Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT Ouro Verde: Terminal Santa Lúcia será atendido pela BRT12 e quatro alimentadoras

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O Terminal BRT Santa Lúcia será acessado exclusivamente pelos usuários e será atendido pela linha BRT12 e por quatro alimentadoras, a partir da sexta-feira, 29 de novembro. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) proporciona mais segurança e conforto aos usuários e operadores. O acesso passa a ser feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code.

O Santa Lúcia, que já é atendido pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), passa a contar com o atendimento da linha BRT12 (agora denominada Santa Lúcia – paradora). A BRT12 agora partirá do Santa Lúcia, mantendo o atendimento ao Terminal Campos Elíseos e o acesso ao Centro pelo Corredor Perimetral. Entre os terminais Campos Elíseos e Santa Lúcia, a BRT12 passa a atender também a Estação BRT Piracicaba. Terá intervalos de 18 minutos, em dias úteis, nos horários de pico.

“As mudanças representam, efetivamente, a operação do Santa Lúcia como terminal. É mais um passo que damos para ativação gradativa de todos os terminais e estações do BRT. Com a oferta de linhas alimentadoras, buscamos estimular a adesão dos usuários às linhas do BRT Ouro Verde”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A nova operação do terminal será viabilizada pelo seccionamento (otimização do trajeto) de linhas existentes. As linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha) serão extintas e transformadas nas alimentadoras 158 e 143, que ligarão os respetivos bairros até o Santa Lúcia, deixando de acessar o terminal Campos Elíseos e o Centro. Para chegar ao Centro, os usuários deverão realizar a integração gratuita com as três linhas BRT.

A 158 (Terminal Vila União) ligará, portanto, os terminais Vila União e Santa Lúcia, via Jardim Yeda. A 143 (Jardim Santa Terezinha) fará o trajeto Jardim Santa Terezinha – Terminal Santa Lúcia. A linha 150 (Vila União I) terá o trajeto prolongado até o Terminal BRT Santa Lúcia, onde terá função alimentadora, e deixa de atender ao Terminal Vila União. Já a 152 (Vila União III) mantém o atendimento ao Terminal Vila União e incorpora a operação do Terminal BRT Santa Lúcia ao trajeto.

As plataformas BRT (piso alto) entram em operação e passam ser utilizadas pelas linhas BRT. Elas possuem estrutura metálica e pisos em granito; vidro laminado duplo e portas automáticas. As linhas convencionais mantêm o atendimento às plataformas BRS (piso baixo), localizadas nas laterais do terminal, com embarque e desembarque pela direita. São elas: 116, 118, 119, 125, 131, 132, 134 e 136. Também terão embarque e desembarque nas plataformas BRS as alimentadoras 143, 150, 152 e 158. Por conta do fechamento e pagamento da tarifa desembarcado, a linha 133 (Vida Nova), que é operada por cooperativa, deixa de atender ao Terminal Santa Lúcia.

Melhorias no espaço e segurança nas travessias

As obras complementares realizadas no Terminal Santa Lúcia envolveram a finalização da Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.

O espaço, que já conta com iluminação em LED e acessibilidade, também recebeu reposicionamento do piso tátil em alguns pontos, reforma nos portões e gradis e renovação da pintura de 12 bancos de concreto. Dois bebedouros, dois paraciclos e 12 lixeiras foram instalados no terminal. As melhorias foram realizadas pelas equipes de serviços de manutenção da Emdec. A comunicação visual está sendo renovada, incluindo a indicação do atendimento das linhas nos totens. 

Desde setembro, a Emdec vem reforçando a segurança na circulação de pedestres na avenida Ruy Rodriguez, no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Dois novos pontos de travessia de pedestres foram sinalizados, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí.

Novos semáforos, com botoeiras, foram ativados na altura do cruzamento da Ruy Rodriguez com a Pedro Galhardi; e anterior à rua Abílio José dos Santos (sentido bairro – Centro). Gradis também foram instalados no trecho desde a altura da rua Piracicaba até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia. Uma ilha de refúgio de pedestres também foi executada, na travessia junto ao terminal. E a acessibilidade foi ampliada no entorno, com a execução de novas rampas e instalação de piso podotátil.

Orientações aos usuários

Nos dias que antecedem a operação, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre o fechamento do terminal. A orientação também terá foco nos pedestres para utilização das travessias dentro e no entorno do espaço. Faixas informativas serão fixadas no entorno do terminal com as mesmas orientações.

Localizado na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda, o Terminal Santa Lúcia integra o Corredor BRT Ouro Verde e conta com área de 12,3 mil metros quadrados. Ele integra o Lote 4, trecho 2 da implantação do BRT Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. As obras foram executadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda.

Informações: Prefeitura de Campinas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960