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Metrô de São Paulo tem cada vez menos assentos

sábado, 8 de março de 2014

Está cada vez mais difícil de se sentar nos trens do Metrô de São Paulo. E isso não é só por causa da crescente superlotação do sistema. Dados obtidos pelo Estado, por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que os veículos das frotas modernizadas e as composições novas têm sido entregues com cerca de cem assentos a menos do que os equipamentos antigos.

Trata-se de uma tendência acelerada recentemente. Nos anos 1980 - segunda década de funcionamento das linhas da companhia -, as composições da frota C da Linha 3-Vermelha eram fabricadas com 368 bancos. Algumas dessas ainda rodam naquele ramal. No fim do decênio seguinte, os trens recém-adquiridos para a Linha 2-Verde passaram a apresentar 274 assentos, em um lote que recebeu o batismo de frota E.

Agora, a quantidade de vagas para os passageiros se acomodarem caiu ainda mais. Por exemplo, quem andar em um veículo da frota K, modernizada nos últimos três anos, terá de disputar um dos 264 lugares disponíveis. Chama a atenção o fato de que esses trens, antes de serem reformados e rebatizados, pertenciam à antiga frota C. Ou seja, possuíam 104 assentos a mais, quando apresentavam praticamente os mesmos comprimento e largura dos vagões redesenhados.

Embora o Metrô, que é controlado pelo governo do Estado, não admita oficialmente, a redução dos bancos em seus trens tem o objetivo de permitir a acomodação de um número maior de pessoas em pé, desafogando mais rápido as plataformas superlotadas das estações durante os horários de pico.

Análise técnica. É o que sustentam os especialistas. O urbanista e consultor de Transportes Flamínio Fichmann diz que as prioridades não têm levado em consideração o conforto dos usuários. "Como tudo é dimensionado só para atender à demanda na hora de pico, ninguém depois muda o layout e põe mais assentos nos trens."

Ele defende um sistema de ônibus de apoio à Linha 3-Vermelha do Metrô, para tentar deixá-la menos lotada nos picos. "Esses coletivos seriam paralelos à linha e todos os passageiros viajariam sentados."

Já o engenheiro de Transportes Sergio Ejzenberg afirma que apoia esse tipo de solução adotada pelo Metrô. "É uma decisão correta, porque falar em conforto para uns e outros irem esmagados não tem muito sentido. É racional, correta, porque está se evitando um risco maior." Apesar disso, ele diz que há, na rede metroviária, um "processo de sardinha em lata".

Idosos. A Linha 5-Lilás, na zona sul, foi inaugurada em 2002 com trens de 272 lugares. A futura frota que será comprada para circular no ramal, que está sendo expandido para receber mais passageiros, registrará, em cada composição, 236 bancos, a menor quantidade entre todos os veículos do Metrô, com exceção do monotrilho.

O relojoeiro Darci Antunes, de 65 anos, diz que a quantidade de bancos reservados a idosos, gestantes e deficientes está bem menor. Isso, apesar de a expectativa do próprio Metrô ser a de um aumento no número de pessoas da terceira idade usando o sistema nos próximos anos. "E o que piora é que muita gente jovem não cede o espaço", comenta Antunes. Na avaliação de Maria Aparecida da Silva, de 70 anos, mesmo quem consegue se sentar é atrapalhado pela maior lotação. "Fica difícil na hora de você sair dali."

Além do natural envelhecimento da população - segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com mais de 65 anos de idade no País saltarão de 14,9 milhões em 2013 para 58,4 milhões em 2060 -, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) aprovou uma lei, no fim de 2013, que diminui de 65 para 60 anos a idade mínima para homens andarem de graça no metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que deve atrair mais passageiros desse perfil.

Sem fornecer números, a assessoria de imprensa do Metrô informou que a quantidade de assentos preferenciais nos trens novos e modernizados "é superior ao mínimo estabelecido pela lei". Os dados oficiais indicam que os trens do Metrô carregam, no máximo, até 2 mil passageiros.

