Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Conheça o trem ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos em seis minutos

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Os moradores de São Paulo terão em breve um novo meio de transporte para acessar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A ideia é que uma nova rede de trens substitua os ônibus que ligam os terminais e a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

A projeção é que o projeto do aeromóvel, chamado de ‘People Mover’, entre em operação em dezembro deste ano. Procurada, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, não informou o início da operação. 

“O terceiro veículo do aeromóvel, de cor laranja, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, completando a frota ao lado das versões azul e verde, entregues anteriormente”, afirmou a empresa Aerom, responsável pela implantação do aeromóvel, que, atualmente, está em fase final no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O sistema conta com estações nos três terminais e uma conexão direta com a Linha 13-Jade da CPTM. Assim como os coletivos que fazem o trajeto por terra atualmente, o serviço do aeromóvel será gratuito. O sistema irá funcionar em via elevada exclusiva. 

Trem de rápida ligação 

As composições levarão até 2 mil pessoas por hora, por sentido, dos três terminais de passageiros do aeroporto até a estação da CPTM, um trajeto de 2.700 metros de extensão.

A expectativa é de que o veículo deverá percorrer o caminho da estação até os terminais 1, 2 e 3 em apenas seis minutos. “Demais informações serão divulgadas ao final das obras”, disse a GRU Airport. 


Cada modelo aeromóvel A200, com dois carros articulados e 24,7 metros de comprimento, é equipado com portas automáticas, ar-condicionado, sistema antifogo, saídas de emergência, acessibilidade e amplo espaço para bagagens.

Os trens também contam com Wi-Fi e monitores informativos.

Duas opções de transporte 

Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-Jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.

Outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de hora em hora. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.

Nota da GRU Airport

"GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que o terceiro veículo da composição foi recebido pelo consórcio AeroGRU, responsável pelas obras do sistema APM (Automated People Mover).  As composições levarão até duas mil pessoas por hora, por sentido, dos três terminais de passageiros do aeroporto até a estação da CPTM, em 2.700 metros de extensão. Demais informações serão divulgadas ao final das obras". 

Informações: Gazeta SP

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Trensurb faz alterações nos serviços do metrô e ônibus integrados

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), reduziu os intervalos entre as viagens em horários de pico e alterações no embarque e desembarque dos ônibus integrados em Porto Alegre. Com a mudança, que iniciou nesta quarta-feira (9), o intervalo passa de 15 para 12 minutos nos horários de maior movimento. 

“Estas melhorias estão sendo postas em prática, pois nossas equipes de operação detectaram um acréscimo significativo na demanda de usuários na última semana, que ultrapassou a casa dos 70 mil passageiros diários, e imediatamente começaram a estudar alternativas para qualificar os serviços. Estamos propondo alterações que também visam melhorar o conforto neste transbordo”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. 

Alterações foram feitas para facilitar o fluxo no embarque e desembarque. A Estação Aeroporto passa ser o terminal de transbordo dos passageiros que utilizam os ônibus com destino ao centro Porto Alegre, como também aos terminais São Pedro e Rodoviária.

Aqueles passageiros que desejam ir ao Centro de Porto Alegre embarcarão em ônibus que realizará a viagem direta, sem paradas até o terminal localizado na avenida Júlio de Castilhos. Já os passageiros que querem desembarcar junto às estações São Pedro e Rodoviária embarcarão em outro ônibus, que realizará o trajeto circular entre as estações Aeroporto, São Pedro e Rodoviária.

O terminal de ônibus da Estação Farrapos passa a operar apenas para desembarque dos passageiros que saem do Centro de Porto Alegre e dos terminais Rodoviária e São Pedro. Assim, os passageiros que embarcam nos ônibus no Centro de Porto Alegre permanecem realizando o transbordo para os trens na Estação Farrapos. E os usuários que desejarem embarcar nas estações Rodoviária e São Pedro também poderão utilizar a linha de ônibus circular.

Como funcionará as linhas: 

Linha direta da Estação Aeroporto ao terminal Júlio de Castilhos – Embarque no terminal de integração da Estação Aeroporto da Trensurb, na parada ao sul, com desembarque no terminal da Av. Júlio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre, entre ruas Dr. Flores e Vigário José Inácio. Embarque nos ônibus das 5h20 às 00h10.

Linha direta do terminal Júlio de Castilhos à Estação Farrapos – Embarque no terminal da Av. Júlio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre, com desembarque no terminal de integração da Estação Farrapos da Trensurb. Embarque nos ônibus das 5h10 às 22h20.

