Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Tortura! No feriadão, Rio de Janeiro e São Paulo registram engarrafamentos recordes

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Nos últimos dias, principalmente no último feriadão, cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, registram congestionamentos recordes. Os números do Detran de São Paulo mostram que, desde 1997, a capital ganhou mais carros do que moradores. São 29 mil motoristas por hora numa avenida. Para mostrar o drama de quem enfrenta este tipo de tráfego, bem como apontar possíveis soluções, o Mais Você foi às ruas e conversou com especialistas.

Rio supera São Paulo em trânsito
O programa mostrou uma pesquisa feita por uma empresa holandesa especializada em serviços de navegação: ela aponta que, no Rio, os percursos demoram 50% a mais do tempo que seriam feitos sem engarrafamento. Num fim de tarde, horário de pico, o tempo perdido no trânsito chega a ser 125% maior. A capital fluminense é apontada como a terceira mais engarrafada do mundo, superando São Paulo e ficando apenas atrás de Moscou, na Rússia, e de Istambul, na Turquia. "Com tantas obras, o trânsito aqui piorou muito, e hoje está muito pior do que o de São Paulo", ressaltou Ana Maria Braga.

O feriadão em São Paulo
No dia 14 de novembro, véspera de feriado, sair de São Paulo não foi uma tarefa fácil. A cidade registrou o pior índice de engarrafamento da história: 309 quilômetros de ruas e avenidas travadas. Daria para formar uma fila de veículos da capital até Ribeirão Preto, no interior. O casal Luis Sérgio e Cláudia, que tem duas filhas, queria aproveitar o fim de semana prolongado e viajar para o litoral, só que eles não imaginavam que enfrentariam tanta dificuldade para chegar ao destino. Eles saíram de São Paulo às 18h e só chegaram em Caraguatatuba às 2h30. 

Qual seria a solução
Especialistas afirmam que a única solução é investir no transporte público e desestimular o uso do carro particular. O engenheiro de tráfego Humberto Pullin acredita que o metrô seria uma boa alternativa. "Porque o metrô não tem interferência nenhuma. Ele é um tipo de transporte que pode estar chovendo que não tem problema de acidentes. Se não tiver falhas, ele funciona perfeitamente. Para você ter uma ideia, a região metropolitana de São Paulo, com 22 milhões de habitantes, tem 71 quilômetros de metrô. Hoje, precisaria ter 300 quilômetros", garantiu o especialista.

Pequim: o exemplo!
Pequim tem 21 milhões de moradores e 442 quilômetros de metrô. A cidade de São Paulo tem 12 milhões de habitantes e 71 quilômetros de metrô, ou seja, a população de São Paulo é pouco mais da metade da de Pequim e o metrô paulista é seis vezes menor que o de lá. Atualmente, a maior rede de todas é a do metrô de Pequim, capital da China. São mais de 442 quilômetros de extensão. É praticamente a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo, distribuída em linhas férreas.Também é da China a segunda maior rede de metrô do mundo. Na cidade de Xangai, a extensão das linhas é de 425 quilômetros. Logo atrás vem Nova York com 418 quilômetros.

Informações: G1 Mais Você

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Tortura! No feriadão, Rio de Janeiro e São Paulo registram engarrafamentos recordes

Mais 100 mil curitibanos passaram a utilizar o cartão transporte este ano

Quase 100 mil pessoas optaram neste ano pela utilização do cartão transporte, deixando de pagar a passagem do ônibus em dinheiro. Elas fazem parte do total das 520 mil usuários de cartão transporte atendidos nos primeiros dez meses pela Área de Fiscalização do Transporte da URBS, responsável pela emissão e controle de uso do cartão transporte.

Além da emissão dos quase 100 mil novos cartões transporte na categoria Usuário comum, os atendimentos incluem estudantes, isentos, pessoas que solicitam extratos dos créditos transporte, emissão de segunda via, renovação de isenção e quase 130 mil procedimentos de venda de talões e regularização do Estacionamento Regulamentado (EstaR), feito pela URBS em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).


