Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é a maior causa de multas em Goiânia

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Desde sua implementação em 2012, as faixas exclusivas para ônibus têm contribuído significativamente para a redução da letalidade no trânsito de Goiânia, além de melhorar o tempo de viagem dos ônibus. No corredor da Avenida T-63, por exemplo, a fluidez aumentou entre 14% e 26% nos horários de pico. Dados da Delegacia de Crimes de Trânsito mostram que em 2013 ocorreram 275 mortes, número que caiu para 269 em 2014 e 221 em 2015.

Apesar de o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) classificar como infração gravíssima o tráfego de veículos não autorizados pela faixa exclusiva, sujeito a multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação, o número de autuações tem sido alarmante. Em 2022, foram registradas 94.312 infrações; em 2023, 78.570; e até o dia 4 de abril deste ano, 26.908 infrações foram registradas, todas por meio de equipamentos eletrônicos.

“Para se ter uma ideia, em apenas três meses deste ano já foram registradas 26.908 infrações. Esse número coloca a infração em segundo lugar no ranking de autuações na Capital, perdendo apenas para o excesso de velocidade. Este é um número que preocupa a secretaria, pois, além do nosso trabalho educativo, precisamos contar com o bom senso e o respeito às leis de trânsito por parte dos condutores. A faixa exclusiva existe para garantir segurança para os demais usuários da via pública em relação a um veículo de grande porte. Vale lembrar que em Goiânia táxis e veículos do transporte escolar têm permissão para transitar pelo corredor”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

O secretário afirma que tecnicamente o ônibus requer um tempo maior de distância e parada, além da existência de pontos cegos que podem “esconder” outros condutores, como ciclistas, motociclistas e automóveis menores. “As estatísticas mostram que os acidentes relacionados a pontos cegos aumentaram nos últimos anos, tornando-se um problema preocupante. Qualquer manobra realizada com um veículo de grande porte pode resultar em acidente de trânsito”, afirma.

O titular da Mobilidade destaca que a Prefeitura de Goiânia tem trabalhado no sentido de coibir as imprudências. Além dos equipamentos eletrônicos que registram os veículos que transitam, nossos agentes realizam o monitoramento nos corredores. Além da fiscalização, a pasta foca na Educação para o Trânsito. “O tema é abordado em empresas, escolas e faculdades com o objetivo de alertar os condutores para que não transitem no local destinado aos ônibus. Conduzir outros veículos na faixa preferencial é um desrespeito à garantia e à defesa da vida”.

Saiba como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas para ônibus

O funcionamento da faixa de ônibus em Goiânia (Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário) é simples e segue as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar a conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve observar a linha tracejada pintada no asfalto.

Informações: Jornal Opção

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Ribeirão Preto iniciará teste com ônibus elétrico chinês a partir do dia 15 de abril

A rede de transporte coletivo urbano “Ribeirão Mobilidade” iniciará a partir da próxima segunda-feira, 15 de abril, um teste com um ônibus elétrico totalmente fabricado na China. O veículo oriental está na cidade e começou a ser vistoriado na manhã desta terça-feira, 9, por integrantes da prefeitura de Ribeirão Preto e da RP Mobi.

“Este é um novo ônibus 100% elétrico, diferente daquele que anunciamos na semana passada. De origem chinesa, o veículo tem uma eficiente capacidade de carga, além de telas de informação durante toda a sua carroceria para que os passageiros possam ter informações adicionais”, destacou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

Ainda, o chefe do Executivo destacou que o ônibus conta nove câmeras de segurança, que são monitoradas pelo motorista durante o período tráfego e as imagens também podem ser emitidas para as centrais através de ondas de informação.

De acordo com o diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, assim como o outro ônibus elétrico de fabricação nacional que iniciou teste na cidade na semana anterior, o veículo produzido na China passará por testes alternados no itinerário da linha 902 - Norte-Sul 2, que liga a região Norte ao RibeirãoShopping.

“Essa fase de experimentos e avaliações com os ônibus elétricos busca agregar mais qualidade à frota de ônibus da cidade que já conta com 204 novos ônibus movidos a diesel já em circulação pelas ruas e avenidas de Ribeirão Preto”, completou o dirigente da RP Mobi.

Sobre o veículo – O ônibus elétrico chinês possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia reforçada, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h. 

