Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Cartão VEM poderá ser carregado pelo Facebook e Instagram

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Usuários do sistema de transporte público poderão contar com uma nova forma de recarga do VEM, a partir desta terça-feira (12). Agora, é possível comprar crédito e solicitar serviços por meio do Facebook e Instagram. 


A iniciativa é pioneira no Brasil e acompanha a tendência de digitalização dos serviços do VEM e ampliação da rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte.

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. 

“O objetivo é facilitar o acesso e dar mais conveniência para o passageiro, especialmente aquele que é do nicho estudantil, porque já está conectado, familiarizado com redes sociais, mas realiza, ainda, a recarga na rede física”, afirmou o diretor de Inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira. "Estamos na busca de soluções que vão ao encontro dessa virtualização de serviços, disponibilizando mais conveniência para o passageiro e para as suas atividades rotineiras".

Para a recarga, será cobrada uma taxa no valor de R$ 2,70 por transação. Para o VEM trabalhador, o valor mínimo é R$ 6,20 e máximo diário, de R$ 102,45.

Como acessar?
Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados. Ao solicitar a opção de recarga, o usuário terá que informar os números do cartão que deseja recarregar. 

O pagamento poderá ser feito via Pix, e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo. 

Atendimento
Através do WhatsApp (81) 3320.2001, os usuários também podem realizar recargas e solicitar serviços como bloqueio do cartão por perda ou roubo; atualização cadastral do estudante; solicitação da primeira via do VEM estudante; e reportar problema com a recarga. 

A plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br, também oferece serviços de forma virtual. 

O atendimento para usuários do VEM Estudante, Trabalhador, Comum e Passe Livre também é realizado pelo telefone (81) 3125.7858.

Já o atendimento para os que utilizam o Livre Acesso e Idoso é realizado, também, no número (81) 3125.7575. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 17h, exceto feriados.

Informações: Folha PE
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Em Curitiba, Mais dez linhas terão pagamento exclusivo com cartão-transporte

A partir do próximo sábado (16/4), mais dez linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão-transporte. As linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e Portão.


São elas: 372 Tarumã; 373 Alto Tarumã; 533 Erico Veríssimo/Pantanal; 612 Portão/CIC; 631 Piratini/BR476; 635 Londrina; 649 Pirineus; 683 Futurama/S. Cercado; 773  Vizinhança/Santa Rita; e 828 C. Comprido

Considerado mais prático e seguro, o cartão-transporte ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

Atualmente, mesmo aceitando dinheiro, o cartão já é o principal meio de pagamento nessas dez linhas, com 76% de participação, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade.  

“O cartão é o principal meio de pagamento dos usuários do transporte coletivo, com mais de 70% no total das linhas. Trata-se de uma mudança tecnológica que veio para ficar, tanto pela agilidade no embarque, sem a necessidade de esperar pelo troco, quanto pela facilidade de carregar os créditos, o que pode ser feito em terminais, por aplicativos e pelo WhatsApp”, lembra o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Com as dez novas linhas, vai para 160 o número das que só aceitam cartão-transporte como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Em breve, todas elas passarão a receber também pagamento de cartão de crédito e débito e outros dispositivos por aproximação. A novidade, que já funciona em terminais e estações-tubo, deve ser ativada nos veículos até o fim do mês.

Atendimento
Para atender o usuário que vai precisar fazer o cartão, a Urbs está reforçando o atendimento nas unidades localizadas nas Ruas da Cidadania. O Urbs Móvel, que presta atendimento itinerante, também terá programação nos bairros em que circulam essas linhas.

A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária. Excepcionalmente, em caso de instabilidade no site - por conta de recentes ataques hackers -, o usuário poderá fazer agendamento pessoalmente nas unidades de atendimento. O serviço será marcado para a data e horário mais próximos que estejam disponíveis.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham de 11h às 17h em dias úteis.

Informações: URBS
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Prefeitura de Porto Alegre lança consulta pública sobre desestatização da Carris

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Parcerias (SM) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) dessa sexta-feira, 8, a abertura da consulta pública para concessão do bloco de linhas operadas pela Companhia Carris Porto-Alegrense, associada à desestatização da companhia.


