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VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o VLT Carioca tem uma novidade para os passageiros. Após um período de testes internos, já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e com isso oferece mais um meio de pagamento e facilita a validação principalmente para turistas que não possuem o cartão físico. Para efetuar o pagamento, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação do celular do fiscal e o do passageiro. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.
O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

Vale lembrar que para realizar as integrações com ônibus municipais e intermunicipais, trens e barcas é necessário usar o mesmo tipo de cartão, assim como a transferência entre linhas no sistema do VLT.

“O VLT é o modal mais moderno do Rio e isso vai além da captação de energia pelo solo. Queremos estar na vanguarda em todos os quesitos e o pagamento digital faz parte disso. É mais uma facilidade que reafirma o nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, avalia o diretor presidente do VLT Carioca, André Costa.

“O Riocard Mais é o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, podendo ser usado em todos os meios de transporte da região metropolitana. Nossa perspectiva de crescimento é bem otimista, acreditamos em uma grande aceitação pelos passageiros do VLT”, afirma Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.  

Informações: Mobilidade Rio
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BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

O BRT de Salvador atingiu a marca de um milhão de usuários transportados pelo modal, na última quinta-feira (23). O equipamento que tem apenas quatro meses de operação, vem registrando cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as zonas da Rodoviária e Itaigara.

“O BRT traz muito mais agilidade no deslocamento das pessoas e está se tornando um modal de referência em nossa cidade. Em breve iremos ampliar o atendimento e assim será possível beneficiar ainda mais a população de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos.

“A proposta do BRT é justamente mudar a cara do transporte de Salvador, trazendo um serviço mais ágil e eficiente para quem utiliza do transporte público em nossa cidade”, destacou Muller.
Lapa – As obras do trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa seguem em andamento. Em janeiro, foi entregue o complexo de viadutos Rei Pelé, que faz a ligação entre a Lucaia e a Avenida Garibaldi, e que já tem proporcionado maior fluidez no trânsito da região. O elevado na região do Vale das Pedrinhas está em andamento, onde será instalada uma das sete estações do trecho.

“As obras na Vasco da Gama também seguem bastante adiantadas, uma vez que a via já possuía a via exclusiva de ônibus, que está sendo remodelada, recebendo novo asfaltamento e as estações para receber o BRT”, contou Muller.

A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024. “O BRT de Salvador já é uma referência para outras cidades que estão com projetos de implantação do modal. Com a entrega de todo o sistema, será possível alcançar grande parte da cidade e oferecer à população um serviço de transporte de qualidade”, completou o gestor.

Informações: Bahia.ba
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Goiás e DF propõem consórcio com União para subsidiar transporte do entorno

O Governador Ronaldo Caiado (UB) apresentou, nesta quinta-feira (23/2), ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um projeto sobre possível consórcio entre Goiás, DF e União para o transporte do entorno. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

De acordo com o mandatário goiano, a ideia é criar um novo modelo de gestão compartilhada do transporte público do entorno do DF e que seja, parcialmente, subsidiado pelo Poder Público.

A proposta é semelhante ao da Região Metropolitana de Goiânia, onde o estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que têm garantido a manutenção do valor de R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família.

Uma comissão será criada para cálculo da “tarifa técnica”. Caso o projeto avance, cerca de 175 mil usuários do transporte coletivo do entorno do DF devem ser beneficiados.

Na ocasião, o governador pediu ainda o apoio do governo federal para implementação de mudanças no transporte coletivo do Entorno do DF, atualmente sob responsabilidade exclusiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT).

“Governos de Goiás, do Distrito Federal e a União precisam subsidiar o custo dos passageiros para que a tarifa tenha um preço justo”, disse.

A proposta de um consórcio entre Goiás, DF e União vem logo após a ANTT planejar um reajuste de 40% no preço das passagens do entorno do DF. Caso fosse efetivado, a tarifa subiria para R$ 10.

Contudo, após articulação do governador de Goiás, a ANTT suspendeu o reajuste da tarifa para o transporte do entorno do DF.

