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BRT Ouro Verde: Terminal Santa Lúcia será atendido pela BRT12 e quatro alimentadoras

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O Terminal BRT Santa Lúcia será acessado exclusivamente pelos usuários e será atendido pela linha BRT12 e por quatro alimentadoras, a partir da sexta-feira, 29 de novembro. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) proporciona mais segurança e conforto aos usuários e operadores. O acesso passa a ser feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code.

O Santa Lúcia, que já é atendido pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), passa a contar com o atendimento da linha BRT12 (agora denominada Santa Lúcia – paradora). A BRT12 agora partirá do Santa Lúcia, mantendo o atendimento ao Terminal Campos Elíseos e o acesso ao Centro pelo Corredor Perimetral. Entre os terminais Campos Elíseos e Santa Lúcia, a BRT12 passa a atender também a Estação BRT Piracicaba. Terá intervalos de 18 minutos, em dias úteis, nos horários de pico.

“As mudanças representam, efetivamente, a operação do Santa Lúcia como terminal. É mais um passo que damos para ativação gradativa de todos os terminais e estações do BRT. Com a oferta de linhas alimentadoras, buscamos estimular a adesão dos usuários às linhas do BRT Ouro Verde”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A nova operação do terminal será viabilizada pelo seccionamento (otimização do trajeto) de linhas existentes. As linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha) serão extintas e transformadas nas alimentadoras 158 e 143, que ligarão os respetivos bairros até o Santa Lúcia, deixando de acessar o terminal Campos Elíseos e o Centro. Para chegar ao Centro, os usuários deverão realizar a integração gratuita com as três linhas BRT.

A 158 (Terminal Vila União) ligará, portanto, os terminais Vila União e Santa Lúcia, via Jardim Yeda. A 143 (Jardim Santa Terezinha) fará o trajeto Jardim Santa Terezinha – Terminal Santa Lúcia. A linha 150 (Vila União I) terá o trajeto prolongado até o Terminal BRT Santa Lúcia, onde terá função alimentadora, e deixa de atender ao Terminal Vila União. Já a 152 (Vila União III) mantém o atendimento ao Terminal Vila União e incorpora a operação do Terminal BRT Santa Lúcia ao trajeto.

As plataformas BRT (piso alto) entram em operação e passam ser utilizadas pelas linhas BRT. Elas possuem estrutura metálica e pisos em granito; vidro laminado duplo e portas automáticas. As linhas convencionais mantêm o atendimento às plataformas BRS (piso baixo), localizadas nas laterais do terminal, com embarque e desembarque pela direita. São elas: 116, 118, 119, 125, 131, 132, 134 e 136. Também terão embarque e desembarque nas plataformas BRS as alimentadoras 143, 150, 152 e 158. Por conta do fechamento e pagamento da tarifa desembarcado, a linha 133 (Vida Nova), que é operada por cooperativa, deixa de atender ao Terminal Santa Lúcia.

Melhorias no espaço e segurança nas travessias

As obras complementares realizadas no Terminal Santa Lúcia envolveram a finalização da Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.

O espaço, que já conta com iluminação em LED e acessibilidade, também recebeu reposicionamento do piso tátil em alguns pontos, reforma nos portões e gradis e renovação da pintura de 12 bancos de concreto. Dois bebedouros, dois paraciclos e 12 lixeiras foram instalados no terminal. As melhorias foram realizadas pelas equipes de serviços de manutenção da Emdec. A comunicação visual está sendo renovada, incluindo a indicação do atendimento das linhas nos totens. 

Desde setembro, a Emdec vem reforçando a segurança na circulação de pedestres na avenida Ruy Rodriguez, no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Dois novos pontos de travessia de pedestres foram sinalizados, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí.

Novos semáforos, com botoeiras, foram ativados na altura do cruzamento da Ruy Rodriguez com a Pedro Galhardi; e anterior à rua Abílio José dos Santos (sentido bairro – Centro). Gradis também foram instalados no trecho desde a altura da rua Piracicaba até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia. Uma ilha de refúgio de pedestres também foi executada, na travessia junto ao terminal. E a acessibilidade foi ampliada no entorno, com a execução de novas rampas e instalação de piso podotátil.

Orientações aos usuários

Nos dias que antecedem a operação, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre o fechamento do terminal. A orientação também terá foco nos pedestres para utilização das travessias dentro e no entorno do espaço. Faixas informativas serão fixadas no entorno do terminal com as mesmas orientações.

Localizado na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda, o Terminal Santa Lúcia integra o Corredor BRT Ouro Verde e conta com área de 12,3 mil metros quadrados. Ele integra o Lote 4, trecho 2 da implantação do BRT Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. As obras foram executadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda.

