Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Corredor ABD terá ligação com Metrô no ano que vem

domingo, 12 de janeiro de 2014

O Corredor ABD (Jabaquara/Brooklin/São Mateus) deverá ter mais uma ligação com o Metrô até o fim do ano que vem. Atualmente, a via possui integração física com a Linha 1-Azul, na Estação Jabaquara. O Terminal São Mateus, localizado na Capital e próximo às divisas com Santo André e Mauá, terá acesso ao monotrilho da Linha 15-Prata. Quando concluído, em 2016, o ramal ligará o Ipiranga, na Zona Sul, à Cidade Tiradentes, na região Leste.

O primeiro trecho da nova linha, entre as estações Vila Prudente e Oratório, será inaugurado em operação assistida em março. Até o início de junho, o sistema funcionará em horário reduzido para a aplicação de testes. Em seguida, serão iniciadas as atividades comerciais convencionais. O trajeto tem cerca de três quilômetros. Ainda neste ano, a previsão é que sejam abertas outras duas plataformas: Camilo Haddad e Jardim Planalto.

“Para 2015, nos comprometemos a levar a linha até a (estação) Jacu-Pêssego. Então teremos mais dez estações garantidas até 2015”, garante o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A extensão envolve o Terminal São Mateus, onde será possível fazer baldeação com o sistema da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O modelo deverá ser semelhante ao que já é feito no Terminal Jabaquara, sem qualquer desconto tarifário para quem faz a troca de modal.

A previsão é que a linha seja totalmente finalizada em 2016, quando será oferecida aos moradores do Grande ABC a terceira possibilidade de acesso ao Metrô. A Estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o início do percurso da Linha 15-Prata, que tem como destino o Hospital Cidade Tiradentes, no extremo Leste da Capital. Ao todo, serão 26,6 quilômetros de extensão e o investimento aplicado foi de R$ 6,4 bilhões.

Segundo Fernandes, o monotrilho da Linha 15-Prata será o maior do mundo em capacidade. “Serão 48 mil passageiros por hora a cada sentido”, ressalta. A cada dia, a demanda deve chegar a cerca de 500 mil usuários. O trem que será utilizado é fabricado no Canadá pela empresa Bombardier. O modelo escolhido deverá ser semelhante ao que irá circular na Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra), cuja construção irá começar ainda neste ano (leia ao lado).

Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, as composições poderão atingir velocidade de até 80 km/h. A linha terá 58 veículos e o intervalo entre trens chegará a cerca de 75 segundos.

Edital do monotrilho da região deverá sair na semana que vem

O secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes afirmou que o edital para licitação da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) deverá ser lançado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) até a semana que vem. “Caminharam bem as relações com a Caixa Econômica Federal. Nesta semana, técnicos da prefeitura de São Paulo fizeram vistoria. Eles queriam ver se tinha (ao longo do percurso) reassentamentos e invasões de terra, mas não têm. As áreas a serem desapropriadas pelo município são pequenas.” Segundo o titular da Pasta, a minuta do edital está à disposição do Executivo municipal para que seja feita a assinatura – último passo antes do lançamento ao mercado.

A Linha 18-Bronze será o terceiro monotrilho da Grande São Paulo e ligará a Capital a São Bernardo, passando também por São Caetano e Santo André. O orçamento previsto é de R$ 4,1 bilhões, sendo parte financiada pelo governo federal. A obra será feita por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Cerca de 203 mil metros quadrados de terrenos deverão ser desapropriados durante a construção. 

Informações: Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC

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Tarifa técnica do metrô de Curitiba está em R$ 2,45

A Prefeitura de Curitiba afirmou, na tarde desta quinta-feira (9), que a tarifa técnica do metrô da capital será de R$ 2,45, 9,5% a menos que os R$ 2,71 previstos pelo projeto original feito na gestão do Luciano Ducci. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) durante evento de lançamento da minuta do edital do metrô, que pode  ser consultada, a partir de hoje, no site da Prefeitura Municipal. Até o dia 10 de fevereiro, o documento estará disponível para análises, críticas e sugestões por parte da comunidade. “Esse é um passo grandioso para Curitiba e queremos contar com a contribuição de todos. Cada etapa será cumprida com muita transparência e serenidade, para que possamos decidir aquilo que é melhor para a nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Fruet. 