Feito na hora, sem custo, com atendimento que demora apenas alguns minutos, o cartão transporte é uma excelente opção para o usuário, que não precisa ter dinheiro em mãos ou se preocupar com troco e ainda ganha tempo no embarque. Além de maior comodidade para o passageiro, o cartão também é um fator de segurança na medida em que reduz a circulação de dinheiro nos ônibus, estações tubo e terminais.

Em dezembro do ano passado eram 1,372 milhão de cartões transporte ativos na categoria Usuário. Em outubro, este número passou a 1,463 milhão. Hoje, em torno de 55% dos deslocamentos dos 25,2 milhões de passageiros pagantes por mês, é feito com cartão transporte.

Embora em proporção bem menor, também aumentou o número de usuários com cartão de isento – idosos, aposentados por invalidez e pessoas com deficiência - que passou de 210,4 para 213,8 mil usuários. Somados ao total de isentos – policiais, operadores, carteiros, etc. - eles são responsáveis por cerca de 3,5 milhões de deslocamentos por mês.

"Quanto mais pessoas usarem o cartão transporte, maior será a segurança do sistema e o conforto do usuário", afirma o gestor da Área de Fiscalização do Transporte, Edson Berleze. A URBS, explica Berleze, vem desenvolvendo uma série de estudos para adoção de medidas de incentivo à utilização do cartão. As medidas, que em boa parte dependem da implantação de novas funcionalidades do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, vão desde a abertura de mais um posto de atendimento da URBS até a implantação de tarifas diferenciadas nos horários de menor demanda e a criação de novos pontos de venda de créditos.

Estudantes

As equipes responsáveis pela emissão de cartão transporte já estão se preparando também para a força-tarefa, feita a partir do início do ano, para atendimento aos estudantes que buscam o benefício do passe escolar, com desconto de 50% na tarifa. Neste ano, 17,4 mil estudantes foram beneficiados com o passe escolar.

O esforço concentrado para atendimento a estudantes do passe escolar vai começar, no ano que vem, no início de fevereiro, uma vez que o calendário escolar será antecipado em função da Copa do Mundo. As equipes da Área de Fiscalização vão atender estudantes nas Ruas da Cidadania, descentralizando o atendimento que, ao longo do ano, é feito exclusivamente na URBS.

Berleze conta que, assim que o período de cadastramento for aberto, os estudantes poderão agilizar o atendimento preenchendo o cadastro e agendando data e local de atendimento pela internet. Desde o início deste ano, foram atendidos 23,5 mil estudantes e, destes, 17,4 mil tiveram seu cadastro aprovado e passaram a contar com o passe escolar.

Facilidades

O cartão transporte amplia a segurança e o conforto do usuário, além de agilizar as operações de embarque. Para fazer o cartão, basta comparecer à URBS ou nos postos de atendimento das Ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha, munido de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Crianças de até 5 anos não precisam fazer o cartão porque são isentas. O cartão é pessoal e intransferível e só pode ser feito pelo próprio usuário. No caso de menores de 18 anos, a solicitação pode ser feita pelos pais ou responsável legal, mediante apresentação de documento de identificação original com foto do responsável e do menor.

Para ter o cartão transporte não é necessário morar em Curitiba. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode fazer um cartão transporte para utilizar quando estiver na cidade. A primeira via é gratuita e a segunda via do cartão custa o equivalente a cinco passagens de ônibus (atualmente R$ 13,50).

A carga de créditos pode ser feita diretamente na Tesouraria da URBS, no prédio central da Rodoviária, ou pela internet no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Neste caso, deve ser feita a emissão de boleto para pagamento em banco – quem utiliza internet banking pode pagar os créditos pela internet. A carga dos créditos adquiridos é automática e estará no sistema até 72 horas depois do pagamento. A partir deste prazo, quando o usuário passa o cartão no validador, que destrava a catraca, os créditos disponíveis são automaticamente transferidos para o cartão.


Cartão Transporte Usuário

Custo: 1ª via gratuita. A segunda via custa o equivalente a cinco passagens

Documentos necessários: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17 horas

Onde fazer o cartão: Na URBS, ala ferroviária, e nos postos de atendimento das Ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha.