No caso dos futuros trens da Linha 5, na lotação de 6 pessoas por metro quadrado, a capacidade será de 1,5 mil usuários. Já na superlotação de 8 pessoas por m², são 1,9 mil.

Acima do mínimo. Procurada, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que todos os seus trens, sejam novos ou modernizados, "têm quantidade de assentos acima dos 12% adotados como mínimo por todos os sistemas metroviários de alto carregamento do mundo". Sobre a opção por um monotrilho na Linha 17-Ouro, divulgou que "a opção por esse modo de transporte levou em consideração a demanda, mas principalmente o fato de que não é possível com um corredor de ônibus cruzar de modo transversal importantes vias da cidade como as Avenidas Washington Luís, Luís Carlos Berrini e Marginal do Pinheiros".

A empresa respondeu ainda que o monotrilho traz "benefícios sociais" por ser movido a energia elétrica e não a diesel, como os ônibus, "além de ter velocidade projetada superior à dos ônibus".

Apesar de a própria assessoria de imprensa do Metrô ter feito essas comparações entre os modais, na nota informou que "não é correto compará-los" e "mais errônea ainda é a comparação entre ônibus e metrô e monotrilho". Foi questionado quanto cada trem modernizado custou para o Metrô, mas a assessoria não forneceu essa informação. /COLABOROU BRUNO RIBEIRO

Informações: Estadão

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Grande Recife realiza reforço de frota para concurso do INSS

Os candidatos inscritos no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão na reta final para a realização dos testes. A prova será aplicada neste domingo (9) e para auxiliar os usuários de ônibus, o Grande Recife colocará a disposição 93 veículos, realizando 865 viagens. Ou seja, 7 veículos e 45 viagens a mais do que nos dias normais. 

Ao todo, 10 linhas serão reforçadas, são elas: 040- CDU/Boa Viagem/Caxangá, 440- CDU/Caxangá/Boa Viagem, 202- Barro/ Macaxeira (BR 101), 207-Barro/ Macaxeira (Várzea), 522- Dois Irmãos (Rui Barbosa), 060- TI Tancredo Neves/ TI Macaxeira, 302- TI TIP/ Caxangá, 920- Rio Doce/CDU, 303- Curado II/Caxangá (BR-232) e 432- CDU/Várzea. 

É importante lembrar que as linhas 303- Curado II/Caxangá (BR-232) e 920- Rio Doce/CDU irão atender o Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os atendimentos da 303 acontecerão nos dois sentidos das viagens, no horário das 7h30 às 18h45. Já a linha 920, irá entrar no Campus apenas no sentido Rio Doce/ CDU, no horário 7h00 às 18h20. 

Informações: GRCT

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Faixa azul em Maceió: Fase de adaptação termina neste domingo

A fase adaptativa de implantação da faixa exclusiva para o transporte público coletivo por ônibus, nos dois sentidos das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, termina neste domingo (09). A partir da segunda-feira (10), o condutor que desrespeitar o funcionamento da faixa azul será autuado punitivamente com pagamento de multa e perda de três pontos na carteira de habilitação, conforme estabelece o Art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 
Foto: Adailson Calheiros
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) manterá a fiscalização das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, intensificada.
“Ainda estamos na fase de adaptação, mas já podemos dizer que a faixa azul é um sucesso. Nos primeiros dias, os condutores de veículos particulares tiveram que se ajustar à novidade. Contudo, hoje a conscientização sobre uso da faixa tem sido desenvolvida, pois é uma necessidade para o transporte público por ônibus na capital”, declarou o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.


Segundo o titular da SMTT, Tácio Melo, uma das principais vantagens da faixa é que ela dobra a velocidade média dos ônibus, atualmente registrada em 14km/h, o que resulta na diminuição do tempo que o passageiro registra ao se deslocar em Maceió.
“A mudança no trânsito deve ser comportamental. O usuário do transporte público está satisfeito, pois o tempo no deslocamento está reduzido. A população tem notado o benefício, principalmente os trabalhadores que utilizam os ônibus”, disse Palmeira. Ainda segundo informou, os condutores podem notar uma diferença na malha viária. “Ruas e avenidas em diferentes regiões da cidade estão recapeadas ou recebendo uma nova camada de asfalto e também sinalização horizontal”, destacou.