Informações: Prefeitura de Campinas

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EMTU inicia diálogo com o Consórcio ABC sobre reorganização do transporte intermunicipal

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) iniciou diálogo, nesta segunda-feira (25/11), com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC sobre a atualização do Plano de Corredores Metropolitanos (PCM) da Grande São Paulo. O objetivo é que haja troca de informações entre as partes durante o processo de reorganização do transporte intermunicipal que está sendo planejado pelo órgão estatal.  

A apresentação da proposta ocorreu durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana, na sede da entidade regional, com participação das cidades consorciadas e representantes dos municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A visita da EMTU ao órgão que representa as prefeituras do Grande ABC é a primeira da companhia controlada pelo Governo do Estado a um consórcio público para detalhar o novo programa.
 
Criado em 2010, o PCM é a referência para o planejamento estratégico da rede de transportes de média e baixa capacidades da Região Metropolitana de São Paulo. A atualização apresentada aos municípios é a primeira desde o lançamento da iniciativa e será realizada pela TTC Engenharia de Tráfego e de Transportes.

O estudo indicará as principais ligações para a implementação de eixos estruturados de transporte de média capacidade. O objetivo do PCM é orientar a tomada de decisão e planejamento para o transporte intermunicipal, auxiliando projetos de corredores de transporte e iniciativas para a racionalização dos serviços e renovação tecnológica.

Durante a reunião do GT, os representantes da empresa estatal solicitaram a cooperação técnica do Consórcio ABC e das prefeituras municipais para o compartilhamento de informações, além de sugestões e apontamentos das necessidades de adequação do PCM para a região.

“Queremos agradecer a gentileza e prontidão de nos recebem. Vamos trabalhar e construir juntos o Plano de Corredores Metropolitanos”, afirmou Paulo Rogério Leão da Rocha, chefe do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU.

Por sua vez, o coordenador do GT Mobilidade do Consórcio ABC e secretário-adjunto de Mobilidade Urbana de Santo André, Edilson Factori, destacou a importância do trabalho integrado entre todos os atores envolvidos para o planejamento metropolitano. “O Plano de Corredores Metropolitanos é uma referência para o planejamento estratégico do transporte na Grande São Paulo. Estamos à disposição para trabalharmos juntos”, ressaltou.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, pontuou que a entidade regional é o espaço mais adequado para essa discussão. “A procura da EMTU pelo Consórcio demonstra a importância da existência desse organismo de governança regional. Um tema dessa relevância, os corredores metropolitanos e seus benefícios para a mobilidade e economia regional, receberá total atenção do Consórcio”, afirmou.

A EMTU é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano em cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O Grande ABC compõe uma subárea de transporte metropolitano na Grande São Paulo, antes chamada de Área 5, composta por Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A região é cortada pelo Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, também conhecido como Corredor ABD, gerenciado pela EMTU, e futuramente também receberá o BRT-ABC (sistema rápido de ônibus elétricos que conectará a região à capital), que está em fase de conclusão de obras da Fase 1.

Demanda antiga

A participação da discussão sobre a reorganização do transporte intermunicipal na região é uma demanda antiga do Consórcio ABC e trabalhada em várias frentes. Em 2012, a entidade que representa as prefeituras da região elaborou o Plano Regional de Mobilidade do Grande ABC, que desenha uma reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo.  

Em 2023, o Consórcio ABC solicitou verba ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, para um Novo Plano Regional de Mobilidade Urbana. Em agosto deste ano, a União confirmou o repasse de R$ 4,5 milhões para a confecção deste estudo.

Também com o foco na melhoria do transporte público regional, a Assembleia de Prefeitos recebeu, em maio deste ano, representantes da Next Mobilidade, responsável pela construção do BRT-ABC, e solicitou maior aproximação dos municípios no processo de implementação, no intuito de começar um planejamento de reorganização das linhas municipais para abastecer o novo ramal.

Informações: Consorcio ABC

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Tarifa do transporte coletivo em Goiânia e região Metropolitana permanecerá em R$ 4,30, garante CMTC

Diferente dos moradores de Anápolis, quem vive em Goiânia e região Metropolitana não terá o valor da passagem de ônibus reajustada e continuará pagando os mesmos R$ 4,30 para se deslocar nas centenas de linhas que integram o sistema.

Quem garante a manutenção do valor é a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), que revelou, exclusivamente ao Portal 6, que não está em pauta nenhum reajuste da tarifa ao usuário do transporte público dessas regiões.

De acordo com o colegiado, a manutenção é fruto de um congelamento do valor que ocorre desde 2019. Em Goiânia e região Metropolitana, parte da tarifa é subsidiada por prefeituras e Governo de Goiás.

Ainda de acordo com a gestão estadual, caso não houvesse aporte financeiro das administrações, o valor da passagem seria de R$ 9,38, conforme atualização da tarifa técnica, ocorrida em janeiro de 2024.

