Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Moradores da Vila Paulicéia passam a ser atendidos pela linha 1778/10

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A SPTrans informa que a partir de sábado, 3 de dezembro, a linha 1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana ligará o sistema metroviário aos moradores do bairro de Vila Paulicéia e imediações. Para isso, será necessário alterar o itinerário da linha que passará a atender a Avenida Águas de São Pedro e as ruas Pedro Cacunda e Maria do Carmo Sene, na Zona Norte. 

Os passageiros que utilizam a linha para embarque/desembarque na Avenida Nova Cantareira e  Av. Leôncio de Magalhães terão como opção as linhas 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros, 174M/10 Vila Sabrina – Museu Ipiranga e 1788/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana.

Acompanhe o novo itinerário:
1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana
Sentido único: normal até Avenida Nova Cantareira, Avenida Águas de São Pedro, Rua Maria do Carmo Sene, Rua Professor Antônio Pena, Rua Pedro Cacunda, Avenida Luís Dumont Villares, Praça Orlando Silva, Rua Dr. Olavo Egídio, Rua Ezequiel Freire, Rua Darzan, Rua Dr.Zuquim, Rua Duarte de Azevedo, Praça Orlando, Avenida Luís Dumont Villares, Rua Tomé Portes, Avenida Águas de São Pedro, Avenida Nova Cantareira, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans
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Transporte coletivo da Grande Goiânia terá investimento R$ 110 milhões

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O Governo de Goiás vai investir R$ 110 milhões no subsídio para o transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia (RMG) em 2023. Desde que assumiu a responsabilidade sobre a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), a gestão estadual e as prefeituras subsidiam os custos do transporte para que o valor total da passagem não seja repassado ao usuário. Dessa forma, o preço da tarifa vem sendo mantido em R$ 4,30, valor que vigora há quatro anos. 
 

Uma série de políticas públicas está sendo implementada em conjunto com as 17 prefeituras que compõem a chamada Grande Goiânia. Sem esse subsídio, o valor ultrapassaria os R$ 7. O número de usuários do Bilhete Único, que permite até cinco viagens de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, chegou a 110 mil pessoas por dia. Criado em maio de 2022 pelo Governo de Goiás, o bilhete faz parte de um conjunto de ações para a melhoria do transporte coletivo. 
 
“Não adianta ficar simplesmente fazendo ação meia boca, sutura em tecido roto. Esse é um assunto que enfrentamos para trazer soluções reais”, disse o governador Ronaldo Caiado sobre as medidas já adotadas. Outros produtos já lançados e em funcionamento são o Passe Livre do Trabalhador, que permite até 8 viagens por dia; Cartão Família; Bilhete um Dia; Bilhete uma Semana e Cartão Pós-Pago, a ser debitado ao final do mês. “Estes são os primeiros passos para implantação do projeto de reestruturação da nova rede metropolitana que irá quebrar paradigmas”, completou Caiado.
Outro benefício, que começou pela cidade de Senador Canedo, é a meia-tarifa para curtas distâncias. O valor da meia-tarifa é R$ 2,15. Após o período de teste, outras cidades da região também terão o benefício, contribuindo para a economia do passageiro que se desloca apenas dentro da cidade. 
 
Eixo Anhanguera
Na continuidade das melhorias, a frota do Eixo Anhanguera será modernizada com a chegada de 110 novos ônibus elétricos equipados com ar-condicionado, wi-fi e tomada para carregador de celular. Os veículos não emitem poluentes e são completamente silenciosos.
 
“Nós seremos os primeiros no Brasil a implantar o transporte com ônibus elétrico, mas também estamos cuidando das tarifas, da qualidade de nossas plataformas, da condição de melhor deslocamento de cada um que usa transporte público”, projeta o governador.

Informações: A Redação
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Volta do uso de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre poderá impactar no preço da tarifa em 2023

domingo, 6 de novembro de 2022

Com o verão cada vez mais próximo e a expectativa de aumento de temperatura, a liberação para que os ônibus de Porto Alegre possam transitar com janelas fechadas e ar-condicionado ainda não tem um prazo definido para acontecer. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a medida segue sob análise técnica e dependerá, principalmente, do custo desse serviço calculado para o próximo ano.

Desde o mês de outubro, a secretaria tem feito uma avaliação e um prognóstico do serviço, que pode ser retomado ainda neste ano. A tarifa do próximo período de um ano, que é calculada em janeiro e aplicada em fevereiro, já deverá contar com essa alteração. Logo, há possibilidade de haver impacto financeiro, com chance de um aumento no valor calculado para o período de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024. 

A última avaliação foi calculada ainda durante um período em que a pandemia de covid-19 encontrava-se em estágio mais ativo no município. Por isso, a tarifa foi prevista sem o custo da utilização do ar-condicionado.  

Ainda de acordo com a SMMU, além do impacto financeiro no orçamento, será observada também a opinião dos usuários e das empresas do transporte coletivo da Capital. Ou seja, a secretaria espera ouvir desses grupos se gostariam da retomada do uso do equipamento, mesmo que haja alteração no custeio. 

