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SPTrans altera itinerário de linhas 778J/41 e 778R/10 a partir de sábado, 10

quarta-feira, 7 de agosto de 2024


A SPTrans informa que a partir de sábado (10), as linhas 778J/41 COHAB Raposo Tavares - Metrô Barra Funda e 778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel terão seus itinerários alterados em ambos os sentidos para melhor atender os passageiros que as utilizam.

Confira a alteração:

778J/41 COHAB Raposo Tavares - Metrô Barra Funda 
778R/10 COHAB Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
Ida: R. Cachoeira do Arrependido, Av. Victor Civita, Av. Ayrton Senna, R. Darcy Ribeiro, R. Eça de Queiroz, Av. Victor Civita, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Cachoeira Poraquê, R. Cachoeira do Arrependido, Av. Victor Civita, Av. Ayrton Senna, R. Darcy Ribeiro, R. Eça de Queiroz, Av. Victor Civita, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Prefeitura de Boa Vista começa revitalização de 30 km de ciclovias na capital

A prefeitura de Boa Vista iniciou a revitalização da ciclovia em Boa Vista. Serão mais de 30 km revitalizados. A primeira etapa ocorre na Zona Oeste, no Asa Branca, na rua Mestre Albano, esquina com a Av. São Sebastião, no sentido bairro/centro. A malha cicloviária do município tem uma extensão de aproximadamente 49 km e hoje é uma das principais alternativas para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Os demais trechos passarão por reparos físicos como demolição do antigo piso e reconstrução do novo para posteriormente receberem a pintura. “Além de reduzir acidentes e orientar melhor os usuários, a ciclovia com sinalização adequada promove o uso mais frequente, contribuindo para um sistema de transporte mais eficiente e sustentável”, disse o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Felipe Menezes.

João Paulo de Oliveira é autônomo. A bicicleta é o seu meio de transporte diário para ir e vir ao trabalho. Durante a manhã notou uma movimentação diferente no percurso. “Fui surpreendido com as máquinas da prefeitura, eles já estão deixando a ciclovia diferente e bem melhor”, comemorou.

Manutenção e atualização da sinalização

Desde 2021, a prefeitura implantou 2.412 placas de sinalização vertical e fez a manutenção de outras 5.025. Foram instalados também 16 pontos semafóricos em toda a cidade, além disso, realizou a pintura horizontal de 146.472m2 de vias. Esses serviços são essenciais para garantir a segurança e a funcionalidade das ciclovias.

“Quando vejo a prefeitura melhorando os equipamentos que a cidade tem, eu me sinto cuidada e segura. É bom demais andar por uma rua bem sinalizada, com placas novinhas. Dá pra ver que a gestão tem essa preocupação com quem mora desse lado da cidade também. Fico feliz demais”, disse a moradora Maria Jacira Barros Diniz, aposentada.

Informações: Roraíma1

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Entenda as mudanças no novo projeto do VLT de Salvador

O consórcio Expresso Mobilidade Salvador, que ficará responsável pela construção do trecho do VLT entre a Estação da Calçada e a região da Ilha de São João, convocou os moradores do Subúrbio Ferroviário para uma reunião na manhã desta segunda-feira, 5, no bairro do Lobato, voltada a apresentar as diferenças do novo projeto do modal, em comparação ao antigo monotrilho.

No encontro marcado para acontecer na Associação de Moradores de Santa Luzia do Lobato, na Rua Voluntários da Pátria, nº 975, a empresa, em parceria com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), deve apontar as novidades do projeto do VLT de Salvador, que agora tem um trajeto maior, dividido em três trechos, e com trens diferentes.

O VLT substituirá o antigo transporte ferroviário no Subúrbio, que foi desativado em fevereiro de 2021.

Traçado

O projeto anterior seria tocado pelo consórcio Metrogreen Skyrail, mas foi cancelado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em outubro de 2023, devido a divergências em negociações pelo reequilíbrio econômico do contrato. Ele previa a utilização de um monotrilho elevado, que circularia em 23,3 km de viadutos, saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

Já o novo projeto licitado pelo governo do estado e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT (veículo leve sobre trilho), propriamente dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.

