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Usuários aprovam BRT de Sorocaba e opinam sobre melhorias

quarta-feira, 26 de junho de 2024

O transporte público de Sorocaba atende diariamente 180 mil passageiros, dos quais aproximadamente 75 mil (41,67%) utilizam o Bus Rapid Transit (BRT). O sistema foi implementado na cidade em 2020, com o objetivo de deixar as viagens mais rápidas. Quatro anos após a sua instalação, os passageiros aprovam o BRT, mas também pedem algumas melhorias.

De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, o número de usuários do sistema de transporte coletivo aumentou cerca de 16,27% desde a implantação do BRT. Em 2019, antes da pandemia, a média era de 3.780.854 passageiros transportados mensalmente, passando para 4.396.233 atualmente. No ano passado, de janeiro a maio, foram transportados 21.333.420 passageiros. No mesmo período deste ano o total subiu para 21.981.164 passageiros, ou seja, houve um aumento de 647.744 — 3,03% a mais.

Adilson Ferreira dos Santos, de 52 anos, mora na zona norte e utiliza o corredor Itavuvu todos os dias. O motorista gosta do sistema, acredita que, de fato, o trajeto é mais rápido, no entanto, gostaria de comprar a passagem também nas áreas de transferências. “Queria que vendesse aqui por perto, que a gente tivesse um acesso mais rápido, porque acabei de trocar um dinheiro ali na farmácia. Preciso ficar aqui esperando alguém chegar para ver se vende um passe para eu poder ir até o terminal”.

Já Roberval Coelho, de 60 anos, utiliza com frequência o corredor Oeste. O assistente administrativo mora no bairro Júlio de Mesquita Filho e embarca no terminal Ipiranga. Ele comenta que o BRT é mais confortável, porque cabe mais pessoas, mas pede melhorias na cobertura do terminal. “Eu estou satisfeito com o ônibus, só não estou satisfeito com o terminalzinho. Se chover com vento, vai dar problema, a turma daqui vai se molhar toda”.
Rute Soares de Lima, de 64 anos, também utiliza o terminal do Ipiranga. Ela conta que a viagem é realmente mais rápida, mas, no início, ela não precisava esperar por muito tempo o ônibus. Atualmente o tempo de espera é maior. “Tem vezes que é rápido, tem vezes que demora. Eu cheguei a ficar até uma hora no ponto. No começo era rápido, agora não está muito não”.

Tempo de viagem
Segundo a Prefeitura, uma das maiores vantagens do sistema BRT Sorocaba é que o passageiro consegue realizar deslocamentos mais rápidos e com previsibilidade, facilitando o seu o dia a dia. Um exemplo de redução do tempo é a Linha D200, que liga as zonas norte e sul. “Antes, a viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim era superior a 80 minutos e agora é de 60 minutos; uma redução de, ao menos, 20 minutos de trajeto”, informa a municipalidade.

Além desta linha, o tempo médio nos principais trajetos são: Corredor Itavuvu (linha T140) - 32 minutos; Corredor Ipanema (linha T150) - 28 minutos; Corredor General Carneiro (linha T240) - 30 minutos; e Corredor General Osório (linha T250) - 28 minutos.

Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Urbes informa que a venda física de passagens pode ser realizada nos terminais de ônibus, nas Casas do Cidadão ou em postos autorizados. Também é possível a compra de passagens por meio do WhatsApp e usando os aplicativos Vai de Bus ou Cittamobi.

Quanto à cobertura do miniterminal do Jardim Ipiranga, a empresa municipal informa que solicitou a instalação do dispositivo ao BRT, “que está com projetos em desenvolvimento para a ampliação da área do ponto citado”.

A empresa BRT Sorocaba confirmou as informações da Urbes e destacou que, no Terminal Ipiranga, nos horários de pico, a frequência das linhas expressas é de uma partida a cada três minutos e para as linhas alimentadoras, de 10 a 20 minutos. Portanto, o tempo de espera é mínimo para a grande maioria dos usuários.

