Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Como as e-bikes podem revolucionar o transporte nas grandes cidades

domingo, 22 de outubro de 2023

Nas últimas décadas, as grandes cidades têm enfrentado desafios significativos no transporte urbano - como congestionamentos, poluição do ar e problemas de mobilidade, que têm se tornado cada vez mais comuns. Em resposta a essas questões, surge uma revolução ainda silenciosa, mas poderosa: a micromobilidade. As bicicletas elétricas, ou e-bikes, têm ganhado destaque como alternativa viável e sustentável para a locomoção.

Segundo a Associação de Brasileira do Setor de Bikes (Aliança Bike), o mercado de bicicletas elétricas alcançou mais de 44,8 mil unidades vendidas em 2022, alta de 9,64% em comparação com 2021. Conforme a Aliança Bike, o volume das vendas no ano passado foi de R$ 304,9 milhões. As projeções para 2023 são de crescimento seguem positivas, com estimativa de 53,4 mil veículos vendidos, aumento de 27%.

A mudança na arquitetura urbana das grandes cidades com a presença das e-bikes ficou mais perceptível. E infraestruturas de transporte estão sendo ajustadas para acomodar essa nova forma de mobilidade, um exemplo disso são ciclovias que estão sendo expandidas e redesenhadas para atender às necessidades das e-bikes, garantindo segurança dos ciclistas e encorajando o uso desses veículos, de acordo com Prefeitura de São Paulo serão 1.000 km de extensão da rede até o final de 2024.

Além disso, as bicicletas elétricas contribuem para reduzir o volume de estacionamentos para carros e motos, ampliando diversos outros espaços nas cidades. Essa transformação na paisagem urbana fica mais harmoniosa e atrativa para a população, bem como também reduz o congestionamento e, consequentemente, a poluição atmosférica, tornando as ruas mais sustentáveis e agradáveis de circular.

Impacto na vida das pessoas

A crescente aquisição das e-bikes vem transformando a maneira como as pessoas se locomovem no dia a dia, pois oferecem uma opção de transporte ágil, eficiente e ecologicamente responsável. Com a ajuda da assistência elétrica, as e-bikes se tornam acessíveis e atrativas, mesmo para aqueles que não são entusiastas do ciclismo, já estão optando por deixar seus carros em casa e escolher a bicicleta elétrica como meio de transporte para o trabalho, a escola ou atividades de lazer.

O impacto dessa mudança no dia a dia das pessoas é profundo. As bicicletas elétricas oferecem uma locomoção ágil e eficiente por grandes cidades como São Paulo - onde há predominância de planaltos, trazendo, ainda, economia de tempo e dinheiro. Além disso, esses veículos eletrificados estimulam um estilo de vida mais ativo, promovendo saúde e bem-estar para as pessoas.

A revolução da micromobilidade não condiz apenas na transformação visual das cidades ou na mudança de comportamento das pessoas, mas também tem um impacto social positivo e de grande relevância. As bikes elétricas possuem potencial de democratizar o transporte, tornando-o acessível para um público mais amplo, incluindo aqueles que não podem dirigir ou não possuem automóveis.

Além disso, as e-bikes podem contribuir para reduzir a desigualdade no acesso ao transporte público. Em vários municípios, especialmente em áreas menos privilegiadas, o sistema de locomoção pública é considerado insuficiente ou inadequado. E as e-bikes surgem como uma alternativa eficiente, permitindo que as pessoas se desloquem de maneira prática, independentemente de onde moram.

Concluindo, as bicicletas elétricas desempenham um papel crucial na revolução da micro mobilidade, visando a transformação do transporte nas grandes cidades. Seu impacto na arquitetura urbana, no cotidiano das pessoas e na sociedade como um todo é visível e benéfico. À medida que as cidades continuam a se adaptar e a investir em infraestruturas para bicicletas elétricas, podemos esperar que essa tendência se fortaleça, e que as cidades se tornem mais sustentáveis, acessíveis e habitáveis para todos os seus habitantes. A revolução da mobilidade urbana está apenas começando, e as e-bikes estão liderando essa ‘virada de chave’.

* Gabriel Arcon é CEO e Co-Founder da E-Moving Mobilidade Urbana

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960