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Ribeirão Preto conta com 128 ônibus urbanos Mercedes-Benz em renovação de frota

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, conta com mais 128 novos ônibus urbanos Mercedes-Benz Euro 6, entre modelos OF 1721 e OF 1619, todos já em circulação pelas vias de seu sistema de transporte coletivo. São 78 unidades na frota da Rápido D’Oeste e 50 unidades na Transcorp, vendas realizadas em 2023 pelo concessionário Ribeirão Diesel.
Com tradição de 83 anos no transporte de passageiros, a Rápido D’Oeste renovou sua frota com 78 chassis de ônibus Mercedes-Benz, sendo 62 do modelo OF 1721 e 16 unidades do OF 1619. “Nossa frota de 350 ônibus é 100% Mercedes-Benz. Somos um cliente muito antigo, desde meu avô, depois meu pai e agora a nossa geração. Sempre tivemos uma parceria grande com a marca, sendo muito bem atendidos. Os produtos Mercedes-Benz fazem parte da história da nossa empresa”, diz o diretor Roque Felicio Netto. “Por isso, temos uma confiança muito grande nos veículos, na marca e no seu pós-venda. Como começamos agora a operar os ônibus Euro 6, ainda não dá para avaliar consumo e custos de manutenção, mas o histórico dos produtos Mercedes-Benz nos leva a confiar em consumo e custos operacionais adequados à nossa expectativa”.
A Transcorp, empresa com 30 anos de atuação, dispõe de uma frota de 650 ônibus, aproximadamente 80% da marca. “Sempre tivemos tradição de Mercedes-Benz na nossa frota, dando preferência devido à qualidade do produto e ao custo de peças”, afirma o diretor executivo Esdras Ribeiro da Silva. “Além disso, o relacionamento com a 
Mercedes-Benz é excepcional e o atendimento é muito dedicado, sempre preocupados em atender a gente bem. Com relação aos produtos, eu destaco a economia no consumo de combustível, a facilidade de reposição de peças e as melhores condições de revenda como fatores muito importantes para a escolha da marca”.

Contribuição para a melhoria do transporte de passageiros

“É motivo de grande satisfação e orgulho ver nossos chassis de ônibus e nossa marca novamente presentes de forma expressiva na renovação de frota de urbanos de Ribeirão Preto, que tem a previsão de chegar a um total de 300 ônibus novos até o final de 2024”, diz Walter Barbosa, Vice-presidência de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus.

“Com essa venda expressiva, reforçamos o nosso relacionamento de longa data com a Rápido D’Oeste e com a Transcorp, empresas que são referências no transporte coletivo urbano local. Juntamente com o nosso concessionário Ribeirão Diesel, conquistamos a confiança desses parceiros. Assim, damos contribuição permanente para a melhoria da qualidade do transporte de passageiros para a população desse pujante pólo econômico paulista e brasileiro”.

De acordo com o executivo, 70% dessa renovação da frota da cidade já ocorreu em 2023, sendo mais da metade com chassis de ônibus Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6. “Dessa forma, contribuímos com a redução drástica de emissões de poluentes e com o avanço da mobilidade sustentável que Ribeirão Preto está implantando em seu sistema de transporte coletivo”, conclui Walter Barbosa.

OF 1721 é o campeão de vendas do Brasil e destaque nas capitais

O chassi Mercedes-Benz OF 1721 é o ônibus mais vendido no País. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando a primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.

“A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa. “Além disso, o campeão de vendas do segmento de ônibus oferece alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.

OF 1721 oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroçaria de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Informações: Mercedes Benz

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Salvador receberá 130 ônibus novos com ar-condicionado nos próximos três meses

Após enfrentar o calor escaldante do verão sem o conforto do ar-condicionado nos coletivos, os passageiros de Salvador receberão um alívio ainda na primeira metade deste ano. Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, até maio, 130 ônibus equipados com ar-condicionado serão entregues, além dos novos veículos do BRT.

“Temos uma renovação de frota grande este ano. É um compromisso do prefeito que será cumprido no primeiro semestre”, afirmou o secretário. A medida visa proporcionar mais conforto e qualidade no transporte público da cidade.