Linha circular atendendo as estações São Pedro e Rodoviária – No sentido sul (Centro de Porto Alegre), embarque no terminal de integração da Estação Aeroporto, com desembarque no terminal de integração da Estação São Pedro ou em parada junto à Estação Rodoviária, na Rua Santo Antônio. No sentido norte, embarque no terminal de integração da Estação São Pedro ou na parada junto à Estação Rodoviária com desembarque no terminal de integração da Estação Farrapos. Embarque nos ônibus das 5h30 às 22h10.

Informações: Brasil de Fato RS

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MobiBrasil renova frota com 20 ônibus articulados Caio Millennium V da Região Metropolitana do Recife

Os novos ônibus Millennium V Articulados possuem 18.595 mm de comprimento e uma capacidade para até 141 passageiros. Equipados com chassis Mercedes-Benz O-500 MA 2838, esses veículos têm motorização traseira e atendem aos padrões Euro VI, um marco ambiental que foi recentemente implementado no Brasil. Esta tecnologia permite que a operação do BRT seja mais limpa e eficiente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar nas cidades atendidas.

Conforto e acessibilidade para todos os passageiros
Com foco no conforto, os ônibus Millennium V apresentam poltronas totalmente estofadas e ergonômicas, equipadas com encosto de cabeça e apoio para os braços, projetadas para oferecer uma experiência agradável durante a viagem. Esses veículos também foram projetados para garantir total acessibilidade. Os ônibus possuem um espaço reservado para cadeirantes, poltronas adaptadas para pessoas obesas e assentos prioritários para pessoas com deficiência (PcD), idosos e passageiros com mobilidade reduzida. Além disso, um elevador automático está disponível na porta central para facilitar o acesso de cadeirantes e outros passageiros com necessidades especiais.

Para atender à demanda por um embarque e desembarque ágil, os veículos contam com sete portas, sendo cinco centrais e uma traseira, além de uma dianteira equipada com um acionamento de emergência. A presença dessas portas facilita a movimentação dos passageiros, contribuindo para uma operação mais rápida e segura, alinhada aos princípios do BRT.

Tecnologia embarcada de ponta
Os novos ônibus articulados da MobiBrasil também trazem uma série de tecnologias embarcadas para proporcionar uma viagem mais confortável e segura. Os veículos possuem ar-condicionado, iluminação LED no salão interno e nas caixas de porta, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, além de tomadas USB, para que os passageiros possam carregar seus dispositivos eletrônicos durante a viagem. Além disso, os ônibus estão equipados com microcâmeras para monitoramento, wi-fi e um painel numérico digital com indicador de velocidade, localizado na cúpula dianteira.

Essas tecnologias visam oferecer mais comodidade aos passageiros e possibilitam o uso de sistemas de telemetria, que ajudam na gestão da frota e na manutenção preventiva dos veículos. Essas inovações não apenas aprimoram a experiência dos passageiros, mas também reforçam o compromisso da MobiBrasil em oferecer um serviço de qualidade e seguro.

Caio: uma história de inovação e compromisso com a mobilidade
A parceria da MobiBrasil com a Caio se estende há muitos anos, fortalecida pela confiança na marca e na qualidade dos produtos. Com mais de 78 anos de atuação, a Caio se consolidou como referência em soluções de mobilidade, oferecendo ônibus urbanos com excelente custo-benefício. A empresa também se destaca pela excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição e pelo suporte oferecido aos operadores de transporte, que inclui manuais de operação e manutenção.

Com essa nova aquisição, a MobiBrasil não apenas reforça sua frota, mas também reafirma seu compromisso com o bem-estar dos passageiros e com o desenvolvimento de um transporte público mais sustentável e acessível para os cidadãos da Região Metropolitana do Recife.

Informações: Ônibus e Transporte

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Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem a maior ciclovia à beira-mar do Brasil

A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem a maior ciclovia à beira-mar do Brasil. Com cerca de 22,5 km de extensão, a via acompanha o calçadão da praia, que teve sua construção iniciada em 1993. Acompanhando a orla, a ciclovia vai desde a cidade vizinha, Mongaguá, até a Ponte do Mar Pequeno, em São Vicente.

Ao longo do trajeto, a ciclovia passa por regiões como a Praia de Mirim e Praia de Solemar, por exemplo. Em 2023, Praia Grande já contava com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas. De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a cidade também possui a maior malha cicloviária da Baixada Santista.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), um terço da população da cidade possui bicicleta e a utiliza como meio de transporte diário. O número equivale a, aproximadamente, 100 mil pessoas. Durante o período de temporada, o número costuma crescer com a presença de turistas.

