda-feira, 31


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (31), a linha 756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada terá seu itinerário alterado e passará a circular pelas ruas Samuel David, Savério Quadrio e Santiago Ferrer, na Raposo Tavares, para ampliar o atendimento aos moradores da região.

Confira a mudança:

756A/10 Jd. Paulo VI - Term. Água Espraiada

Ida: normal até a Rua Inácio Cervantes, Rua Samuel David, Rua Savério Quadrio, Rua Santiago Ferrer, Rua Inácio Cervantes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Inácio Cervantes, Rua Samuel David, Rua Savério Quadrio, Rua Santiago Ferrer, Rua Inácio Cervantes, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Obras do BRT em Florianópolis devem começar em 2025

As obras para implantação do BRT em Florianópolis podem começar ainda em 2025, segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Hahne. O sistema, previsto há dez anos no Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), será viabilizado com investimento de R$ 159 milhões do Ministério das Cidades.

BRT em Florianópolis pode mudar cultura de mobilidade na capital, diz especialista
Ao tirar o sistema de BRT em Florianópolis do papel, a cidade terá corredores exclusivos para ônibus, permitindo a circulação com mais agilidade em estações de embarque e desembarque específicas.

O secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, explica que a primeira fase do projeto prevê um corredor saindo do Titri (Terminal de Integração da Trindade), passando pelo Tisac (Terminal de Integração do Saco dos Limões) e pelo Ticen (Terminal de Integração do Centro) até retornar ao Titri.

Hahne espera que as obras se iniciem entre o final de 2025 e o início de 2026. Segundo o secretário, com os corredores ficando prontos, as linhas atuais de ônibus poderão usar os trechos. Para comprar ônibus otimizados para as estações e as construí-las, ele acredita que o processo pode demorar de 2 a 3 anos.

O engenheiro Carvalho acredita que para além da melhora na mobilidade, os ônibus passando livremente nos corredores podem motivar os motoristas de carros e motos a repensarem sua forma de locomoção.

Informações: ndMais

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No Rio, Novas tarifas nos ônibus intermunicipais passam a valer no sábado

A tarifa dos ônibus intermunicipais do estado do Rio de Janeiro vai aumentar a partir da meia-noite do próximo sábado (29). O reajuste foi publicado pelo Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários) no Diário Oficial da última quarta-feira (26).

Na região metropolitana, a passagem dos coletivos urbanos — de duas portas — e rodoviários — uma porta — sobe 8,16%. Já no interior, o reajuste será de 8,34% no serviço rodoviário, e de 7,96%, no urbano.

Segundo o Detro, os índices adotaram os critérios de uma metodologia criada para orientar o corpo técnico de diversos municípios.

De acordo com o órgão, foi levado em consideração o aumento do preço dos insumos e os indicadores operacionais, como o tipo de veículo, a quilometragem, a média de passageiros transportados e a região em que circula.

Os novos valores de todas as linhas intermunicipais podem ser consultados numa tabela disponibilizada no site oficial do Detro-RJ.

Informações: RioCard

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Urbs testa anteparo contra fura-catracas em estação-tubo de Curitiba

quarta-feira, 26 de março de 2025

A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou, na segunda-feira (24/3), testes com uma barreira móvel (anteparo) para impedir a ação de fura-catracas no transporte coletivo. O teste está sendo realizado na estação-tubo Morretes, no bairro Portão, com um equipamento que é acionado, junto às portas de desembarque, quando a rampa do ônibus toca a plataforma.

O sistema funciona através de contatos entre as lingüetas instaladas nas rampas e na estação-tubo. O protótipo deve ficar pelo menos 30 dias em testes. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia de um usuário do transporte coletivo que procurou a Urbs para apresentar a proposta. O mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos, teve a inspiração ao ver a ação de fura-catracas nos ônibus. “Daí resolvi apresentar o projeto para a Urbs, que gostou da ideia”, disse.

“Este é um projeto que mostra que o passageiro também pode ajudar a melhorar o transporte coletivo. Pensando juntos, desenvolvendo ideias. Agora é testar o anteparo e ver sua eficiência, resistência e durabilidade”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Se aprovado nos testes, o anteparo poderá ser desenvolvido em escala e ser usado em outras estações-tubo.

