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Mais cinco linhas de ônibus voltam a circular pelas ruas do Rio

segunda-feira, 20 de junho de 2022


Mais quatro linhas de ônibus que tinham desaparecido das ruas do Rio voltam a circular nesta segunda-feira (20). O processo de retorno dessas linhas é gradual e acontece em vários pontos da cidade. A previsão é que na quinta-feira (23), mais uma linha volta a operar.

Linhas que voltam a circular nesta segunda-feira
651 - Méier X Cascadura
652 - Méier X Cascadura
603 - Usina X Saens Peña
626 - Saens Peña X Muda

Linha que volta a circular na quinta-feira
349 - Rocha Miranda X Castelo

Outras 17 linhas de ônibus que estavam desaparecidas voltaram a circular desde o início de junho. O retorno ocorre após acordo judicial assinado entre a prefeitura, as empresas de ônibus e o Ministério Público para tentar melhorar a qualidade dos serviços de transporte público.

Linhas que já voltaram

Consórcio Santa Cruz:

870 (Sepetiba X Santa Cruz)
871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III - Via Sepetiba)
822 (Campo Grande X Corcundinha)
849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz)
845 (Cantagalo X Campo Grande)
892 (São Benedito X Santa Cruz)
851 (Campo Grande X Escola Amazonas)

Consórcio Transcarioca:

881 (Alvorada X Taquara - Via Curicica e Camorim)
817 (Piabas X Terminal Recreio)

Consórcio Internorte:

922 (Tubiacanga X Fundão - Via Portuguesa)
925 (Rio Galeão X Bancários)
778 (Pavuna X Cascadura - Via Estrada de Botafogo)
665 SVA (Pavuna X Saens Peña)

Consórcio Intersul:

014 (Paula Matos X Castelo)
104 (São Conrado x Rodoviária)
201 (Santa Alexandrina X Castelo)
448 (Maracaí X São Conrado)

Informações: G1 Rio
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Confira as alterações no Transporte Coletivo de Blumenau


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez cinco alterações no Transporte Coletivo de Blumenau. As mudanças, que contemplam quatro linhas, são da operação que atende a população de segunda a sexta-feira. As adequações visam atender a comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo as mudanças que serão feitas na operação:

Alterações

- Troncal 30
Alteração: das 11h25 para 11h20, no sentido Terminal Velha / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Proeb / Terminal Fonte

Alteração: das 12h para 11h55, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Velha

- Troncal 31
Alteração: das 23h para 23h05, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua dos Caçadores / Terminal Velha

- Linha 153 - Salto do Norte
Alteração: das 17h25 para 17h20, no sentido Terminal Aterro / Salto do Norte / Rua Max Humpl / Rua Udo Deeke / Terminal Aterro 

- Linha 804 - Vila Itoupava
Alteração: das 15h10 para 15h15, no sentido Terminal Itoupava / Trevo de Luiz Alves / Cemitério / Vila Itoupava / Terminal Itoupava
 
Os usuários das linhas citadas também podem conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus.

A população também pode dar sugestões ou fazer reclamações sobre problemas com linhas e horários diretamente na ouvidoria da SMTT, pelo telefone 156, opção 3. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: Prefeitura
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Novas linhas de ônibus começam a operar em Campo Grande

Com o intuito de trazer melhorias no transporte coletivo de Campo Grande, a Agetran em conjunto com o Consórcio Guaicurus, promove o ajuste e a criação de novas linhas de ônibus para melhor atender aos usuários. 


As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (20) e deve atender ao Polo Empresarial Oeste, saída para Aquidauana.

As principais melhorias são: ajustes da tabela de horários, o desmembramento de Linhas com numeração específica para cada uma, a disponibilização de um veículo maior no Terminal Aero Rancho e a criação de trechos expressos em algumas Linhas. 

Ajustes no Período da Manhã:

Linha 322- Bandeirantes Parque Industrial: A Linha passa a ser denominada: 322 com desmembramento da Linha 418 Aero Rancho, com saída às 6:05 horas e chegada as 6:40 horas.

Linha 410 Zé Pereira Parque Industrial: passa a ser denominada Linha 410 com o desmembramento da Linha 424, Nova Bahia, com saída programada às 6:05 horas do Bairro Zé Pereira chegada as 6:40 horas.
 
Linha 418 Aero Rancho Parque Industrial: A saída passa a ser programada para 5:55 horas e chegadas as 6:37 horas, sendo que foi disponibilizado um ônibus maior desde o dia 13 de junho para melhor atender aos usuários.