Integração

Se antes a integração com o metrô de Salvador seria realizada na Estação Acesso Norte, agora, no novo VLT, a interligação se dará em dois pontos diferentes do SMSL: uma na Linha 1, na Estação Águas Claras; e outra na Linha 2, na Estação Bairro da Paz.

Viadutos

Outra mudança é que, diferentemente do monotrilho 100% elevado, haverá apenas três viadutos curtos em todo o traçado do novo VLT de Salvador: um na região de Paripe; outro sobre a BR-324, nas proximidades da Estação Águas Claras do metrô; e o terceiro que passará por cima da Avenida Paralela, na integração com a Estação Bairro da Paz.

Reformas

A ideia de implantar o VLT em nível, sem separação em relação às vias tradicionais das regiões do Subúrbio e do miolo de Salvador, obrigou o governo do estado a prever, no Edital de licitação, a urbanização dos espaços ao redor, incluindo praias.

Além disso, é planejada a revitalização da Ponte de São João, por onde passava o antigo trem e também passará o novo VLT; a requalificação da antiga fábrica da São Braz, em Plataforma; e a ampliação do primeiro túnel ferroviário da América do Sul.

Cobrança

O projeto do monotrilho previa estações fechadas, com catracas de cobrança na entrada de cada uma. Agora, com o VLT, o planejamento é a repetição dos sistemas abertos encontrados em diversas cidades do mundo, com ausência de bloqueios de entrada em 29 das 35 paradas do sistema.

Haverá catracas apenas na Estação Calçada, pelo seu tamanho; nas paradas de Águas Claras e do Bairro da Paz, devido à integração do metrô, e nas localidades de Periperi, Paripe, Ilha de São João, consideradas de grande potencial de circulação.

Esse modelo aberto é aplicado nos chamados “trams” europeus, onde os passageiros pagam suas passagens de maneira voluntária, aproximando seus cartões de validadores presentes dentro dos trens ou nas próprias paradas. Também funciona assim no VLT Carioca, do Rio de Janeiro, onde a concessionária local estima uma inadimplência em 14%.

Nesse contexto, a empresa responsável pela operação do sistema deverá ficar responsável pela fiscalização, exigindo o pagamento da passagem e multando aqueles que não o realizarem.

O valor da passagem será o mesmo aplicado no metrô de Salvador, hoje fixado em R$ 4,10.

Informações: A Tarde

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Bilhetagem eletrônica tem início no transporte coletivo de Passo Fundo

O sistema de bilhetagem eletrônica entrou em vigor no último sábado no transporte coletivo urbano de Passo Fundo, no norte do Estado. Antes disso, ocorreu durante o mês passado, a transição do uso dos vales-transportes para o novo sistema, que traz mais facilidade e economia aos passageiros estimulando o uso do transporte coletivo no município.

A Coleurb gerenciou o processo de implementação do sistema, que também acontece nos ônibus da Codepas. Juntas, as empresas somam 114 veículos em circulação, que receberam os validadores que permitem a leitura dos cartões. De acordo com o diretor da Coleurb, Carlos Pereira, uma das vantagens do sistema é que (quando for implementada), no caso de o passageiro precisar recorrer a mais de um ônibus para efetuar o seu trajeto, ele poderá fazer o deslocamento pagando apenas uma tarifa. "O cartão eletrônico possibilita esta funcionalidade de, dentro de um tempo estabelecido, pegar um ônibus e, na linha seguinte, ter custo zero", afirma. A medida ainda está em estudo e depende de aprovação da Prefeitura para a sua implantação efetiva.

O serviço oferece, ainda, mais facilidade para a população. O carregamento de créditos no cartão pode ser feito pela internet, por exemplo. Além disso, o sistema traz segurança aos trabalhadores que atuam diretamente no transporte com a diminuição dos valores dentro dos veículos.

