O sistema de bilhetagem eletrônica entrou em vigor no último sábado no transporte coletivo urbano de Passo Fundo, no norte do Estado. Antes disso, ocorreu durante o mês passado, a transição do uso dos vales-transportes para o novo sistema, que traz mais facilidade e economia aos passageiros estimulando o uso do transporte coletivo no município.
A Coleurb gerenciou o processo de implementação do sistema, que também acontece nos ônibus da Codepas. Juntas, as empresas somam 114 veículos em circulação, que receberam os validadores que permitem a leitura dos cartões. De acordo com o diretor da Coleurb, Carlos Pereira, uma das vantagens do sistema é que (quando for implementada), no caso de o passageiro precisar recorrer a mais de um ônibus para efetuar o seu trajeto, ele poderá fazer o deslocamento pagando apenas uma tarifa. "O cartão eletrônico possibilita esta funcionalidade de, dentro de um tempo estabelecido, pegar um ônibus e, na linha seguinte, ter custo zero", afirma. A medida ainda está em estudo e depende de aprovação da Prefeitura para a sua implantação efetiva.
O serviço oferece, ainda, mais facilidade para a população. O carregamento de créditos no cartão pode ser feito pela internet, por exemplo. Além disso, o sistema traz segurança aos trabalhadores que atuam diretamente no transporte com a diminuição dos valores dentro dos veículos.
Conforme Pereira, o objetivo é que o transporte coletivo passe por mudanças em seu modelo a fim de que seja modernizado e atenda às necessidades da população. "Estamos construindo soluções diferentes para a qualificação do serviço. A bilhetagem eletrônica é um marco porque, a partir dela, é possível pensarmos em outras alternativas neste sentido", ponderou.
Com a implantação do novo sistema, não são mais aceitas as antigas passagens de estudantes. Já os vales-transportes para a população geral, de cor vermelha, não têm uma data limite definida para a utilização, ou seja, seguem válidos. Neste período, no caso de quem paga a tarifa integral, o acesso ao transporte será de forma híbrida, permitindo tanto a passagem quanto o cartão.
Informações: Correio do Povo
0 comentários:
Postar um comentário