A implantação da faixa exclusiva se estende por 30 km (ida e volta), com início na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins. A SMTT tem fiscalizado o uso da faixa exclusiva por meio do videomonitoramento. Agentes de fiscalização estão posicionados em cinco cabines espalhadas em pontos estratégicos do canteiro central da Durval de Goés Monteiro. São eles: nas proximidades da Bomba do Gonzaga, supermercado Makro, Hiper Bompreço Gruta, Casa Vieira Farol e Casa das Carnes do Farol.

Como funciona a faixa exclusiva?
O funcionamento da faixa exclusiva de ônibus durante e após a fase de adaptação é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Nos finais de semana e feriados nacionais, o uso é livre. Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando  as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Informações: Tribuna Hoje
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Presidente de conselho aponta falhas de acessibilidade no BRT de BH

O novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte apresenta falhas que podem prejudicar a acessibilidade, segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped), Kátia Ferraz Ferreira, que é cadeirante. Ela aponta problemas, como poucas rampas e dificuldade para chegar às estações. O BRT, também chamado de Move, deve ser inaugurado neste sábado (8).

Nas estações da Avenida Santos Dumont, no Centro, só há rampa em um dos lados. ”Você tem que andar uma grande distância, para o outro lado da estação, para acessar a rampa”, diz a presidente da Conped.

Em um dos pontos, o símbolo de acessibilidade indica uma incoerência. No local onde está afixada a imagem, há uma cancela e, em seguida, uma escada.

A presidente da entidade identifica ainda problemas no piso. “A bolinha indicativa para o cego está lisa e está inadequada. Tinha que ser mais áspera, e não tem a presença do piso tátil na rampa”, explica a representante do conselho.

Na Avenida Cristiano Machado, a rampa virou um obstáculo, devido à inclinação acentuada, segundo Kátia. Entrar no ônibus pode ser mais um desafio, já que existe um espaço entre o veículo e a plataforma.

As condições de acesso ao BRT preocupam a presidente do Conped. “Nós do conselho estadual acionamos o Ministério Público Estadual e Federal para que eles ajudassem a exigir o cumprimento das normas de acessibilidade, para que o cidadão tenha acesso ao serviço e que tenha menos desgaste possível”, afirma Kátia Ferraz Ferreira.

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que as questões de acessibilidade no BRT estão sendo discutidas com um grupo de pessoas com deficiência. A companhia admite que nem todos os problemas serão resolvidos até a inauguração do sistema. Por isso, monitores treinados para atender pessoas com deficiência orientarão os usuários, segundo a BHTrans.

Ainda de acordo com a empresa, a distância média ideal entre os ônibus e as plataformas é de 13 centímetros, e os motoristas estão sendo treinados para isso. A companhia garantiu, ainda, que todos os veículos possuem uma rampa de acesso à estação, para facilitar o embarque e desembarque de cadeirantes. Sobre a ação movida pelo conselho, a BHTrans informou que não foi notificada.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura alegou que toda a construção está de acordo com os requisitos da norma de acessibilidade urbana, inclusive a largura das rampas de acesso e passarelas. Disse também que as estações do BRT estão preparadas para garantir o conforto e a segurança dos usuários.

Informações: G1 Minas

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EPTC espera concluir licitação dos caetanos até o fim do mês

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deve definir até o fim do mês a empresa vencedora da licitação para aquisição de caetanos em Porto Alegre, que serão instalados em 16 cruzamentos. Seis participantes da concorrência entraram com recursos administrativos que estão sendo analistados pelo departamento jurídico do órgão. 

A expectativa é que sejam colocados os equipamentos logo depois da assinatura com a empresa vencedora. Os caetanos vão gerar multas para quem ultrapassar o sinal vermelho, parar sobre faixa de segurança ou cruzar as vias acima da velocidade permitida. Atualmente, a Capital dispõe de 47 pardais e 32 lombadas eletrônicas.