Outra notícia positiva é para os moradores da região de Campinas. Com a entrega do novo terminal de integração com o metrô pelo governo do Estado, a prefeitura já está planejando novas linhas para desafogar o fluxo da Estação Pirajá.

“Estamos planejando linhas para Campinas, além de linhas menores, de micro-ônibus, para uma micro-alimentação na região. Já nos comprometemos com uma linha direta para Campinas para atender às necessidades da comunidade”, detalhou Müller.

Desde a inauguração do terminal Águas Claras em janeiro, 21 itinerários já foram desviados da Estação Pirajá, aliviando o fluxo de passageiros.

Informações: Salvador Notícias

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Sem reajuste, Tarifa de ônibus em Porto Alegre continuará a R$ 4,80

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quinta-feira, 22, a manutenção da tarifa municipal de ônibus em R$ 4,80, mesmo valor cobrado desde julho de 2021. Para sustentar a manutenção, o Executivo projeta investimento de R$ 132 milhões de subsídio no sistema de transporte coletivo, em 2024, o que cobre 62% das isenções garantidas por lei a parte dos passageiros. 

"O nosso grande esforço é para que a passagem não aumente ao usuário que paga o transporte. E além do aporte, estamos investindo para oferecer um atendimento melhor ao cidadão, com renovação da frota, reformas em terminais, aumento de viagens, novos abrigos e início da operação de ônibus elétricos. Desde o início da gestão, assumimos o desafio do transporte, mas esta é uma responsabilidade que também deve ser compartilhada com o Estado e o governo federal" - Prefeito Sebastião Melo. 

Em coletiva de imprensa no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Melo e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão Castro, também apresentaram um balanço do programa Mais Transporte, lançado em 2022, que incluiu uma projeção de dados para 2024 sobre ampliações de viagens, chegada de novos ônibus para renovação de frota e qualificação da infraestrutura que atende aos passageiros.

Números - Em 2023, 159,1 milhões de passageiros andaram de ônibus em Porto Alegre, um crescimento de 37% sobre 2021. Entre 2021 e 2024, no turno entre 5h e 19h30, a projeção é de incremento de 28% nas viagens em dias úteis, 29% aos sábados e 41% aos domingos. 

No primeiro ano do Mais Transporte, os horários noturnos e madrugada ficaram entre as prioridades, pois havia necessidade de retomar a oferta no pós-pandemia. Na madrugada, essa melhoria chegou a 106%, se comparados os dados de viagens de 2021 e 203, em dias úteis. No turno da noite, os maiores acréscimos ocorreram nas viagens de sábados e domingos, com saltos de cerca de 60%, também entre 2021 e 2023. 

Renovação - Até 2023, foram adquiridos pelas empresas que operam o transporte municipal 245 novos ônibus, todos com ar-condicionado e acessibilidade. Em 2024, mais 162 carros devem integrar o sistema, sendo 62 da Carris, administrada desde janeiro pela iniciativa privada após a conclusão do processo de desestatização, executado pela prefeitura. 

Sustentabilidade - A frota de Porto Alegre também conta, desde fevereiro deste ano, com dois ônibus totalmente elétricos. Os veículos garantem redução na emissão de gases poluentes de 128 toneladas/ano, têm ar-condicionado, acessibilidade e baixo ruído interno, o que gera maior conforto aos passageiros. Até o fim do primeiro semestre de 2024, 12 ônibus elétricos atenderão passageiros na Capital, fazendo duas linhas: a 178.1 Praia de Belas Elétrica e a linha Integradora.

“Desde que começou o Mais Transporte trabalhamos na qualificação da oferta, da infraestrutura que atende os passageiros e investimos em novas tecnologias. Medidas com o foco em tornar cada vez mais atrativo, confortável e seguro o serviço para o passageiro”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Outro investimento detalhado foi o Centro Operacional do Transporte, entregue em fevereiro deste ano, que qualifica o serviço de monitoramento em tempo-real do sistema de transporte e apura dados que contribuem com o planejamento da oferta de viagens. 

