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Estudantes de Florianópolis podem fazer recadastramento para desconto em passagens

terça-feira, 9 de janeiro de 2024


Estudantes já podem fazer o recadastramento online do Cartão Estudante, que dá desconto de 50%, gratuitamente e sem precisar ir ao posto físico de atendimento. Para realizar a atualização pelo aplicativo, é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício”.

É necessário enviar os seguintes documentos no aplicativo:

RG e CPF;
Foto atualizada (pode ser tirada com o aplicativo no momento do recadastro);
Comprovante de matrícula do ano vigente (carimbado e assinado ou com a autenticação eletrônica completa – link e código);
Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses);
Autodeclaração de residência (somente para casos em que o comprovante de residência não estiver no nome do aluno, pais ou responsável legal), mais o comprovante de residência.
Toda a documentação deve ser enviada de forma digital pelo aplicativo Si.GO.

O status do processo de recadastramento deve ser acompanhado pelo aplicativo. Nos casos de reprovação, será exibido o motivo da reprovação e é possível refazer o processo. Em caso de aprovação, o cartão fica imediatamente liberado para utilização. Para o recadastramento presencial, o estudante ou representante legal deverá comparecer no Passe Rápido com o cartão do estudante portando os documentos.

Recadastramento do Cartão Social
Estudantes que desejam renovar o Cartão Social, que dá gratuidade integral ao transporte, também podem realizar via aplicativo, sem precisar ir ao posto físico de atendimento da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura.

Esses estudantes devem fazer o upload dos seguintes documentos:

Comprovante de residência do município de Florianópolis;
Cocumento de identidade;
CPF;
Atestado de matrícula em instituição de ensino fundamental, médio, ou em curso de graduação, pós graduação ou especialização, reconhecidos pelo MEC.
Foto atualizada (pode ser tirada com o aplicativo no momento do recadastro).
No pró-cidadão, será disponibilizado atendimento para auxiliar a renovação via app. O cartão estudante social vai ficar bloqueado e será liberado no dia 14 de fevereiro.

Para renovação presencial, os estudantes devem ir ao posto de atendimento da SMTI, localizado no TICEN, com os seguintes documentos:

Cópia RG e CPF (com original);
Atestado de frequência ou matrícula original;
Cópia comprovante de residência atualizado (90 dias com original);
Cadastro único em dia (NIS) – CRAS.

Informações: PMF

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Passe Livre Escolar e Meia Tarifa da EMTU podem ser solicitados a partir desta segunda-feira (08/01)

Alunos e professores que pretendem requisitar o Passe Livre Escolar ou o Meia Tarifa do transporte metropolitano podem preencher os formulários de solicitação no site da EMTU (https://www.emtu.sp.gov.br/passe/indexregiao.htm) a partir desta segunda-feira (08/01). As vendas dos créditos eletrônicos da cota Meia Tarifa e da utilização da cota do Passe Livre Escolar para quem já teve sua solicitação aprovada pelo site serão iniciadas a partir de 01/02. A liberação do banco de dados 2024 para as escolas atualizarem o cadastro de estudantes e professores no Portal Parceiros da EMTU ocorreu em 02/01. 

Em 2023, foram emitidos pela EMTU 83.114 passes escolares nas cinco regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba), sendo 41.342  Passes Livres e 41.772  Meia Tarifas.

Novidades no processo de solicitação em 2024

O regulamento do Passe Escolar foi revisado para orientações aos estudantes e professores, com novo visual no preenchimento do formulário de solicitação do passe:

É possível digitar somente o número da linha, simplificando a forma de optar pela linha que será utilizada no trajeto da residência à escola. Antes era necessário selecionar a empresa e depois a linha.

Para quem é baixa renda, o preenchimento e envio da documentação também ficou mais objetivo, pois o envio das comprovações será por integrante familiar.

Valor da taxa: R$ 26,60 (valor de sete tarifas-piso, que é de R$3,80)

Quem tem direito - O Passe Livre Escolar isenta alunos do ensino regular, técnico ou superior de escolas públicas do pagamento da tarifa para o deslocamento intermunicipal entre a residência e a escola. Conforme prevê a legislação em vigor, o solicitante deve ter renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional (R$ 2.118,00), ou integrante de bolsas como FIES, PROUNI, cotas sociais. O estudante que não tiver direito à gratuidade total pode solicitar a Meia Tarifa, que concede desconto de 50% no pagamento da passagem. Já o professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro na região metropolitana.

Como solicitar - O primeiro passo é a instituição de ensino registrada junto à EMTU fazer o cadastramento do aluno ou professor no Portal Parceiros-Instituição de Ensino-EMTU/SP, de acesso exclusivo da escola. Depois desse registro, o interessado deverá acessar o site da EMTU  na opção Passe Escolar para preenchimento do formulário, envio de documentos digitalizados previamente, impressão e pagamento da taxa do boleto no valor correspondente a R$ 26,60. A liberação do benefício dependerá da análise e aprovação da documentação e do trajeto realizado. 

Solicitação do Cartão TOP 

Na Região Metropolitana de São Paulo, os cartões não são enviados para as instituições de ensino. Após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU, o responsável ou titular maior de 18 anos deve solicitar seu cartão TOP pelo aplicativo TOP,

disponível para Android e IOS, ou em um dos mais de 60 pontos físicos disponibilizados para emissão do cartão. É necessário agendamento prévio para a solicitação nos pontos físicos, bem como portar documento oficial com foto no atendimento. Para acessar a relação completa dos locais, clique no link. Já para aqueles que optarem por receber o cartão em casa, é preciso pagar a taxa de entrega de R$ 28,50, além da taxa de emissão cobrada pela EMTU no valor de R$ 26,60. 

É importante destacar que tanto os beneficiários do Meia Tarifa quanto do Passe Livre, residentes da Grande São Paulo, deverão seguir o seguinte procedimento: após o aviso de liberação do benefício no site da EMTU e de posse do cartão TOP, devem atualizá-lo, aproximando em um dos validadores on-line do TOP presentes nos terminais de ônibus da EMTU e também nas estações do Metrô e da CPTM, para usufruir do benefício e utilizar somente nos ônibus intermunicipais metropolitanos. 

Aqueles que têm o Meia Tarifa devem ter atenção no momento da recarga, e selecionar a aplicação escolar para que o desconto na tarifa seja aplicado. O TOP na modalidade escolar não pode ser utilizado no METRÔ e nem na CPTM (para isso, o estudante deve solicitar o Bilhete Único, na SPTrans). Nas outras regiões metropolitanas o procedimento permanece como nos anos anteriores. O passageiro deverá acessar a opção Passe Escolar no site da EMTU e clicar na região metropolitana onde a escola está situada.

Para fazer a recarga do seu cartão TOP Estudante, os beneficiários contam com o app TOP, ATMs e estabelecimentos parceiros. E, nesse ano, tem uma novidade: agora também é possível fazer a recarga pelo WhatsApp. Basta seguir as orientações do autoatendimento no número (11) 3888-2200. Em caso de dúvidas sobre a solicitação do benefício ou uso do TOP, acesse a Central de Ajuda TOP pelo link: Bora de TOP

Vale ressaltar que durante o mês de janeiro, não haverá a liberação de novos créditos para o benefício de meia tarifa, mas os passageiros poderão utilizar os créditos remanescentes no cartão TOP do benefício que foi liberado em 2022. Já a disponibilização dos créditos da cota meia tarifa e a utilização da cota passe livre, para quem teve a solicitação aprovada pelo site em 2023, estarão liberadas para uso a partir de 1º de fevereiro de 2023. 