O secretário municipal do Planejamento, Fábio Scatolin, explicou que a redução na tarifa técnica ocorreu por causa do aumento nas receitas  (dinheiro ganho com a locação de espaços comerciais no metrô, por exemplo) e à desoneração dos impostos PIS e COFINS.

Na próxima quarta-feira (15), entre 15h e 18h, será realizada a primeira e única audiência pública para discutir a minuta do edital. O evento será aberto ao público e realizado no Parque Barigui.

Apesar de ser realizada apenas uma audiência, o prefeito Gustavo Fruet ressaltou que a administração municipal deu total transparência ao projeto do metrô curitibano. “Não será apenas uma consulta ou audiência, porque desde fevereiro do ano passado estamos afinando os pontos para este edital e dando total publicidade pro processo”.

Uma das exigências é o transporte de no máximo seis pessoas por metro quadrado durante o horário de pico, com intervalo máximo de dois minutos e meio entre trens. Também há aspectos de limpeza e conforto dos passageiros que serão obrigatórios para que o consórcio cumpra e, então, receba o repasse da prefeitura.

A tarifa técnica de R$ 2,45 é o teto que seria praticado hoje, mas como o metrô só entra em operação depois da obra, o preço deverá ser corrigido com base na inflação.

Fruet destacou a principal característica que permeia todo o processo: transparência. “A consulta pública tem o objetivo de mostrar à população todos os dados e termos que deverão constar do edital, ao mesmo tempo em que permite que todos os cidadãos ofereçam contribuições ou façam críticas ao documento, bem como aos seus anexos”, explicou Gustavo Fruet.

O prefeito fez questão de destacar que todo o processo de construção do texto final do edital de licitação será marcado pela transparência e pela ampla participação da sociedade. No dia 15 de janeiro, a partir das 15 horas, no Salão de Atos do Parque Barigüi, terá início a segunda etapa desse processo que é a audiência pública sobre a implantação do metrô.

Aberta a toda a comunidade, a audiência pública vai permitir que as pessoas levem pessoalmente ao prefeito, e aos integrantes do primeiro escalão do governo municipal, todas as suas dúvidas e solicitações a respeito do assunto. “Todas as contribuições serão consideradas, e nós explicaremos para a população quais serão as sugestões que poderão ser anexadas ao processo, assim como aquelas que, por questões técnicas, não puderem ser aproveitadas”, destacou Gustavo Fruet.

Após o período de 30 dias de consulta pública ao documento, terá início a redação final do edital de licitação que deverá ser lançado dentro de aproximadamente 45 dias. Depois disso, as empresas ou consórcios empresariais que desejarem concorrer terão um prazo de 90 dias para a apresentação de propostas. Está previsto para o mês de maio o anúncio do vencedor da licitação que, além de comprovar capacidade técnica e experiência no ramo, deverá apresentar a proposta com a menor tarifa para o metrô.

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No Recife, Av. Mascarenhas de Morais terá Faixa Azul a partir desta segunda-feira

A partir de amanhã (13), a Avenida Mascarenhas de Morais ganhará um corredor exclusivo para transporte público. Com sete quilômetros de extensão, inicialmente a Faixa Azul, como foi batizada, será instalada apenas no sentido cidade/subúrbio. A segunda via exclusiva instalada na capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. A ação faz parte das estratégias de melhoria de tráfego da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Faixa Azul vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1.151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Avenida Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio/cidade.

Projeto
Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo no Recife.

A princípio, a fiscalização será realizada pelos agentes de trânsito da CTTU. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro.

Multa
O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Vias que ainda receberão a Faixa Azul:

- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Antônio de Gois
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria

Informações: Diário de Pernambuco

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Concluir obras de mobilidade antes da Copa passa a ser prioridade

BRASÍLIA - No dia seguinte à primeira reunião do ano para iniciar a operação “pente fino” nas obras e nas ações para a Copa do Mundo, integrantes do governo voltaram a se reunir. No encontro, comandado pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, os integrantes do Executivo deram prioridade a obras de mobilidade urbana. Entre elas, a construção da Transcarioca, via que irá ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, cortando diversos bairros no percurso.

