Uma proposta pode deixar as passagens de ônibus mais baratas em toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passou em primeira discussão, nesta quarta-feira (08), pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O projeto de lei estabelece diretrizes para a exploração comercial de espaços destinados à publicidade em veículos e mobiliários utilizados no serviço de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
De acordo com o projeto, a receita da exploração publicitária terá caráter alternativo, complementar e acessório para baratear a tarifa. Segundo o Governo, a medida pode constituir fonte permanente de receita extra tarifária, transformando-se em ativo importante para o sistema de transportes da RMC.
Ainda segundo a matéria, a contratação de espaço publicitário será efetuada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), precedida de licitação. Com isso, os valores da venda de espaço publicitário, deduzidos os respectivos custos, será revertido no barateamento da tarifária ou para financiar investimentos necessários para melhoria do próprio serviço.
Neste caso, o órgão público gestor do serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba deverá regulamentar o padrão e a forma de veiculação das peças publicitarias.
Já na capital do Paraná, algo semelhante passou pela Câmara Municipal no ano passado. Os vereadores enviaram uma sugestão à Prefeitura para que o executivo explore espaços publicitários, justamente para arrecadar fundos e reduzir o custo da tarifa.
Apresentada pelo vereador Pier Petruzziello, a sugestão é para que a Urbs recorra à exploração publicitária como alternativa de financiamento parcial do transporte público coletivo. Segundo Pier, o sistema de transporte da capital requer outras fontes de receitas, sobretudo para minimizar o impacto da tarifa na vida dos usuários.
Informações: CBN Curitiba
0 comentários:
Postar um comentário