Informações: Jornal Cruzeiro

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Em Goiânia, Greve de motoristas de ônibus começa na sexta


O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindcoletivo) promoveu no último domingo (23), uma assembleia junto aos motoristas de ônibus. A reunião dos trabalhadores a respeito da greve aconteceu em frente ao terminal Padre Pelágio, às 9h. 

O presidente do Sindcoletivo, Carlos Alberto, houve adesão da classe dos motoristas e a decisão pelo começo da greve foi aprovada. Então, a paralisação terá início na sexta-feira (28), às 00h.

A última proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros de Goiânia (SET) prevê um reajuste de 4,5% no salário dos motoristas. A condição não foi aceita pelos trabalhadores.

O salário de um motorista de ônibus, atualmente, é por volta de R$2.830, com carga horária de 8 horas. Desse modo, os motoristas reivindicam por: Redução da carga horária diária; Redução do tempo de almoço; ⁠Salas de descanso; Melhores salas de refeições e Banheiros separadas das salas de refeição

Informações: O Hoje

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Câmara do Rio aprova regras para bicicletas elétricas em ciclovias

A circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas do Rio passará a ser permitida apenas para veículos com pedal assistido e potência máxima de 350 watts. Essa é a determinação do Projeto de Lei 2647/23, aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal do Rio nesta terça-feira (25/06).

De acordo com o texto, ficam proibidas de circular nas ciclovias motonetas, ciclomotores e triciclos, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, bicicletas elétricas com acelerador e sem pedal assistido estarão vetadas. Quem descumprir a regra poderá ser multado em R$ 1.000, valor que dobrará em caso de reincidência.

Segundo o projeto, serão permitidas nas ciclovias bicicletas elétricas com pedal assistido, sem acelerador manual, velocidade máxima de 25 km/h e potência de até 350 watts. Os veículos devem estar equipados com sinalização noturna e buzina. A circulação de equipamentos auxiliares de mobilidade para pessoas com deficiência e idosos também é permitida.

O autor do projeto, vereador Dr. Gilberto (SDD), explicou que a proposta é uma resposta ao veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto anterior, mais rígido, que proibia qualquer tipo de bicicleta elétrica nas ciclovias. “Modificamos o projeto para permitir a circulação de bicicletas elétricas que funcionem com propulsão por pedal assistido. Também permitimos veículos que auxiliem a mobilidade de pessoas com necessidades especiais. Acredito que este projeto melhora a vida das pessoas que utilizam as ciclovias”, afirmou Dr. Gilberto.

A proposta ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de seguir para sanção do prefeito. Durante essa fase, o projeto pode receber modificações por meio de emendas parlamentares.

Informações: Diário do Rio

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Prefeitura de São Paulo implanta 52 km de faixas exclusivas de ônibus e supera previsão do Programa de Metas

A Prefeitura de São Paulo entregou à população 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas desde o início da atual gestão, em 2021, e ultrapassou o índice previsto no Programa de Metas 2021-2024. Com o total de segmentos implantados, o objetivo estabelecido - 50 quilômetros de novas faixas exclusivas - foi superado em 5% em janeiro de 2024, quando foi implantada a faixa da Avenida das Cerejeiras, na Vila Maria, Zona Norte da cidade, com 2,4 quilômetros.   

Entre os meses de janeiro de 2023 e janeiro de 2024 foram implantados 20,52 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade. E, desde o início da gestão, foram entregues as seguintes extensões, por região: 24,56 quilômetros na Zona Leste; 9,76 na Norte; 9,57 na Sul; 7,21 na Oeste e 1,56 no Centro. Com as novas faixas exclusivas de ônibus criadas desde 2021, a cidade de São Paulo atingiu a marca de 588 quilômetros desse tipo de infraestrutura.  

As faixas exclusivas para coletivos são um importante instrumento que permite a melhora da mobilidade urbana da capital e fazem parte do conjunto de ações da Prefeitura de São Paulo para trazer mais eficiência ao sistema de transporte público, com maior fluidez, redução dos tempos de viagem e regularidade das partidas programadas dos ônibus.   

O transporte coletivo municipal da cidade de São Paulo conta, diariamente, com a operação de cerca de 12 mil ônibus divididos 1,3 mil linhas e com uma média de 7 milhões de embarques de passageiros diariamente, o que caracteriza esse sistema como um dos maiores do mundo.  