O presidente da Urbs lembra que a empresa vem adotando várias medidas para reduzir a invasão nos ônibus de Curitiba. Já foram colocadas barreiras fixas na lateral de várias estações-tubo, como Passeio Público, no Centro, e Holanda, no bairro Boa Vista.

“As  invasões penalizam o transporte público e os passageiros que pagam passagens”, afirma Maia Neto.

Em paralelo ao teste do anteparo na estação-tubo Morretes, a Urbs  lançou um edital para o desenvolvimento de anteparos fixos para 124 estações-tubo na cidade. A licitação deve ocorrer em 1/4.

Operações
Além disso, a Prefeitura vem fazendo operações contra passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem. Já foram três ações neste ano, em parceria com agentes do Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, guardas municipais e policiais civis da Delegacia do Adolescente. A última, na semana passada, ocorreu na estação-tubo Bruno Filgueira, na Rua Padre Anchieta, entre os bairros Mercês e Bigorrilho.

Doze adolescentes foram apreendidos e uma pessoa maior de idade foi presa.

No mês passado, a ação integrada fez duas operações. No dia 13 de fevereiro, quatro adolescentes foram apreendidos por entrar no ônibus sem pagar a passagem na estação-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, no bairro Capão da Imbuia. No dia 25 de fevereiro, na estação-tubo Holanda da Avenida Paraná, no Boa Vista, outros 20 adolescentes foram apreendidos. Dois maiores de idade também foram detidos.

Informações: URBS

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Prefeitura de São Paulo conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, acaba de finalizar um estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro da cidade. O documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da região central e sua relação com as demais políticas públicas municipais. O objetivo é fornecer uma base sólida para a implantação e gestão do novo modal de transporte. Acesse na íntegra o estudo urbanístico.

Batizado como Bonde São Paulo, o projeto tem como missão transformar a mobilidade do Centro, oferecendo um meio de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender até 134 mil pessoas por dia. Além de melhorar os deslocamentos na região, o VLT será um indutor de requalificação urbana, tornando o Centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.

O documento realiza um mapeamento detalhado da região central, identificando os desafios urbanísticos e de mobilidade, a compatibilização do projeto com planos existentes, como a Área de Intervenção Urbana do Setor Central, e a avaliação dos impactos na emissão de poluentes, na requalificação de espaços públicos e na valorização imobiliária. 

O estudo indica que o VLT tem potencial para transformar o Centro de São Paulo, promovendo a requalificação de áreas com potencial de transformação e requalificação como a região da Luz e o Triângulo Histórico. Experiências internacionais, como as de Sevilha e Bilbao (Espanha) e Bordeaux (França), demonstram que sistemas semelhantes contribuíram para o aumento da ocupação de imóveis e o desenvolvimento econômico local. Na capital paulista, a reativação dessas áreas é vista como essencial para catalisar as habitações e demais utilizações imobiliárias do centro e consolidar o Bonde São Paulo como um vetor de renovação urbana e potencialização dos ativos culturais, gastronômicos, históricos e econômicos.

A integração modal do VLT com outros sistemas de transporte é um dos principais benefícios do projeto. Conectando-se ao metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis. Estudos apontam que a adoção de bilhetagem unificada e a construção de estações intermodais são estratégias fundamentais para o sucesso do sistema. 

No aspecto ambiental, o VLT é reconhecido por sua eficiência e baixo impacto em emissões de gases de efeito estufa. Operando com eletricidade, ou hidrogênio, e utilizando tecnologias como frenagem regenerativa, ele pode contribuir para as metas de redução de emissões de carbono, material particulado e nano plásticos e, assim, na melhoria da qualidade do ar na capital paulista.

A implantação do VLT também tem impacto econômico relevante. O sistema tende a valorizar imóveis ao longo de sua rota, atrair novos investimentos e dinamizar o comércio local, especialmente em regiões com baixa ocupação, como a Luz. A interligação de pontos turísticos pelo modal pode impulsionar o turismo no Centro de São Paulo, aumentando o fluxo de visitantes e gerando novos postos de trabalho no setor e se integrar ao novo Centro Administrativo do Governo do Estado de São Paulo.

Além dos benefícios urbanísticos, ambientais e econômicos, o Bonde São Paulo deve desempenhar um papel essencial na inclusão social. O modal facilitará o acesso de moradores de áreas periféricas ao Centro, conectando-se a corredores e terminais de transporte coletivo.  
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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