Conforme Pereira, o objetivo é que o transporte coletivo passe por mudanças em seu modelo a fim de que seja modernizado e atenda às necessidades da população. "Estamos construindo soluções diferentes para a qualificação do serviço. A bilhetagem eletrônica é um marco porque, a partir dela, é possível pensarmos em outras alternativas neste sentido", ponderou.

Com a implantação do novo sistema, não são mais aceitas as antigas passagens de estudantes. Já os vales-transportes para a população geral, de cor vermelha, não têm uma data limite definida para a utilização, ou seja, seguem válidos. Neste período, no caso de quem paga a tarifa integral, o acesso ao transporte será de forma híbrida, permitindo tanto a passagem quanto o cartão.

Informações: Correio do Povo

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O que falta para a mobilidade sobre ônibus ser atrativa?

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Sempre que são discutidas as soluções para os problemas do transporte por ônibus no Brasil vemos que o foco se limita aos seus elementos básicos, o feijão com arroz. Aponta-se a falta de velocidade, capacidade, frequência, segurança, confiabilidade, sem contar com o conforto mesmo da viagem. É claro que esses são requisitos básicos para a aceitação desse mais importante meio, mas por que será que até hoje não se conseguiu o apoio para mudar isso?

Ninguém duvida que os ônibus são úteis, mas parece que não são desejados, e em uma sociedade de consumo e com viés importante de desejo por status e distinção, a paixão é o poder que abre todas as portas! Mesmo consertando todos esses defeitos objetivos, já descritos, seremos automaticamente e imediatamente amados?

Ao pesquisarmos as duas palavras do título observamos alguns pontos característicos e curiosos sobre os seus significados. Enquanto a utilidade é medida por objetivos claros a serem alcançados com o uso do objeto, o desejo parece ser satisfeito por ele mesmo, e muitas vezes de forma misteriosa e pouco clara. A diferença de força e complexidade do desejo é evidente até mesmo na quantidade de definições e explicações que requer. 

Nosso primo-irmão tecnológico, o automóvel, cedo compreendeu essas diferenças e partiu para enfrentar enormes dificuldades e conquistar o desejo. Conseguiu até “corrigir” a seu favor realidades que davam vantagens a outros meios.

Se as cidades densas eram suas inimigas, partiu para viabilizar os subúrbios distantes, ao mesmo tempo atendendo ao desejo de moradias maiores e terrenos mais baratos. Conseguiu que as estradas necessárias para isso fossem construídas e pagas pela conta de todos, mesmo os que não as usassem. Os desejos “naturais”, como comprar objetos, namorar, foram adaptados para que fossem mais convenientes com o automóvel e as cidades também se adaptaram para serem acessíveis a eles e seus “donos”. O carro é uma propriedade que tem utilidade mesmo quando não é usado, enquanto o ônibus é um serviço prestado que, em vez de distinguir seus passageiros, os nivela, o oposto dos mandamentos da modernidade em que vive o carro.

Síntese: o serviço de ônibus é visto como um mal necessário, não é desejado porque é um mau parceiro, se comporta mal e não produz uma experiência feliz, não dá presentes na hora certa e não se antecipa aos sentimentos de seu público. Faz isso por depender de uma “família disfuncional” em que cada um detém parte do que ele precisa para se tornar o parceiro ideal, mas preferem não cuidar do sistema todo e não acreditam, de fato, que a história triste de hoje possa ser mudada. Esse é o pior preconceito e discriminação que impede o desejo.

Mas o que pode ser feito para reverter essa situação?
Diante do que já foi dito, a solução está em, como em qualquer relação deteriorada, surpreender o parceiro com indicadores de que o ônibus pertence aos serviços desfrutáveis por pessoas bem-apreciadas. Para isso, a primeira conquista precisa ser a independência financeira para poder gastar nessas transformações e ambientações.

Mas a qualidade do transporte por ônibus não é percebida apenas na viagem, como o caso do automóvel.