“Soube que a ANTT planejava aumentar em 40% as tarifas dos ônibus no Entorno de Brasília. Mas mostramos ao ministro que é possível, com um consórcio, arcar com essa diferença, dividindo-a de forma igualitária entre os três entes federados”, explicou o governador ao final da reunião.

Além disso, Alexandre Padilha assegurou que irá lutar para impedir o reajuste no transporte coletivo do Entorno do DF. Ele afirma que irá reforçar a demanda junto aos Ministérios dos Transportes e das Cidades, além da ANTT, buscando a melhor solução para o caso.

Informações: Dia Online
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Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus

A Prefeitura de Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus que substituem os retirados no final do ano passado, após serem avaliados e constatada a necessidade da troca. Após o cumprimento das normas e dos prazos legais para contratação da empresa responsável pelas novas estruturas, a PMV iniciou a colocação dos novos equipamentos em janeiro.

Serão instalados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória, até abril deste ano. Se houver necessidade e justificativa, outros 75 poderão ser fixados em locais onde as estruturas estiverem desgastadas.

Tudo está planejado para que o cronograma seja cumprido até abril, porém, a condução do trabalho dependerá das condições climáticas por se tratar de um trabalho delicado, que exige, primeiramente, a colocação d uma base e somente depois é fixado o restante da estrutura.

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, destacou que o investimento da Prefeitura de Vitória com recursos próprios será de R$ 4.629.016,86.

"Os novos abrigos terão  uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus", detalhou Alex.

O secretário contou ainda que todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.

Informações: Prefeitura de Vitória
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Estudo aponta que mapear o transporte coletivo aumenta a eficiência do serviço

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O levantamento foi realizado em Curitiba por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e verificou que cerca de 90% dos passageiros têm um itinerário fixo. Portanto, fazer o mapeamento da oferta e da demanda pode melhorar a eficiência na prestação do serviço de transporte público, além de dar mais segurança e conforto aos usuários, com a diminuição da superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de pico. Foi o que concluiu o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC Paraná, Luis André Fumagalli.

A quantidade de passageiros foi combinada em quatro padrões estatísticos que avaliaram dias úteis, sábados, domingos, feriados, períodos escolares, período de pagamento de salários, incidência de crimes e até condições climáticas. As informações foram coletadas entre 7 de janeiro de 2019 e 20 de fevereiro de 2020.

Luis André Fumagalli explicou que a rotina das passageiros permite fazer um cruzamento de dados. Além disso, fazer a gestão por meio de aplicativo pode aumentar a mobilidade nas grandes cidades.

O estudo foi desenvolvido em Curitiba, mas, segundo os pesquisadores, pode ser replicado em qualquer cidade. Durante o período analisado, em pouco mais de um ano, os estudiosos coletaram, em um primeiro momento, os dados diários de embarque de passageiros em cada uma das estações tubo da linha expressa Boqueirão-Centro, que representa, cerca de 6% do fluxo diário de usuários do transporte coletivo da capital paranaense. Em uma segunda análise foram estudadas todas as linhas da categoria expresso, como ressaltou o pesquisador.

Conforme a análise, seria possível evitar a superlotação no transporte coletivo com a sincronização, em tempo real, realizada por meio de aplicativo instalado nos smartphones dos passageiros, pegando, por exemplo, o horário e ponto de partida de cada usuário de acordo com o horário e ponto de desembarque.

Outra vantagem, segundo o estudo, seria em relação ao fato de frear a contaminação por doenças respiratórias em momentos críticos, como a pandemia da Covid-19. Ainda pode ser feito o gerenciamento da demanda que aumenta a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo custos, tempo de viagem, consumo de combustível, níveis de poluição, além de aumentar o conforto e a segurança, para manter o preço da tarifa em valores aceitáveis.

Os pesquisadores também analisaram os principais motivos pelos quais as pessoas continuam andando de ônibus. Um deles seria pelo fato de ainda ser o meio de transporte mais barato em comparação com outras opções e também por ser o único meio de transporte disponível para um grupo específico da população.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN Curitiba
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Transporte coletivo de Foz terá sistema de bilhetagem com pagamentos via PIX

Os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu passarão a contar com novas melhorias no serviço. Na sexta-feira (10), foi realizado o pregão eletrônico para a escolha da nova empresa responsável pelo sistema de bilhetagem dos veículos, que será um dos mais modernos do Brasil.