Confira os cruzamentos que ganharão caetanos:

- Av. Ipiranga esquina com av. Azenha; 
- Av. Ipiranga esquina com av. João Pessoa; 
- Av. Ipiranga esquina com av. Silva Só e esquina com Praça Carlos Santos; 
- Av. Ipiranga esquina com av. Salvador França; 
- Av. Ipiranga esquina com av. Cristiano Fischer; 
- Av. Bento Gonçalves esquina com av. Antônio de Carvalho; 
- Av. Aparício Borges esquina com rua do Presídio; 
- Av. 24 de Outubro esquina com rua Dr. Timóteo; 
- Av. Sertório esquina com av. Ceará; 
- Av. Sertório esquina com av. Souza Reis; 
- Av. Dona Margarida esquina com rua Edu Chaves; 
- Av. Assis Brasil esquina com rua Bernardino Silveira Amorim; 
- Av. Assis Brasil esquina com av. Sertório; 
- Ruas Marechal Floriano Peixoto, Vigário José Inácio e Otávio Rocha (transitar em local proibido).

Informações: Correio do Povo


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Intervalo excessivo lidera reclamações de ônibus em São Paulo

sexta-feira, 7 de março de 2014

A demora de passagem do ônibus é a reclamação com maior número entre os passageiros de São Paulo. De acordo com dados da SPTrans que foram publicados pelo UOL, uma a cada três queixas feitas pelos passageiros no ano passado é relacionada ao intervalo entre um ônibus e outro. A SPTrans recebeu 39.766 queixas –33,12% do total– de usuários que relataram esperar muito tempo no ponto de ônibus.

No total foram 120.058 reclamações feitas pelos usuários ao longo de 2013. Em segundo lugar aparece a atitude inadequada de motoristas de não atender o pedido de embarque ou desembarque, com 24.257 queixas (20,20%).

Já em terceiro lugar, aparece os motoristas que conduzem o veículo de maneira perigosa, com 12.583 pessoas (10,48% do total).


Estão no ranking a superlotação, atraso do tempo de viagem por parte do motorista, desrespeito, mudança de itinerário e não cumprimento dos horários de partida, totalizando 10 principais itens. No entanto, a insatisfação caiu. A quantidade de queixas em 2013 é quase 15% menor se comparado ao ano anterior, quando passageiros fizeram 141.200 queixas.

A gerenciado do transporte paulistano afirma que a redução é “reflexo de programas desenvolvidos pela SPTrans junto às concessionárias e permissionárias do sistema para zelar pela boa qualidade dos serviços prestados, priorizando eficiência, rapidez, conforto e a segurança dos usuários do transporte coletivo”.

O passageiro pode e deve denunciar os abusos através do site da SPTrans, ou pelo telefone 156.

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No Recife, Linhas que trafegam pela Av. Rio Branco terão alteração de itinerários

As 25 linhas que passam diariamente pela Av. Rio Branco, localizada no bairro do Recife, terão alteração de itinerário definitiva, passando a vigorar a partir desta quinta-feira (6). A via, um dos principais acessos para o Marco Zero da cidade, ficará fechada para o tráfego de veículos e será transformada em um boulevard de uso prioritário de pedestres. 

A avenida foi fechada para as festividades de Carnaval e permanecerá bloqueada para motorizados. Com a mudança, a parada de nº 180037, localizada na Rio Branco, em frente a delegacia será removida. Outros dois pontos de ônibus na Av. Alfredo Lisboa, situado do lado oposto da Torre Malakoff (nº 180034) e em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros (nº180502) deixarão de ser ponto de embarque e desembarque de 17, das 25 linhas que terão mudança de trajeto. 

É importante lembrar que somente a linha 100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura) terá o percurso alterado em todas as viagens. A mudança nas demais linhas é nas viagens que atendem a Prefeitura da Cidade do Recife – PCR. 

Confira o novo trajeto das linhas: 

018 - Brasília Teimosa 

Novo itinerário:...Viaduto das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Dantas Barreto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas... 

033 - Aeroporto 

Novo itinerário:...Viaduto das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Av. Nossa Senhora do Carmo, Avenida Dantas Barreto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas... 