Informações: Zero Hora
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Em Goiânia, Faixa exclusiva para ônibus aumenta em mais de 10% fluidez no corredor da Avenida T-63

Desde a implantação, em 2012, das faixas exclusivas para ônibus, a Prefeitura de Goiânia reduziu significativamente a letalidade no trânsito da capital. A melhoria, que contemplou a Avenida 85, Avenida T-63, Avenida T-7 e Corredor Universitário, assegurou, também, o ganho de tempo nas viagens de ônibus.


No corredor da Avenida T-63 a fluidez foi de 14% a 26% em horários críticos. Dados da Delegacia de Crimes de Trânsito apontam que, em 2013 o número de mortes caiu para 275; em 2014 para 269; em 2015 para 221. Até o início de outubro de 2016 foram 190 mortes no trânsito.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), transitar pela faixa exclusiva é infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação. Apesar da lei, foram registradas 65.785 multas em 2022, todas por meio de equipamentos eletrônicos.

De acordo com o Gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Horácio Ferreira, o número é preocupante, uma vez que são gerados a partir da imprudência dos condutores. “A faixa exclusiva existe para garantir, em relação a um veículo de grande porte, a segurança dos demais usuários da via pública”, pontua.
Os ônibus exigem um tempo maior de distância e parada, além de contarem com a existência de campos cegos que podem impedir a visualização de veixuoos menores, como as motocicletas, automóveis menores e até mesmo os ciclistas. “Conduzir outros veículos na faixa preferencial é um desrespeito à garantia e à defesa da vida”, alerta Horácio Ferreira.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), tem buscado pautar o debate de forma educativa com a campanha Calçada Livre. Além de realizar a retirada de veículos dos locais de passeio público e corredores exclusivos, servidores têm alertado sobre os riscos de transitar no local destinado aos ônibus.

Saiba como fazer a conversão em ruas com faixas exclusivas para ônibus

O funcionamento da faixa de ônibus em Goiânia é simples e obedece às regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para acessar uma garagem, um estabelecimento comercial ou realizar conversão à direita para as ruas transversais àquelas vias com faixas exclusivas, o motorista deve notar a linha tracejada pintada no asfalto.

Informações: Prefeitura de Goiânia
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Optibus foi escolhida para fornecer software de programação e planejamento do BRT

A Startup Optibus foi selecionada para fornecer o software de programação e planejamento para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) no Rio de Janeiro.

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC- Mobi Rio escolheu a Optibus por meio de um processo licitatório envolvendo empresas locais e internacionais, e que teve a plataforma de software Optibus classificada como a melhor em termos de capacidade técnica e de custo.

O sistema BRT do Rio de Janeiro foi inaugurado em 2012 e entrou em operação com o lançamento do corredor TransOeste em 2014. Dois corredores adicionais-o TransCarioca e o TransOlimpica, que foi projetado para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio – foram adicionados nos anos seguintes. Hoje em dia, os ônibus transportam uma média de 240 mil passageiros por dia durante os dias úteis

Um quarto corredor, TransBrasil, está programado para entrar em operação em 2023. Em fevereiro de 2022, o Rio BRT passou a ser administrado pela Empresa Municipal de Transportes, Mobi-Rio).

Informações: Diário do Rio
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Em Porto Alegre, privatização da Carris deve ficar para o ano que vem

A prefeitura de Porto Alegre trabalha para acelerar o trâmite das etapas em seu projeto de privatização da Carris, única empresa pública de ônibus da Capital. Com avaliações patrimoniais concluídas ou próximas da efetivação, o Executivo municipal pretende encaminhar o mais breve possível sua proposta de edital para aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). No entanto, a projeção é de que o documento seja analisado somente no início do ano que vem e, caso aprovado, o edital poderá ser apresentado à sociedade e aos potenciais investidores entre março e abril de 2023, e o leilão deve ficar para o segundo semestre. Antes, a previsão era de que a venda ocorresse ainda este ano.

Apesar de a companhia de transporte estar constituída como uma sociedade de economia mista, o controle acionário da Carris pertence à prefeitura de Porto Alegre, que detém praticamente a totalidade das ações. A empresa é executora direta da prestação de serviços de transporte coletivo aos porto-alegrenses. Transportou pessoas, conforme relatório da própria Carris, em 3.304.418 deslocamentos realizados entre janeiro e junho deste ano. O faturamento nos últimos 12 meses foi de R$ 114.156.895,68. A receita líquida em junho de 2022 superou R$ 10,54 milhões.
Atualmente, é responsável por 21 linhas de ônibus em operação na Capital e 549 paradas de ônibus, representando 24,7% do sistema. Tal abrangência se deve, em parte, pela manutenção das importantes Linhas Transversais (T1 ao T13), as quais percorrem longos trechos urbanos, cruzando diversos bairros para fazer a conexão entre Norte, Sul, Leste e região central.