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto 

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Em Porto Alegre, Liberação da avenida Tronco altera itinerário de linhas de ônibus

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Com a liberação do trânsito em toda a extensão da avenida Tronco nesta terça-feira, 9, oito linhas do transporte coletivo terão alterações de itinerário (confira abaixo). Na rótula da Tronco passam 48 linhas de ônibus. A liberação beneficia cerca de 80 mil passageiros. 

Os ônibus que vierem pela Tronco entrarão na rótula seguindo pela avenida Teresópolis até a Gomes Carneiro onde converterão à esquerda, seguindo o seu trajeto anterior à obra. Já aqueles que vierem do Centro pela avenida Cascatinha ou Carlos Barbosa contornam a rótula atendendo duas paradas de ônibus na rua Bispo Laranjeira e ingressando no corredor após a Gomes Carneiro. Os ônibus que vierem da Zona Sul seguem pela Gomes Carneiro e depois o trajeto habitual. 

Com o funcionamento do corredor exclusivo da Gaston Haslocher Mazeron, os usuários do transporte coletivo terão mais conforto e segurança na espera da sua linha. O espaço contará com paradas  iluminadas, com bancos e cobertura. 

Linhas que terão alteração: 

Sentido bairro-Centro

244 – Santa Tereza: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Gastão H. Mazeron, Azenha e segue itinerário original;

244.1  – Santa Tereza/ Mariano de Matos: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Mariano de Matos e segue itinerário original;

T3 (Sentido Sul-Norte) + 282 - Cruzeiro do Sul + 282.1 - Pereira Passos: Moab Caldas, Rótula da Tronco, Bispo Laranjeira, ingressa no corredor da Silva Paes, conversão à esquerda na Gomes Carneiro e segue itinerário original;

263 Orfanotrófio + 263.2 Orfanotrófio/Azenha: Sepé Tiaraju, Bispo Laranjeira, Silva Paes, conversão à direita na Gomes Carneiro e segue itinerário original;

263.1 Orfanotrófio /J. Medianeira: Gomes Carneiro, cruza Silva Paes, Gomes Carneiro e segue itinerário original.

Sentido Centro-bairro

244 – Santa Tereza: Azenha, Rótula do Papa, Gastão H. Mazeron, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju, Manuel Lobato e segue itinerário original;

244.1  – Santa Tereza/ Mariano de Matos: Mariano de Matos, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju e segue itinerário original;

T3 (Sentido Norte-Sul): Niterói, Rótula da Tronco, Moab Caldas e segue itinerário original;

282 - Cruzeiro do Sul + 282.1 - Pereira Passos: Carlos Barbosa, Rótula da Tronco, Moab Caldas e segue itinerário original;

263 - Orfanotrófio + 263.2 Orfanotrófio/Azenha: Carlos Barbosa, Rótula da Tronco, Sepé Tiaraju e segue itinerário original; 

263.1 - Orfanotrófio /J. Medianeira: Carlos Barbosa, Clemente Pinto, Cinco de Novembro e segue itinerário original.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Duas novas linhas de ônibus atendem a Esplanada e Sobradinho

Os usuários do transporte público coletivo que se deslocam entre o Terminal da Asa Sul (TAS) e a Esplanada dos Ministérios contam com uma nova linha de ônibus. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) criou a linha 106.1, que começou a circular nesta segunda-feira (8), oferecendo 43 viagens por dia.

A nova linha substitui a 0.007, que operava com miniônibus e foi desativada. A 106.1 opera com ônibus convencionais, oferecendo mais assentos e mais espaço aos usuários durante as viagens. Os veículos farão o percurso saindo do TAS, passando pela via W3 Sul e em seguida indo para a Esplanada pelo Eixo Monumental. O valor da tarifa é R$ 3,80.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a substituição da linha foi necessária para atender a demanda por transporte coletivo. “Tivemos um aumento na demanda de passageiros nessa região e decidimos ampliar a oferta de coletivos com a troca de tecnologia dos veículos, passando a operar com ônibus básicos que possuem maior capacidade de transporte em cada viagem”, explica.

Nova Colina

A linha 063.3 atende à proposta da equipe técnica e da empresa Piracicabana para melhorar o deslocamento dos moradores de Nova Colina | Foto: Divulgação/ Semob

Outra linha de ônibus que também começou a circular nesta segunda-feira (8) foi criada para beneficiar a região de condomínios residenciais em Sobradinho. A linha 063.3 atende à proposta da equipe técnica e da empresa Piracicabana para melhorar o deslocamento dos moradores de Nova Colina.

