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Prefeitura do Rio divulga esquema especial de transporte para o Réveillon

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A prefeitura do Rio divulgou hoje (26) o esquema especial de transporte público para a festa de réveillon em Copacabana, na zona sul da capital fluminense.

A Avenida Atlântica, em Copacabana, será bloqueada na via mais próxima ao mar a partir das 7h do dia 31 de dezembro, sendo que haverá a inversão do tráfego na pista dos hotéis.

Já às 15h haverá o bloqueio de ambas as pistas da avenida. O fechamento das ruas internas do bairro será às 18h, exceto para o tráfego de ônibus e táxis. Às 22h ocorrerá o fechamento total dos acessos à Copacabana, que ficará voltada à circulação de pedestres.

De acordo com secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a grande novidade deste ano será a presença de quatro locais de linhas de ônibus para embarque do público, que funcionarão entre as 22h do dia 31 e as 4h do dia 1º de janeiro. Depois disso, os veículos voltarão a trafegar normalmente pelas vias do bairro.

Os passageiros poderão embarcar de volta para casa nos seguintes pontos: Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), Lagoa Rodrigo de Freitas (Corte do Cantagalo), Ipanema (Rua Prudente de Morais) e Rua Real Grandeza (próximo ao Cemitério São João Batista).

“Botafogo será o grande local para voltar para casa, com escoamento de 50% do público. Ano passado, o trânsito só foi liberado às 6 da manhã, porque houve um conflito entre pedestres e veículos. É lógico que vamos ter problemas, pois estamos falando de 2 milhões de pessoas. Nós pedimos mais atenção nos transportes e que os usuários programem a sua chegada. Queremos dar mais conforto ao público de Copacabana”, disse o secretário.

Informações: Exame Abril

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Estresse e trauma afastam 10% dos motoristas de ônibus de Belo Horizonte

Um estudo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte mostra que 10% dos motoristas de ônibus da capital mineira estão afastados por causa do estresse. A violência e o medo de ser a próxima vítima de criminosos são as principais causas dos problemas relacionados aos pedidos de afastamento do trabalho.

Um motorista, que não quis de identificar, conta que estava trabalhando, por volta das 23h, e dois passageiros menores de idade desceram do ônibus para pegar carona na traseira do coletivo. A polícia teria flagrado os adolescentes e pedido para que ambos voltassem ao interior do veículo. Porém, com a saída dos militares, os suspeitos passaram a ameaçar o motorista de ônibus.

— Eu dirigi sob ameaças. Me fizeram furar os sinais de trânsito, me pediram para invadir a contramão e ainda ameaçaram me matar, caso eu parasse o ônibus.

 Enquanto alguns profissionais trabalham no limite, outros reagem de forma impulsiva, como o caso de um motorista de ônibus que abandou o coletivo no meio da rua, na Praça Sete, em Belo Horizonte, após discutir com uma passageira. Um mês depois, outro motorista parou o coletivo na região da Savassi porque teve uma crise de choro. Ele disse que não tinha mais condições de conduzir o veículo. Os médicos concluíram que ele foi mais uma vítima do estresse.

Para o psicólogo Fernando Rocha Nobre, desacelarar o aumento dos índices de estresse ao voltante não é uma tarefa fácil, mas é possível. Desde que os problemas relacionados ao trânsito sejam discutidos sob uma ótica diferente e com mais urgência.

— A tendência é que, quando há um engarrafamento, a violência e a agressividade das pessoas apareça. Dependendo do trauma é muito difícil que um motorista volte a dirigir bem como antes. Trânsito deveria ser uma questão de saúde pública. Ou seja, as autoridades deveriam priorizar o transporte coletivo, investir no metrô e aumentar a segurança.

Informações: R7.com

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Mais cinco estações do Metrô e da CPTM vão aceitar cartão BOM

A partir desta quinta-feira (27), mais cinco estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão aceitar o cartão do Bilhete de Ônibus Metropolitano (BOM), para os passageiros da EMTU que fazem a integração. Antes, era preciso comprar uma passagem ou usar o Bilhete Único para ter acesso às estações.

Entre as novas beneficiadas pela mudança estão as estações Tucuruvi e Armênia, do Metrô, e estações Caieiras, São Caetano e Grajaú, da CPTM.

A expectativa é que, ao final da implantação em 153 estações, o benefício atinja 500 mil usuários. O cartão BOM é utilizado por 39 municípios da Grande São Paulo. O objetivo é que a integração seja ampliada em outras estações futuramente.