Linha 422 Terminal Guaicurus Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:50 horas com previsão de chegada as 6:40 horas.

Passam a ser expresso o trecho do Terminal Guaicurus ao Terminal Morenão e do Terminal Morenão ao Ponto da Avenida Afonso Pena Peg Fácil Planeta.

Linha 424 Nova Bahia Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:51 horas, passando pelo Terminal General Osório, com chegada programada as 6:40 horas.

Passa a ser expresso o trecho do Terminal Nova Bahia ao Terminal General Osório.

Linha 419 Parque Industrial Júlio de Castilho: Essa Linha atende ao período da tarde no retorno do Parque Industrial ao Terminal Júlio de Castilho.

Linha 431 Júlio de Castilho Jardim Carioca Parque Industrial: Essa Linha parte do Terminal Júlio de Castilho às 5:52 horas, passando pelos Bairros: Santo Antônio, Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca com chegada programada às 6:35 horas.

Período da Tarde: O retorno no período da Tarde é programado às 17:05 horas de segunda a quinta-feira e às 16:05 horas nas sexta-feira.

Informações: Top Mídia News
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Campinas sanciona lei que libera animais nos ônibus urbanos

domingo, 19 de junho de 2022

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou a lei que autoriza o translado de animais domésticos de pequeno porte no transporte público coletivo municipal para locomoção com fins de atendimento veterinário, vacinação e lazer. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira e já entrou em vigor.
A lei, de autoria dos vereadores Fernando Mendes e Higor Diego (ambos do Republicanos), autoriza o transporte apenas animais de pequeno porte e para fins de saúde nos ônibus urbanos. Além disso, não está liberado animal que, por sua "ferocidade e peçonha, provoque desconforto ou comprometa a segurança dos usuários, de terceiros e do veículo".

O animal deverá pesar no máximo 15 quilos e ser transportado em caixa de fibra de vidro ou outro material similar resistente, com portinhola devidamente trancada, que não apresente vazamentos e que não contenha em seu interior alimentos ou dejetos.

"O translado do animal deverá ocorrer de maneira a não prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros e de terceiros e não causar alteração no funcionamento da linha", afirma o texto da lei.

Além disso, o tutor do animal deverá pagar a tarifa normalmente e o motorista do veículo fica isento de responsabilização pela integridade física do animal no período de seu transporte no ônibus.

Informações: Correio
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Novo modelo de ônibus começa a ser utilizado no transporte público de Porto Alegre

A frota do transporte público de Porto Alegre ganhará, nas próximas semanas, seis ônibus de um novo modelo que traz uma série de inovações em relação aos que já circulam na cidade. Adquiridos pela empresa concessionária Nortran, os veículos possuem itens como plataforma mais alta e elevador para melhor atender pessoas com deficiência.
O novo modelo está adequado a diretrizes atualizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Uma das principais mudanças previstas por essas novas regas se refere ao banco auxiliar do box do cadeirante, que trocou de posição para se incorporar ao guarda-corpo e assim permitir que o passageiro possa viajar no sentido do veículo, não mais na lateral”, detalha o técnico de trânsito e transporte da EPTC, Rogério Barbosa.

Acompanhado de técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, vistoriou nesta semana uma das unidades, de um total de 80 a serem introduzidos no sistema da capital gaúcha até dezembro.
O novo modelo foi exposto na feira Transposul, segundo maior evento do gênero na América Latina no que se refere ao setor de transporte e logística.  “A modernização da frota integra o programa ‘Mais Transporte’, lançado pelo governo recentemente e que tem como principal objetivo melhorar o atendimento à população”, ressalta Castro Júnior, acrescentando que:

“Além de uma análise diária da oferta e demanda no transporte coletivo, estamos focados em qualificar a infraestrutura que envolve o atendimento. E isso inclui as paradas e estações de ônibus”.

Início de operação

Os seis primeiros serão colocados a serviço de linhas que atendem a Zona Norte: 721, 727, 731, 761 e 762, que percorrem eixo da avenida Sertório em direção ao Centro Histórico. Conforme a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, o investimento na renovação será em torno de R$ 48 milhões.

“Com a ampliação da oferta para acompanhar a crescente demanda, e ainda para trazer de volta os passageiros, as empresas do setor estão investindo para oferecer um serviço melhor à população”, salienta a dirigente. Com ela estavam no evento os diretors da Nortran, Adilson Porto, e da EPTC, Flávio Caldasso.