071 - Candeias 

Novo itinerário:...Viaduto das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Conde da Boa Vista... 

100 - Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura). 

Novo itinerário:...Avenida Martins de Barros, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista... 

167 - TI Tancredo Neves ( IMIP ) 

Novo itinerário: ...Rua Doutor José Mariano, Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Cais Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul... 

242 - Pacheco 

Novo itinerário: ..Avenida Sul, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul... 

331 - Totó ( Jardim Planalto ) 

Novo itinerário:...Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista... 

411 - Estrada dos Remédios 

Novo itinerário:...Avenida Sul, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Rua Ulhôa Cintra, Rua do Sol... 

414 - Torre 

Novo itinerário: ...Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista... 

432 - CDU ( Várzea ) 

Novo itinerário:..Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Avenida Sul, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista... 

433 - Brasilit 

Novo itinerário:...Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista... 

459 - Loteamento Santos Cosme Damião 

Novo itinerário:...Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto (Pista Oeste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista.... 

513 - Córrego da Areia 

Novo itinerário:...Rua do Príncipe, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira.... 

522 - Dois Irmãos ( Rui Barbosa) 

Novo itinerário: Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira... 

524 - Sítio dos Pintos ( Dois Irmãos ) 

Novo itinerário:...Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Avenida Sul, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista.... 

612 - Morro da Conceição 

Novo itinerário:...Rua do Hospício, Parque Treze de Maio, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida, Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora... 

623 - Vasco da Gama ( João de Barros ) 

Novo itinerário:...Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, Avenida Sul, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira... 

631 - Nova Descoberta ( Cabugá ) 

Novo itinerário:...Praça da República, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora... 

642- Guabiraba ( Córrego do Jenipapo ) 

Novo itinerário:...Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora... 

712 - Alto Santa Terezinha 

Novo itinerário:...Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira.... 

713 - Bomba do Hemetério 

Novo itinerário:...Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora.... 

724 - Chão de Estrelas 

Novo itinerário:...Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Avenida Visconde de Suassuna... 

743 - Alto José Bonifácio ( João de Barros ) 

Novo itinerário:...Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Avenida Visconde de Suassuna... 

746 - Alto do Capitão 

Novo itinerário:...Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Avenida Visconde de Suassuna... 

860 - TI Xambá ( Príncipe ) 

Novo itinerário:...Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais do Apolo (Retorno em frente a PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora Rua João Lira... 

Linhas que deixarão de atender as paradas de nº 180034 e nº180502, situadas na Av. Alfredo Lisboa: 

100 - Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura) 
167 - TI Tancredo Neves (IMIP)Via PCR 
331 - Totó (Jardim Planalto) -Via PCR 
414 – Torre (Via PCR) 
433 – Brasilit (Via PCR) 
459 - Loteamento Santos Cosme e Damião (Via PCR) 
513 - Córrego da Areia (Via PCR) 
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa) - Via PCR 
612 - Morro da Conceição - Via PCR 
631 - Nova Descoberta (Cabugá) - Via PCR 
642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo) - Via PCR 
712 - Alto Santa Terezinha (Via PCR) 
713 - Bomba do Hemetério (Via PCR) 
724 - Chão de Estrelas (Via PCR) 
743 - Alto José Bonifácio (João de Barros) - Via PCR 
746 - Alto do Capitão (Via PCR) 
860 - TI Xambá (Príncipe) - Via PCR 

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Cronograma do BRT/Move da Avenida Cristiano Machado está apertado

quinta-feira, 6 de março de 2014

Em tempos de contagem regressiva para a prometida inauguração do BRT/Move da Avenida Cristiano Machado, a realidade desafia o calendário: embora a Prefeitura de Belo Horizonte reafirme que o primeiro corredor do novo sistema de transporte coletivo da capital entrará em operação com três linhas no sábado, quem passa pela Cristiano Machado ainda vê obras longe do fim. Faltam rampas, passarelas para travessia de pedestres, monitores dentro de estações, sinalização e, principalmente, informação. Sobram dúvidas entre os passageiros que, diante do primeiro adiamento na inauguração do sistema, prevista inicialmente para 15 de fevereiro, têm dúvidas se o BRT/Move parte mesmo depois de amanhã.