O cartão BOM já é aceito nas estações Itaquera, Brás, Carrão, Penha, Barra Funda, do Metrô, e nas estações Osasco, Carapicuíba, Barra Funda, Itaquera, Brás, Mogi das Cruzes, Estudantes, Guaianazes, Itaim Paulista, São Miguel, Comendador Ermelino e Itapevi, da CPTM.

Informações: G1 São Paulo

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Grande Recife divulga reforço das linhas para o Reveillon 2013

Para atender aos usuários que irão se deslocar ao centro do Recife e ao bairro de Boa Viagem, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará a operação de 42 linhas de bacurau na virada do ano. 

A programação especial contará, ao todo, com 350 viagens, sendo 170 a mais durante o período da madrugada, com intervalos entre 10 (mínimo) e de 30 minutos (máximo). Das 42 linhas envolvidas na operação, sete terão seus horários de atendimento prolongados até às 4h30 do dia 1º de janeiro. Já outras seis linhas normais terão seus atendimentos prolongados na noite de segunda-feira (31/12), reduzindo os intervalos entre as viagens, para 15 minutos, no período das 20h30 até 22h10 (Ver lista abaixo). 
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do 0800.0810158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br. 

Linhas bacuraus envolvidas na programação especial: 

35 linhas 

036 - AEROPORTO (BACURAU) 
038 - RES.BOA VIAGEM (BACURAU) 
063 - JARDIM PIEDADE (BACURAU) 
073 - CANDEIAS (BACURAU) 
131 - UR-02 (BACURAU) 
145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU) 
146 - UR-11 (BACURAU) 
154 - JORDÃO (BACURAU) 
172 - CONJ.MARCOS FREIRE (BACURAU)
184 - CABO (BACURAU) 
233 - CAVALEIRO (BACURAU) 
254 - JABOATÃO (BACURAU) 
258- MORENO (BACURAU) 
322 - JARDIM SÃO PAULO (BACURAU) 
333 - TOTÓ (BACURAU) 
352 - CURADO II (BACURAU) 
362 - CURADO IV (BACURAU) 
426 – TORRÕES (BACURAU) 
427 – MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU) 
435 - CDU VÁRZEA (BACURAU) 
457 - SÃO LOURENÇO (BACURAU) 
462 - LOT. S. COSME E DAMIÃO (BACURAU) 
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU) 
515 - NOVA DESCOBERTA (BACURAU) 
523 - DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA (BACURAU) 
533- CASA AMARELA (BACURAU) 
613 – MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU) 
626 - BREJO (BACURAU) 
643 - C.DO JENIPAPO (BACURAU) 
715 - ALTO STA. TEREZINHA (BACURAU 
744 - DOIS UNIDOS (BACURAU) 
745 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU) 
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU) 
846 - AGUAS COMPRIDAS (BACURAU) 
927 - OURO PRETO (BACURAU) 
928 - MARANGUAPE II (BACURAU) 
936 - MIRUEIRA (BACURAU) 
956 - IGARASSU (BACURAU) 
957 - CAETÉS (BACURAU) 
975 – AMPARO (BACURAU) 
985 - RIO DOCE (BACURAU) 
995 - PAU AMARELO (BACURAU) 

Linhas com atendimento prolongado até as 4h30 do dia 01/01 

036 – AEROPORTO (BACURAU) 
038 – RESIDENCIAL BOA VIAGEM (BACURAU) 
063 – JARDIM PIEDADE (BACURAU) 
073 – CANDEIAS (BACURAU) 
626 – BREJO (BACUARU) 
715 – ALTO SANTA TEREZINHA (BACURAU) 
846 – ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU) 

Linhas normais com atendimento prolongado até a noite de segunda-feira 31/12 

032 – SETÚBAL (Conde da Boa Vista) 
043 – AEROPORTO/TACARUNA (DERBY) 
061 – PIEDADE 
062 – JARDIM PIEDADE 
071 – CANDEIAS 
082 – JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM 

Informações: GRCT
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Lei da Mobilidade Urbana é inócua até agora

Publicada há quase um ano, em 04/01/2012, a lei 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana complementa as ações de desenvolvimento urbano prevista na Constituição e objetiva a integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade das pessoas e cargas aos municípios. Legislação de  pouca eficácia em nada até agora possibilitou a melhoria na qualidade de vida urbana, quando o tema é mobilidade e eficiência do transporte público.
A lei ficou apenas no plano das ideias e boas intenções, como por exemplo, a intenção de contribuir com o acesso universal à cidade, permitir o planejamento e a gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana – conjunto organizado dos modos de transporte, serviços e infraestruturas – que garantem o deslocamento dos cidadãos e a movimentação de cargas no território de abrangência dos municípios.

A lei 12.587/2012 traz um pomposo arcabouço jurídico de princípios, que até agora não motivaram nem exigiram por parte dos administradores a intenção de melhorar nem o transporte coletivo básico.