Infraestrutura - Os terminais e corredores de ônibus também passam por revitalização desde 2022. No balanço, Melo e Adão informaram que já foram modernizados cinco terminais, três estão em reforma atualmente e um deve começar a ser revitalizado nos próximos meses. 

Em paralelo, as estações localizadas dentro dos corredores de ônibus também passam por melhorias. Atualmente, as da avenida Assis Brasil recebem novo piso, iluminação, pintura e limpeza. O mesmo processo também será feito em estações da Terceira Perimetral e das avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, João Pessoa e Bento Gonçalves.

Isenções - Na coletiva, Melo ainda salientou a importância de que o governo federal crie uma política pública nacional para bancar a isenção de pessoas com 65 anos ou mais no transporte público, um benefício garantido em todo o país por meio da Constituição Federal e do Estatuto do Idoso. Em Porto Alegre, essa isenção custa R$ 97 milhões e representa 45% do valor total das isenções, que é de R$ 213 milhões. Se o governo federal cobrisse esse benefício das pessoas com 65 anos ou mais, o valor da tarifa na Capital poderia chegar a cerca de R$ 4, estima a prefeitura. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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SPTrans lança licitação de projeto executivo e obras do Corredor Norte Sul

A SPTrans publica no Diário Oficial desta sexta-feira (23/02) a licitação nº 001/2024 referente à contratação de empresa que irá prestar serviços especializados de engenharia para desenvolvimento de projeto executivo e execução das obras para a implantação do Corredor Norte Sul – trecho 2.

O trecho 2 do corredor está localizado entre o Terminal Bandeira e Viaduto João Julião da Costa Aguiar, sobre a Av. dos Bandeirantes, percorrendo as avenidas 23 de Maio, Prof. Ascendino Reis, Ruben Berta e Moreira Guimarães, um dos principais eixos de mobilidade da cidade, ligando as regiões Norte e Sul.

As empresas interessadas em participar do processo de licitação devem apresentar suas respectivas propostas até 18/03/24 às 10h. Entrega dos Envelopes deve ser feita no Endereço Rua Boa Vista, 236, 7o andar - Centro – SP

Com o objetivo de diminuir os impactos das obras e intervenções para implantação do Corredor, a contratação do escopo foi dividida em dois lotes.

Lote 1

Trecho entre o Terminal Bandeira até as proximidades da Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho, tendo como eixo principal a Avenida 23 de Maio, com extensão de 4,4 km e sete pontos de parada.

Lote 2

Trecho entre a Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho e o Viaduto João Julião da Costa Aguiar (Av. Bandeirantes). Tem como eixo principal a Av. 23 de Maio, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Ruben Berta, Av. Moreira Guimarães, com extensão aproximada de 4,60 km e cinco paradas.

A implantação do corredor vai proporcionar agilidade, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros que se deslocam diariamente.

Outras melhorias previstas:

• Melhoria na qualidade e acessibilidade nos passeios e plataformas;
• Incentivar o uso do transporte público;
• Melhorar a mobilidade regional com incentivo do desenvolvimento da região

Corredores e faixas

O Corredor Norte Sul faz parte do Programa de Metas 2021-24 da Prefeitura de São Paulo, na meta 46, que prevê viabilizar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus. Atualmente, a cidade conta com 131,2 km de corredores e a SPTrans já está realizando as obras de implantação no trecho I do corredor Itaquera-Líder e as avenidas Celso Garcia e Nossa Senhora do Sabará serão requalificadas para melhorar a fluidez do transporte coletivo.

Na atual gestão foram implantados 52,66 km de faixas exclusivas, superando 100% da meta 47, que previa 50 km de exclusividade para o transporte público. No início de 2021, havia em operação na cidade 536,1 km de faixas exclusivas. Já em 2024, esse número aumentou para 588,76 km de faixas exclusivas para ônibus em operação.

Informações: SPTrans

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No Rio, Tarifa de ônibus entre Terminal Gentileza e Galeão será de R$ 15

A Prefeitura do Rio inicia, neste sábado (24/02), a operação gradual da Transbrasil. Com 26 quilômetros de extensão, 18 estações e dois terminais, o corredor expresso conectará Deodoro, na Zona Oeste, ao Centro do Rio, passando por 18 bairros e com previsão para transportar 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT a ser inaugurado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. A abertura em etapas da Transbrasil acontecerá um dia após a cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), marcada para esta sexta-feira (23/02) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Erguido nas imediações da Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária, o TIG será o maior terminal integrador de transporte público do Rio, e conectará o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais.

A fase inicial (1) da operação da Transbrasil, que começa neste sábado (24/02) e se estende até 30 de março, terá os ônibus articulados circulando no trecho entre o bairro da Penha e o Terminal Gentileza no horário das 12h às 14h, com intervalos de 10 minutos entre as viagens e tempo de percurso de 20 minutos. O preço da passagem (R$ 4,30) será o mesmo cobrado em todos os modais municipais. Os ônibus saem da Penha, fazem paradas nas estações Ibiapina, Olaria, C. de Moraes e Santa Luzia, antes de entrarem na Transbrasil e seguirem direto, sem paradas, até o Terminal Gentileza

Para atender à demanda dos passageiros que utilizam o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), uma linha expressa de ônibus executivos TIG x GIG, sem paradas nas estações, entrará em operação todos os dias, das 6h à meia-noite, com intervalos previstos de 20 minutos. O tempo de viagem é estimado em 16 minutos. Os ônibus terão bagageiros e uma sala de espera à disposição dos passageiros no Terminal Gentileza. O valor da tarifa será de R$ 15, e a passagem poderá ser paga com Jaé ou Riocard.

Quando estiver em plena operação, o TIG permitirá que os passageiros cariocas possam acessar, dentro do terminal, o novo BRT Transbrasil, duas linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarão o terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, e 14 linhas de ônibus municipais regulares para diversos bairros da cidade. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.

A partir de 30 de março, o BRT Transbrasil começará a operar de Deodoro ao Terminal Gentileza, com horário mais ampliado, das 10h às 15h. Também nesta data será iniciada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será limitada por segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser usada por ônibus, veículos de serviço e táxis. Elas serão limitadas com pintura, e funcionarão todos os dias da semana. Nos trechos junto às estações, para garantir segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha singela, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Informações: Diário do Rio

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Bilhete Único da Pessoa com Deficiência vencido deixa de ser aceito a partir de abril

Os passageiros que utilizam o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência vencido deverão renová-los até o próximo 31 de março. A partir dessa data os cartões deixarão de ser aceitos no transporte público. Anteriormente, a SPTrans suspendeu o cancelamento destes cartões em razão da pandemia de Covid-19, para que não fosse necessário sair de casa durante o período de quarentena e isolamento social.

Para fazer a renovação do benefício, garantindo o acesso ao transporte público, o passageiro precisa fazer a solicitação através do site de atendimento da SPTrans, de forma rápida e sem ter que sair de casa. Quem ainda optar por solicitar presencialmente deverá se dirigir a um dos postos de atendimento. Para ter acesso aos endereços, clique aqui.

O público que tem cartões vencidos entre março de 2020 e dezembro de 2022, período da pandemia, poderá selecionar a opção BILHETE ÚNICO ESPECIAL (PCD) – VENCIDO ENTRE MARÇO/2020 E DEZEMBRO/2022 (RENOVAÇÃO) e realizar o processo. Neste momento não será exigido o formulário assinado por médico ou exames e laudos e, após a solicitação, será enviado ao passageiro um cartão com validade de um ano. Assim, haverá mais tempo para fazer a renovação convencional, apresentando toda a documentação necessária para concessão do benefício.

Informações: ABC do ABC

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TEVX Higer realiza programa de treinamento para motoristas de ônibus elétricos em Cascavel

A TEVX Higer realiza em Cascavel (PR) o treinamento do padrão de condução HIGER para ônibus elétricos. Com duração de duas semanas, a ação integra o pacote da programação de chegada das novas unidades à cidade.

Diferencial da marca em todas as cidades onde atua, o treinamento na capital do meio oeste paranaense contempla 60 condutores que receberão aulas práticas e teóricas sobre padrão de condução econômica e segura em veículos elétricos. Entre os tópicos abordados, estão: estilo de condução inteligente e estratégico; conceitos de segurança no trânsito; técnicas de condução econômica; habilidades operacionais; apresentação técnica teórica do veículo; e adaptação às novas tecnologias.