A empresa que apresentou a menor proposta foi a Transdata, que já está atuando na cidade. Com a manutenção, os moradores não correrão riscos de perder os créditos de passagem já adquiridos. O novo modelo entrará em vigor a partir de 14 de março, mesmo dia em que o novo contrato do transporte coletivo passará a vigorar.

Conforme explica o secretário extraordinário do Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, a empresa irá utilizar o mais atualizado sistema do mercado, que permitirá o pagamento via PIX e terá reconhecimento facial. 

“O certame foi um sucesso e conseguimos propostas muito positivas, de empresas que já atuam em grandes centros. Será um modelo ágil, benéfico para quem utiliza e integra o planejamento de transformar o transporte coletivo de Foz, aumentando o número de usuários e proporcionando qualidade”, disse Maraninchi.
A receita da venda de créditos de passagem será integralmente do município e cumprirá as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Tecnologia
Por meio de um novo aplicativo, os cidadãos poderão ter acesso a todos os dados do cartão, como a recarga e o sistema de recadastramento on-line para Estudantes, Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, evitando filas nos atendimentos presenciais.

Também será possível conferir a localização em tempo real dos veículos, com filtro por linhas e opção de favoritar as linhas de uso frequente. Serviços já em vigor, como o período de integração de 90 minutos entre uma passagem e outra, seguirão mantidos.

Informações: Portal A Cidade
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Transporte coletivo de Goiânia ganha 20 novos veículos ainda este mês

A Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego), uma das concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana, realizou a compra de 20 novos ônibus. A nova frota de veículos deve entrar em operação ainda neste mês de fevereiro. Esta medida faz parte do processo de renovação dos ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Segundo a Cootego, o investimento total até o momento é por volta de R$15 milhões. A cooperativa ainda declarou que os recursos são de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos bancos Volvo e Moneo. Em nota, a Cootego informou que os novos veículos são das marcas Volvo e Volkswagen, com carroceria Marcopolo.

De acordo com eles, os novos modelos são mais tecnológicos, possuem 34 assentos e espaço para 48 pessoas em pé. Além disso, a nova frota conta com câmeras de segurança interna e atenderá 73 linhas. O diretor presidente da Cootego, Rilvadar Gongalves, declarou em nota que:

“Este investimento que realizamos neste momento na frota irá impactar, com toda a certeza, em uma melhor qualidade no serviço prestado e na vida do usuário, com mais conforto e rapidez” e finalizou dizendo que o plano é renovar por completo a frota da RMTC até o ano de 2025.

Informações: O Hoje
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Nova frota do BRT reduz em até 40% os intervalos das viagens na Transcarioca e Transoeste

domingo, 12 de fevereiro de 2023


Com a entrada em operação de 80 novos ônibus no Corredor Transolimpica e no trecho Jardim Oceânico – Alvorada, os articulados antigos que operavam nessas linhas foram deslocados para melhorar a frota dos outros serviços e os intervalos na Transcarioca e Transoeste diminuíram em até 40%. A linha 13 (Mato Alto x Alvorada- Expresso), que funciona apenas nos horários de pico, agora conta com mais carros para suprir a demanda de passageiros, que é maior nesses períodos. Já as linhas 25 (Mato Alto x Alvorada) e 35 (Madureira x Alvorada), que são paradoras, estão transportando mais passageiros. Agora, com o aumento no número de articulados, o tempo de espera é menor.

As outras linhas que apresentaram diminuição nos intervalos são: linha 12 (Pingo D’água x Alvorada- Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende- Expresso), 25 ( Mato Alto x Alvorada- Parador), 18 (Recreio x Jardim Oceânico- Expresso), 35 (Madureira x Alvorada- Parador), 40 (Madureira x Alvorada- Expresso), 41 (Madureira x Recreio- Expresso) e 46 (Penha x Alvorada- Expresso).

A Prefeitura já comprou 561 novos ônibus e, até o fim de março, receberá mais 215 que entrarão gradativamente em operação. Os outros 270 veículos adquiridos têm previsão de chegar até dezembro de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
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