Conheça os principais princípios norteadores da política de mobilidade urbana:

Acessibilidade universal;
Desenvolvimento sustentável das cidades;
Igualdade de acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo;
Eficácia na prestação dos serviços de transporte urbano;
Segurança nos deslocamentos e racionalidade no uso do espaço público de circulação.
Transporte coletivo versus carro

Enquanto o governo federal, ao longo de 2012 incentivou ao máximo a venda de carros, com a isenção do IPI, por outro lado, um dos pontos básicos da lei de mobilidade urbana era justamente a permissão para que que estados, municípios e a União aplicassem tributos a alguns serviços de transporte urbano com o objetivo de desestimular o seu uso e incentivar, por meio de financiamento com estes recursos, a utilização do transporte público coletivo ou não motorizado. O que a população não deve ter visto em qualquer local do país.

A lei ainda permite que os entes federativos poderão restringir e controlar o acesso e a circulação – permanente ou temporária – de veículos motorizados em locais e horários predefinidos. Eles também têm o direito de estipular níveis de emissão de poluentes para locais e horários determinados, apenas nos espaços sob o seu controle.

Da mesma forma, segundo a lei, a União, estados e municípios poderão dedicar espaços exclusivos nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados, além de controlar o uso e a operação da infraestrutura destinada à circulação do transporte de cargas. Poderão firmar, ainda, convênios para o combate ao transporte ilegal de passageiros e para o transporte coletivo urbano internacional nas cidades localizadas na fronteira de países vizinhos ao Brasil.

A lei também trata dos direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana. Entre eles, por exemplo, a garantia de participar do planejamento, fiscalização e avaliação da política local de mobilidade urbana e ser informado, de forma gratuita e acessível, sobre os itinerários, horários, tarifas e modos de interação com os outros modais de transporte. 

Informações: Observatório Eco


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No Rio, Usuários de Campo Grande reclamam da falta de ônibus depois das 22 horas

O Blog Meu Transporte recebeu uma reclamação referente a um problema grave que prejudica e muito os usuários de ônibus, onde depois das 22 horas, os ônibus da linha 869*Santa Margarida deixam de atender a população deixando estas pessoas totalmente na rua prejudicadas, esperamos que através desta publicação, a prefeitura do Rio possa rever o que está acontecendo para resolver está questão junto aos usuários. Abaixo a carta do leitor que também foi enviada para a ouvidoria da DETRO.

" Boa noite, gostaria de formalizar uma reclamação sobre as linhas de ônibus de Campo Grande, em especial a linha 869 Santa Margarida, que encerra sua operação todos os dias a meia noite, deixando os moradores daquela região sem opção de condução. Na noite do dia 25 dez 2012, às 10:50 já não havia carro rodando, além de não haver ninguém para dar informação. O secretário municipal garantiu que não haveria problemas com transporte público, mas na zona Oeste em geral esse problema é crônico. Como posso sair para trabalhar sem saber se vou conseguir voltar para casa?"

Carta do Leitor

O Blog Meu Transporte é de todos nós usuários, por isso mandem suas informações e reclamações para que possamos divulgar os abusos que se passam no transporte de todo o Brasil.


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Etufor define programação especial de transporte público para réveillon

Para garantir o direito de ir e vir da população durante o Réveillon, facilitando o acesso de todos os cidadãos ao Aterro da Praia de Iracema, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) preparou um esquema especial de trabalho com veículos extras, aumento do efetivo operacional, desvios de itinerários e oferta de linhas especiais, que farão a ligação direta de cada terminal de integração ao local do evento. Ao todo, 1.500 ônibus irão operar no último dia do ano.

Desvio de rota

Em virtude do bloqueio de trânsito no entorno do Aterro da Praia de Iracema para realização do evento, os itinerários das linhas que trafegam pelo local serão desviados. No sentido leste-oeste, o desvio será feito pela Rua Tenente Benévolo. No sentido contrário, oeste-leste, pela Rua Pereira Filgueiras.

Embarque e desembarque

No dia 31/12, cerca de 80 agentes da Etufor serão distribuídos nos principais pontos de parada, situados nas ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras, para organizar e orientar o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, três viaturas e três motos farão ronda nos principais corredores de transporte que dão acesso ao evento.

Linhas especiais

A fim de facilitar o deslocamento dos cidadãos à festa, a Etufor vai disponibilizar sete linhas especiais que sairão de cada terminal de integração diretamente para o Aterro da Praia de Iracema. Cerca de 50% dos veículos que irão operar nessas linhas especiais serão acessíveis, com elevadores acoplados.