Cartão Transporte Estudante

Custo: 1ª via gratuita. A segunda via custa o equivalente a cinco passagens

Benefício: 50% de desconto na tarifa

Quem tem direito: quem estuda em Curitiba, em instituições de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro graus, públicas ou particulares, que more a uma distância superior a, no mínimo, 01 (um) quilômetro da escola e tenha renda familiar dentro dos critérios definidos em lei: até 03 (três) salários mínimos para um filho na escola; 04 (quatro) salários mínimos para dois filhos na escola e 05 (cinco) salários mínimos para três ou mais filhos.

Onde fazer o cadastro: Durante o ano todo, na URBS, ala ferroviária. Durante o período de atendimento descentralizado, pode ser feito também nas Administrações Regionais.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas

Informações: Urbs
READ MORE - Mais 100 mil curitibanos passaram a utilizar o cartão transporte este ano

Bilhete Único facilita deslocamentos com o transporte público de Campinas

O Bilhete Único é um cartão individual, intransferível (não pode ser utilizado por outra pessoa) e inteligente, que armazena créditos em dinheiro para o pagamento de passagens de ônibus. Com o cartão, o usuário pode fazer integrações, ou seja, utilizar os veículos do transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp) pagando somente uma tarifa, no período de 2h, todos os dias da semana.

O conceito adotado pelo Bilhete Único é o da integração temporal, sem restrição de uso no sistema, proporcionando economia. Além disso, o uso do cartão evita o pagamento da tarifa com dinheiro, aumentando a segurança dos usuários e operadores; e proporcionando maior agilidade operacional.
Para fazer o Bilhete Único Comum, a pessoa, munida de um documento com foto, pode ir aos postos administrados pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A sede da empresa fica na Rua Onze de Agosto, 757, no Centro. Também há postos nos terminais urbanos de Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde. O cartão fica pronto na hora, sem nenhum custo.

Postos de recarga
Os usuários do Bilhete Único encontram postos de recarga do cartão, credenciados pela Transurc, em casas lotéricas, padarias, lanchonetes, farmácias, açougues, bancas de jornais e revistas, e outros estabelecimentos comerciais, espalhados por toda a cidade.

Para saber sobre os postos de recarga, o usuário pode acessar o site da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), no endereço eletrônico www.emdec.com.br, seção “Transporte”, “Bilhete Único”, “Postos de recarga”. Ou no site da Transurc (www.transurc.com.br).

Informações: EMDEC


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Bilhete Único facilita deslocamentos com o transporte público de Campinas

SPTrans prepara serviço Expresso F1 para facilitar o acesso de quem vai ao GP Brasil de Fórmula 1

Vá de ônibus e chegue mais rápido ao autódromo - Os ônibus partirão de 6 miniterminais diretamente para o Autódromo de Interlagos, nos dias 23 e 24 de novembro. O serviço é Expresso, sem paradas, realizado de forma rápida e segura. A operação será monitorada por satélite.


Informações: SPTrans

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - SPTrans prepara serviço Expresso F1 para facilitar o acesso de quem vai ao GP Brasil de Fórmula 1

No anos 90, País não investiu muito em transporte público, diz Dilma

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Na mesma linha da defesa que fez do legado de seu governo na área de saneamento básico, a presidente Dilma Rousseff destacou há poucos os investimentos do seu governo na área de mobilidade urbana.

"Uma das questões mais importantes foi fazer o programa de mobilidade urbana, que é essencial", disse Dilma.

Ela justificou os investimentos dizendo que o tempo de deslocamento é algo que "interfere na vida das pessoas". "A forma pela qual o tempo é agarrado por cada um dos moradores de uma cidade é algo importante", afirmou a presidente.

A presidente também acusou os antecessores do governo petista de não investirem na área, dizendo que nos anos 90 e antes disso "não se investiu grande coisa". "E quando investiam era um investimento pequeno e concentrado em poucos lugares. Temos um passivo enorme para resgatar", disse Dilma.

Ela pontuou ainda que seu governo investiu, até junho deste ano, R$ 93 bilhões em mobilidade urbana. Com as manifestações naquele mês, continuou Dilma, o governo decidiu aportar mais R$ 50 bilhões. "Totalizando R$ 143 bilhões, para prioridade no transporte sobre trilhos, mas também em corredores (de ônibus) e para interligar, criar bilhete único e diminuir a tarifa de ônibus", afirmou.

