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BNDES aprova R$ 10 bi para financiar extensão da Linha Verde e trem entre SP e Campinas

terça-feira, 26 de setembro de 2023

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de dois projetos do Novo PAC em São Paulo: o Trem Intercidades que ligará São Paulo à Campinas e a extensão da Linha 2 (Verde).

Os projetos totalizam R$ 10 bilhões em financiamento. Cerca de R$ 6,4 bilhões serão utilizados para aportes públicos na implantação do Trem Intercidades Eixo Norte; outros R$ 3,6 bilhões são para a aquisição de 44 composições para o metrô.

A assinatura do contrato com o governo do estado será feita na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o presidente se recuperar da operação no quadril, que deve realizar nos próximos dias.

O Trem Intercidades consiste em uma Parceria Público-Privada (PPP) para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo à Campinas

A obra foi concebida sob o regime de concessão patrocinada. O leilão está previsto para o dia 28 de novembro deste ano. O investimento do projeto está estimado em R$ 12,5 bilhões.

A Linha 2 do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente, será prolongada por 8,2 km e ganhará 8 novas estações até a estação Penha, onde haverá integrações com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral).

O financiamento aos 44 trens irá garantir que serão produzidos pela indústria nacional, segundo o BNDES.

“As obras do Novo PAC são prioritárias para o BNDES e, conforme orientou o presidente Lula, todas as consultas estão sendo tratadas de forma republicana. Assim, em parceria com a iniciativa privada, contribuiremos para retomar os investimentos, gerando emprego e renda”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Informações: CBN 

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BRT Sorocaba colabora para a redução de carros e motos nas ruas nos últimos 3 anos

domingo, 24 de setembro de 2023

No Dia Mundial Sem Carro (22/9), a concessionária BRT Sorocaba destaca o potencial transformador do ônibus para a dinâmica dos centros urbanos.  Cada ônibus que circula é responsável pela retirada de muitos automóveis e motos do trânsito, possibilitando que haja menos congestionamento e poluição atmosférica e sonora. Em breve, com a ativação do Corredor Estrutural Oeste, mais 47 novos veículos se juntarão aos 77 carros em operação, somando 124 ônibus.
Realizar deslocamentos com transporte coletivo é contribuir para uma cidade mais sustentável, o que favorece para um ar mais limpo, tráfego fluindo melhor para todos e ainda tem a economia. Quem anda de ônibus não precisa se preocupar com estacionamento, manutenção de carro e combustível. O ônibus é um facilitador para a mobilidade urbana e só traz benefícios.

Em média, um carro movido a gasolina emite de 2 a 5 kg de dióxido de carbono a cada 20 km rodados. De acordo com pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), os veículos são responsáveis com 60% da emissão de poluentes em grandes cidades.

“Precisamos olhar com atenção para os ganhos gerados pelo uso do ônibus. A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) afirma que um único ônibus pode substituir pelo menos 40 carros. Ou seja, quanto mais transportamos, menor será o volume no trânsito e seus impactos. Além disso, nossos veículos possuem redutor de poluentes e ruídos. A nossa missão de transportar é uma tarefa essencial para a dinâmica do município”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Um transporte eficiente e atrativo possui um papel estratégico para o desenvolvimento das cidades e, neste quesito, o BRT Sorocaba se tornou um sistema diferenciado.

Outra vantagem gerada pelo ônibus é a rapidez nos deslocamentos. Pouca gente sabe, mas no quesito pontualidade e tempo de viagem o BRT Sorocaba tem uma performance diferenciada, alcançando nos últimos 12 meses, o indicador de 99,98% no cumprimento de viagens.

Operação com rapidez e previsibilidade

Para obter essa nota, a empresa possui uma equipe sincronizada e a prática de aperfeiçoamento contínuo para promover o melhor do transporte. Essa é uma operação altamente monitorada pela empresa, pelo órgão gestor da cidade, e também, por uma verificadora que avalia diariamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Para analisar a qualidade geral dos serviços são levados em consideração desde o cumprimento de viagens, a conservação da frota, equipamentos, instalações, limpeza até segurança.  Cada área da operação possui um conjunto de itens que são classificados para a obtenção da nota. A soma dos mesmos gera uma média, e assim, se alcança a marca final. 

