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Governo de São Paulo autoriza licitação de obras da Ponte dos Barreiros para o 3ª trecho do VLT

segunda-feira, 13 de junho de 2022

O Governo de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (13/06) a publicação do edital de licitação das obras da Ponte dos Barreiros, que dará início à implantação do terceiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento na ponte deverá ser na ordem de R$ 160 milhões, e em todo o terceiro trecho R$ 505 milhões. 


Com 650 metros de extensão, a Ponte dos Barreiros liga a região insular à área continental de São Vicente e tem papel fundamental no deslocamento dos  moradores da região e no desenvolvimento econômico do município. Com projeto executivo já concluído, a reforma da estrutura corresponde à Etapa 1 das obras do terceiro trecho do VLT e será gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

“Nós temos o primeiro trecho do VLT já funcionando em Santos há algum tempo, o segundo trecho em obras e agora autorizamos a contratação do terceiro trecho. Até o final deste ano a obra já estará contratada para que ela possa ser executada a partir de 2023”, disse Rodrigo Garcia. 

O projeto de obra da Ponte dos Barreiros prevê a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (hoje inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. O edital de licitação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado no segundo semestre e as obras têm previsão de início até janeiro de 2023.

Na Etapa 2 da implementação do terceiro trecho do VLT serão feitas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá. Este ramal vai beneficiar mais de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da Área Continental de São Vicente e que dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município que abriga a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.

Quando for totalmente concluído, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros - Estação Porto), 8 km do segundo trecho - entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras e com previsão de operação em 2023), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.


O Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista é silencioso, elétrico, sem emissão de poluentes e proporciona aos passageiros redução do tempo de viagens entre os municípios de Santos e São Vicente, unindo trabalho e turismo, além de requalificar as áreas urbanas por onde passa.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU SP
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Em Campinas, Itinerários das linhas 362 e 375 serão alterados na região central


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alterações nos itinerários das linhas 362 (Parque Brasília I / Shopping Iguatemi) e 375 (Alphaville Dom Pedro), a partir da próxima quarta-feira, 15 de junho. As mudanças ocorrem na região central.

A linha 362 terá alterações no sentido Shopping Iguatemi, como forma de otimizar o atendimento. Após cumprir o itinerário atual pela Avenida Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a linha passa a circular em um trecho da Rua Conceição, retomando o trajeto convencional pela Rua Irmã Serafina. 


Um novo ponto será atendido pela linha na Rua Conceição e três paradas deixam de ser atendidas, nas vias Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, no trajeto a ser desativado.  

A linha 362 faz a ligação entre o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira e o Terminal Shopping Iguatemi, passando pelas avenidas Dr. Campos Sales, Orosimbo Maia, Nossa Senhora de Fátima e Mackenzie, entre outros pontos. 

As alterações na linha 375 ocorrem no sentido Alphaville e buscam alinhar o itinerário praticado ao eixo de atendimento da linha 353, que atende a mesma região. 

Depois de cumprir o trajeto convencional pelas avenidas Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a 375 prosseguirá pela Glicério, acessando as vias Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, retomando o itinerário habitual. A linha deixa de circular, portanto, na Rua Conceição e de atender ao ponto de parada localizado neste trecho. Dois novos pontos de parada serão atendidos, um na Avenida Dr. Moraes Salles e outro na Rua Irmã Serafina. 


A linha 375 liga o Centro à região do Alphaville, partindo da Avenida dos Expedicionários, passando por avenidas como Anchieta e Júlio Prestes, pela Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, Rua das Palmas e Avenida das Portulacas. 

Informações aos usuários  
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto. A Emdec também disponibiliza à população a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a população conta com os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. 

Informações: EMDEC    
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SPTrans mudará temporariamente dois itinerários na região da Brasilândia


A SPTrans informa que a partir das 8h de 28 de junho, terça-feira, duas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados enquanto durarem as obras na Rua Muniz Barreto com a Rua do Outono, na região da Brasilândia, Zona Norte.

Nesse período, no sentido centro os passageiros deverão utilizar os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88, e no sentido bairro os pontos de parada da Rua Benedito Egídio Barbosa nº 45 e Rua do Outono, nº 706.