Dilma encerrou dizendo que seu governo desonerou o PIS e a COFINS das empresas de ônibus coletivos, com vistas a diminuir o preço do serviço. A presidente participou nesta noite da cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília. Antes de discursar, a presidente assinou decreto que dispõe sobre o Plano Nacional do Saneamento Básico. 

Por Ricardo Della Coletta e Rafael Moraes Moura - Agência Estado

READ MORE - No anos 90, País não investiu muito em transporte público, diz Dilma

Bilhete Único mensal valerá também para Metrô e CPTM

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu aderir ao Bilhete Único Mensal, uma das principais promessas de campanha do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT).

Com o acordo, o cartão emitido pela prefeitura poderá ser utilizado tanto nos ônibus municipais quanto no metrô e nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Por uma tarifa única, o passageiro terá direito a quantas viagens quiser em um mês.

O valor, que para uso apenas nos ônibus foi estabelecido pela prefeitura em R$ 140, deverá aumentar.

A decisão do governo tucano foi informada a Haddad nesta segunda-feira pelos secretários Edson Aparecido (Governo) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos).

Na reunião, foram apresentados dados sobre o impacto financeiro da medida, prevista inicialmente para começar no dia 30 de novembro.

Desde abril, quando começou o cadastro de interessados no novo bilhete, o Estado dizia aguardar estudos para tomar uma decisão.

IMPACTO

O bilhete mensal deverá aumentar os gastos públicos com transporte, em um contexto de queda nas receitas devido ao congelamento das tarifas após os protestos de junho.

Só a prefeitura estima um aumento de R$ 400 milhões por ano em subsídios.

As equipes voltarão a se reunir nesta terça-feira para acertar pontos do acordo, entre eles o valor que será cobrado.

Em nota, o governo estadual informou querer criar também um "Bilhete Mensal dos Trilhos", que valeria apenas no metrô e nos trens.

"Os valores dos novos bilhetes e detalhes sobre seu funcionamento estão em fase final de definição e serão anunciados na quinta-feira", afirmou o governo estadual.

Já Haddad disse que estão sendo feitas "as últimas contas". "A parte técnica tem um pequeno detalhe, a parte tarifária tem um pequeno detalhe. Diria que estamos às vésperas, talvez, de um anúncio positivo para acidade", disse.

A adesão do governo do Estado vai na contramão das críticas feitas pelo PSDB durante a campanha eleitoral.

Em 2012, o então candidato tucano José Serra classificou o bilhete mensal, que existe em outros países, como uma "enganação".

A expectativa é que o número de cadastrados no bilhete, hoje em 120 mil, aumente com a entrada do metrô.

PAULO GAMA | ANDRÉ MONTEIRO | GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO
BRUNO BOGHOSSIAN DO PAINEL
Informações: Folha de SP



Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP
READ MORE - Bilhete Único mensal valerá também para Metrô e CPTM

Em Salvador, Trafegar pela faixa de ônibus da Avenida ACM agora dá multa

As faixas exclusivas para ônibus na Av. Antônio Carlos Magalhães começaram a ser fiscalizadas pela Transalvador (Superintendencia de Trânsito e Transporte de Salvador). Presente na operação, o superintendente do órgão Fabrizzio Muller  informou que a medida, que tem como finalidade “priorizar o transporte publico”, será estendida para outras vias da capital, a exemplo da Paralela e Orla. O primeiro dia de fiscalização causou  um congestionamento na região,  tendo em vista que alguns motoristas foram pegos de surpresa.
Foto: Romildo de Jesus
De acordo com Muller, essa semana os agentes estarão orientando os motoristas e avaliando se há necessidade de adequações nas faixas. Trafegar pela faixa exclusiva para ônibus e infração de trânsito  gera multa de R$ 53,21, e três pontos na carteira de habilitação.
No entanto, o superintendente salientou que, caso haja necessidade, o prazo de adaptação pode se estender um pouco mais. Câmeras serão instaladas para ajudar na fiscalização, após licitação. A prefeitura pretende também iniciar a fiscalização na Av. Juracy Magalhães, mas o início do procedimento depende da finalização das obras no local.

