Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Uberaba, Quase 50% da população utilizam o transporte individual

quarta-feira, 19 de junho de 2024

O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou que a cidade é majoritariamente usuária de veículos individuais. Segundo o representante da consultoria, Ricardo Mendanha, o número de usuários de transporte por aplicativo fica apenas em 1,9%.

A pesquisa de origem e destino constatou que 49% utilizam transporte próprio para se locomoverem; 40% são usuários de carros, e 9%, de motocicletas. O estudo constatou que 16% dos uberabenses utilizam o sistema de transporte coletivo urbano, enquanto 13% se locomovem pelo fretado e outros 3,5% usam a bicicleta como meio de transporte. Pessoas que não utilizam nenhum meio de transporte, ou seja, andam a pé, somam 23%.

De acordo com o representante do Consórcio PlanMob, essa pesquisa é uma amostra feita bairro a bairro, com grau de confiança de 95%. Foram aplicados mais de dois mil questionários. “Essa pesquisa fez um levantamento de onde as pessoas moram, como elas se deslocam diariamente, se elas saem de casa e vão para o trabalho, se saem de casa e vão para a escola, pegando inclusive todo mundo que mora na residência, como vão e quanto tempo levam”, esclarece Mendanha.
Ricardo explica que, neste momento, a equipe de trabalho ainda está na fase de diagnóstico, para avaliar o que acontece na cidade. Além da pesquisa, essa análise também acontece por meio de leituras, inclusive a comunitária, que tem o objetivo de ouvir a população. “Não entramos na fase de proposta, até como uma técnica, para não fechar caminhos e alternativas. O objetivo é abrir e fazer uma leitura geral”, afirma.

Dentro das demandas da comunidade uberabense, as reclamações sobre as calçadas estão em destaque, conforme conta o representante do Consórcio PlanMob. “Até não saiu muita coisa de quebra-molas. Questionou-se muito a questão das calçadas, irregulares, estreitas, cheias de buracos, com acesso para garagens. As pessoas têm dificuldade de caminhar, então essa é, com certeza, uma das linhas que o plano vai ter que atuar”, pontua.

Mendanha destaca que, além da pesquisa de opinião, o diagnóstico também considera a análise quantitativa. “Então, levantamos a quantidade de pessoas que estão andando de ônibus, quanto sobe e desce em cada linha, e, nos principais cruzamentos da cidade, quais são os volumes de fluxo”, finaliza.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960