Faixas entregues com linhas e passageiros beneficiados em 2023 e 2024: 
Em janeiro de 2023, foi entregue a faixa exclusiva de ônibus na Avenida Faria Lima, Zona Oeste, entre a Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7 mil passageiros que utilizam oito linhas no local.  

Duas novas faixas exclusivas foram entregues em fevereiro de 2023, na Rua Jardim Tamoio seguindo por trecho da Avenida Nagib Farah Maluf, em ambos os sentidos, na região do Conjunto Residencial José Bonifácio, na Zona Leste. A estimativa é de que 6,7 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem nas oito linhas que passam pelo local.  

Na região do Jabaquara, Zona Sul, foram implantadas, em junho de 2023, faixas exclusivas de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, em trechos nos sentidos bairro e centro, favorecendo cerca de 13,5 mil passageiros que utilizam as 17 linhas de ônibus.  Ainda em junho, na Mooca, Zona Leste, foi entregue a faixa exclusiva na Avenida Adutora do Rio Claro, entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira, por onde passam nove linhas.   

No mês de julho, houve a inauguração de mais cinco novas faixas exclusivas para ônibus em diferentes regiões da cidade, facilitando o deslocamento de aproximadamente 77 mil passageiros que usam as 57 linhas que têm itinerário pelas vias. No bairro da Penha, zona leste, foram duas faixas exclusivas: na Rua Henrique de Souza Queirós e na Rua Mário de Castro. Em Sapopemba, zona leste, a implantação ocorreu na Rua Francisco Manuel Beranger. Na Lapa, Zona Oeste, a faixa exclusiva foi entregue na Rua Quirino dos Santos. E no Ipiranga, Zona Sul, houve a entrega de faixas na Avenida Padre Arlindo Vieira em trechos nos sentidos centro e bairro.  

A Vila Maria, na Zona Norte, também recebeu novas faixas exclusivas em julho, em trechos das avenidas Professor Castro Júnior e Conceição, por onde trafegam 13 linhas de ônibus que atendem 19 mil passageiros diariamente. Na mesma região, também foram entregues faixas em ambos os sentidos da Avenida Araritaguaba, atendidas também por 13 linhas, entre as avenidas Guilherme Cotching e Das Cerejeiras. Ainda no mês de julho, entrou em operação a faixa exclusiva na Rua Capitão Avelino Carneiro, na Penha, Zona Leste.  

Em agosto, foi entregue a faixa da Rua Luís Seráphico Júnior, em Santo Amaro, zona sul, beneficiando 11 mil passageiros de 10 linhas de ônibus. No mesmo mês, ainda houve entregas de faixas na zona norte, na Rua Gabriel Piza, em Santana, com trecho atendido por 13 linhas que transportam 20,5 mil passageiros.  

Setembro foram iniciadas as operações de novas faixas exclusivas para coletivos na Avenida Nordestina, na Zona Leste, e na Rua Ribeiro Morais, na Zona Norte, facilitando o deslocamento de aproximadamente 34 mil passageiros. Na Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, a faixa opera em trecho do sentido bairro, por onde 14 linhas trafegam. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, opera em trecho do sentido bairro, local em que passam quatro linhas de ônibus.  

O mês de outubro contou com entrega de faixas exclusivas de ônibus na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na Zona Leste; e nas ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, ambas no Jardim São Luís, na Zona Sul. Ao todo, 76 mil passageiros que utilizam os coletivos de 21 linhas que trafegam por esses locais passaram a contar com esse benefício.  

Em novembro, foi entregue nova faixa na Avenida Nossa Senhora do Ó, entre a Rua Silvano de Almeida e a Avenida Professor Celestino Bourroul, no Limão, Zona Norte, por onde trafegam 17 linhas de ônibus, facilitando o deslocamento de aproximadamente 20 mil passageiros.  

Em dezembro tiveram início as operações das faixas exclusivas na Rua São Caetano, região central, e na Avenida dos Tajurás, na Cidade Jardim, Zona Oeste, beneficiando cerca de 36 mil passageiros em 19 linhas. No dia 23, entraram em operação as faixas na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em Pinheiros, e Serra de Bragança, no Tatuapé, atendendo aproximadamente 10 mil passageiros em sete linhas.   

Em 2024, o mês de janeiro contou com a inauguração da faixa da Avenida das Cerejeiras, entre as ruas Kobe e Dr. Edson de Melo, Vila Maria, na Zona Norte, beneficiando cerca de 22,3 mil passageiros com oito linhas.  

As faixas exclusivas foram implantadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Todas as entregas de faixas exclusivas de ônibus foram divulgadas nas ocasiões em que iniciaram sua operação. 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Em BH, Estações do Move na avenida Vilarinho são interditadas para obras de recuperação do pavimento

quarta-feira, 19 de junho de 2024

As estações de ônibus do Move na avenida Vilarinho, em Venda Nova, em Belo Horizonte, passam por interdições. A previsão é que os pontos fiquem fechados de uma a três semanas para que a prefeitura realize obras de recuperação do pavimento da via. As intervenções tem previsão de durar até o dia 2 de agosto. 

As interdições vão ocorrer de forma alternada, isto é, uma estação só será fechada após a reabertura da anterior. De acordo com o Executivo municipal, os locais serão monitorados por agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB). Cartazes e faixas de pano serão instalados para orientar passageiros e motoristas sobre as alterações. 

Que obra é essa? 
De acordo com a prefeitura, trata-se da recuperação do pavimento da avenida Vilarinho entre as ruas Marcia Carneiro e Hildeu Santos. 

Horário das interdições no trânsito
Os bloqueios na pista do Move vão ocorrer das 7h às 18h, e na pista mista das 22h às 5h. As entradas de garagem ao longo das interdições serão preservadas para acesso local.

Estações do Move serão fechadas 
Nos trechos interditados para as obras, as estações do Move ficarão totalmente fechadas. Os ônibus do Move serão desviados para a pista mista, retornando à pista exclusiva após o fim da interdição.

Confira o cronograma de bloqueio das estações:

17 de junho a 1º de julho – Estação Minascaixa (Avenida Vilarinho, entre as ruas Edgar Torres e Hildeu Santos Figueiredo), nos dois sentidos;
2 de julho a 9 de julho – Estação Quadras do Vilarinho (Avenida Vilarinho, entre as ruas Cascalheiras e Domingos Grosso), sentido Venda Nova/Centro;

10 de julho até 2 de agosto – Estação UPA Venda Nova (Avenida Vilarinho, entre as ruas Maçon Ribeiro e Bernardo Ferreira da Cruz), nos dois sentidos.

Se você usa o Move: 
O atendimento aos usuários será realizado pelas linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz), que irão embarcar e desembarcar os passageiros pela porta à direita nos pontos da pista mista da avenida adjacentes às estações interditadas. 

Os usuários das linhas 61 (Venda Nova/ Centro) e 63 (Estação Venda Nova/ Avenida Antônio Carlos) deverão embarcar nas linhas 62 e 64 nesses pontos e realizar o desembarque na próxima estação em operação para continuar o seu trajeto. 

Fonte: O Tempo

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Trensurb conclui retirada de água da Estação Rodoviária, em Porto Alegre

A Trensurb concluiu, nesta segunda-feira (17), a retirada da água que estava acumulada na estação Rodoviária desde o dia 3 de maio, quando a enchente que atingiu o Estado interrompeu as operações do trem. Os trabalhos de drenagem no local iniciaram no dia 13 de junho.

Conforme a empresa, 7 milhões de litros de água foram drenados. A partir de agora, é feita a limpeza profunda da estação, que ocorre simultaneamente nas estações Mercado — cuja drenagem terminou na úiltima quarta-feira — e São Pedro.

A expectativa é de que até o final do mês de junho seja concluída a limpeza e retirada do lixo dos locais. Ainda não há previsão de quando as operações serão retomadas nos locais. Os trens seguem circulando entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo.
Retomada das operações
A partir desta terça-feira (18), terá início a drenagem da via do metrô, junto dos trilhos, na confluência das avenidas Sertório e Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. A Trensurb também estuda, junto a Prefeitura de Porto Alegre, a recuperação da casa de bombas da empresa que drenava a área. O equipamento ficou submerso e foi danificadpo durante a enchente. Já foi estabelecido que, a partir de sua recuperação, a estrutura passará a ser gerida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre.