O objetivo das faixas, segundo Fabrizzio, é dar maior conforto ao usuário do transporte público. “Nos revitalizamos as faixas das Avenidas ACM e Juracy Magalhães para dar  maior conforto à  população.  Acreditamos que essa é a melhor forma de desafogar o trânsito e também de oferecer melhor qualidade de vida “, explicou .

O advogado Carlos Eduardo, diz não enxergar melhorias na medida. “Acho que isso é só mais uma forma de multar a população. Precisamos de medidas mais enérgicas para desobstruir o trânsito na região do Iguatemi como o metro, por exemplo”, disse. Já a fisioterapeuta Luana Brito, acredita que apesar do congestionamento por conta da desinformação dos motoristas, as faixas possam trazer melhorias. “ É  importante incutir na mente das pessoas que as faixas devem ser respeitadas. Educar a população é o primeiro passo. Por isso, acho viável a medida”, afirmou.

Por Rivânia Nascimento
Informações: Tribuna da Bahia
READ MORE - Em Salvador, Trafegar pela faixa de ônibus da Avenida ACM agora dá multa

Oito interessados entregam propostas para o projeto do Metrô de Porto Alegre

Sete empresas (entre as quais um grupo de empresas) e uma pessoa física interessadas em realizar o projeto do metrô de Porto Alegre apresentaram os documentos de qualificação e de intenção da nova Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) nesta segunda-feira, 18. Todos tiveram que entregar a documentação referente à habilitação jurídica, projeto funcional, modelo de negócio e plano de trabalho. O prefeito José Fortunati, o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, acompanharam a sessão pública realizada no escritório do MetrôPoa.

“O fato de termos sete empresas ou grupos e uma pessoa física interessados mostra o caráter democrático e transparente dessa PMI. E mais ainda: essa pluralidade mostra que acertamos no que diz respeito à concepção que estamos empregando, tanto técnica quanto à modelagem financeira. Ou seja, os parâmetros e critérios estabelecidos estão adequados à realidade da construção do metrô de Porto Alegre e nos possibilitam uma obra mais barata e segura”, afirmou Fortunati. O prefeito lembrou que, na PMI anterior, o projeto apresentado tinha um custo superior a R$ 9 bilhões e foram necessários ajustes para chegar ao novo modelo.

Os interessados que apresentaram propostas foram as empresas ATP Engenharia (São Paulo), CR Almeida S.A. Engenharia (Paraná), ETM Engenharia Ltda. (Rio Grande do Sul), Triunfo Participações e Investimentos (Paraná), Construtora Queiroz Galvão (Rio de Janeiro), Logistel (Portugal), o grupo Invepar/Odebrecht (Rio de Janeiro) e o engenheiro civil Paulo Affonso Soares Pereira (Rio Grande do Sul).




A documentação entregue segue para análise técnica e no dia 29 de novembro será publicada a lista com os habilitados. Depois os participantes terão 90 dias para desenvolver e entregar os projetos completos da PMI. Com base nos projetos será produzido o edital de Parceria Publico Privada (PPP), com publicação prevista para o primeiro semestre de 2014. Será feita apenas uma licitação para a obra e a operação do sistema, com prazo de concessão de 30 anos (5 anos de obras e 25 anos de operação).

O Metrô de Porto Alegre, cuja obra é estimada em R$ 4,8 bilhões, atenderá diariamente 325 mil usuários, ampliando a oferta de transporte coletivo e estimulando a redução do uso do automóvel.  

Para o secretário estadual de Planejamento, a parceria entre os governos do Município e do Estado e o esforço para viabilizar a obra mostram que o projeto é uma prioridade. “Estamos dando um passo importante para incorporar Porto Alegre nessa onda de grandes obras de mobilidade e colocar a Capital novamente no grupo de cidades que fazem grandes investimentos em infraestrutura, atendendo à demanda da população. Estado e Município estão fazendo um enorme esforço financeiro para essa resposta aos moradores e aos usuários do transporte coletivo”, disse João Motta.