Por ser uma obra que traz consigo outras diversas intervenções de infraestrutura, a Transcarioca foi citada na reunião como uma das que têm de ficar pronta antes do início do evento, porque tem grande potencial de atrapalhar o fluxo no Rio de Janeiro se ainda estiver em obras durante a Copa. A reunião de quinta-feira teve participação de um grupo menor de ministros, e sem a presença da presidente Dilma. Gleisi Hoffmann (Casa Civil), um representante do ministério do Esportes e Aguinaldo Ribeiro (Cidades) se encontraram para começar a mapear o andamento das obras para a Copa e aquelas que, mesmo sem ter relação direta com os jogos, possam atrapalhar a locomoção e o sistema operacional na realização do evento.

Outro exemplo tratado na reunião foi o caso das obras de drenagem nas cidades-sede, que estejam sendo feitas em locais de passagem para os jogos ou perto de estádios. Por ordem do Palácio do Planalto, deverá ser feito um levantamento sobre essas obras e quais as providências serão tomadas para que não atrapalhem o evento.

Sinal amarelo aceso
Dilma deu início às reuniões para tratar os assuntos relacionados à Copa do Mundo nesta quarta-feira, depois de novas críticas da Fifa sobre o atraso nas obras das cidades-sede que irão receber os jogos. Na ocasião, a presidente convocou nove ministros para iniciar a operação “pente fino” nas diversas áreas relacionadas, especialmente sobre os problemas nos aeroportos e a segurança nos estádios e de autoridades. A pouco mais de cinco meses do início da Copa do Mundo, o sinal amarelo no Planalto acendeu devido a atrasos em obras e dúvidas sobre a eficiência do sistema operacional para o evento.

Dilma fez uma espécie de interrogatório com seus subordinados a respeito dos problemas relacionados à Copa que cada pasta está enfrentando e exigiu que os ministros tragam um plano de soluções detalhado para cada um dos obstáculos que terá de ser enfrentado nos próximos meses. As reuniões com os ministros serão constantes a partir de agora e, já nos próximos dias, Dilma também chamará para reuniões no Planalto os governadores dos 12 estados que vão sediar os jogos. A presidente pretende fazer duas reuniões, com grupos de seis governadores para acompanhar o quadro de cada local e cobrar soluções.

Por Júnia Gama
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Cidade de Santos poderá ter corredores de ônibus nas avenidas da praia e da ZN

Até dezembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos pretende implantar faixas exclusivas para coletivos na Rua João Pessoa (Centro) e nas avenidas Jovino de Mello (Zona Noroeste) e Epitácio Pessoa (Embaré a Ponta da Praia). 

Há um projeto também para a criação de um grande corredor de ônibus que funcionará 24 horas por dia, na Zona Noroeste. Essa faixa exclusiva para os coletivos incluirá as avenidas Jovino de Melo e Nossa Senhora de Fátima, além das ruas Martins Fontes e Visconde de São Leopoldo (ambas no Centro). 

“Mas este corredor deve demorar um pouco mais para ser concluído, pois é o que demanda mais obras. Haverá a construção de um viaduto e o alargamento da Nossa Senhora de Fátima”, explica o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves. Esta obra será feita com verba do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Outra alternativa que está em estudo é a implantação de uma faixa para os ônibus, nos horários de pico, na orla da praia. “Em determinados horários, há um conflito muito grande entre carros e ônibus que seria resolvido desta forma”, afirma Gonçalves.O resultado do estudo pode indicar novos trajetos exclusivos para os coletivos municipais.

De volta 

A partir de segunda-feira, quem dirige na Cidade pelas avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (Canal 2) deve ficar atento aos corredores de ônibus, que serão reativados. A medida foi suspensa durante quase um mês devido ao grande número de turistas no Município durante as festas de Natal e Ano Novo.

Com isso, voltam a valer as restrições a estacionamento e circulação de veículos em determinados horários. Na Ana Costa, é proibido estacionar ou circular nas faixas da direita. Na pista Praia-Centro, o impedimento acontece das 6 às 9 horas, de segunda a sexta-feira. No sentido inverso, a proibição é das 17 às 20 horas.

