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Em Campinas, BRT Campo Grande ganha três novas linhas

domingo, 22 de outubro de 2023

Os cerca de 83 mil usuários do transporte público que utilizam o eixo da avenida John Boyd Dunlop poderão contar com mais agilidade, previsibilidade e conforto no deslocamento entre o Campo Grande e o Centro. A partir desta sexta-feira, 20 de outubro, três novas linhas vão circular no Corredor BRT Campo Grande – duas semiexpressas (mais ágeis, atendem a estações e pontos específicos) e uma paradora (atende a todas as estações). Além disso, a linha BRT20, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Serão quatro linhas BRT circulando e 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos – um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. O tempo de viagem será reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

A nova operação foi anunciada pela Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) no final de setembro.  

“Avançamos aos poucos com a operação parcial dos Corredores BRT até chegar a essa importante fase de transição para a implantação total do sistema no Campo Grande. Fica o convite para que a população ‘experimente o BRT’ e se beneficie de viagens mais rápidas e com mais conforto”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Conheça as novas linhas  

A linha paradora BRT20 atenderá todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa de oito para 10 veículos, com intervalos de 10 minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Também paradora, a BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Terá frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

A nova operação é uma ampliação do projeto original do BRT. Isso porque as duas linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia (Corredor Central / Rótula), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas irão operar em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.  

Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro poderão optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Terá cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Terá quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h). Ambas irão operar com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Para garantir agilidade e alto desempenho, a circulação no corredor será exclusiva das linhas BRT. Por isso, desde o dia 16, 10 linhas convencionais migraram do corredor BRT (pista esquerda) para as marginais (lado direito) da avenida John Boyd Dunlop, com ampliação do tempo de percurso. Para chegar mais rápido ao Centro, os usuários das linhas 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231 poderão realizar a integração com as linhas BRT, a partir dos terminais Campo Grande ou Satélite Íris.  

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: Prefeitura de Campinas

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Prefeitura de Guarulhos entrega o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I

A Prefeitura de Guarulhos entregou oficialmente nesta quinta-feira (19) o corredor de ônibus da avenida Papa João Paulo I, em Cumbica. Com 3,6 quilômetros de extensão, a via exclusiva para veículos de transporte público vai beneficiar diariamente 50 mil pessoas.

O novo corredor, pelo qual já circulam 12 linhas municipais e oito intermunicipais, vai da junção com a avenida Monteiro Lobato até as proximidades da alça de acesso da rodovia Presidente Dutra (km 213) à avenida Jacu Pêssego, na região do Jardim Presidente Dutra.

Para o prefeito Guti, a entrega da obra à população significa um importante avanço na mobilidade urbana do município. “Estamos ligando toda a cidade por corredores. Esse da Papa João Paulo I se conecta com os das avenidas Santos Dumont e Monteiro Lobato, que ficará pronto nos próximos meses. Pela Monteiro, acontece a ligação ao terminal de ônibus do Cecap e ao Corredor Metropolitano, que vai até a Vila Galvão e o Taboão”, disse o chefe do executivo.

Ciclovia

No local também foram feitas novas paradas de ônibus e uma ciclovia de 3,1 quilômetros (da rua Landulfo de Almeida Filho até o número 1.715 da avenida Papa João Paulo I), no sentido Cumbica – Centro, ao lado da Base Aérea, com piso tátil e rampas de acessibilidade em toda a sua extensão.

Avenida revitalizada

Gerenciadas pela Secretaria de Obras, as intervenções na avenida Papa João Paulo I incluíram ainda construção de novas paradas de ônibus, recape de duas pistas para tráfego pesado, reconstrução dos passeios, adequação do sistema de drenagem de águas pluviais, desassoreamento de parte da estrutura, entre outras adequações.

Informações: Prefeitura de Guarulhos

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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus atenderão mais 11 linhas a partir de segunda-feira

A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, anunciou que na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, 11 linhas de ônibus alimentadoras passarão a operar com a nova frota veicular.