Os contratos e anexos, minutas do edital e os documentos complementares de apoio serão disponibilizados a partir desta segunda-feira, 11, no site da secretaria. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados, por meio de correspondência dirigida, incluindo o formulário de contribuições, até 11 de maio de 2022.

Segundo a secretária Ana Pellini, a prefeitura está disponibilizando a minuta do edital de concessão da Carris para obter sugestões de todos interessados com objetivo de melhorá-lo. "Queremos ter o melhor e mais completo edital possível”, afirma Ana. 

A consulta é destinada a colher manifestações sobre a minuta de edital, contratos e demais anexos para a concorrência pública, de âmbito internacional, do tipo maior valor, tendo como finalidade a concessão dos serviços de operação das linhas da bacia transversal do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre, associado à alienação das ações ordinárias e preferenciais da Carris.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Greve do metrô de BH completa 21 dias e já é a mais longa desde 2012

A atual greve dos metroviários de Belo Horizonte, iniciada no último dia 21 de março, já se tornou a mais longa desde 2012, quando a categoria paralisou as atividades por 39 dias, entre 14 de maio e 20 de junho. Como efeito da mobilização, o Metrô de BH funciona em escala mínima, das 10h às 17h, há 21 dias. 


A assembleia mais recente foi realizada pela categoria na noite da última quarta-feira (6), na Estação Central. Na ocasião, os metroviários votaram pela manutenção da greve. Conforme o Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais), a continuidade da paralisação foi decidida por não haver resposta do governo às reivindicações da categoria. 

O movimento tem como objetivo evitar a demissão de 1,6 mil servidores concursados após a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e cobra um diálogo com o Governo Federal e a companhia sobre o futuro do metrô na capital.

Impacto
"Estou pagando para trabalhar". É assim que a professora Aline Fajardo, 25, comenta os impactos da greve na rotina. Ela conta à reportagem de O TEMPO que precisa fazer os deslocamentos para as escolas e que o metrô é essencial. Com a falta dos trens nos horários de pico, ela precisa recorrer aos aplicativos de transporte.

"Os preços não estão acessíveis como antigamente, por causa da gasolina. Está pesando mais no bolso. Recebo R$ 9 por dia de passagem, mas tenho que completar com mais R$ 11, por semana são R$ 55. Estou pagando para trabalhar e tendo um prejuízo bem grande", comenta.

A profissional da educação até que tenta ir para o trabalho de ônibus, mas reclama das condições. "Não estão n0ada bons. A greve gera um caos incontrolável. É verdade que o metrô não tem qualidade muito boa, mas a falta dele piora ainda mais".

Chegar atrasado ao trabalho tem sido normal na vida do engenheiro Elysson Galdino, 46, desde que a greve começou. "Estou saindo mais cedo de casa e chegando mais tarde no trabalho. Até o momento o patrão está tendo bom senso, só que na última semana fui questionado [sobre os atrasos]. Falei que dependo do transporte público".

O fim da greve é pedido pelo engenheiro que ainda faz um comentário sobre o movimento. "Entendo a luta de classe dos metroviário, mas, por outro lado, está sendo inviável o horário que os trens circulam. Não estão olhando o lado da população, apenas para o próprio umbigo. Para o movimento ganhar força, eles tinham que buscar o apoio da população e não se virar contra ela", afirma.

Informações: O Tempo
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Rio de Janeiro tem a passagem de metrô mais cara do país

A cidade do Rio de Janeiro possui a passagem de metrô mais cara do Brasil. A nova tarifa entrou em vigor no começo do mês de abril. O valor aumentou R$ 0,70. Passou de R$ 5,80 para R$ 6,50. Segundo passageiros, o aumento na tarifa não corresponde a uma melhora no serviço.


A passagem no Rio está R$ 1 mais cara em comparação com a segunda capital com maior tarifa, Brasília, que tem passagem por R$ 5,50. Em Belo Horizonte e em Porto Alegre é R$ 4,50. Em São Paulo o bilhete custa R$ 4,40.