Já na Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos, a faixa da direita é preferencial para ônibus - há a possibilidade de que carros andem com os coletivos. O corredor de ônibus funciona das 17 às 20 horas, nas pistas sentido Centro-Praia, de segunda a sexta-feira.

Informações: Diário do Litoral

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Em Manaus, Rotas de ônibus agora disponíveis pelo celular no aplicativo

A equipe do site Trânsito Manaus, em ação conjunta com o deputado estadual Marcelo Ramos (PSB), começa a adesivar informativos do aplicativo “Ônibus Manaus”, que disponibiliza todas as linhas e percursos dos veículos do transporte coletivo da cidade para celular. A adesivagem será realizada nos coletivos da empresa Via Verde (antiga cidade de Manaus), no bairro Nova Esperança, Zona Oeste.

De acordo com Marcelo Ramos, que é presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o apoio à iniciativa é pela criação do aplicativo para celulares Android e IOS. O parlamentar explica que o aplicativo Ônibus Manaus é a versão instalável do site móbile www.onibusmanaus.com.br.
Segundo o deputado, com este aplicativo, é possível consultar todas as linhas de ônibus da cidade de Manaus, seja por lugar, por avenida, por linha ou de um bairro para outro (este ainda em versão beta). “Tudo isso de forma simples e fácil. A população tem acesso com o aplicativo a todas as linhas, além de percursos completos, mostrando as avenidas e ruas com seus itinerários”, explica.

Manual
A CTTM lançou em 2012, também em parceria com a equipe do site Trânsito Manaus, um manual com todas as linhas de ônibus da cidade e seus respectivos itinerários, com inclusão de mapas. O serviço já era disponibilizado na Internet, por meio do endereço eletrônico www.onibusmanaus.com.br. Segundo o coordenado do site, Luiz Eduardo, a ideia surgiu após pesquisas terem detectado que o número de pessoas que procuram informações sobre linhas de ônibus e seus percursos é alto, mas que não existia nenhuma fonte de dados.

Informações: A Critíca
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Em São Paulo, Monotrilho tem trepidação em viagem de teste

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Parece um trem de metrô. Mas trata-se do monotrilho. A reportagem participou na manhã desta sexta-feira, 10, de um teste aberto à imprensa na primeira composição que circulará a partir de março na futura Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo. O que a distingue das demais são as janelas grandes e, quando em movimento, a trepidação, maior que a dos demais trens da rede metroviária.

A composição rodou por um trecho de cerca de 800 metros entre a Estação Oratório, que ainda está em construção, e o pátio de manutenção, na Vila Prudente, na zona leste da capital paulista. O trajeto foi vencido em aproximadamente dez minutos, já que, por questões de protocolo de segurança, o trem andou a no máximo 20 km/h, só um quarto da velocidade que o veículo pode alcançar.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia confirmado presença no evento, mas não compareceu. Sobre a leve tremedeira, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que ela ocorreu porque o monotrilho passou por um “trecho não comercial”, ou seja, por onde o trem não passará com passageiros quando a linha estiver pronta. “Em situação de reta e mais próxima dos 60 km/h, que será a velocidade normal dele, esse trepidar fica atenuado.”

Fernandes também garantiu que o polimento das vigas de concreto por onde desliza o monotrilho reduzirá as vibrações.

Por sua vez, os “janelões” do trem chamam a atenção, especialmente porque eles dão para o “nada” – não há grades entre elas e a paisagem, como em linhas de metrô, já que o monotrilho corre suspenso por uma viga central de concreto, em vez de trilhos tradicionais. “Olha lá para baixo. Você não tem medo de altura, não é?”, brincou Fernandes com a reportagem. As vigas têm cerca de 15 metros de altura.

O dirigente prometeu entregar o primeiro trecho da Linha 15, entre as Estações Vila Prudente e Oratório, no fim de março, ou seja, com dois meses de atraso em relação ao cronograma divulgado pelo governo Alckmin no ano passado. No entanto, a operação comercial plena só deve ocorrer entre o fim de maio e o início de junho. Até lá, quatro trens circularão pelo ramal.

Cada trem poderá transportar cerca de mil passageiros, metade de um trem de metrô. A Linha 15 estará completa em 2016, ligando a região da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, com 26 km de extensão e 18 estações. Ela custará R$ 6,4 bilhões para ser construída.

Batida. O trem que participou da viagem de teste nesta sexta-feira é o mesmo que bateu em um molde de madeira da obra no fim do ano passado, em uma das primeiras movimentações do veículo entre o pátio e a Estação Oratório. Ninguém se feriu, mas o Metrô precisou trocar parte da proteção externa das rodas.

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No Recife, Linhas de ônibus terão itinerários alterados devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição

Os usuários das linhas que trafegam pela Avenida Caxangá, Real da Torre e João Ivo devem ficar atentos às mudanças no trânsito desses locais nos próximos finais de semana. Devido a nova etapa de construção do Túnel da Abolição, na Madalena, 38 linhas de ônibus terão desvio de itinerários. A interdição acontecerá a partir dessa sexta-feira (10), no sábado (11) e domingo (12), e de 17 a 19 de janeiro, sempre a partir das 20h das sextas-feiras até as 24h dos domingos. 

Nas sextas-feiras (10 e 17 de janeiro) e nos sábados (11 e 18 de janeiro) as linhas que trafegam pelo local farão o trajeto vindo da Av. Caxangá, virando a direita na rua João Ivo da Silva, e depois farão o itinerário pela rua Nobre de Lacerda, seguindo pela Monsenhor Júlio Maria chegando até a rua Benfica. Já os veículos que passam pela rua Carlos Gomes, entrarão na Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica. Os ônibus sentido cidade/subúrbio seguirão pela Rua João Ivo da Silva. 
Nos domingos (12 e 19 de janeiro) a Rua João Ivo da Silva ficará interditada e os ônibus também terão um itinerário diferente. Para viabilizar o desvio das linhas nos domingos, a CTTU/Recife irá inverter o sentido do fluxo de veículos da Rua Ricardo Salazar. Os veículos que seguirão sentido subúrbio/cidade farão o trajeto pela rua Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, na última entrada antes do cruzamento e em seguida pegar a Rua Ricardo Salazar, Rua João Ivo da Silva, Rua Nobre de Lacerda, Rua Monsenhor Júlio Maria, Rua Benfica. 

Confira as linhas que farão o percurso acima: 

312 – Mustardinha 
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 
330 – Casa Amarela/CDU (TRT) 
413 – Av. do Forte 
415 – Sítio das Palmeiras 
416 – Roda de Fogo 
421 – Torrões Principal 
422 – Monsenhor Fabrício Principal 
423 – Engenho do Meio Principal 
425 – Barbalho (Detran) 
431 – Cidade Universitária (TRT) 
423 CDU (Várzea) 
433 – Brasilit 
437 Caxangá (Conde da Boa Vista) 
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem 
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 
445 – Tabatinga 
446 – UR-07 
448 – Jardim Petrópolis 
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
480 – Camaragibe/Derby 
920 – Rio Doce/CDU 

Já no sentido cidade/subúrbio, os ônibus seguirão pela Av. Caxangá, Rua Carlos Gomes, Rua Ricardo Salazar e continuarão pela Rua João Ivo da Silva sentido bairro de Afogados. 

Confira as linhas que farão esse trajeto: 

313 – San Martin (Abdias de Carvalho) 
314 – Mangueira 
315 – Bongi 
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 
331 – Totó (Jardim Planalto) 
332 – Totó (Abdias de Carvalho) 
341 – Curado I 
411 – Estrada dos Remédios 
412 – San Martin 
680 – Vasco da Gama/Afogados 
700 – Beberibe/Afogados 
800 – Dois Unidos/Afogados 
870 – TI Xambá/Afogados 
914 – PE-15 

Com a alteração no trajeto das linhas, a parada de número 060039, localizada na Rua Carlos Gomes, em frente ao COMEPE – Odontologia Especializada, e o ponto de ônibus de número 060162, na rua Ricardo Salazar, em frente ao Edf. Morada Farroupilha, serão desativadas apenas nos dois domingos. Para atender aos usuários das paradas que serão desativadas, o Grande Recife irá implantar uma parada de ônibus na calçada junto ao canal, em frente ao imóvel nº77 da Rua Ricardo Salazar. Lembramos que essa parada ficará ativada somente dos dias 12 e 19 de janeiro. 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

Informações: GRCT

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