Os cerca de 83 mil usuários do transporte público que utilizam o eixo da avenida John Boyd Dunlop poderão contar com mais agilidade, previsibilidade e conforto no deslocamento entre o Campo Grande e o Centro. A partir desta sexta-feira, 20 de outubro, três novas linhas vão circular no Corredor BRT Campo Grande – duas semiexpressas (mais ágeis, atendem a estações e pontos específicos) e uma paradora (atende a todas as estações). Além disso, a linha BRT20, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula.
Serão quatro linhas BRT circulando e 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos – um ônibus a cada cinco minutos entre o Terminal Satélite Íris e o Centro. O tempo de viagem será reduzido, em média, em cerca de 10 minutos.
A nova operação foi anunciada pela Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) no final de setembro.
“Avançamos aos poucos com a operação parcial dos Corredores BRT até chegar a essa importante fase de transição para a implantação total do sistema no Campo Grande. Fica o convite para que a população ‘experimente o BRT’ e se beneficie de viagens mais rápidas e com mais conforto”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Conheça as novas linhas
A linha paradora BRT20 atenderá todas as 13 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. A frota da BRT20 passa de oito para 10 veículos, com intervalos de 10 minutos, nos horários de pico, em dias úteis.
Também paradora, a BRT25 partirá do Satélite Íris, atendendo às 10 estações a partir deste ponto; e chegará até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula). Terá frota de oito veículos e intervalos de 10 minutos, em dias úteis, nos horários de pico.
A nova operação é uma ampliação do projeto original do BRT. Isso porque as duas linhas paradoras vão atender também o Terminal Central e os pontos de parada nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia (Corredor Central / Rótula), viabilizando a integração com outras linhas que circulam na região. Ambas irão operar em dias úteis, sábados, domingos e feriados, até às 0h.
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro poderão optar pelas linhas semiexpressas, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária. Terá cinco ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.
A BRT26, também semiexpressa, partirá do Satélite Íris e atenderá às estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária, chegando até o Terminal BRT Mercado. Terá quatro ônibus na frota e intervalos de 15 minutos.
As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h). Ambas irão operar com retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros.
Para garantir agilidade e alto desempenho, a circulação no corredor será exclusiva das linhas BRT. Por isso, desde o dia 16, 10 linhas convencionais migraram do corredor BRT (pista esquerda) para as marginais (lado direito) da avenida John Boyd Dunlop, com ampliação do tempo de percurso. Para chegar mais rápido ao Centro, os usuários das linhas 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231 poderão realizar a integração com as linhas BRT, a partir dos terminais Campo Grande ou Satélite Íris.
Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.
Informações: Prefeitura de Campinas
0 comentários:
Postar um comentário