É importante que o estudante ou professor leia atentamente o regulamento do Passe Escolar disponível no portal da EMTU e verifique se possui todos os documentos exigidos pela legislação. No momento do pedido on-line, a documentação já deve ter sido digitalizada e estar pronta para o envio. Se o processo for feito corretamente, o benefício é liberado em até 10 dias úteis. Caso haja alguma pendência, é possível efetuar a regularização pelo próprio site, enviando a documentação correta, porém o prazo de 10 dias úteis iniciará a partir da data da regularização - a situação da solicitação pode ser acompanhada pelo site. 

Fonte: EMTU

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Prefeitura de São Paulo reserva R$ 141 milhões para investimentos em ônibus elétricos

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A Prefeitura de São Paulo vai destinar quase R$ 142 milhões para investimentos na compra e operação de ônibus elétricos no transporte público da cidade.

Essa decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, por meio de dois despachos para o Programa Ônibus Elétricos.

O valor total de R$ 141.861.213,34 será reservado para o Banco do Brasil como “cobertura de despesas com amortização, juros e encargos do contrato de operação de crédito”, portanto, de empréstimo realizado pelo Poder Público da capital paulista e assim reverter o valor no setor de transporte.

A gestão de Ricardo Nunes possui a meta de chegar a 20% dos ônibus circulando na cidade em 2024, totalizando 2.400 veículos, tornando assim o Brasil um dos países com mais ônibus elétricos, ficando atrás da China.

“Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionar e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes ao apresentar os veículos na Praça Charles Miller, no Pacaembu, Zona Oeste, em setembro do ano passado.

Para este ano é esperado um amplo processo de entrega destes coletivos, o que deve superar mais de 1 mil unidades para assim tornar possível chegar na meta da prefeitura.

Fonte: Diário nos Trilhos

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Com 54% de obras concluídas, EMTU garante que entregará 2ª fase do VLT em julho de 2024

As obras para implantação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista atingiram 54,3% de conclusão. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), mesmo faltando 45,7% dos serviços, a entrega está prevista para julho deste ano.

As obras da segunda linha do VLT foram iniciadas em julho de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução pela Alya Construtora. O novo trecho do equipamento realizará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo. Em Santos, o VLT terá 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia.

Obras
De acordo com a EMTU, a maior parte das obras de infraestrutura (remanejamento da rede de esgoto e drenagem) já foram concluídas e cerca de 75% das obras nas estações do VLT estão em andamento.

Atualmente, os serviços estão sendo realizados no cruzamento da Praça dos Andradas com a Avenida Visconde de São Leopoldo e na Avenida São Francisco, entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar.

Nos próximos meses, os trabalhos deverão avançar nas ruas Visconde de Embaré, Doutor Cochrane, Constituição, João Pessoa e nas avenidas Francisco Glicério e Conselheiro Nébias. A EMTU ainda destacou que a entrega das obras deverá ocorrer em julho de 2024.

Terceira linha
Uma nova linha do VLT ainda deverá ser construída em São Vicente, ligando as áreas Insular e Continental do município. A ação será realizada após a reforma da Ponte A Tribuna, que deverá ser iniciada neste mês, com previsão de entrega em 2 anos.

A terceira linha contará com 7,5 km de extensão e quatro estações. O novo trecho pretende beneficiar cerca de 150 mil moradores da Área Continental na ligação com o município de Santos. A publicação do edital das obras está prevista para junho de 2024.

Ao ser totalmente concluído, o VLT da Baixada Santista deverá contar com 27 km de extensão, além de 31 estações. A entrega final das obras está prevista para 2027.

Fonte: G1 SP

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Venda de ônibus cresce mais de 12% no Brasil em 2023

A venda de ônibus novos manteve a tendência de alta no Brasil em 2023. Após a forte queda dos números durante a pandemia, no ano passado foram emplacadas 24.622 unidades. Ou seja, houve alta de 12,63% em relação a 2022, quando foram vendidos 21.860 ônibus novos no País. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, isso é resultado da retomada das compras por frotistas e da ampliação do Caminho da Escola. Ou seja, o programa do governo federal que visa oferecer transporte aos alunos da rede pública, sobretudo no interior do País.

"Foi um ano de recuperação para (o setor de) ônibus", diz Andreta Jr. "Porém, é preciso lembrar que o segmento mais afetado pelos reflexos da pandemia. Desta forma, a evolução parte de uma base baixa, embora consistente", diz o executivo.

De acordo com a Fenabrave, a previsão é de que 2024 seja melhor que 2023. Afinal, trata-se de um ano com eleições municipais. Assim, historicamente, as prefeituras de todo o País costumam renovar suas frotas de ônibus. Portanto, o segmento de urbanos deve puxar os emplacamentos.

Além disso, 2023 será marcado pela chegada de mais ônibus elétricos nas maiores capitais do Brasil. Por isso, várias marcas devem trazer novidades do segmento. Conforme o presidente da Fenabrave, a alta deverá ser de 20% em 2024. Assim, se a projeção for concretizada, as vendas deverão ficar em torno das 29,5 mil unidades. 

"Este comportamento se deve também ao Programa Caminho da Escola, que terá 16 mil novas unidades este ano. Do mesmo modo, há o aumento da demanda por transporte rodoviário, por causa da alta dos preços das passagens aéreas. Além disso, está ocorrendo uma renovação da frota de ônibus urbanos".

Ranking de vendas de ônibus no Brasil em 2023

Mercedes-Benz: 14.519 (58,97%)
Volksbus: 4.503 (18,29%)
Marcopolo: 3.317 (13,47%)
Iveco: 888 (3,61%)
Volvo: 704 (2,86%)
Scania: 476 (1,93%)
Agrale: 136 (0,55%)
Induscar: 70 (0,28%)
Lvtong: 4 (0,02%)
BYD: 1 (0,00%)
Fonte: Fenabrave

Fonte: Estadão


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Saiba o que é BRS, modal que ligará o BRT de Salvador ao Aeroporto

Os projetos de mobilidade em Salvador seguem avançando. O próximo passo da prefeitura é a instalação de um BRS (serviço rápido de ônibus) nas regiões da Orla Atlântica e da Avenida Dorival Caymmi, a partir do já instalado corredor de BRT (ônibus de trânsito rápido) no bairro da Pituba, até o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), já iniciou os processos de desapropriação, notificando oficialmente todos os proprietários de imóveis que precisarão ceder algum espaço para a passagem das vias exclusivas para ônibus do BRS.

Procurado pelo portal A TARDE, o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, explicou que as desapropriações são poucas e servirão para ampliar as vias da orla, de duas faixas de pista para três.

“As poucas desapropriações que têm são exatamente naquele trecho do restaurante Ki-Mukeka, mas não tem impacto nenhum na operação deles. São pedaços pequenos de terrenos, em regra na frente das propriedades. A gente precisa de três faixas de pista e, nessa região da orla, na maior parte, temos apenas duas”, justificou o titular da Semob.

O projeto não é uma grande novidade. A gestão municipal já falava da possibilidade em 2017, sob o comando do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Mas foi em 2021, no primeiro ano da administração de Bruno Reis (União Brasil), que a ideia começou a ser tocada com mais firmeza pela prefeitura.

Parte das intervenções que a atual gestão do município fez e continua fazendo na região da Orla Atlântica já estão adaptadas para a chegada do BRS, que ligará a Pituba ao Aeroporto de Salvador. Os veículos utilizados nas vias exclusivas devem ser os mesmos elétricos do BRT, dando uma ideia de continuidade entre os sistemas.

“A obra de Patamares já está sendo preparada para receber o corredor do BRS, que é um serviço de ônibus com faixas exclusivas. Estamos discutindo para manter os ônibus no padrão do BRT e, em alguns lugares, colocar estações, para a gente conseguir prever o pré-embarque”, revelou Müller.