De acordo com a prefeitura, 16 linhas de ônibus foram reativas desde o mês passado, quando foram iniciadas as ampliações previstas pelo “Mais Transporte”. O incremento na oferta foi de 1.187 viagens, número que a SMMU projeta em 2 mil até o final do ano.

Informações: O Sul
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No DF, Motoristas aprendem a se colocar no lugar de passageiros e ciclistas

Cerca de dois mil motoristas e cobradores do transporte público coletivo do DF já passaram pelo treinamento instituído pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, foi a vez dos rodoviários da empresa Urbi, que receberam aulas práticas e teóricas na sede do Sest Senat, em Samambaia.
O treinamento instituído pela Semob começou com a proposta de oferecer aos motoristas a oportunidade de ter a sensação de andar de bicicleta numa pista onde passam veículos pesados e mais velozes, como os ônibus. No seminário da Urbi, o treinamento foi bastante ampliado.

Além de ciclistas, os condutores também se passaram por motociclistas e receberam, ainda, aulas e demonstrações sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas e com deficiência, como os cegos e os cadeirantes.

“É uma grata satisfação para o governo ver que as empresas do DF estão com esse treinamento e com essa conscientização dos seus colaboradores”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro. Segundo ele, a ideia surgiu durante o Maio Amarelo, evento realizado para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e preservação da vida.

Um dos objetivos da secretaria é conscientizar os motoristas sobre o papel de protetor que deve ser exercido por quem conduz um veículo pesado. “No trânsito, o maior deve proteger o menor e os ciclistas têm o direito de circular pelas vias públicas juntamente com os veículos motorizados”, disse Casimiro.

A proposta da Semob obteve boa aceitação e está sendo ampliada para vários tipos de públicos. Além do respeito aos ciclistas, os motoristas e cobradores estão atualizando os conhecimentos de legislação e fazendo exercícios sobre os cuidados que devem ter com passageiros especiais. No seminário, eles simulam situações de embarque e desembarque de cadeirantes, cegos e pessoas idosas com dificuldade de locomoção.

O motorista Juarez Rezende, de 64 anos, trabalha como condutor de ônibus há 36 anos. Ele conta que também é motociclista e sabe bem como é o medo de transitar entre ônibus, caminhões e carros pelas vias da capital. No treinamento do Sest Senat, Juarez conheceu outra realidade, a do cadeirante. Conforme suas palavras, foi uma experiência reveladora que ele nunca tinha imaginado antes.
“É melhor operar o ônibus do que andar de cadeira de rodas. Realmente é muito difícil, há muitos imprevistos, a pessoa tem de se equilibrar bem e escolher os melhores lugares para que possa conseguir (embarcar e desembarcar do ônibus)”, disse o motorista. Para ele, “os deficientes físicos sofrem muito e são verdadeiros guerreiros. Só passando por esse exercício para saber realmente como é a dificuldade no dia a dia de cada cadeirante”, concluiu.

A Semob determinou que o treinamento seja permanente e aplicado por todas as operadoras do transporte público coletivo do DF, para todos os condutores. Até agora, três das cinco empresas já iniciaram os seminários.

*Com informações da Semob
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Impasse em sistema de bilhetagem gera confusão em ônibus de Manaus

Proibida pela Justiça na quarta-feira (15), a mudança no sistema eletrônico de bilhetagem gerou superlotação e confusão nos terminais de integração de ônibus em Manaus na manhã desta sexta-feira (17). Sem o sistema nas catracas, veículos não saíram das garagens e os que circulam no início desta manhã estão superlotados.  
Os aparelhos validadores rejeitam os cartões dos passageiros. Devido ao problema, vários ônibus não saíram das empresas na hora que deveriam. Em algumas situações, o passageiro tem de cinco a sete segundos para passar na catraca ou o sistema bloqueia a liberação.

A reportagem constatou superlotação nos terminais T3 [cidade Nova, zona norte] e T5 [São José, zona leste] às 7h30. Centenas de passageiros se aglomeram nas plataformas de embarque. A entrada dos veículos é tumultuada, com empurra-empurra e pessoas penduradas na porta.

A juíza Maria Eunice Torres do Nascimento proibiu o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas) de entregar para outra empresa o sistema de bilhetagem eletrônica desenvolvido pela Meson Amazônia.

A empresa operava o sistema desde 2013 e alega ter sido impedida de acessá-lo. A magistrada atendeu um pedido da Meson, que alega ser alvo de “violação dos direitos de propriedade intelectual” por parte do Sinetram. Segundo a empresa, o sistema atualmente usado no transporte público em Manaus é de propriedade dela, mas o Sinetram o “raptou” indevidamente e o entregou para a Prodata, companhia concorrente dela.