Os novos ônibus alimentadores são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis e câmeras de segurança mais modernas. Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual (modelo antigo).

Nesta fase de reformulação do funcionamento nos ônibus urbanos da cidade, as linhas alimentadoras que antes operavam por microônibus (laranja), estão sendo substituídas por novos ônibus de porte intermediário (modelo midi – na cor verde).

Confira as 11 linhas que contarão com nova frota

• Linhas alimentadoras

52 - Parque Industrial
53 - Recreio Anhanguera
35 - Alphaville
55 - Royal Park
65 - Jardim Emília
75 - Alto do Bonfim
85 - Jardim São Fernando até Santa Martha
95 - Jardim Santa Cecília
14 - Jardim Botânico
43 - Portal dos Ipês
63 - Parque das Gaivotas

Mais informações sobre a operação do serviço de transporte público estão disponíveis no site www.rpmobilidade.com.br ou pelo telefone 0800 16 16 001.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Prefeitura de BH garante mais 234 novas viagens em 45 linhas de ônibus aos domingos

A Prefeitura de Belo Horizonte vai acrescentar, a partir deste domingo (22), mais 234 viagens em 45 linhas do transporte coletivo da capital. Os novos horários são exclusivos para domingos, sendo mais uma etapa das ações de melhoria do transporte público implementadas pela PBH.

Desde julho, com a sanção da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar do transporte coletivo convencional, e incluindo as 234 novas viagens aos domingos, foram acrescidas 1.104 novas viagens ao sistema de transporte convencional da capital: 532 nos dias úteis e 572 nos finais de semana (sábado, domingo ou feriado). Também já foram incorporados ao sistema 220 veículos trazendo ao município uma frota mais moderna e com menores níveis de poluentes.

Viagens já implementadas

Em julho, a Prefeitura acrescentou 185 viagens nos dias úteis e 155 novas viagens aos sábados. No começo de agosto, foram mais 133 novas viagens, em 19 linhas, também nos dias úteis. Em setembro foram 197 novas viagens por dia útil, sendo 114 no início do mês, mais 57 novas viagens e outras 26 viagens com a criação da nova linha 721 (Estação São Gabriel / Maria Teresa Via Parque Cerrado). Já em outubro foram acrescidas 184 novas viagens aos sábados.

Até o final deste ano, a Prefeitura determinará aos consórcios que façam um incremento de 10% nas viagens, saltando das 21.700 viagens por dia útil para 23.870 viagens. Novas melhorias nos quadros de horários de viagens, ajustes nos itinerários e criação de novas linhas também serão implementadas no mesmo período.

Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população sobre necessidades de ajustes no sistema de transporte público, mas também estudos técnicos realizados pela equipe da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte para melhor atender o cidadão.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Em SP, Linhas que atendem o Terminal Cachoeirinha terão alterações a partir de segunda-feira, 23


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (23) seis linhas que atendem a Plataforma 3 do Terminal Vila Nova Cachoeirinha terão seus pontos remanejados temporariamente durante a realização de obras. As linhas 9005/41, 9005/42, 9166/10 e 971M/10  compartilharão pontos na parte externa com outras linhas. A transferência de pontos ocorrerá por etapas e prosseguirá até o término dos trabalhos.

Confira as alterações:
 
Linhas com pontos remanejados

9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9002/10 Jd. Pery Alto - Term.  Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro)   -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9004/10 Jd. Elisa Maria – Term. Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) - Lateral da EMEI Arlindo Veiga
9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha  - Calçada externa - Avenida Inajar de Souza  (sentido bairro) -  Lateral da EMEI Arlindo Veiga
938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa -  Plataforma 3 - PMV 10 -  saída pela Av. Itaberaba
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda  -  Plataforma 3 - PMV 7  saída pela Av. Itaberaba
9005/41 Jd. Vista Alegre – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
9005/42 Sítio dos Francos – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
9166/10 Jd. Santa Cruz – Term. Cachoeirinha - Ponto final compartilhado com a linha 9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde - Parada exclusiva

Linhas com itinerários alterados

9004/10 Jd. Elisa Maria – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Clara Nunes, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso, Av. Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Av. General Penha Brasil, Rua São Gonçalo do Abaeté, prosseguindo normal até a Rua Clara Nunes.

9005/10 Jd. Princesa – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Adolfo Lazzari, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Adolfo Lazzari.

9005/41 Jd. Vista Alegre – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Nortelândia, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Nortelândia.

9005/42 Sítio dos Francos – Term. Cachoeirinha
Ida: Rua A, prosseguindo normal até Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Avenida General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua A.

9002/10 Jd. Pery Alto - Term. Cachoeirinha
Ida: Rua Dario Vilares Barbosa, prosseguindo normal até Av. Inajar de Souza, acesso, Av. Inajar de Souza.
Volta: Avenida Inajar de Souza, Rua Jose Pedro D’Oro, prosseguindo normal até a Rua Dario Vilares Barbosa.

938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa
Ponto inicial: Plataforma 3 PMV 10
Ida: Term. Cachoeirinha – Plataforma 3 PMV 10, Avenida Itaberaba, Avenida Dep. Emílio Carlos, Rua Edson Andrade Silva, Avenida Inajar de
Souza, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Inajar de Souza, Av. Itaberaba, Term. Cachoeirinha – Plataforma 3 PMV 10.  

Linhas com ponto final  (parada exclusiva) na Av. Inajar de Souza, altura do nº 4.400 - sentido bairro - lateral da EMEI Arlindo Veiga

9090/10 Pq. Tietê - Term. Casa Verde
Ida: Rua Carlos da Costa Carvalho, Rua São Gonçalo do Abaeté, Av. General Penha Brasil, Avenida Inajar de Souza, Acesso e Rua Morato de Oliveira, Acesso Av. Inajar de Souza, Rua Edmundo Krug, prosseguindo normal até o Term. Casa Verde.
Volta: Term. Casa Verde, Av. Eng. Caetano Alvares, prosseguindo normal até a Av. Inajar de Souza, Av. General Penha Brasil, prosseguindo normal até a Rua Carlos da Costa Carvalho.

9166/10 Jd. Santa Cruz – Term. Cachoeirinha
Sentido único: Rua Massao Watanabe, prosseguindo normal até a Avenida Inajar de Souza, acesso e Avenida Inajar de Souza, prosseguindo normal até a Rua Massao Watanabe.

Linhas com ponto de passagem na Av. Inajar de Souza, altura do nº 4.400 - sentido bairro -  lateral da EMEI Arlindo Veiga

938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
971M/10 Vl. Penteado – Metrô Santana
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Avenida Inajar de Souza, Av. Itaberaba, Rua Francisco Calado, prosseguindo normal até a Rua Prof. Luis Sanches.

Os passageiros com destino ao terminal poderão utilizar o ponto da Av. Dep. Emílio Carlos, 3.747.

Informações: SPTrans

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Como as e-bikes podem revolucionar o transporte nas grandes cidades

Nas últimas décadas, as grandes cidades têm enfrentado desafios significativos no transporte urbano - como congestionamentos, poluição do ar e problemas de mobilidade, que têm se tornado cada vez mais comuns. Em resposta a essas questões, surge uma revolução ainda silenciosa, mas poderosa: a micromobilidade. As bicicletas elétricas, ou e-bikes, têm ganhado destaque como alternativa viável e sustentável para a locomoção.

Segundo a Associação de Brasileira do Setor de Bikes (Aliança Bike), o mercado de bicicletas elétricas alcançou mais de 44,8 mil unidades vendidas em 2022, alta de 9,64% em comparação com 2021. Conforme a Aliança Bike, o volume das vendas no ano passado foi de R$ 304,9 milhões. As projeções para 2023 são de crescimento seguem positivas, com estimativa de 53,4 mil veículos vendidos, aumento de 27%.