“Ao atingir essa nota, confirma que o nosso trabalho tem sido realizado com excelência e muita sinergia entre as equipes. Nosso compromisso é realizar deslocamentos mais rápidos, com conforto e segurança, e em um menor tempo. É uma satisfação promover um serviço de qualidade e saber que estamos cooperando para uma cidade mais sustentável, com menos carros nas ruas e mais passageiros circulando de ônibus”, finaliza Andere.

No quesito operação, que engloba cumprimento das viagens, frequência, quebras de ônibus e intercorrências, a empresa bateu a nota máxima de 10 nos últimos meses. É importante esclarecer que essa nota é dada pela verificadora designada pelo município e que acompanha os serviços.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
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Zona Norte de Porto Alegre ganha dez ônibus novos a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 25, o atendimento das linhas Planalto, Passo das Pedras e Aeroporto será qualificado com a chegada de mais dez ônibus novos que serão colocados na frota. A empresa Nortran, que faz parte do consórcio Mob, ainda será reforçada por outros 11 veículos que ingressarão depois de passarem por emplacamento e vistoria.

Os ônibus foram apresentados para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e o adjunto, Matheus Ayres, em visita à sede da empresa. A vistoria faz parte do programa Mais Transporte. “A qualificação do atendimento passa pelo incremento de viagens e também por dar mais conforto ao usuário com a aquisição dos novos veículos”, destaca Castro Júnior. 

Desde o começo do ano, o consórcio Mob - formado pelas empresas Sopal, Navegantes e Nortran - já adquiriu 53 novos carros, todos com ar-condicionado e acessibilidade. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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DF terá mais linhas de ônibus e mais viagens ao longo do dia em diversas regiões

O Distrito Federal tem mudanças em algumas linhas de ônibus a partir de segunda-feira (25). Moradores do Gama e do Park Way ganharão novas linhas. Já quem pega ônibus em São Sebastião, no Paranoá e no Itapoã terá mais viagens ao longo do dia.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou nesta sexta (22) que, ao todo, o sistema de transporte público coletivo do DF receberá 195 ônibus novos da empresa Pioneira, que já conta com 100% de sua frota renovada. Deste total, 79 serão para aumento da frota e 116 irão substituir veículos que atingiram o limite de vida útil.

Veja quais as mudanças:

No Gama

As novas linhas 204 e 204.1 vão ser circulares entre as regiões oeste e leste. Elas vão substituir as linhas 3208 e 3209, que vão deixar de existir. A tarifa é de R$ 2,70.

No Parkway

A novidade é a linha 073.5, que vai fazer o trajeto circular entre as quadras 14 e 25. Essas novas linhas são de miniônibus e a tarifa custa R$ 2,70.
Mais viagens

Vão ganhar mais viagens ao longo do dia as linhas 181 e 181.1, que circulam entre São Sebastião, Paranoá e Itapoã;
A linha 170.4 vai começar a passar também pelo IFB de São Sebastião;
A linha 197.6 vai começar a passar também no Morro da Cruz;
No Jardins Mangueiral, a linha 180.5, que vai para a W3 Sul, receberá o acréscimo de 2 viagens em dias úteis, e a circular 183.6 terá ampliação de 7 viagens também em dias úteis.


Informações: G1 DF
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Cidade de Fortaleza planeja ter apenas ônibus 100% elétricos

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A Prefeitura de Fortaleza, maior cidade do Nordeste, quer dar um passo importante na direção de uma mobilidade urbana mais sustentável e menos poluente. O objetivo é zerar a frota de veículos a combustão que fazem o transporte público. Com isso, zerar as emissões de gases do efeito-estufa até 2050, de acordo com a agenda global da ONU.

O primeiro passo foi dado com o prefeito José Sarto enviando à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a aquisição de 19 ônibus 100% elétricos para o transporte público da cidade, com um investimento de R$ 50 milhões financiados pelo BNDES.

O projeto faz parte da nova Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que visa estimular o uso de transportes de energia limpa, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar e da saúde da população. A iniciativa também está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e com a agenda global da ONU para o combate às mudanças climáticas.

Os ônibus elétricos vão permitir para a população mais qualidade de vida com menos poluição.
Os primeiros ônibus elétricos de Fortaleza serão destinados às linhas 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, que juntas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Com isso, a Prefeitura espera reduzir anualmente cerca de 3.600 toneladas de CO2 e 15 toneladas de NOx, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos fortalezenses.

