Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Estresse e trauma afastam 10% dos motoristas de ônibus de Belo Horizonte

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Um estudo feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Belo Horizonte mostra que 10% dos motoristas de ônibus da capital mineira estão afastados por causa do estresse. A violência e o medo de ser a próxima vítima de criminosos são as principais causas dos problemas relacionados aos pedidos de afastamento do trabalho.

Um motorista, que não quis de identificar, conta que estava trabalhando, por volta das 23h, e dois passageiros menores de idade desceram do ônibus para pegar carona na traseira do coletivo. A polícia teria flagrado os adolescentes e pedido para que ambos voltassem ao interior do veículo. