Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Faixa azul em Maceió: Fase de adaptação termina neste domingo

sábado, 8 de março de 2014

A fase adaptativa de implantação da faixa exclusiva para o transporte público coletivo por ônibus, nos dois sentidos das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, termina neste domingo (09). A partir da segunda-feira (10), o condutor que desrespeitar o funcionamento da faixa azul será autuado punitivamente com pagamento de multa e perda de três pontos na carteira de habilitação, conforme estabelece o Art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 
Foto: Adailson Calheiros
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) manterá a fiscalização das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, intensificada.
“Ainda estamos na fase de adaptação, mas já podemos dizer que a faixa azul é um sucesso. Nos primeiros dias, os condutores de veículos particulares tiveram que se ajustar à novidade. Contudo, hoje a conscientização sobre uso da faixa tem sido desenvolvida, pois é uma necessidade para o transporte público por ônibus na capital”, declarou o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.


Segundo o titular da SMTT, Tácio Melo, uma das principais vantagens da faixa é que ela dobra a velocidade média dos ônibus, atualmente registrada em 14km/h, o que resulta na diminuição do tempo que o passageiro registra ao se deslocar em Maceió.
“A mudança no trânsito deve ser comportamental. O usuário do transporte público está satisfeito, pois o tempo no deslocamento está reduzido. A população tem notado o benefício, principalmente os trabalhadores que utilizam os ônibus”, disse Palmeira. Ainda segundo informou, os condutores podem notar uma diferença na malha viária. “Ruas e avenidas em diferentes regiões da cidade estão recapeadas ou recebendo uma nova camada de asfalto e também sinalização horizontal”, destacou.

A implantação da faixa exclusiva se estende por 30 km (ida e volta), com início na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, até a rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins. A SMTT tem fiscalizado o uso da faixa exclusiva por meio do videomonitoramento. Agentes de fiscalização estão posicionados em cinco cabines espalhadas em pontos estratégicos do canteiro central da Durval de Goés Monteiro. São eles: nas proximidades da Bomba do Gonzaga, supermercado Makro, Hiper Bompreço Gruta, Casa Vieira Farol e Casa das Carnes do Farol.

Como funciona a faixa exclusiva?
O funcionamento da faixa exclusiva de ônibus durante e após a fase de adaptação é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Nos finais de semana e feriados nacionais, o uso é livre. Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando  as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Informações: Tribuna Hoje

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960