Muito lixo ainda está acumulado em estações de transferência – módulos montados ao longo de oito pontos da avenida que substituem os antigos pontos de ônibus. Há algumas mais adiantadas, quase prontas, mas a maior parte ainda não está equipada com os monitores que permitirão acompanhar os horários dos coletivos e não tem sinalização nos vidros ou dentro da estação. Fios aparentes mostram ainda que é preciso incrementar a iluminação.

Do lado de fora, duas passarelas, na altura dos bairros União e Sagrada Família, nas regiões Nordeste e Leste, respectivamente, sequer começaram a ser montadas. De acordo com um funcionário da obra, trata-se de trabalho para pelo menos duas semanas. Em outros pontos, as estruturas estão sem guarda-corpo. Faixas de pedestres ainda não foram pintadas, tampouco foram instaladas as placas de indicação do novo sistema, sem falar nos tapetes de grama por plantar, empilhadas em canteiros centrais.

Na Estação de Integração São Gabriel, que ainda está sem cobertura, há um verdadeiro canteiro de obras armado, que será mantido até abril. Até lá, apenas a parte do mezanino da estação funcionará. Nas estações das avenidas Santos Dumont e Paraná, no Centro, televisores e sinalização estão em processo de implantação e guindastes indicam que há serviço a ser feito. Mesmo assim, a Prefeitura de BH reafirma a meta e confirma o início da operação do sistema no sábado. De acordo com a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital, três linhas começarão a rodar e, neste primeiro momento, não haverá extinção de nenhum itinerário.

Trajetos
A linha 83P (Estação São Gabriel/Centro) terá embarque e desembarque nas oito estações de transferência ao longo da Avenida Cristiano Machado, parando apenas no Centro, nas estações São Paulo, na Avenida Santos Dumont, e Tamoios, na Avenida Paraná. O mesmo percurso será feito pela linha 83D, que, por ser direta, não fará paradas ao longo da Cristiano Machado. A expectativa é de que o tempo gasto no trajeto diminua de 35 minutos para 20, no caso da linha paradora, e para 15, no caso da linha direta. A terceira linha do BRT/Move fará o mesmo percurso, mas terá como destino a Avenida dos Andradas, até a área hospitalar da capital.

Às vésperas da inauguração, as dúvidas superam a expectativa de benefícios, na avaliação de passageiros. “Sou de Santa Luzia e não sei quantos ônibus vou ter que pegar a partir de agora, nem de quanto em quanto tempo vão passar”, afirma a eletrotécnica Isabela Amorim Silva, de 21 anos. O encarregado de obras Evaldo de Oliveira, de 42, mora no Bairro Jaqueline, na Região Norte, e trabalha no Buritis, na Região Oeste. Atualmente, pega dois ônibus no trajeto e agora está perdido na matemática da mobilidade. “Vou pegar três ônibus, mas não sei se vai ser realmente mais rápido”, diz.

O professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leandro Cardoso afirma que, neste momento, maior divulgação sobre o novo sistema seria imprescindível. “Há uma grande falta de informações, tanto dos usuários quanto dos operadores do sistema. É preciso maior divulgação sobre as linhas que desaparecerão, sobre todas as mudanças, com uma campanha massiva”, ressalta. O professor aponta ainda a necessidade de o BRT/Move começar a operar com segurança. “Todas as passarelas e a sinalização, inclusive das pistas de tráfego misto, deveriam estar prontas”, destacou.

Área central
Cones e obstáculos móveis continuam espalhados pelas áreas central e hospitalar da capital, que passaram por diversas mudanças de circulação para receber o BRT/Move. Motoristas ainda se mostram confusos diante delas. “Não entendi ainda as alterações”, disse um condutor na Avenida Afonso Pena, enquanto tentava decifrar placas e direções. De acordo com a BHTrans, todas as adaptações necessárias ficam prontas até amanhã.

Por Flávia Ayer
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