Prefeito Anderson Adauto anunciou ontem que o Sistema Leste-Oeste entrará em operação no dia 15 de dezembro. Definição ocorreu após reunião com equipe técnica e representantes das empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo urbano.
Seis das doze estações de embarque e desembarque de passageiros já começaram a ser implantadas. E mais duas já chegaram ao Depósito Municipal. As demais devem chegar nos próximos dias à cidade, uma vez que são fabricadas em Curitiba, informou o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, Robinson do Amaral Camargo, lembrando que todas são climatizadas e possuem sistema de câmeras de vigilância.
O secretário de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, destacou que o cronograma das obras dos terminais nas imediações do novo shopping e no bairro Manoel Mendes está adiantado. Informou ainda que o recapeamento de uma das pistas da avenida Leopoldino de Oliveira no trecho das obras de duplicação dos canais, dentro do programa Água Viva, foi concluída. A outra pista aguarda licitação para a realização do recape. Após esta etapa, a Secretaria de Trânsito fará a sinalização de toda a avenida.
Robson destacou que os ônibus especiais tipo BRT já foram adquiridos pelas empresas concessionárias e os chassis Mercedes-Benz já estão prontos. O modelo BRT - Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), conhecido como “metrô de superfície, está sendo adotado na cidade do Rio de Janeiro. O veículo é hidramático e comporta até 100 passageiros. Tem portas eletrônicas, são silenciosos e não poluentes. Estes ônibus vão controlar o sistema de semáforos, para dar maior fluidez ao trânsito e segurança aos usuários, passando em cada terminal a cada dois minutos.
Ao final da reunião, Anderson declarou que o novo sistema, ao entrar em operação, vai dar uma nova dinâmica ao serviço de transporte de passageiros, gerando qualidade e conforto. Ele lembrou que apenas uma empresa prestava o serviço na cidade, acabou com o monopólio, implantou a tarifa integrada e modernizou a frota, sendo esta nova etapa mais um avanço em favor da população.
Ainda segundo o prefeito, Uberaba participa do Projeto de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, que destinará recursos no próximo ano para a expansão do sistema de transporte para as regiões sudeste e sudoeste.
0 comentários:
Postar um comentário