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pela Câmara Municipal, que deve analisá-lo nas comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Fiscalização, e Política Urbana e Meio Ambiente. Se aprovado, o projeto será um marco histórico para a mobilidade urbana de Fortaleza, colocando a cidade na vanguarda da sustentabilidade e da inovação no Brasil.

Informações: NE9
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Obras do BRT avançam ao longo das principais avenidas da Zona Oeste de Sorocaba

As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem em pleno ritmo acelerado e alguns pontos nas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.

Executados por trechos, para impactar o mínimo possível o fluxo das vias, além do dia a dia nos arredores, os serviços têm sido realizados em diferentes locais, consecutivamente. A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. Dessa forma, cumprindo a totalidade das avenidas e minimizando os impactos normalmente causados por uma obra.

No sentido bairro da Armando Pannunzio novos abrigos e totens já foram instalados. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido Centro.

No binário da Américo Figueiredo, assim como, na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, local que será de embarque e desembarque dos passageiros.

”Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do Terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento. Para essa semana, está prevista a concretagem da laje da edificação”, afirma a engenheira Jéssica Alves, da concessionária BRT Sorocaba.


Na outra ponta da Zona Oeste, está a Estação de integração, no Jardim Tatiana que avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas e, depois, receberá a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo. 

“O sistema BRT veio para revolucionar o transporte público em Sorocaba. São em torno de 53 mil passageiros, por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Oeste, a partir de janeiro de 2024, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de extensão de 18,8 quilômetros e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o  Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.  

Informações: BRT Sorocaba
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Vá de SuperVia no Dia Mundial sem Carro

Diariamente, os 350 mil passageiros que circulam nos trens da SuperVia contribuem para reduzir as emissões de gás carbônico, um dado importante nesses tempos em que o planeta já sente as consequências da mudança climática. Por não utilizar combustível de origem fóssil, o transporte ferroviário está entre os modais mais sustentáveis. Para transportar o mesmo número de passageiros, um trem emite 226 toneladas de gás carbônico a menos do que os ônibus.

Além disso, a viagem de trem representa bem menos carros nas ruas. Para o mesmo número de pessoas que uma composição ferroviária transporta (duas mil), são necessários, em média, 400 automóveis de passeio.

O Dia Mundial sem Carro (22/09) é uma data para toda a população pensar a respeito da importância de tomar atitudes sustentáveis diariamente. As pessoas que se locomovem de carro são incentivadas a deixarem o seu automóvel em casa e optarem pelo uso do transporte público.
Atravessando a Região Metropolitana por 207 quilômetros, a SuperVia atende um total de 12 municípios, tendo como terminal comum a Central do Brasil, no coração da cidade – e de onde as pessoas podem continuar a viagem também utilizando outros transportes de energia limpa.

Como neste dia são esperados passageiros não usuais do nosso sistema, é sempre bom reforçar que o Instagram da concessionária (@Supervia) está apresentando a série “Caminho Seguro”, com dicas para um comportamento cauteloso durante a viagem pelo sistema ferroviário.

Informações: Blog Meu Transporte
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Metroviários de SP marcam greve para o dia 03

Os metroviários decidiram se unir aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na greve marcada para 3 de outubro. As categorias protestam contra os planos de privatizar linhas da rede de transporte sobre trilhos.

A decisão, também tomada em assembleia, foi anunciada na quarta-feira, 20, pela presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, pelas redes sociais.

Se não houver negociação até lá, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também não vão funcionar no mesmo dia.

“Acabamos de aprovar greve no Metrô no dia 3 de outubro. Unificou com a CPTM. Vamos parar porque é um absurdo privatizar o metrô, trem e água (em referência ao plano de conceder a Sabesp à iniciativa privada)”, publicou Camila nas redes sociais.

No dia anterior, na terça-feira, 19, o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo decidiu em assembleia marcar uma greve de 24 horas no dia 3 de outubro. A entidade representa as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
A categoria protesta contra a privatização de linhas da CPTM, do Metrô e de área de saneamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Sindicato da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, apoia o movimento, segundo publicações nas redes sociais, mas não cita, por enquanto, adesão à paralisação.

Procurado, o Metrô ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto para manifestação.

Informações: Estadão
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