“Com o valor da passagem do metrô tenho optado em pegar ônibus, apesar de saber que a gente fica aqui uma hora, uma hora e meia esperando o ônibus”, disse uma passageira.

Em comparação com outras cidades do mundo, o preço do Rio ainda é mais alto. Isso pois a passagem corresponde a mais de 20% do salário mínimo do Brasil, se considerarmos um passageiro habitual que pague passagem na ida e na volta, em pelo menos em 20 dias úteis. O valor seria um gasto de R$ 260 mensais.

Em Nova York, o preço da passagem é de US$ 3. O salário mínimo é de US$ 1.256 por mês. Sendo assim, o gasto mensal corresponde a 9,55% da renda local.

Em Paris, o gasto com passagens do metrô para um usuário nos mesmos moldes corresponderia a apenas a 4,24% da renda mínima local. Na capital da França, o preço da passagem é € 1,70 e o salário mínimo é € 1.603.

O Metrô Rio informou que o sistema é único no país e um dos poucos no mundo custeado integralmente pelos passageiros. E que, na maioria dos sistemas metroviários, parte da operação é paga pelo poder público. O metrô disse ainda que a tarifa cobre integralmente os custos com a operação, manutenção e segurança, de acordo com o contrato de concessão, e que a concessionária presta um serviço de alta qualidade.

Os passageiros afirmam que enfrentam vagões lotados e até goteiras dentro das composições. Entre os problemas enfrentados pelos passageiros estão as filas para pegar a integração do metrô de Botafogo.

Como a estação da Gávea ainda não saiu do papel, o Metrô Rio tem uma alternativa para os passageiros: um ônibus que completa o trajeto que deveria ser feito pelos vagões.

Informações: G1 RJ
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Preço médio de passagens de ônibus cai até 60% no Brasil com novos concorrentes digitais

A inovação e a digitalização do mercado de viagens rodoviárias têm gerado efeitos positivos no bolso de quem usa ônibus para viajar pelo Brasil. Dados da CheckMyBus, plataforma de pesquisa de passagens de ônibus presente em 80 países, mostram que as passagens ficaram até 61% mais baratas nos últimos dois anos.


O levantamento inédito analisou as rotas entre as capitais mais buscadas no site do metabuscador de viagens de ônibus, comparando os anos completos de 2019 com 2021. São elas: Belo Horizonte (MG) - São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) - São Paulo (SP), Curitiba (PR) - São Paulo (SP), Brasília (DF) - Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) - São Paulo (SP) e Brasília (DF) - São Paulo (SP).

A conclusão é de que os valores médios das passagens nessas linhas tiveram uma redução que varia de 38% (entre a capital federal e São Paulo) até 61% de queda, na linha que liga BH à capital paulista.

A grande redução dos níveis de preços praticados nas rotas entre as principais capitais brasileiras surpreendeu a CheckMyBus. A avaliação é que isso se deve à entrada de novas empresas no mercado rodoviário, e também à mudança no comportamento dos passageiros, que têm agora acesso às ofertas e novas opções de transporte rodoviário graças à tecnologia.

“Nossa pesquisa tinha como objetivo justamente mostrar como a concorrência trazida por novos modelos de negócios e plataformas digitais tem mudado o mercado rodoviário brasileiro. Conseguimos provar, com números, que esse movimento produz efeitos substanciais”, afirma Abel Bessa, country manager no Brasil da CheckMyBus, empresa alemã presente no Brasil desde 2016.

Uma das plataformas que vem promovendo essa revolução no mercado é a Buser. Ao conectar viajantes a empresas de fretamento, a startup brasileira criou um novo modelo de serviço, conhecido como fretamento colaborativo. Fundada em 2017, a plataforma de intermediação de viagens de ônibus triplicou sua operação no ano passado, e espera movimento semelhante em 2022. Com mais de 6,5 milhões de clientes cadastrados, a Buser conta com fretadoras parceiras em todo o País, atendendo mais de 650 cidades.