Proposta de Manifestação de Interesse - A nova PMI estabelece 90 dias para empresas interessadas no projeto apresentarem estudos sobre o desenvolvimento da obra, a infraestrutura e a operação do serviço. Conforme Fortunati, a prefeitura realizará essa etapa antes da licitação para garantir transparência, sustentação técnica, segurança e otimização dos recursos públicos. O documento define as diretrizes mínimas de traçado e infraestrutura do serviço, que poderão ser qualificadas e ampliadas conforme as propostas de viabilidade técnica e financeira apresentadas.

Recursos - No projeto atualizado do metrô, o governo federal destinará R$ 1,770 bilhão a fundo perdido; o investimento da prefeitura totalizará R$ 1,385 bilhão, somando R$ 690 milhões em financiamento para a execução da obra, R$ 195 milhões para as desapropriações e R$ 500 milhões em 25 parcelas de R$ 20 milhões como contraprestação do serviço durante a operação. O governo do Estado fará aporte de R$ 1,080 bilhão em financiamento, e o parceiro privado participará com R$ 1,303 bilhão.

Traçado - O Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema BRT (transporte rápido de ônibus) e com o Trensurb. Para garantir a viabilidade técnica e financeira da obra, o projeto foi atualizado, otimizando o traçado e definindo estações enxutas e funcionais.

A extensão total do Metrô deve ser de 11,7 quilômetros. O traçado inclui o trecho de 10,3 quilômetros da Linha 1, da Esquina Democrática (Centro Histórico) até o Terminal Triângulo (zona Norte), onde existe a demanda concentrada de transporte coletivo, e o trecho de conexão de 1,4 quilômetro até o Complexo de Manutenção. Esse espaço será instalado em área da Rede Ferroviária, localizada no bairro Humaitá, próximo à Estação Aeroporto do Trensurb. Dando sequência ao sistema, até a Fiergs, haverá corredores exclusivos de ônibus para conexão com a Região Metropolitana.

Com tecnologia baseada em um Metrô de alimentação elétrica, o projeto prevê no mínimo 10 estações (Triângulo, Cristo Redentor, Obirici, São João, Dom Pedro II, Cairú, São Pedro, Florida, Conceição, Rua da Praia).

Método construtivo - Para evitar transtornos na mobilidade urbana durante as obras, a escavação do túnel será pelo método shield (tatuzão), com escavação profunda mecanizada.
Características do Projeto

* Integração -  Integração com os diferentes meios de transporte e sistema BRT, conectados na rede metropolitana.
 * Mobilidade urbana - Ligação do Centro à Zona Norte, com 10,3 km de traçado e com 10 estações no trajeto.
* Projeto estruturante - Urbanização de toda a área envolvida ao longo do trajeto do Metrô, com ciclovias, passeios, arborização e paisagismo.
* Acesso a todos - Mesma tarifa do ônibus de Porto Alegre, integrada à utilização das linhas urbanas e metropolitanas e ao Trensurb, garantindo atuais isenções.
* Conforto - Bilhetagem eletrônica, climatização nos trens e estações, acomodações confortáveis, portas automáticas, informação e infraestrutura de atendimento ao usuário.

Características técnicas
* Número de trens: 18 + 3 composições
* Total de veículos: 72 + 12 carros
* Velocidade média: 35 km/h
* Intervalo entre viagens (hora pico): 2,5 minutos
* Velocidade máxima: 80 km/h
* Demanda prevista (dia): 325.000 passageiros/dia
* Demanda potencial (hora pico): 22.000 passageiros/h/sentido
* Capacidade máxima hora pico): 43.200 passageiros/h/sentido

Critérios de seleção
* Disponibilidade - Maior disponibilidade do serviço: horário de operação e frequência.
* Eficiência - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento: informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque.
* Acessibilidade - Plena acessibilidade ao sistema: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais.
* Conforto - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços.
* Segurança - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.
* Atendimento - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário.
* Informação - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância.

Informações: EPTC
READ MORE - Oito interessados entregam propostas para o projeto do Metrô de Porto Alegre

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960