O município também já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”, concedidos por entidades como a Associação Brasileira de Ciclistas. Além disso, Praia Grande ganhou outros reconhecimentos pelo Instituto Pedala Brasil e pela União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010.

Informações: Mobilidade Estadão

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Google Maps lança compra de bilhetes de metrô pelo app; Salvador é pioneira no Brasil

O Google, em parceria com a CCR Bahia, lançou uma nova funcionalidade no Google Maps que permite aos usuários do metrô de Salvador comprarem passagens diretamente pelo aplicativo. A capital baiana é a primeira cidade brasileira a receber esse recurso, que possibilita o armazenamento dos bilhetes na Carteira do Google, disponível para dispositivos Android.

Além de facilitar a compra de bilhetes, o Google Maps já oferece informações em tempo real sobre o tráfego para ônibus e metrô na cidade, tornando a experiência de mobilidade mais prática e eficiente.

Segundo João Frigatto, gerente de Parcerias para o Google Maps no Google Brasil, "essa é a primeira vez que integramos o Maps à Carteira do Google no Brasil, e Salvador é a pioneira entre seis capitais que irão receber essa novidade", disse em comunicado.

Como usar o recurso
Para utilizar o serviço, o processo é simples. Basta abrir o Google Maps, selecionar o trajeto de transporte público desejado, optar pela rota do metrô e escolher a opção "Use seu smartphone para pagar a viagem".

O usuário é então redirecionado para a página de pagamento, onde pode finalizar a compra e salvar o bilhete na Carteira do Google.

Com o QR Code armazenado no aplicativo, os passageiros podem acessar as estações de metrô de forma rápida e segura, sem a necessidade de bilhetes físicos.
 
Informações: Terra

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Novos ônibus chegam à frota do sistema de Transporte Coletivo de Blumenau

A partir desta quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes ( SMTT),  contará com mais quatro novos ônibus pesados 0km na frota do sistema de transporte coletivo. 

Os novos veículos, modelo MBB, OF 1721, Caio Apache Torino U, com prefixos 9217, 9218, 9219 e 9220, substituirão os antigos ônibus de números 9122, 9140, 9164 e 9178.

Com a entrada desses veículos, serão 20 ônibus 0km em operação, de um total de 30 que deverão entrar em circulação ao longo do mês de outubro. 

A renovação antecipada da frota faz parte do compromisso da Concessionária Blumob, conforme estabelecido no Contrato de Concessão 042/2017, que prevê a substituição de 97 veículos até julho de 2025, quando completarem oito anos de uso.

O secretário da SMTT , Fábio  Campos, comenta: "A modernização da frota estava prevista em contrato para ocorrer entre julho e dezembro de 2025. Entretanto,  SMTT antecipou a ação para atender melhor os passageiros do transporte coletivo."

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância dos compromissos assumidos e honrados para a melhoria no transporte coletivo. “O aumento gradativo de horários, a garantia de que todos os ônibus tenham acessibilidade e a renovação da frota são os nossos compromissos com a comunidade sendo cumpridos. Milhares de pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias em Blumenau e ele é extremamente importante para a mobilidade da cidade. Seguir avançando é nosso dever enquanto gestão pública”.

A renovação da frota visa proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros, além de melhorar a qualidade do serviço oferecido à população de Blumenau.
 
Informações: Prefeitura de Blumenau

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No DF, Pagamento de passagens com dinheiro em espécie cai para 8%

O sistema de bilhetagem 100% eletrônico completou 90 dias, e os dados do programa apontam a preferência dos usuários pelos meios digitais de pagamento das passagens. O uso de dinheiro em espécie nos ônibus caiu para 8%, considerando os acessos totais em que são incluídos todos os meios de pagamento mais as gratuidades. Entre os acessos pagos, os meios digitais ultrapassam 87% das viagens.

“Foi uma evolução muito superior ao que esperávamos”, avalia o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves. “Estamos incluindo mais 171 linhas no sistema, e com isso chegamos a 433 linhas com pagamento digital, correspondendo a 46% do total de linhas do transporte coletivo da capital.”

Desde 1º de julho, quando foram anunciadas as primeiras linhas do sistema, o pagamento com cartão de débito e crédito por aproximação saiu de zero para 8,2%, aproximando-se do nível de outras cidades onde o sistema foi implantado há bastante tempo.