“A tecnologia é um caminho sem volta, e a concorrência sempre será positiva. Quando decidimos lançar a Buser, uma viagem entre Rio e São Paulo não custava menos de R$ 120,00 num ônibus comum. Hoje é um trecho que sai por até R$ 50,00 na categoria semi-leito, em poltronas super confortáveis. O efeito da inovação agora pode ser sentido por todo o mercado. Ficamos felizes de contribuir com essa mudança positiva. A democratização sempre foi e sempre será a nossa missão” afirma Marcelo Abritta, CEO da Buser.

A CheckMyBus conta com mais de 300 empresas de ônibus brasileiras cadastradas na plataforma. Para esse levantamento específico, foram consideradas cerca de 40 empresas que fazem as seis linhas pesquisadas.

Na rota Salvador - São Paulo, por exemplo, o preço médio das passagens em 2019 era de R$ 427,00. Dois anos depois, o valor caiu para R$ 262,00, o que representa uma variação de 39%. Na Buser, uma viagem dessas chega a custar R$ 239,00 atualmente. Já no trecho Brasília - Rio de Janeiro, o preço médio das passagens no ano anterior à pandemia quase batia nos R$ 300,00, e passou para R$ 173,00 em 2021. Essa mesma rota na Buser sai por menos de R$ 115,00, dependendo do dia e horário do embarque.

Além de atuar com o fretamento colaborativo, a Buser também oferece o serviço de marketplace, em parceria com viações que atuam nas rodoviárias. São ofertas complementares, que ajudam no processo de digitalização do setor. Embora a startup entenda que a pressão maior venha do novo modelo, ambos têm um efeito positivo no mercado.

“A tendência da compra de passagens online, que começou no pré-Covid, acelerou depois da pandemia. Culturalmente, o guichê era muito forte no Brasil, mas, aos poucos, a gente vê isso se transformar. Tanto a criação de plataformas quanto a digitalização de pontos de vendas por marketplaces ajudaram a diminuir custos e a melhorar a experiência do passageiro, que agora pode efetuar a reserva de forma rápida e segura, de forma até mais simples do que no aéreo, já que a exigência de documentos é menor”, reforça o gerente da empresa alemã.

Blog Meu Transporte
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Uso de bicicletas compartilhadas cresce no RJ e SP neste ano

O uso de bicicletas compartilhadas cresceu nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo no início deste ano, segundo dados informados pela Tembici. A empresa administra a rede carioca e um dos sistemas em operação na capital paulista.


De acordo com a empresa, na capital fluminense, o número de viagens cresceu 26% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em São Paulo, as viagens tiveram crescimento de 68% em março deste ano, em relação a março de 2021.

Para a Tembici, o aumento de 2021 para 2022 tem, entre seus motivos, o aumento do preço dos combustíveis em todo o país.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina no município do Rio subiu cerca de 33% em um ano, ao passar de R$ 5,33 em fevereiro de 2021 para R$ 7,11 em fevereiro deste ano.

Na cidade de São Paulo, a gasolina subiu 28%, ao passar de R$ 5,25 em março de 2021 para R$ 6,75 em março deste ano. Na média do país, o preço da gasolina subiu em torno de 28% nesse mesmo período, ao passar de R$ 5,48 para R$ 7,01.

A Tembici ainda mantém sistemas de bicicleta compartilhada em cidades como Porto Alegre, Brasília, Vila Velha (ES) e no Grande Recife. Em todas as redes administradas pela empresa houve, em um ano, o aumento de 35% nas viagens.

“Apesar do crescimento de adeptos da bike como meio de transporte, ainda enfrentamos uma indústria muito forte e sustentada por uma cultura de uso do automóvel particular. Lançamos recentemente uma ferramenta que calcula e compara o gasto de todos os modais com base nas distâncias. Um trajeto diário de 5 km, por exemplo, sai por mais de R$ 980 no mês, quando feito de carro, enquanto no transporte público o gasto é em média R$ 230 e com a bike compartilhada fica em torno de R$ 29,90, a depender da cidade”, explica Mauricio Villar, cofundador da Tembici.