(930) Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
(931) Parangaba/Aterro Praia de Iracema
(933) Lagoa/Aterro Praia de Iracema
(935) Messejana/Aterro Praia de Iracema
(936) Cj. Ceará/Aterro Praia de Iracema
(937) Papicu/Aterro Praia de Iracema
(938) Siqueira/Aterro Praia de Iracema

Prolongamento

Além das 22 linhas “corujões” que operam a partir da meia-noite, 17 linhas regulares terão os seus horários prolongados até 4h da manhã. São elas: (011) Circular I, (012) Circular II, (029) Parangaba/Náutico, (041) Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, (042) Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu, (051) Grande Circular I, (052) Grande Circular II, (071) Antônio Bezerra/Mucuripe, (072) Antônio Bezerra/Parangaba, (073) Siqueira/Praia de Iracema, (076) Conjunto Ceará/Aldeota, (077) Parangaba/Mucuripe, (079) Antônio Bezerra/Náutico, (092) Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema, (099) Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart, (905) Meireles e (906) Caça e Pesca/Serviluz/Centro. As linhas de transporte complementar também estarão à disposição dos usuários: (11) Barra do Ceará/Cais do Porto e (52) Caça e Pesca/Centro.

Tarifa Social

Nos dias 30 (domingo), 31 de dezembro e primeiro de janeiro as passagens nos ônibus e vans da Capital estarão mais baratas, custando apenas R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia).
Além do serviço de transporte coletivo, a Etufor orienta aos que desejam passar a virada do ano no Aterro da Praia de Iracema que utilizem também os táxis. Atualmente, 4.392 veículos operam na cidade, sendo 40 destes acessíveis.

Praia no feriado

No dia primeiro de janeiro a frota dos veículos será reforçada com o acréscimo de 132 veículos extras saindo dos terminais de integração com destino às praias totalizando 1.100 ônibus. Para atender a demanda, ainda será criada a linha especial (949) Sítio São João/Abreulândia, que fará o deslocamento direto do bairro à praia, e reativadas as linhas (932) Parangaba/Caça e Pesca, (939) Siqueira/Caça e Pesca e (940) Cj. Palmeiras/Abreulândia.

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China inaugura maior linha de trem-bala do mundo

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A linha de alta velocidade de maior extensão do mundo, que liga Pequim a Guangzhou, foi inaugurada nesta quarta-feira (26) com a viagem do primeiro trem, em uma nova etapa no desenvolvimento da rede ferroviária chinesa, setor afetado por escândalos e acidentes.

Para a inauguração, a China escolheu o dia do nascimento do líder comunista Mao Tsé-Tung, 26 de dezembro de 1893.

O trem percorrerá os 2.298 km que separam Pequim e Guangzhou, o grande polo econômico do sul, em oito horas, tempo três vezes menor que o atual. A composição circulará a uma velocidade média de 300 km/h e fará 35 paradas nas cidades mais importantes (Zhengzhou, Wuhan, Changsha, entre outras).

Alguns trens de alta velocidade da linha já estavam operacionais (Zhengzhou-Wuhan-Cantão), mas ainda faltava a linha Pequim-Guangzhou.

A saída do primeiro trem foi exibida ao vivo pela televisão estatal, que também exibiu reportagens gravadas dentro dos vagões, onde os passageiros tiravam fotos.

As primeiras conexões ferroviárias de alta velocidade na China foram inauguradas em 2007. Desde então, o país construiu a maior rede do mundo, com mais de 8.000 km no fim de 2010, número que deve dobrar até 2020.

O desenvolvimento forçado, no entanto, foi marcado por escândalos de corrupção e por uma segurança insuficiente.

Em 23 de julho de 2011, um choque entre dois trens de alta velocidade matou 40 pessoas e deixou 200 feridos no leste da China, o que provocou muitos protestos.

Uma colisão em um viaduto perto de Wenzhou iniciou um acúmulo de erros das autoridades. Usuários denunciaram vários problemas.

Uma investigação oficial apontou falhas no design dos equipamentos de sinalização e negligência das autoridades ferroviárias. Cinquenta e quatro funcionários, incluindo um ex-ministro para as Ferrovias, foram punidos.

Antes da abertura da linha de alta velocidade Pequim-Guangzhou, as autoridades anunciaram que adotaram medidas para aumentar a segurança e melhorar a manutenção das infraestruturas.

Mas a inquietação permanece. O jornal "Global Times", ligado ao Partido Comunista, cita uma fonte do ministério que reconhece a persistência de problemas, apesar dos esforços do governo.

A linha entra em operação antes das férias do ano novo lunar (fevereiro), momento em que centenas de milhões de chineses viajam pelo país, na maior migração anual do mundo.

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