Para Adriana Taqueti, gerente comercial e de marketing  da TEVX Higer, o treinamento é um ponto crucial que destaca a qualidade de área de serviços da marca em todos os países que atua: “A capacitação do condutor é um componente fundamental no processo da eletrificação das frotas. O uso adequado de toda tecnologia que o veículo HIGER possui, além de propiciar uma viagem confortável e segura, contribui para que o desempenho correto do veículo e maximiza os resultados operacionais”. Um exemplo, é o sistema de freio regenerativo  que pode incrementar a autonomia do veículo em até 30%; assim, “o nosso  treinamento vai muito além da parte teórica ou prática, pois temos como princípio acompanhar os  condutores durante suas primeiras jornadas de trabalho para que possa esclarecer eventuais dúvidas e desenvolver uma condução eficiente e segura", destaca Adriana.

Para a presidente da Transitar, Autarquia de Mobilidade e Trânsito de Cascavel, Simoni Soares, a cidade tornou-se referência para a eletromobilidade, com um projeto que vai desde a geração de energia limpa, passando pelo investimento da infraestrutura de recarga até o consumo dessa energia pelos 15 ônibus elétricos: "Cascavel se prepara não somente na parte de infraestrutura, mas também na  qualificação da equipe de condutores, sendo este um fator de impacto direto no desempenho dos veículos e, consequentemente, no sucesso desse projeto. Essa inovação tecnológica beneficia  diversos atores da sociedade, desde o condutor que passará a ter um diferencial profissional e um melhor ambiente de trabalho, até os usuários, que poderão usufruir de um transporte moderno, confortável e sustentável”.

A TEVX Higer fornecerá um total de 15 veículos elétricos para Cascavel, sendo 13 modelo padron e 2  articulados (18 metros de comprimento). Todos configurados com portas do lado esquerdo do veículo - um detalhe de personalização feito especialmente para atender à característica da cidade. No momento a cidade prepara a infraestrutura necessária para a eletrificação.

Informações a imprensa

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No Recife, Tarifa única de R$ 4,10 é aprovada pelo Conselho Superior

O Conselho de Transporte Metropolitano (CTM) aprovou, em reunião na manhã desta quinta-feira (22), proposta do Governo de Pernambuco que cria o Bilhete Único de R$ 4,10 para os ônibus da Região Metropolitana do Recife. Com a implantação da nova tarifa, o Anel B, que atualmente custa R$ 5,60, será extinto e a tarifa terá redução em 30%.

A medida será implantada a partir do sábado 03 de março em toda RMR devido ainda a situações operacionais dentro do sistema.

Segundo a proposta do Governo do Estado, na utilização das linhas integradas, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização do sistema. A medida deve beneficiar 700 mil usuários do transporte, mais de 90% do total. A gestão fará um aporte adicional anual de aproximadamente R$ 60 milhões.

Ponto negativo da medida e contestada pelos representantes dos usuários foi a falta de metas dentro da proposta do governo como por exemplo a renocação de frota, segundo o Conselheiro Clayton Leal, faltou por parte do governo a informação da idade média da frota e consequentemente o envelhecimento dos coletivos que vem sendo sentido pelos usuários. 

Na reunião, não foi definida como serão repassados os subsidios o que deixou a reunião tensa, porém o governo disse que tudo será acertado de acordo com as leis já vigentes.

Veja a tabela com novos valores

Anel A - R$ 4,10 (horário social: R$ 3,10)
Anel B - EXTINTO
Anel G - R$ 2,70
041 Setúbal (opcional) - R$ 5,15
072 Candeias (opcional), 064 Piedade (opcional), 160 Gaibu/Barra de Jangada (Via Paiva), 214 UR-02/Ibura (opcional), 224 UR-11 (opcional), 229 Marcos Freire (opcional), 342 Curados (opcional) - R$ 7,70
191 Recife/Porto de Galinhas (sem ar) - R$ 13,70
195 Recife/Porto de Galinhas (opcional) - R$ 20,00

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