Pandemia
O crescimento do uso de bicicletas compartilhadas, no entanto, vem se consolidando há algum tempo. Durante a pandemia de covid-19, por exemplo, muitas pessoas buscaram o modal para evitar a aglomeração de transportes públicos coletivos e também como um hábito para ter uma vida mais saudável.

Um estudo feito pela empresa no início deste ano com mais de 1.400 pessoas, entre usuários e não usuários da Tembici, mostrou que 50% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia e 83% pretendem usar mais o meio de transporte neste ano.

Ciclovias
O estudo revelou, no entanto, que as pessoas ainda consideram que há necessidade de ampliação da malha cicloviária nas cidades. De acordo com a pesquisa, 52% responderam que a bicicleta faria mais parte de suas vidas se houvesse mais e melhores ciclovias e ciclofaixas.

São Paulo possui uma rede com 699 quilômetros, entre ciclovias (vias totalmente apartadas daquelas usadas por automóveis), ciclofaixas (faixas separadas dos automóveis apenas por pintura na pista) e ciclorrotas (vias compartilhadas entre carros e bikes).

O período de maior expansão ocorreu de 2013 a 2016, quando a malha da cidade passou de 91 km para 500 km. O plano da prefeitura municipal é atingir 1.800 km até 2028, ou seja, crescer 157% em seis anos.

Já o Rio de Janeiro tem basicamente a mesma malha cicloviária de 2016. Dados de junho de 2021 mostram que a cidade mantinha os cerca de 450 km ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas.

A maior expansão ocorreu entre 2009, quando a cidade tinha 150 km, e 2016, no período de preparação para os Jogos Olímpicos.

A própria prefeitura carioca considera a cobertura baixa, já que corresponde a apenas 4% das vias da cidade. O Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática, divulgado em junho do ano passado, prevê a implantação de mais 160 km de infraestrutura cicloviária até 2029, ou seja, um crescimento de cerca de 35%. É, portanto, um plano menos ambicioso que o da capital paulista.

*Com informações da Agência Brasil
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Aberta licitação para modernização de sistema do metrô DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou edital de licitação para realizar a modernização do Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego (SCT). Tal sistema é responsável pela organização e segurança de toda movimentação dos trens e veículos auxiliares.


O Metrô-DF, que passa por um processo gradual de modernização, também vai promover a melhoria do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia. Esses serviços vão receber investimentos de aproximadamente R$ 49 milhões | Fotos: Divulgação / Metrô-DF
O objetivo da licitação é manter os Postos de Controle Locais de Tráfego (PCTs) e Posto de Controle Central de Tráfego (PCC), este responsável por toda a operação dos trens, atuando de forma automatizada nas composições da frota diuturnamente.

A licitação compreende o transporte e entrega dos bens e software de gerenciamento; os serviços de instalação, configuração, migração e virtualização de servidores PCT e dos Clusters, além de treinamento, capacitação e transferência de tecnologia para a operação dos servidores, do processo completo de virtualização e do software de gerenciamento. O Decreto nº 43.007, de 10 de fevereiro de 2022, que abre crédito suplementar para reforços de dotações orçamentárias previstas no orçamento do DF, liberou R$ 12.704.701 ao Metrô-DF, que devem ser usados no processo de modernização.

Os PCTs e PCCs integram o Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego do Metrô-DF, que é responsável por todo funcionamento dos trens e veículos auxiliares
Outras medidas

A iniciativa faz parte do processo de modernização do Metrô-DF, que vem ocorrendo de forma gradual, e inclui o Sistema de Transmissão de Dados – STD, o Sistema de Rádio e Telefonia e o novo Sistema de Bilhetagem, já em fase de testes.

Também está em curso o processo de licitação para a modernização do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia. Com o investimento aproximado de R$ 49 milhões, as obras ocorrerão no Centro de Controle Operacional e em todas as 17 subestações da companhia, sendo que essas são as responsáveis por receber a energia da concessionária local e distribuir aos sistemas fixos e móveis do Metrô-DF.

Com informações do Metrô-DF
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