Linhas envolvidas:
8528-10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

978T-10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

No período, serão desatendidos os seguintes pontos de passagem:

• Sentido Centro
Rua Muniz Barreto, altura do 27
Rua Alfredo Lúcio, nº 170
Rua Paulo Limoeiro, nº 8
Rua Rodolfo Pereira Lima, nº 215

Os passageiros deverão se deslocar para os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88.
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No Rio, Avenida Passos ganha corredor BRS para agilizar o transporte público

A Avenida Passos, no Centro do Rio, vai ganhar um corredor BRS (Bus Rapid System). A faixa seletiva, implantada pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET-Rio, começa a funcionar na segunda-feira (13/06) para agilizar o deslocamento de passageiros que utilizam transporte público.


Com esta inauguração, a cidade passará a ter 22 corredores BRS, que somam cerca de 57 quilômetros de extensão. A Passos é uma importante via do Centro, liga a Avenida Presidente Vargas à Praça Tiradentes. Além da implantação da faixa, foram feitas melhorias na região como a criação de uma travessia com sinal de trânsito no cruzamento com a Rua Luís de Camões e a instalação de sinalização para a proteção de pedestres, pois as calçadas dessa rua são estreitas.

Além de encurtar o tempo de viagem dos ônibus, o BRS colabora com a organização do tráfego e contribui para a redução da emissão de gases poluentes. O corredor da Passos funcionará em dias úteis, das 6h às 21h, e a utilização será restrita a ônibus e micro-ônibus de linhas regulamentadas, táxis com passageiros e veículos que prestam serviço de socorro, fiscalização e preservação da ordem pública. Quem não respeita a faixa comete infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

Informações: Prefeitura do Rio
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Projeto pode deixar passagem de ônibus mais barata na Região Metropolitana de Curitiba


Uma proposta pode deixar as passagens de ônibus mais baratas em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passou em primeira discussão, nesta quarta-feira (08), pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O projeto de lei estabelece diretrizes para a exploração comercial de espaços destinados à publicidade em veículos e mobiliários utilizados no serviço de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

De acordo com o projeto, a receita da exploração publicitária terá caráter alternativo, complementar e acessório para baratear a tarifa. Segundo o Governo, a medida pode constituir fonte permanente de receita extra tarifária, transformando-se em ativo importante para o sistema de transportes da RMC.

Ainda segundo a matéria, a contratação de espaço publicitário será efetuada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), precedida de licitação. Com isso, os valores da venda de espaço publicitário, deduzidos os respectivos custos, será revertido no barateamento da tarifária ou para financiar investimentos necessários para melhoria do próprio serviço.

Neste caso, o órgão público gestor do serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba deverá regulamentar o padrão e a forma de veiculação das peças publicitarias.

Já na capital do Paraná, algo semelhante passou pela Câmara Municipal no ano passado. Os vereadores enviaram uma sugestão à Prefeitura para que o executivo explore espaços publicitários, justamente para arrecadar fundos e reduzir o custo da tarifa.

Apresentada pelo vereador Pier Petruzziello, a sugestão é para que a Urbs recorra à exploração publicitária como alternativa de financiamento parcial do transporte público coletivo. Segundo Pier, o sistema de transporte da capital requer outras fontes de receitas, sobretudo para minimizar o impacto da tarifa na vida dos usuários.

Informações: CBN Curitiba
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Campinas adia novamente a licitação do transporte coletivo

A Prefeitura adiou novamente a licitação do transporte coletivo de Campinas. Agora, o certame que definirá o funcionamento do transporte público municipal pelos próximos 20 anos e que estava previsto para se iniciar no fim deste mês só deve ser lançado em outubro. A nova concessão é esperada desde 2016.
A quantidade de audiências públicas realizadas, no total de 11, e a necessidade de ajustes no edital a partir dos apontamentos colhidos pela Administração Municipal são os motivos que levaram ao novo adiamento. A recomendação por maior prazo de consulta pública foi feitas pelo Ministério Público. A Prefeitura informou que mudou o prazo de 30 para 90 dias, e a alteração contribuiu para que a licitação tivesse a data novamente estendida. As audiências públicas realizadas tiveram a participação total de mais de 600 pessoas.

É grande a expectativa pelo novo sistema de transporte público coletivo porque, com a nova licitação, deverão ser oferecidos à população viagens mais confortáveis, ônibus silenciosos e menos poluentes, informações mais confiáveis e em tempo real, menor tempo de espera nos pontos, estações e terminais mais adequados, e maior facilidade para o pagamento da tarifa, além do fim da expiração de créditos.

A empresa que vencer a licitação terá concessão do transporte na cidade por 15 anos, prorrogáveis por mais cinco. O projeto inclui ainda a implantação de 85 ônibus elétricos já no primeiro ano, além da queda gradual de veículos movidos a diesel que, no início, totalizarão 546. Depois, após quatro anos, a expectativa é que Campinas tenha 309 ônibus elétricos e 306 a diesel.