Fonte: Zero Hora

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Em Uberaba, Quase 50% da população utilizam o transporte individual

O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou que a cidade é majoritariamente usuária de veículos individuais. Segundo o representante da consultoria, Ricardo Mendanha, o número de usuários de transporte por aplicativo fica apenas em 1,9%.

A pesquisa de origem e destino constatou que 49% utilizam transporte próprio para se locomoverem; 40% são usuários de carros, e 9%, de motocicletas. O estudo constatou que 16% dos uberabenses utilizam o sistema de transporte coletivo urbano, enquanto 13% se locomovem pelo fretado e outros 3,5% usam a bicicleta como meio de transporte. Pessoas que não utilizam nenhum meio de transporte, ou seja, andam a pé, somam 23%.

De acordo com o representante do Consórcio PlanMob, essa pesquisa é uma amostra feita bairro a bairro, com grau de confiança de 95%. Foram aplicados mais de dois mil questionários. “Essa pesquisa fez um levantamento de onde as pessoas moram, como elas se deslocam diariamente, se elas saem de casa e vão para o trabalho, se saem de casa e vão para a escola, pegando inclusive todo mundo que mora na residência, como vão e quanto tempo levam”, esclarece Mendanha.
Ricardo explica que, neste momento, a equipe de trabalho ainda está na fase de diagnóstico, para avaliar o que acontece na cidade. Além da pesquisa, essa análise também acontece por meio de leituras, inclusive a comunitária, que tem o objetivo de ouvir a população. “Não entramos na fase de proposta, até como uma técnica, para não fechar caminhos e alternativas. O objetivo é abrir e fazer uma leitura geral”, afirma.

Dentro das demandas da comunidade uberabense, as reclamações sobre as calçadas estão em destaque, conforme conta o representante do Consórcio PlanMob. “Até não saiu muita coisa de quebra-molas. Questionou-se muito a questão das calçadas, irregulares, estreitas, cheias de buracos, com acesso para garagens. As pessoas têm dificuldade de caminhar, então essa é, com certeza, uma das linhas que o plano vai ter que atuar”, pontua.

Mendanha destaca que, além da pesquisa de opinião, o diagnóstico também considera a análise quantitativa. “Então, levantamos a quantidade de pessoas que estão andando de ônibus, quanto sobe e desce em cada linha, e, nos principais cruzamentos da cidade, quais são os volumes de fluxo”, finaliza.



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Em Fortaleza, Novo terminal José de Alencar será entregue nesta semana

O novo terminal José de Alencar será entregue nesta quinta-feira, 20, no Centro de Fortaleza. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em transmissão nas redes sociais nesta terça-feira, 18. O equipamento está localizado na área do antigo Beco da Poeira, ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.As obras do terminal foram iniciadas em abril do ano passado. O gestor municipal informou que o equipamento deve suprir à demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação. “Com esse terminal aberto, nós vamos ajudar que os passageiros evitem deslocamento desnecessário pelas vias do Centro e vamos atender à demanda do antigo terminal”, disse Sarto.

A entrega do novo equipamento será realizada a partir das 9h30min pela Prefeitura de Fortaleza. O terminal deve contar com três plataformas de embarque e desembarque com coberturas metálicas com mais de dois mil metros quadrados (m²) de área, além de passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas para aumentar a segurança dos pedestres.

Em janeiro deste ano, o terminal estava com 71% das obras concluídas. Na época, a pavimentação de concreto estava finalizada, sendo iniciadas as intervenções no prédio de apoio do terminal, que deve contar com salas de apoio para motoristas e seguranças.O interior do equipamento ainda terá pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, refeitório e paisagismo. Ao todo, a obra deve custar R$ 12,1 milhões. Ainda não foram estabelecidas quais linhas de ônibus deverão operar no novo terminal.

Informações: O Povo

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