Há uma dependência íntima entre o que pode ser feito pelo operador e o que a cidade precisa prover. No caso do metrô, a experiência ocorre no interior de um ambiente completo controlado. A qualidade das estações, dos trens, as mensagens e a presença de agentes operacionais transmitem uma sensação de modernidade, segurança e atendimento que influenciam a imagem de quem o utiliza.

O ônibus precisará operar em uma cidade assim para ter os mesmos benefícios. O trânsito, a faixa de domínio, as calçadas, os pontos de parada, os terminais, a arborização, o policiamento e finalmente a comunicação em tempo real farão com que uma experiência comum e pouco qualificada se transforme em viagens atraentes e, pouco a pouco, mude a afetividade da escolha desse meio. Enquanto o automóvel não precisa de uma cidade ótima para todos, o ônibus, ao mesmo tempo, exige e deixa de herança esses benefícios.

Enfim, e isso é um benefício adicional da mobilidade por ônibus, a cidade precisa melhorar para todos, pedestres, ciclistas, idosos e pessoas com necessidades especiais, para que todos, sejam usuários ou não, possam apreciar esse velho novo companheiro de forma mais romântica.

Informações: NTU

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No Recife, Usuários estão sendo pegos de surpresas com paralisações nas garagens

Os rodoviários aprovaram, na manhã desta segunda-feira (5), o indicativo de greve - um aviso legal que indica uma possível paralisação - nas empresas Borborema e Metropolitana. 

Com isso, o indicativo já foi aprovado em oito permissionárias de ônibus, e a expectativa por uma paralisação geral da categoria no Grande Recife segue em alta.  Os trabalhadores buscam, entre outras demandas, reajuste salarial e implementação de plano de saúde.

Desde a semana passada, o Sindicato dos Rodoviários realiza assembleias, logo no início da manhã, nas empresas de ônibus da região. Além de Borborema e Metropolitana, eles já passaram por Itamaracá, Globo, Consórcio Recife, Viação Mirim, Rodotur e Veracruz. Em todas, por meio de votação, o indicativo foi aprovado.

Agora, faltam quatro empresas no circuito. São elas: São Judas Tadeu, Cidade Alta, Caxangá e Mob Brasil. O sindicato vai finalizar o processo até a próxima quarta-feira (7), passando por duas permissionárias por dia. Vale ressaltar que essas reuniões atrasam a saída dos ônibus das garagens, o que prejudica a população que precisa do deslocamento.

Como já passaram pela maioria das empresas, no entanto, o movimento seguido deve ser de aprovação do indicativo de greve para a categoria como um todo. Os rodoviários esperam, no entanto, renegociar as demandas antes que uma paralisação precise ser feita.

"Faltam quatro garagens, mas, por maioria, devemos seguir dessa maneira. Só que, antes de paralisar, a gente ainda vai ver se é possível avançar sem greve. Queremos nos sentar com a Urbana-PE e Governo do Estado para renegociar. Até agora a Urbana-PE ainda não apresentou nova proposta para nós", contou o presidente do sindicato, Aldo Lima, em contato com a Folha de Pernambuco.

As assembleias acontecem em meio a um movimento de pressão da categoria, que começou com um protesto no Centro do Recife no último dia 26 de julho. Na ocasião, eles buscavam um posicionamento do Governo do Estado sobre a pauta, e afirmaram que podem "protestar mais" caso não haja um acordo.

O que diz a Urbana-PE
Em contato com a reportagem, a Urbana-PE, por meio de nota, afirmou que Sindicato dos Rodoviários "impediu ilegalmente a saída da frota de duas empresas de ônibus", o que ocasionou problemas para o deslocamento da população.

Confira, abaixo, a nota da Urbana-PE na íntegra.