A linha 063.3 oferece 38 viagens por dia, com tarifa de R$ 2,70. Os ônibus circulares fazem o percurso Cond. Uberaba/Nova Colina/Sobradinho. Os horários de partida dos veículos poderão ser consultados no DF no Ponto.

*Com informações da Semob

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Riocard Mais completa vinte anos e investe em tecnologia

A Riocard Mais completou vinte anos de serviços à população do estado do Rio de Janeiro em novembro de 2023 e segue investindo em tecnologia. Atualmente, a empresa tem investido na incorporação de novos serviços como cartão digital, pagamento com adesivo, atendimento online para serviços de lojas, entre outras ferramentas. 

A empresa nasceu a partir de uma lei federal, em 1985, que criou o VT (Vale-Transporte) em papel, que evoluiu para os cartões Riocard no início dos anos 2000. Desde então, a companhia atravessa uma ampla transformação digital, com foco em melhoria em inovação, experiência do cliente e segurança.

Entre as iniciativas, a marca investe em melhorias no aplicativo e um diferencial que é a função Valida Mais. Por meio dela, o cliente pode abrir o aplicativo, comprar a recarga e validar no próprio app. Além disso, o investimento em tecnologia possibilitou o pagamento por meio do cartão virtual e a oferta de novos produtos, como a pulseira e o adesivo/mini-Riocard, ambas opções de pagamento no transporte público que são aceitas em todos os modais.

Hoje, a Riocard Mais soma a emissão de mais de 70 milhões de cartões, que já proporcionaram mais de 20 bilhões de viagens no transporte público do Estado do Rio de Janeiro, segundo dados da própria empresa. Só no ano passado, foram 7 milhões de cartões em uso e 6 milhões de transações por dia (mais de 150 milhões por mês). Entre os 92 municípios do estado, é possível chegar a 70 com os cartões da Riocard Mais. Além disso, 85% da população economicamente ativa do Rio utiliza um cartão da marca.

A tecnologia Riocard Mais possibilitou a existência de políticas tarifárias, como o Bilhete Único Intermunicipal, o Bilhete Único Carioca e a Tarifa Social nos trens, metrôs e barcas, entre outros. Além do mais, a tecnologia tornou possível a produção de cartões especiais para eventos de grande porte, como o Rock in Rio, as Olimpíadas de 2016 e a Jornada Mundial da Juventude, que reuniram participantes do Brasil e do mundo.

Para Renata Faria, diretora executiva de TI (Tecnologia da Informação) da Riocard Mais, a companhia sempre foi uma empresa "na vanguarda". "Evoluímos o sistema nessas duas décadas, sempre pautando nossas escolhas na tecnologia que ofereça praticidade, agilidade e segurança ao cliente".

Faria conta que, ao longo de todo esse tempo, a empresa definiu o que seria um sistema ideal, no qual foi evoluindo para o tamanho que ele exige. "Dentro desse planejamento, entendo que o ano de 2008 é um marco com a criação da Riocard TI. Cada município trabalhava a sua forma de pagamento de maneira independente, quando unificamos a operação, passando a oferecer os mesmos serviços para dezenas de cidades".

Ela explica que a evolução da empresa foi acelerada, muitas vezes, para implementar soluções de benefícios tarifários definidos pelo Governo: "O Bilhete Único Intermunicipal, por exemplo, foi a nossa primeira integração de grande porte - uma política pública voltada para o transporte coletivo de passageiros que gerou um grande estudo das possíveis combinações de linhas de ônibus da região metropolitana, metrô, trem e barcas na nossa matriz", afirma. "Há, também, a questão do subsídio e do repasse aos operadores e o cumprimento da regra de integração entre os meios de transporte", completa.

Para a diretora executiva de TI da Riocard Mais, vale ressaltar que a empresa é auditada pelo Governo desde o início de operação do benefício, com uma acuracidade de 99,98%: "Em seguida, implementamos controles biométricos digitais, em um primeiro momento, e depois, o facial. Além disso, cada benefício agregado à operação gera mais complexidade ao sistema e mais desafios para que não haja sobreposição entre os inúmeros benefícios".

