As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem em pleno ritmo acelerado e alguns pontos nas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.
Executados por trechos, para impactar o mínimo possível o fluxo das vias, além do dia a dia nos arredores, os serviços têm sido realizados em diferentes locais, consecutivamente. A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. Dessa forma, cumprindo a totalidade das avenidas e minimizando os impactos normalmente causados por uma obra.
No sentido bairro da Armando Pannunzio novos abrigos e totens já foram instalados. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido Centro.
No binário da Américo Figueiredo, assim como, na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, local que será de embarque e desembarque dos passageiros.
”Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do Terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento. Para essa semana, está prevista a concretagem da laje da edificação”, afirma a engenheira Jéssica Alves, da concessionária BRT Sorocaba.
Na outra ponta da Zona Oeste, está a Estação de integração, no Jardim Tatiana que avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas e, depois, receberá a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo.
“O sistema BRT veio para revolucionar o transporte público em Sorocaba. São em torno de 53 mil passageiros, por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Oeste, a partir de janeiro de 2024, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de extensão de 18,8 quilômetros e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.
Informações: BRT Sorocaba
0 comentários:
Postar um comentário