Levantamentos mais recentes apontam que o sistema atende 254 mil pessoas mensalmente, o que corresponde a 12 milhões de viagens no período, totalizando 144 milhões a cada ano.

Informações: Portal 6

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Pessoas com deficiência podem renovar benefícios de isenção do Cartão TRI até sexta-feira

Pessoas hipossuficientes com deficiência permanente física, mental, auditiva ou visual e seus acompanhantes podem encaminhar a documentação para renovação do Cartão TRI até sexta-feira, 29. O benefício de isenção tarifária, que já havia sido prorrogado pelos decretos municipal 22.647/2024 e estadual 57.596/2024. 

“É importante que os beneficiados não deixem para a última hora para renovar suas isenções. Os interessados podem procurar o posto de atendimento para encaminhar a documentação e garantir o benefício”, ressalta o diretor-presidente substituto da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso. 

As informações sobre a documentação necessária para a obtenção do auxílio estão disponíveis na página de Isenções e benefícios no transporte coletivo ou pelos números 118 e 156 da Central de Atendimento ao Cidadão. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

O Posto de Atendimento para Pessoas com Deficiência e Idosos da EPTC funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1105.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Em Cuiabá, Motoristas participam de capacitação para atendimento a pessoas com deficiência

Motoristas que atuam no transporte coletivo de Cuiabá participaram de uma capacitação voltada ao atendimento de pessoas com deficiência (PCDs). A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), trabalha em parceria com as empresas de ônibus para garantir um atendimento de excelência e serviços de qualidade à população. Na última semana, o treinamento foi direcionado aos motoristas da empresa Caribus, mas o processo de qualificação já contemplou colaboradores de outras empresas, como a Rápido Cuiabá, que realizou o treinamento há cerca de dois meses.

“Essa capacitação é realizada anualmente e inclui todos os motoristas do sistema. Atualmente, cerca de 800 motoristas recebem esse treinamento, assegurando que 100% dos profissionais estejam aptos a atender com respeito e eficiência os usuários com necessidades especiais”, informou o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib.

O curso, ministrado na garagem da Caribus, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Durante o treinamento, os motoristas participaram de simulações que os colocaram na perspectiva de pessoas com deficiência, promovendo empatia e compreensão sobre as necessidades específicas desse público. A frota atual de Cuiabá é composta por 360 veículos, sendo 100% equipada com elevadores para pessoas com deficiência.

“Essas capacitações reforçam a importância de um atendimento humanizado e cuidadoso, com orientações sobre como proceder em diferentes situações e os cuidados necessários para garantir conforto e segurança aos usuários com deficiência”, concluiu a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Informações: Prefeitura de Cuiabá

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SPTrans muda temporariamente o itinerário da linha 9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana na Zona Norte


A SPTrans informa que, a partir da 0h01 da quarta-feira (27), a linha 9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana terá o seu itinerário alterado devido à interferência viária em Santana, na Zona Norte. 

Confira a mudança:

9717/10 Jd. Almanara - Metrô Santana

Ida: Av. Dep. Cantidio Sampaio, prosseguindo normal até a Rua Antônio Nascimento  Moura, Av. Brás Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, prosseguindo normal até a Rua Ezequiel Freire.

Volta: Rua Ezequiel Freire, prosseguindo normal até a Rua Alfredo Guedes, Rua Voluntários da Pátria, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Brás Leme, Rua Marambaia, prosseguindo normal até a Av. Dep. Emílio Carlos.

Atenção
 
Sentido Centro

Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Rua Brazeliza Alves de Carvalho, 113 e 323 e Av. Olavo Fontoura, 1400 terão como opção a parada localizada na Av. Brás Leme, 1000. Já os que utilizam a parada localizada na Av. Olavo Fontoura, 327 terão como opção o ponto da Rua Paineira do Campo, 45.
 
Sentido bairro

Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av. Olavo Fontoura, 327, 650 e 656 terão como opção a parada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1099. Já os que utilizam a parada localizada na Av. Olavo Fontoura, 1400, 2134 e 2222 terão como opção o ponto da Rua Marambaia, 321.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Aquático-SP transportou 187 mil passageiros em seis meses de operação

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

O Aquático-SP transportou 187 mil passageiros nos seis primeiros meses de operação. O primeiro transporte hidroviário público da cidade de São Paulo iniciou suas atividades em 13 de maio e, desde então, já realizou mais de 8,3 mil viagens. O modal beneficia 385 mil pessoas dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, na Zona Sul, com uma ligação mais rápida entre os bairros Cantinho do Céu e Mar Paulista, onde estão localizados os Terminais Hidroviários. A viagem, que é feita de ônibus em cerca de 1h20 minutos, dura 17 minutos com as embarcações do Aquático-SP pelas águas da Represa Billings.