Aumento da procura

De acordo com o BRB Mobilidade, um estudo recente da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da marca, revelou que Brasília foi a quinta cidade com mais transações por aproximação feitas com credenciais de débito e crédito Visa, entre janeiro de 2022 e maio de 2024. O sistema de pagamento de passagens vai contribuir para ampliar essa marca.

Outro meio de pagamento de passagens que obteve boa aceitação do público é o Cartão Mobilidade, que dá direito à integração com até três acessos no período de três horas, cobrando apenas uma tarifa. A emissão do cartão cresceu 11% desde junho, subindo para mais de 600 mil unidades. O uso desse meio de pagamento nos ônibus do DF corresponde a 46,6% dos acessos.

O bilhete avulso (QR Code), uma variação do pagamento em espécie, tem sido pouco utilizado. Foram emitidos 3.065 bilhetes desde o lançamento, em 13/8 – uma média de 61 bilhetes por dia. O bilhete é impresso para acesso único, no valor exato da tarifa, e tem validade de 48 horas.

Etapas do programa

O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico teve início em 1º de julho, com 52 linhas (5,65% do total). Foram dez da Piracicabana, 15 da Pioneira, sete da Urbi, dez da Marechal e dez da BsBus.

Em 15 de agosto, a Semob inseriu o segundo lote, com 99 linhas, subindo para 151 linhas (16% do total). Foram acrescidas 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, dez da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus.

O terceiro lote, que começou a funcionar em 12 de setembro, inseriu no sistema 111 linhas , passando para 262 (28% do total), sendo 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB.

E, no próximo dia 14, serão acrescidas 171 linhas, passando para 433 linhas (46% do total). São 54 linhas da Piracicabana (total de 123), 30 da Pioneira (81), 46 da Urbi (87), 17 da Marechal (67) e outras 24 da BsBus (73).

*Com informações da Semob

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Chegada de novos ônibus marca nova fase do transporte coletivo de Toledo

As ruas e avenidas da Capital Paranaense do Agronegócio ganharam novas cores nos últimos dias. Desde o fim de setembro estão circulando os novos ônibus da Viação Sorriso de Toledo, concessionária do transporte coletivo urbano que renovou o vínculo com a administração municipal em abril.

Até o momento, 23 dos 28 veículos novos adquiridos pela empresa já estão sendo utilizados – os outros 5 encontram-se na cidade e aguardam emplacamento. Além da cor diferente (azul e cinza, contrastando com o tradicional vermelho e cinza), estes carros disponibilizam recursos que oferecem um salto de qualidade em termos de conforto, acessibilidade, tecnologia e segurança.

Todos estes veículos têm elevador e espaço reservado para cadeira de rodas, ar-condicionado, sinal wi-fi, câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, entrada USB para carregamento de celulares ou outros dispositivos móveis, estrutura para pagamento eletrônico da tarifa (incluindo roleta com contagem eletrônica), bancos com revestimento de alto padrão, GPS que possibilita acompanhamento do trajeto em tempo real pelo aplicativo “Busão na Mão – Toledo”, e informativos em LED nas partes interna e externa. “Estes veículos assinalam o início de uma nova fase no transporte coletivo urbano de Toledo, um salto de qualidade que fará Toledo oferecer, em breve, o melhor serviço do Brasil com a menor tarifa do Paraná”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

De acordo com o gerente-geral da Viação Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, a renovação da frota e a disponibilidade destes recursos constam no contrato de concessão. “Entre as tecnologias embarcadas está a telemetria, com controle em tempo real de diversos parâmetros operacionais. São informações acompanhadas em tempo real pela empresa e compartilhadas com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que pode acionar a Guarda Municipal em casos mais urgentes”, explica.

Daniel pontua que a renovação da frota terá continuidade nos próximos anos. “Existe a obrigação contratual de que a idade média dos nossos veículos seja de cinco anos, com tempo máximo de circulação de 10 anos. Entregues estas 28 unidades zero quilômetro, vamos iniciar um processo gradual de troca dos outros 17 carros que operam o transporte coletivo urbano, o que deve levar entre dois a três anos”, explica. “Neste novo contrato temos um desafio, que é o mesmo enfrentado por outras cidades do Brasil, que entregar um serviço essencial, de grande qualidade, com nível de excelência suficiente para convencer as pessoas a deixarem o veículo próprio em casa e fazerem seus deslocamentos com transporte coletivo, o que também é uma questão de responsabilidade socioambiental.. As cláusulas da concessão caminham nesta direção, permitindo oferecer ainda mais confiável para a população”, analisa o gerente-geral.
 
Informações: Prefeitura de Toledo

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