Planos para o futuro

Segundo Cassiano Rusycki, diretor executivo da Riocard Mais, a empresa caminha para movimentos ainda maiores. "O futuro da marca passa pela participação em novas licitações, chamamentos públicos, novos contratos para expandir o campo de atuação, soluções personalizadas em cartões e projetos especiais que tragam soluções para poder público, modais e cliente final."

Rusycki observa que a questão da mobilidade urbana se tornou um assunto popular na sociedade. "Nunca se falou tanto em subsídio como ultimamente. Tratar o transporte público como serviço essencial e debater políticas públicas voltadas para controlar o reajuste da tarifa é um movimento necessário e interessante que se criou nesse pós-pandemia."

Ele destaca que, a médio prazo, o investimento em transformação digital deve impactar em uma disponibilidade de serviços cada vez maior, impulsionada pelo avanço tecnológico de diversas partes do ecossistema que compõem o Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

"Em 2019, a empresa iniciou um projeto de transformação digital - embora, internamente, já trabalhasse com foco na melhor experiência do cliente, lançando aplicativo, cartão digital como forma de pagamento, opção de recarga e validação desse crédito dentro do app e implementando o atendimento por chatbot", reporta.

Para o diretor executivo da Riocard Mais, fazer algo que impacte no bolso do trabalhador é quase que "uma saída" na rota da empregabilidade.

"Soluções que passem por Bilhete Único, tarifas sociais - ou, mesmo, zero - são as mais aguardadas. E tudo isso demandará segurança jurídica, transparência, fiscalização dos dados", considera Rusycki . "Um sistema interoperável, ou seja, lido em qualquer validador de qualquer meio de transporte, é o diferencial para a boa gestão dessa política", afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional

Informações: Terra


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CCR Metrô Bahia abre 05 vagas para mulheres na área de Manutenção

terça-feira, 9 de abril de 2024

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para vagas de Oficial de Manutenção, exclusivas para mulheres. As candidatas interessadas em participar do processo seletivo devem se inscrever, gratuitamente, no site da concessionária (www.ccrmetrobahia.com.br) até o dia 16 de abril.

Para atuar como Oficial de Manutenção é necessário ter ensino médio completo e experiência na área, que envolve atividades preventiva e corretiva em equipamentos de pequeno, médio e grande porte, sendo eles elétricos, mecânicos, eletromecânicos, pneumáticos e hidráulicos. Possuir CNH categoria B e conhecimento na área de elétrica ou mecânica será um diferencial.

As candidatas aprovadas na seleção recebem salário compatível com o mercado, auxílio creche, licença maternidade de 6 meses, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição e/ou alimentação, folga no dia do aniversário, política de flexibilidade na jornada de trabalho, gympass e acesso ao programa Viva Bem, visando a saúde e bem-estar da colaboradora.

Como efetuar o cadastro:
Acesse o site: www.ccrmetrobahia.com.br;
Clique na aba 'Contato';
Depois, na área 'Trabalhe Conosco';
Você será redirecionada para uma plataforma de seleção externa;
Faça o cadastro e se candidate à vaga escolhida.

Informações: CCR

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Central do Brasil ganha unidade da Justiça Itinerante

Quarta-feira é dia de Justiça Itinerante (JI) na Central do Brasil. A estação mais icônica da SuperVia, por onde passam 620 mil pessoas por dia, terá semanalmente um espaço para atender as pessoas que mais precisam de orientação e de serviços do sistema judiciário. A ação é do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com órgãos como Ministério Público e Defensoria Pública. A inauguração foi no último dia 3, com a presença, entre outros, do presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e da gerente jurídica da SuperVia, Marina Strube.

A ideia de inaugurar um ponto na Central era antiga, e atende a pedidos feitos por órgãos de segurança. A coordenadora do projeto, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou a importância de se criar um posto na estação, já que a SuperVia, parceira na empreitada, atende 12 municípios da Região Metropolitana. Esta é a 27ª unidade da Justiça Itinerante.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas já se beneficiaram com o atendimento da JI, que facilita o acesso daqueles que muitas vezes têm dificuldade de se deslocar até o tribunal. Além disso, o atendimento é gratuito e feito na hora. No posto móvel, é possível fazer registro tardio de nascimento; segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito; orientações sobre questões diversas da justiça; e atendimento prestado por juizados especiais.