Diante do adiamento da publicação do edital, a Prefeitura definiu um novo cronograma para a mudança no sistema de transporte público. O edital e anexos para consulta pública serão publicados a partir da próxima semana nos sites da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Prefeitura. Também são previstas a revisão e a consolidação das contribuições da consulta pública nas minutas do edital e anexos até a segunda semana de outubro. Em seguida, vem a etapa de publicação do aviso de licitação e do edital até o fim de outubro. A licitação é fundamental para que o BRT passe a operar, já que inclui a entrega dos novos ônibus adaptados ao sistema.

O projeto abrange também a criação de uma estação central de recarga e de uma unidade de geração elétrica solar, além do incentivo à adoção de energia limpa. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato e o subsídio da Administração Municipal está sendo estimado em mais de R$ 70 milhões no ano.

As linhas de BRT previstas atenderão o Terminal Campo Grande / Terminal Metropolitano; Terminal Campo Grande / Terminal Central (via Perimetral); Terminal Ouro Verde / Terminal Central; Terminal Ouro Verde / Terminal Metropolitano (via Perimetral). 

A frota do BRT será 100% elétrica, integrada ao sistema, e os ônibus terão ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.

Em Campinas, o sistema de transporte atende mais de 200 mil usuários por dia.

Auditoria

Em paralelo ao cronograma, prosseguem os trabalhos da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), contratada para realizar uma auditoria do contrato do transporte público, além de ajudar na elaboração do novo edital para a modalidade. O contrato firmado com a Fundação estabelece pagamento de mais de R$ 1,6 milhão. A medida é tratada pela Administração como requisito para a Prefeitura finalizar o processo da nova licitação.

A Administração informa que o aditamento não causa nenhum ônus ao município, uma vez que apenas foi estendido o prazo, mas o objeto da contratação é o mesmo.

Informações: Correio
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Em Florianópolis, Compra de passagens e recarga do cartão via PIX são atrativos para os usuários

sábado, 11 de junho de 2022


A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, disponibiliza meios alternativos para a compra de passagens do transporte coletivo municipal. Além da recarga do cartão por dinheiro nos terminais, atualmente, usuários podem realizar a compra de ticket QR Code (para passagem unitária) e fazer a recarga do cartão do transporte coletivo via PIX. Tudo é realizado através do aplicativo de celulares SI.GO, disponível para os sistemas Android e IOS. Os benefícios estão em funcionamento desde março deste ano e são atrativos para a utilização dos ônibus municipais.

Ticket QR Code – Passagem unitária
Para a compra da passagem unitária tanto para linha convencional quanto para executiva, o usuário do transporte, vai até o aplicativo, seleciona a opção de ticket, segue os passos indicados e realiza o pagamento PIX através de aplicativo de banco. Após confirmado o pagamento – que dura em média alguns minutos – será gerado um QR Code unitário, que ficará disponível durante uma hora para leitura tanto nos ônibus quanto nos terminais. Após a sua utilização, o QR Code automaticamente é cancelado.

Recarga de cartão
Para a recarga de cartão do transporte coletivo municipal, o usuário irá entrar no aplicativo SI.GO, e selecionar a opção de recarga de cartão. É necessário fazer o cadastro do cartão – cidadão, vale transporte, turista, social ou estudante – colocando os números que aparecem na frente ou no verso do cartão. Após cadastrar, selecione o cartão desejado para realizar a recarga. O valor mínimo de recarga é de uma passagem e valor máximo de 60 passagens. Após escolher o número de passagens, é só realizar o pagamento via PIX através do aplicativo de banco.

“O aplicativo traz mais facilidade para comprar passagens e fazer recargas do cartão do transporte coletivo municipal. O pagamento via PIX é rápido, fácil e pode ser realizado alguns minutos antes de pegar o ônibus. Estamos trazendo mais tecnologia e modernidade para facilitar ainda mais a utilização dos ônibus por parte dos usuários aqui de Florianópolis”, explica o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

Informações: Jornal Conexão
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Rio vai criar ciclofaixa ligando Tijuca ao Centro

Bairro da Zona Norte do Rio com o maior número de estações do Bike Rio, a Tijuca deve ganhar mais um atrativo para quem anda de bicicleta. A CET-Rio vai iniciar, ainda este ano, uma conexão cicloviária ligando o bairro ao Centro. Com uma extensão de cerca de seis quilômetros distribuídos por 13 vias, o projeto inicial prevê que a ciclofaixa se estenda da Rua Haddock Lobo até a Avenida Almirante Barroso. A promessa é de que ela seja entregue no ano que vem.


Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a CET-Rio implantou, de forma experimental, uma ciclofaixa conectando a Praça da República à Avenida Rio Branco, no Centro: o último trecho do projeto. A operação ocorreu da última segunda-feira até ontem, de 7h às 19h, em ruas largas como Avenida República do Chile, mas também em vias estreitas como Rua do Senado. Os espaços reservados aos ciclistas eram improvisados com cones e havia o auxílio de operadores de trânsito.

Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio, avalia que o projeto será benéfico para todos, uma vez que, apesar dos carros perderem uma parte da faixa de rolamento, a fluidez do trânsito será otimizada com menos carros nas ruas.

— A gente reduz os problemas de congestionamento na cidade investindo no sistema de transporte e dando alternativas às pessoas. Com uma opção de deslocamento segura e confortável, muitas pessoas que residem relativamente perto do trabalho, como quem mora na Tijuca e trabalha no Centro, vão querer trocar o carro pela bicicleta. Além de, é claro, ser um hábito saudável e sustentável — afirma Dinis.

A rota Tijuca-Centro está prevista para passar nos seguintes logradouros: Rua Haddock Lobo, Rua Ulisses Guimarães, Rua Visconde de Duprat, Rua Júlio do Carmo, Rua Laura de Araújo, Rua Benedito Hipólito, Rua Marquês de Pombal, Rua Frei Caneca, Rua General Caldwell, Rua do Senado, Rua do Lavradio, Avenida República do Chile e Avenida Almirante Barroso.

Alegria para os ciclistas e desagrado para os motoristas que reclamam por perder uma faixa em ruas já engarrafadas do Centro. Morador do Catumbi, Felipe Nascimento é entregador de comida por aplicativo e usa uma bicicleta alugada, das laranjinhas, para trabalhar. A sua área preferida é o Centro.

— Hoje, temos ligações cicloviárias importantes, como a do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e em pontos movimentados do Centro. Até o fim do ano, chegaremos a 35% da nossa rede cicloviária conectada à rede de transporte de média e alta capacidade. Até 2023, chegaremos a 75%. E a meta é que essa integração seja universalizada em 2024. Paralelamente, estamos revitalizando a rede cicloviária existente.

Para José Eugenio Leal, especialista em Transportes e professor da PUC, a ciclofaixa proposta aparenta ser uma boa alternativa para os tijucanos, mas é importante que a prefeitura antes de realizar a obra, mensure a demanda.

— Quando já há uma ciclofaixa, a tendência é de que ela vá sendo cada vez mais usada ao longo do tempo. Após sair da (Rua) Haddock Lobo, é ideal mesmo que a ciclovia siga por essas ruas coletoras para evitar um conflito com a pista dos ônibus — alerta o engenheiro.


Fase experimental

Como parte da análise do impacto da implantação da ciclofaixa experimental no Centro em homenagem à semana do Meio Ambiente, a CET-Rio realizou contagem de bicicletas que circularam nas vias identificando o horário de maior movimento e o tipo de usuário: bicicletas comuns, bicicletas de entrega e triciclos. O horário de pico foi de 17h às 18h na Avenida República do Chile, em frente à Catedral, onde foram contadas 94 bicicletas: uma alta de quase 10% em relação à contagem feita em 2018 pela prefeitura no local.

— Analisamos a viabilidade, vantagens e desvantagens, e o resultado dessa semana foi muito positivo, mas isso não quer dizer que não sejam necessários ajustes dependendo da demanda e de outras secretarias. A nossa ideia é que, ainda este ano, esses trechos já estejam pintados e sinalizados como uma ciclofaixa. Nosso segundo passo é fazer um teste ligando a Tijuca até a Praça da República — concluiu o presidente da CET-Rio.

Em abril, a prefeitura iniciou um projeto de implantação de moderadores de tráfego em alguns pontos da Tijuca. A sinalização é uma faixa verde exclusiva para a circulação a pé, que vem sendo instalada em esquinas onde foram identificados constantes conflitos entre veículos e pedestres. A primeira entrega foi na esquina das ruas Conde de Bonfim com Marechal Trompowsky, e a segunda, no encontro das ruas Andrade Neves e Uruguai. Segundo Wagner Coe, subprefeito da Grande Tijuca, o próximo ponto será entre as ruas Senador Furtado e Pará, na Praça da Bandeira.

Informações: Yahoo
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