A mudança na arquitetura urbana das grandes cidades com a presença das e-bikes ficou mais perceptível. E infraestruturas de transporte estão sendo ajustadas para acomodar essa nova forma de mobilidade, um exemplo disso são ciclovias que estão sendo expandidas e redesenhadas para atender às necessidades das e-bikes, garantindo segurança dos ciclistas e encorajando o uso desses veículos, de acordo com Prefeitura de São Paulo serão 1.000 km de extensão da rede até o final de 2024.

Além disso, as bicicletas elétricas contribuem para reduzir o volume de estacionamentos para carros e motos, ampliando diversos outros espaços nas cidades. Essa transformação na paisagem urbana fica mais harmoniosa e atrativa para a população, bem como também reduz o congestionamento e, consequentemente, a poluição atmosférica, tornando as ruas mais sustentáveis e agradáveis de circular.

Impacto na vida das pessoas

A crescente aquisição das e-bikes vem transformando a maneira como as pessoas se locomovem no dia a dia, pois oferecem uma opção de transporte ágil, eficiente e ecologicamente responsável. Com a ajuda da assistência elétrica, as e-bikes se tornam acessíveis e atrativas, mesmo para aqueles que não são entusiastas do ciclismo, já estão optando por deixar seus carros em casa e escolher a bicicleta elétrica como meio de transporte para o trabalho, a escola ou atividades de lazer.

O impacto dessa mudança no dia a dia das pessoas é profundo. As bicicletas elétricas oferecem uma locomoção ágil e eficiente por grandes cidades como São Paulo - onde há predominância de planaltos, trazendo, ainda, economia de tempo e dinheiro. Além disso, esses veículos eletrificados estimulam um estilo de vida mais ativo, promovendo saúde e bem-estar para as pessoas.

A revolução da micromobilidade não condiz apenas na transformação visual das cidades ou na mudança de comportamento das pessoas, mas também tem um impacto social positivo e de grande relevância. As bikes elétricas possuem potencial de democratizar o transporte, tornando-o acessível para um público mais amplo, incluindo aqueles que não podem dirigir ou não possuem automóveis.

Além disso, as e-bikes podem contribuir para reduzir a desigualdade no acesso ao transporte público. Em vários municípios, especialmente em áreas menos privilegiadas, o sistema de locomoção pública é considerado insuficiente ou inadequado. E as e-bikes surgem como uma alternativa eficiente, permitindo que as pessoas se desloquem de maneira prática, independentemente de onde moram.

Concluindo, as bicicletas elétricas desempenham um papel crucial na revolução da micro mobilidade, visando a transformação do transporte nas grandes cidades. Seu impacto na arquitetura urbana, no cotidiano das pessoas e na sociedade como um todo é visível e benéfico. À medida que as cidades continuam a se adaptar e a investir em infraestruturas para bicicletas elétricas, podemos esperar que essa tendência se fortaleça, e que as cidades se tornem mais sustentáveis, acessíveis e habitáveis para todos os seus habitantes. A revolução da mobilidade urbana está apenas começando, e as e-bikes estão liderando essa ‘virada de chave’.

* Gabriel Arcon é CEO e Co-Founder da E-Moving Mobilidade Urbana
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SOL é a nova marca do transporte coletivo de Itajaí

O transporte coletivo de Itajaí agora é SOL - Sistema de Ônibus Local. A nova marca foi lançada nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço, no Centreventos. O novo sistema, que começará a ser implantado neste sábado (21), promete maior frequência de horários, viagens mais rápidas e frota moderna e acessível.

O nome escolhido para o novo sistema, SOL, faz alusão à vitalidade que há na cidade de Itajaí. Com a chamada “Vai de SOL”, o objetivo é incentivar a população a utilizar mais o transporte coletivo. Ao todo, serão 44 ônibus circulando pela cidade em 29 linhas. De maneira integrada e dinâmica, o novo transporte coletivo terá ônibus entre os principais pontos da cidade de 15 a 30 minutos.