No caso da privatização, o mesmo serviço, em tese, deverá ser prestado por uma concessionária, que poderá assumir a operação dos coletivos por 20 anos, de acordo com a proposta da administração municipal. Além disso, a mesma empresa deverá comprar o patrimônio da Carris, composto pela propriedade onde funciona sua sede e por veículos e equipamentos. A frota possui 244 veículos, com idade média de uso em torno de oito anos. A projeção é de que sejam necessários 98 novos ônibus para manter a frota adequada à legislação até 2034.

— Serão dois objetos em um único edital, pelo qual vamos vender a empresa e conceder 20 anos de operação. São elementos indissociáveis. Estamos buscando ser rigorosos nas avaliações econômicas para que o processo seja encaminhado ao TCE com mínimas chances de apontamentos para correções. Queremos aprovar o modelo e cumprir o trâmite no menor tempo possível — pontua a secretária de Parcerias da Capital, Ana Pellini.

Além dos bens patrimoniais, estão em análise itens importantes. Um deles é um potencial passivo ambiental que deverá integrar o eventual processo de privatização. Trata-se da suspeita de contaminação do solo no terreno da sede, localizado no bairro Partenon, onde funcionou um posto de combustíveis cuja desativação teria ocasionado a deterioração de tanques de armazenamento e, posteriormente, vazamento de poluentes.

A prefeitura quer descartar ou confirmar e dimensionar o dano para incluir o impacto de recuperação do ambiente eventualmente afetado na futura negociação.

— Não sabemos qual é a amplitude desse dano nem mesmo se temos uma questão ambiental concreta. Por isso, está em andamento uma perícia que vai nos trazer essas respostas — pondera a secretária.

Empresa tem mais de 1,1 mil empregados
Outro item relevante acerca da proposta de privatização da Carris são os ativos e eventuais passivos de ordem trabalhista. A empresa, segundo a prefeitura, reduziu seu corpo funcional em 370 trabalhadores, os quais aderiram ao plano de demissão voluntária promovido pela empresa. Esse grupo não produzirá impactos financeiros futuros, pois abriu mão de contestar a relação contratual com a adesão ao programa.

Informações: Zero Hora
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Urbs concentra atendimento sobre transporte coletivo nas Ruas da Cidadania

Desde esta terça-feira (1/11), a Urbanização de Curitiba (Urbs) passou a concentrar o atendimento ao público na área de transporte coletivo nas unidades localizadas nas nove Ruas da Cidadania. O posto que funcionava junto à Rodoferroviária foi desativado.

O posto da Rodoviária era um dos com menor movimento, pois ficava entre duas unidades que estão mais próximas da população, nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Cajuru. A Central 156 e cartazes no local já informavam os usuários sobre a mudança.

Confira aqui os locais de atendimento nas Ruas da Cidadania.
Os atendimentos podem ser agendados pelo Agendaonline e o horário de funcionamento desses espaços é das 12h30 às 18h30.

De acordo com a Urbs, houve reforço no atendimento das demais unidades, com  remanejamento dos atendentes que atuavam na Rodoviária. Também ampliação da capacidade de atendimento em postos como o de Santa Felicidade, Pinheirinho e Urbs Móvel (ônibus itinerante)

O micro-ônibus, que percorre os bairros da cidade com serviços relacionados ao cartão-transporte, ficará em frente ao posto da Rodoviária até quarta-feira (9/11) para atendimento à população. Confira aqui a programação.

Informações: URBS
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BRT de Salvador transporta mais de 170 mil usuários no primeiro mês de operação

sábado, 5 de novembro de 2022

Após um mês de operação, cerca de 174 mil pessoas já utilizaram o BRT de Salvador. Funcionando desde o dia 30 de setembro, o novo modal de transporte em operação na cidade ainda está passando por diversos testes antes que seja entregue oficialmente ao público, mas já tem registrado grande adesão dos usuários.

Com a ampliação do horário de funcionamento, que passou para 6h às 22h desde a última segunda-feira (31), 27 mil pessoas foram transportadas pelo BRT. Apenas na terça-feira (1º), 14 mil usuários passaram pelo modal, maior número desde o início da operação.

“Desde o planejamento, nós pensamos em cada detalhe da operação buscando trazer para o usuário uma nova experiencia no transporte público, e é muito gratificante para toda a equipe ver que a população tem aprovado o que estamos entregando”, afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.
Os horários de pico, entre 7h e 9h da manhã, e entre 16h e 18h registraram maior demanda de usuários. Em média, o intervalo entre os ônibus é de 3 minutos nos horários de pico, e o modal leva apenas 11 minutos para percorrer o trecho entre a Estação Rodoviária e o Itaigara. Fora dos horários de pico, o intervalo é de 5 minutos em dias úteis e de 10 minutos aos sábados e domingos.

A operação conta com 12 veículos, dos quais dois são elétricos. A entrega do primeiro trecho completo do serviço está prevista para o mês de dezembro, quando a operação será estendida até a orla, nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz, além da implantação de outras linhas, e contará com 44 veículos – oito deles serão elétricos. O trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa segue em obras, com entrega prevista para o final de 2023.

Informações: Governo da Bahia
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