Nesses seis meses, a operação do Aquático-SP foi ampliada. Na semana da inauguração, o transporte de passageiros era realizado entre às 10h e 16h por duas embarcações. Atualmente o atendimento à população é realizado das 5h às 21h e cinco barcos são utilizados na operação. Esse horário de funcionamento foi adotado a partir de 30 de setembro. Nesse mês de novembro, considerando os dez primeiros dias de operação, a média é de 1.370 pessoas transportadas por dia.

Das cinco embarcações do Aquático-SP, duas têm capacidade para 60 pessoas, o Bororé I e o Santo Amaro. Ambas com ar-condicionado, tomadas USB, conexão de internet, espaço para duas cadeiras de rodas, sanitário acessível para pessoas com mobilidade reduzida e área para bicicletas.  Desde o primeiro dia de operação já foram transportados mais de 570 passageiros com bicicletas. Duas embarcações levam até 30 passageiros, o Biguá 1 e o Biguá 2. E o barco Apurá tem capacidade para 47 pessoas. As viagens são realizadas somente com passageiros sentados.

Economia de tempo
A ligação entre os terminais Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas é realizada em um percurso de 5,6 quilômetros. O Aquático-SP trouxe significativa redução nos deslocamentos da população rumo a regiões como Santo Amaro e o Centro da cidade. O que possibilitou importante ganho na qualidade de vida das pessoas. É uma hora a menos no trânsito em cada um dos períodos do dia. Isto é, para as pessoas que utilizam o Aquático-SP na ida e na volta são duas horas que podem ser utilizadas para ficar mais com a família, descansar, estudar e até mesmo para o lazer.

Integração
E, para garantir a conexão e integração com o restante do sistema de transporte da cidade, foram criadas duas linhas de ônibus. Ambas são operadas com ônibus elétricos a bateria, reforçando a proposta de um transporte sustentável. A linha 627M-10 faz a ligação entre o Terminal Hidroviário Mar Paulista e o Terminal Santo Amaro, onde o passageiro encontra mais de 60 opções de linhas para toda a cidade ou o sistema metroferroviário. Já a linha 606C-10 é circular no bairro Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro. Desde o início da operação do Aquático-SP, as duas linhas já transportaram mais de 210 mil passageiros.

Os terminais Hidroviários Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas  são operados pela concessionária SPS VivaCidade - responsável pela operação de outros dez terminais urbanos da cidade, inclusive o Terminal Santo Amaro, com o qual é feita integração por ônibus. Os terminais contam com sinalização moderna, banheiros, bilheteria e bicicletário com 50 vagas cada um.

Informações: SPTrans

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Começa a operar nova linha de ônibus entre Colombo e Curitiba

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) comunica o início de operação, nesta terça-feira (19), da nova linha S02-Roça Grande/Linha Verde. Essa rota ligará o Terminal Roça Grande, em Colombo, à recém-inaugurada Estação-Tubo Solar, em Curitiba, criando uma conexão estratégica entre a Região Metropolitana e a Capital.

A nova linha contará com 37 viagens por dia, beneficiando mais de 3 mil usuários diariamente. Com trajetos diretos pelos bairros Jardim Osasco e Campo Pequeno, a operação atenderá uma demanda importante de passageiros que necessitam acessar serviços essenciais na região.

Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, a iniciativa reflete o compromisso da agência em melhorar a mobilidade metropolitana. “Acompanhamos de perto a operação do transporte coletivo ouvindo as principais demandas da população. A conexão do Terminal Roça Grande com a Linha Verde amplia as opções de deslocamento para os moradores, oferecendo mais rapidez e eficiência no transporte diário. Isso significa mais qualidade de vida para quem depende desse serviço”, destaca.

A linha metropolitana S02 também se integrará com outras importantes linhas urbanas e alimentadoras, como a 350-Solar/Pinheirinho e a 361-Augusto Stresser, além dos alimentadores 213-São João e 212-Solar, facilitando ainda mais o deslocamento dos usuários entre Colombo e Curitiba.

Gilson Santos ressalta que a Amep está em constante processo de adaptação e aprimoramento do transporte coletivo metropolitano que atende Colombo. Recentemente, foi a retomada a linha B72-Colombo/Guadalupe (via T. Roça Grande), que agora tem ligação direta à sede do município, e o aumento de horários dos alimentadores S12-Parque Embu, S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza.

Também foi criada a linha B06-Guaraituba/Rui Barbosa (via T. Maracanã - Semidireto), que facilita o acesso ao centro de Curitiba, passando pela Avenida Marechal Deodoro e Praça Rui Barbosa.

Informações: Governo do Paraná

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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