"Hoje é um dia histórico para o nosso Município. Desde 2017 entramos em um sistema emergencial, o que não era o ideal, mas ainda assim atendeu minimamente a nossa população. E, hoje, temos a alegria de anunciar o início da implementação de um sistema moderno, com novas linhas integradas, ônibus novos e uma operação completa. São inovações, aplicativo, tudo a favor da população para um sistema mais efetivo", pontuou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim, destaca que este é o início de uma nova realidade para Itajaí. "Começamos a construir esse sistema em 2018 para criar uma alternativa confortável, inovadora e tecnológica de transporte para os itajaienses. Na época, o sistema de transporte em todo Brasil entrou em colapso. O direito de transporte público é um direito social. Junto com o laboratório de trânsito da Universidade Federal de Santa Catarina começamos a rever o sistema, para entregar uma proposta com inovação e tecnologia. Estamos iniciando um processo que será aprimorado diariamente", ressalta Lamim.

Mudanças iniciam sábado

A partir deste sábado (21), o novo sistema começa a operar na cidade com abrangência de 95% da área urbana e linhas com novas nomenclaturas: Troncais, Alimentadoras, Perimetrais, Lazer e Turismo, Circulares e Rurais. Diferente do sistema antigo, em que a população localizava os ônibus por sequências numéricas, no novo sistema cada linha será identificada pela letra inicial, que indicará o tipo, seguida por um número, rua ou bairro.

Por exemplo, A1 - Indaial ida representa uma linha Alimentadora com o seguinte itinerário: Terminal Ressacada, Av. Ver. Abrahão João Francisco, Estação Contorno Sul, R. José Siqueira, R. Indaial, Estação Asilo Dom Bosco, Estação Indaial, R. Pedro Rangel, R. José Pereira Liberato, Trav. Marcos Castellain, R. David Adão Schmidt, R. Exp. Aleixo Maba, Estação Barra do Rio.

As linhas e horários já estão disponíveis para consulta no site novotransporte.itajai.sc.gov.br. Nesta página, também é possível conferir a rota de cada linha e o mapa do novo sistema de transporte.

A população também deve ficar atenta às mudanças em alguns pontos de ônibus, que serão desativados a partir de sábado. Novas estações já estão sendo demarcadas pela cidade. Para facilitar o acesso a essas informações, o aplicativo Clive Bus foi atualizado e está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Com ele, o usuário pode traçar as rotas de deslocamento pela cidade, conferir horários e o ponto de embarque mais próximo de sua localização.

Faixa exclusiva para ônibus

Para que o trânsito tenha mais fluidez no centro da cidade e os deslocamentos dos ônibus sejam mais ágeis, o Município vai ampliar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Sete de Setembro. A partir de sábado, o lado direito da via, no trecho entre as ruas Lages e Gil Stein Ferreira, terá a passagem exclusiva para estes veículos.

Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas em relação à nova dinâmica do trânsito no local.

Tarifas acessíveis e pacotes com desconto

O novo sistema de transporte coletivo traz novidades nas tarifas e opções que facilitarão o dia a dia da população. A passagem antecipada terá o custo de R$ 4,30, enquanto a embarcada (direto do veículo) custará R$ 4,50. Haverá ainda a opção da tarifa diária de R$ 6,00 para utilizar o transporte coletivo durante todo dia, com direito a trocas ilimitadas de ônibus em qualquer ponto, estação ou terminal.

Estudantes pagarão R$ 2,15 na tarifa unitária. O Município também ofertará outras opções de descontos em pacotes semanais e mensais, com integrações ilimitadas, por R$ 36,00 e R$ 156,00, respectivamente. Há ainda gratuidade da tarifa para idosos, crianças até 5 anos e pessoas com deficiência.

Haverá um período de transição de 10 dias para que a população possa se adaptar ao novo sistema. Nesses dias, estão mantidas as tarifas atuais. A partir do dia 01 de novembro, os novos tarifários começam a ser aplicados e estarão disponíveis para aquisição nos três terminais da cidade: Fazenda, Cordeiros e Ressacada.

Os usuários que ainda possuem saldo no cartão após os 10 dias de transição ainda poderão utilizar os seus créditos pelo período de 90 dias pelo valor atual da passagem, que é R$ 3,63. Depois desse período, as novas tarifas serão aplicadas.