O que é cada coisa

A quantidade de siglas que estão surgindo no debate sobre mobilidade em Salvador pode confundir a população. VLT, BRT e BRS são coisas diferentes e estão sendo elaboradas, pelas gestões municipal e estadual, para modernizar e interconectar o transporte público da cidade.

O VLT, que é o veículo leve sobre trilhos, como o nome já diz, se trata de um modal de transporte à base de trens. Urbanos, eles costumam estar na superfície durante seu percurso inteiro, se diferenciando decisivamente do metrô, que pode ser subterrâneo. Mais barato que o metroviário, o modelo foi escolhido pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT) para atender a região do Subúrbio Ferroviário, substituindo os antigos trens da região.

O BRT, por outro lado, é um sistema fechado de ônibus, com vias construídas exclusivamente para a passagem dos grandes veículos automotores. A prefeitura de Salvador já construiu parte do projeto, que hoje liga o bairro do Itaigara ao Iguatemi pela Avenida ACM. A ideia, porém, é levar o modal à Estação da Lapa, passando pela Avenida Vasco da Gama.

Em Salvador, para o funcionamento do BRT, a prefeitura construiu diversos elevados em uma região movimentada da cidade, o que motivou diversas críticas. Hoje, os ônibus elétricos do sistema também circulam em linhas externas ao circuito fechado, em vias abertas no Caminho das Árvores e na Pituba.

Já o BRS é até parecido com o BRT, sendo também um sistema de ônibus, mas totalmente aberto, sem a construção de vias particulares para a circulação dos veículos. Nesse caso, haverá apenas a destinação específica de uma faixa da pista para a passagem do modal.

Fonte: A Tarde

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Em Uberaba, Usuários podem consultar horário do ônibus em tempo real na Internet


Já está disponível na Internet o sistema de monitoramento do transporte coletivo urbano que permite ao usuário se informar em tempo real a localização e horário do ônibus que pretende utilizar. O link pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na página do transporte coletivo, http://cdfuberaba.auttran.com/chegadas/chegadas.php.

O sistema facilitará a vida do usuário, possibilitando o acesso a informações precisas, desde o posicionamento até o horário que o ônibus passará.

O sistema pela Internet faz parte do programa de monitoramento do transporte público, que inclui a instalação de painéis eletrônicos, indicando o tempo de espera do ônibus desejado.

Blog Meu Transporte

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CPTM emite 24 mil cartões de transporte para trabalhadores desempregados em 2023

A CPTM registrou um aumento de 9% no número de pessoas beneficiadas com a emissão da Credencial para Trabalhadores Desempregados em 2023, na comparação com os dados de 2022. O benefício, emitido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias, garante acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.

Em 2023, foram emitidas 24.446 mil credenciais, o que equivale a uma média de 2 mil cartões entregues por mês. Neste período, foram registrados 591.887 mil embarques com a gratuidade do desempregado. Ao longo de 2022, foram emitidas 22.376 credenciais e 539.508 embarques com a credencial de gratuidade do trabalhador desempregado.

“Esse é um benefício social para ajudar os profissionais nos deslocamentos de trem e metrô durante a busca por uma nova colocação. Por isso, quem possui a gratuidade da credencial pode utilizar todos os dias para cumprir os compromissos com entrevistas e processos seletivos dentro de um período de 90 dias”, explica Viviane Citroni Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com Passageiro da CPTM

O serviço de atendimento para solicitar o benefício é realizado somente no posto da CPTM, localizado na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

Para requerer o benefício, que é pessoal e intransferível, é preciso apresentar no posto os documentos RG, CPF, a rescisão do contrato de trabalho (último emprego) e a carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego. As credenciais são válidas por 90 dias não renováveis e são distribuídas aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias.

Para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nos bloqueios para os funcionários.

Os passageiros podem obter informações pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site https://www.cptm.sp.gov.br.

Informações: Governo de São Paulo

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