A Urbana-PE informa que, na madrugada desta segunda-feira (05), mais uma vez o Sindicato dos Rodoviários impediu ilegalmente a saída da frota de duas empresas de ônibus, causando graves prejuízos à população. Registramos que as empresas impactadas nesta segunda-feira são responsáveis pelo deslocamento diário de 365 mil pessoas. Esta foi a quinta paralisação ilegal em apenas uma semana, e a 27ª em 2024. É inaceitável que a população continue refém de uma minoria política sem vínculo com os rodoviários, que, de forma irresponsável e inconsequente, vem prejudicando sistematicamente o direito de ir e vir da população.

Reprovação das propostas
Os rodoviários negociam reajustes com a Urbana-PE, que gere as empresas de transporte no Grande Recife, há cerca de um mês. Segundo o sindicato, no entanto, as propostas que não apresentaram melhorias significativas. Os motoristas alegam ainda que a empresa é capaz de oferecer, financeiramente, condições melhores do que foi proposto até agora.

Uma das propostas atuais é de 0,5% de aumento do salário acima da inflação. O pedido dos rodoviários, no entanto, foi de 5% de reajuste real. 

A Urbana-PE propôs, ainda, um valor de R$ 400 para o vale-alimentação, além de um abono de R$ 180 para quem exerce a dupla função - também não aceitos pela categoria. Há, ainda, a instituição de um plano de saúde para os trabalhadores, que até hoje não contam com o benefício, assim como o controle das horas trabalhadas.

Informações: Folha PE

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BRT Transbrasil: nova linha vai ligar Vigário Geral ao Terminal Gentileza

domingo, 4 de agosto de 2024

A  partir da próxima segunda-feira (5), o corredor Transbrasil ganhará uma nova linha, que vai ligar Vigário Geral, na Zona Norte, ao Terminal Gentileza, no Centro, em horários de pico, de segunda a sexta-feira.

A Linha 71, expressa, terá intervalos de cinco minutos entre as composições e contará com sete estações: Cidade Alta, Mercado São Sebastião, Lobo Júnior, Marinha Mercante, Piscinão de Ramos, Rubens Vaz e Fiocruz.

A circulação será de segunda a sexta-feira, com os seguintes horários: das 5h às 9h e, na parte da tarde, das 16h às 19h. Saindo do Terminal Gentileza, os horários vão das 5h30 às 9h, e, à tarde, das 16h às 19h30. Outra linha também utilizada pelos cariocas na mesma região é a 80, que faz o trajeto Terminal Gentileza x Penha – Parador.

Recentemente, a Prefeitura do Rio inaugurou a Linha 67 do BRT, que liga o Terminal Campo Grande ao Terminal Deodoro, na Zona Oeste, e aumentou a velocidade da faixa seletiva do BRT de 40 km/h para 60 km/h. Segundo a prefeitura, essa mudança tem como objetivo melhorar a operação dos ônibus articulados, além de ajustar o fluxo na Avenida Brasil nos horários em que a faixa seletiva é liberada para todos os veículos.

Informações: O Dia

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Linhas da Auto Viação Jabour terão novo ponto final no Terminal Deodoro a partir de segunda-feira (05)

A partir de segunda-feira, 05/08/2024, os usuários das linhas 853 e SV853 da Auto Viação Jabour terão seus trajetos ajustados com novo ponto final no Terminal Deodoro. As linhas, que antes seguiam até a Vila Kennedy via Posse e Mendanha respectivamente, serão integradas aos serviços do BRT Transbrasil e Transolímpica.

Com essa mudança, os passageiros contarão com uma integração mais fluida e eficiente entre os sistemas de transporte, proporcionando maior comodidade e redução de tempo de viagem. A Auto Viação Jabour destaca que a medida visa melhorar o fluxo de passageiros e a conectividade na região, facilitando o acesso aos principais pontos da cidade.

Para mais detalhes sobre os novos itinerários e horários, os usuários podem consultar os canais oficiais da empresa ou entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente.

As linhas da Auto Viação Jabour passarão a ser designadas da seguinte forma:
853 – Term. Deodoro x Term. Mato Alto (via POSSE)
SV853 – Term. Deodoro x Term. Mato Alto (via MENDANHA)

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