Tabela de preços das tarifas de ônibus do novo sistema:

Antecipada: R$ 4,30 (uma integração)
Embarcada: R$ 4,50 (sem integração)
Diária: R$ 6,00 (integrações ilimitadas)
Semanal: R$ 36,00 (integrações ilimitadas)
Mensal: R$ 156,00 (integrações ilimitadas)
Estudante: R$ 2,15
Gratuidade: crianças até 5 anos, idosos 60+ e pessoas com deficiência 

Informações: Prefeitura de Itajaí

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Emdec adota mais medidas para nova operação do BRT

Após monitorar o primeiro dia de circulação de três novas linhas no Corredor BRT Campo Grande, no pico da manhã, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adotou medidas adicionais para otimizar a operação. Para a operação do pico da tarde, a linha BRT20 ganhou um veículo adicional na frota, totalizando 11 em operação, número que se mantém para as próximas operações.  

Por conta da adesão dos usuários do transporte público coletivo ao BRT Campo Grande, a Emdec criou mais três linhas alimentadoras – 232 (Satélite Íris IV), 233 (Florence I) e 234 (Satélite Íris III). Elas começam a operar nesta segunda, 23 de outubro, ligando os bairros ao Terminal Satélite Íris, viabilizando a integração com as quatro linhas do BRT Campo Grande – BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 para um deslocamento mais ágil no corredor exclusivo.  

Além disso, excepcionalmente, a primeira partida da linha paradora BRT25, do Terminal Satélite Íris, foi antecipada para às 4h30, neste sábado e domingo, 21 e 22 de outubro. A medida foi adotada após monitoramento realizado pelas equipes de fiscalização da Emdec, para atender demanda de usuários que acessam ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no sentido Campo Grande, a partir do Corredor Perimetral. A partir de segunda (23/10), estes usuários serão atendidos com a antecipação fixa da primeira partida da BRT20, que será realizada às 4h25, do Terminal Campo Grande.  

A partir da observação visual, a Emdec estima que cerca de 15% dos usuários das linhas convencionais migraram para as linhas BRT, a partir do Terminal Campo Grande, neste primeiro dia de operação. No Terminal Satélite Íris, a migração foi estimada em 8%. Isso porque os usuários já estavam ambientados a utilizar a linha BRT20 a partir do Terminal Campo Grande.  

A nova operação do BRT Campo Grande foi acompanhada in loco por gestores e equipes de fiscalização da Emdec, inclusive com profissionais dentro dos ônibus. Educadores e agentes da mobilidade urbana orientavam a população nos terminais. Ao longo desta semana, os profissionais também estiveram posicionados nas principais estações e terminais, distribuindo folhetos informativos e esclarecendo detalhes sobre a nova operação. 

Importante reforçar que se trata da primeira operação mais complexa do sistema BRT, que envolve a programação de três novas linhas. O monitoramento prossegue ao longo dos próximos dias de operação e outros ajustes serão realizados, conforme a necessidade. 

Nova operação  

Com estações e terminais mais modernos, confortáveis e acessíveis, o sistema BRT oferece deslocamento ágil pelo corredor exclusivo, mais segurança no embarque e desembarque, veículos com piso na mesma altura das estações e pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas. São quatro linhas BRT circulando e um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. A Emdec estima que o tempo de viagem foi reduzido, em média, em cerca de 10 minutos. 

A linha paradora BRT20 atende todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa para 11 veículos, com intervalos de nove minutos, nos horários de pico, em dias úteis.   

Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Tem frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico. 

As duas linhas paradoras atendem também ao Terminal Central e os pontos de parada do Corredor Central / Rótula (Irmã Serafina, Anchieta e Orosimbo Maia), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas operam em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.  
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro podem optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Tem cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.  

A BRT26, também semiexpressa, parte do Satélite Íris e atende às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Tem quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos. 

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (entre 4h45 e 8h15; e entre 16h15 e 19h30). Ambas operam com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Informações: EMDEC
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BRT Aricanduva

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Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960