Serviços

No posto móvel da Central do Brasil será possível fazer registro tardio de nascimento, segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito, também atendimento prestado pelos juizados especiais, entre outros.

Estiveram presentes também à inauguração a juíza Florentina Ferreira Bruzzi, uma das pioneiras do projeto e que tem muito orgulho de participar há anos do Justiça Itinerante; a defensora pública Isabela Monteiro Menezes; a promotora  Karina Rachel Tavares Santos; a gerente jurídica da Supervia Marina Strube; e o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ, Antônio Francisco Ligiero.

A inauguração do ônibus da JI também foi prestigiada pelo juiz do Tribunal de Justiça do Piauí Carlos Augusto Arantes Júnior e pelo defensor público Alesandro Andrade Spíndola, que estão visitando o TJRJ com o objetivo de ampliar o atendimento do projeto Justiça Itinerante de seu estado, seguindo o modelo do que é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Informações: TJRJ

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Em Curitiba, Pessoas com deficiência precisam renovar cartão-transporte isento para evitar bloqueio

Pessoas com deficiência, aposentados por invalidez ou patologias precisam ficar atentos para a data de renovação do cartão-transporte isento para evitar que o benefício seja bloqueado. Desde 2 de janeiro, a Urbanização de Curitiba (Urbs) retomou a renovação, que havia sido suspensa desde 2021 por conta da pandemia. A medida está prevista no ato 70/2023, que foi divulgado em dezembro do ano passado.

Segundo o gestor da área de fiscalização do transporte coletivo Urbs, Claudinei Moro, os cartões com vencimento em janeiro que não foram renovados começam a ser bloqueados em 15 de abril; os que venceram em fevereiro, em 30 de abril; os de março, em 15 de maio; os de abril, em 30 de maio; e assim sucessivamente. 

Mês do aniversário
O cartão-transporte isento tem validade de um ano e o beneficiário deve requerer a renovação de seu cadastro junto à Urbs até 30 dias antes do término da validade do documento. São 24.043 cartões ativos de pessoas com deficiência, com patologias e aposentados por invalidez. A renovação é realizada de acordo com o mês do aniversário, como era feito antes da pandemia.

Para renovar o cartão, é necessário fazer o agendamento para o atendimento em um dos postos da Urbs. A emissão e/ou renovação do cartão será realizada somente com a presença do titular, para a coleta de foto, e munido com o formulário de encaminhamento para a isenção tarifária que é fornecido pelas seguintes instituições: Escolas Municipais de Educação Especial; Centros de Atenção Psicossocial  (CAPS), Fundação de Ação Social (FAS) e Centro de Especialidades Médicas Ambulatório Encantar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Confira mais detalhes aqui.

Tem direito à isenção tarifária as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas que tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a três salários mínimos. Confira aqui quais tipos de deficiência tem direito ao benefício e como renovar o cartão isento.  

Idosos
A Urbs reforça que a renovação é necessária apenas para as pessoas com deficiência. No caso dos idosos - com idade igual ou superior a 65 anos - não há necessidade de renovação do cadastro ou "prova de vida" para os portadores do cartão isento. A biometria facial, implantada em todos os validadores do transporte coletivo, é usada, desde dezembro do ano passado, para confirmar a identidade dos portadores dos cartões, cujos dados serão cruzados também com o obituário municipal.

“Com a biometria, as pessoas idosas podem ficar tranquilas, porque não há mais a necessidade de renovar o cadastro, de ir até a Urbs para fazer a comprovação de vida.  A necessidade de atualização será necessária só em caso de uso indevido do cartão”, esclarece o gestor da área de fiscalização.

A biometria facial é uma tecnologia que registra os pontos principais do rosto de uma pessoa e codifica essas informações em uma sequência numérica. A partir dessa análise, é possível identificar a pessoa. Como cada pessoa é única, esse sistema permite a identificação de maneira rápida.

São captadas três imagens durante o uso do cartão no validador, que são comparadas posteriormente com as imagens do cadastro do portador do cartão. Agentes de fiscalização da Urbs fazem a conferência e em caso de confirmação de uso indevido, o cartão é bloqueado. 

Nesse caso, a pessoa idosa, titular do cartão, deverá comparecer a um posto de atendimento da Urbs para atualização dos dados e desbloqueio do cartão. É necessário agendar o atendimento pelo Agenda Online.

Informações: URBS

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