Em nota, o Sinetram informou que, devido à atualização do sistema de bilhetagem, “algumas catracas ainda precisaram ajustar a comunicação com o novo sistema”, mas “o fluxo de passageiros já se encontra em sua normalidade”. O sindicato não se pronunciou sobre a decisão judicial e o descumprimento dela.

Leia a nota na íntegra:

O Sinetram informa que, devido à atualização do Sistema de Bilhetagem, no início da manhã desta sexta-feira (17) algumas catracas ainda precisaram ajustar a comunicação com o novo sistema, procedimento que é realizado via internet, mas o fluxo de passageiros já se encontra em sua normalidade. A data de hoje, ponto facultativo, foi escolhida estrategicamente para começar a operar no sistema novo, pois, o número de pessoas que circula no Transporte Coletivo da cidade é menor que nos dias úteis, diminuindo assim o impacto da mudança que, deve estar ajustada em sua totalidade até o fim de semana.

Informações: Amazonas Atual



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Transporte coletivo de Londrina terá subsídios de R$ 20 milhões este ano

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, desembolsou mais de R$ 5,8 milhões para cobrir os custos do transporte coletivo da cidade. Os repasses às duas empresas de ônibus foram feitos no período de fevereiro a maio de 2022, segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).


De acordo com a companhia, os repasses vêm ocorrendo porque as empresas apontam que os valores arrecadados com as tarifas não têm sido suficiente para cobrir as despesas.

Repasse de R$ 25,2 milhões para empresas do transporte coletivo é aprovado na Câmara de Londrina; redução na tarifa será de R$ 0,25

Conforme dados da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), a empresa teve aumento de 14% no numero de passageiros de abril para maio. O volume é representativo para um único mês e se refere à empresa que tem a maior parte das linhas em Londrina.

Todas as semanas, a CMTU faz um balanço do quanto o transporte coletivo arrecada e quanto será necessário para cobrir as despesas. O levantamento mais recente se refere à ultima semana de maio.

No caso da TCGL, responsável por 65% das linhas da cidade, foram 336.756 usuários em uma semana. Juntos, eles desembolsaram cerca de R$ 1,3 milhão em passagens.

Entretanto, segundo o documento, a despesa com mão de obra, combustíveis e manutenção da frota naquele período foi aproximadamente R$ 1,5 milhão. Por isso, apenas naquela semana, a prefeitura precisou complementar com mais de R$ 189 mil.

Os recursos são dos impostos municipais e vão para as empresas de ônibus. Desde janeiro de 2022, uma lei municipal proposta pela prefeitura e aprovada pelos vereadores prevê que os cofres públicos banquem a diferença de custos.

A medida passou a ser a adotada porque o município e as empresas de transporte alegaram que houve aumento de custos com manutenção, combustível e mão-de-obra, ao mesmo tempo em que despencou o número de passageiros.

De fevereiro a maio, os repasses já ultrapassam R$ 5,8 milhões e esse valor ainda vai aumentar, porque nos meses de março, abril e maio estão computados apenas os repasses feitos à TCGL.

As planilhas da Londrisul, que é responsável por 35% das linhas, ainda estão em análise.

Repasses
A prefeitura alega que os repasses vão diminuir à medida em que o número de passageiros aumentar, o que tem ocorrido aos poucos.

Mais trabalhadores passaram a fazer serviços presenciais e não em casa, como em boa parte da pandemia. Além disso, o aumento no preço dos combustíveis é outra explicação, pois mais usuários deixaram os carros e as motos em casa para usar o transporte coletivo.

Em abril, o total de passageiros chegou a 369 mil na primeira semana, mas caiu para uma média de 280 mil nas semanas seguintes. Já em maio, o total da semana ficou acima dos 330 mil, chegando a 354 mil no começo do mês, período em que se usa mais o transporte coletivo.

O crescimento é de 14% de um mês para outro, índice alto para um curto espaço de tempo. Os dados da Londrisul ainda não estão disponíveis. Apesar da reação, o total de usuários ainda não chegou aos níveis de antes da pandemia.

A previsão da Prefeitura de Londrina é que mais de R$ 20 milhões sejam repassados neste ano às empresas de ônibus para cobrir a diferença dos custos do serviço, mas esse valor que poderá aumentar ainda mais, pois a prefeitura ainda precisa descobrir quantas pessoas usam o transporte com direito à isenção para pagar pelos benefícios.

Informações: G1 Paraná
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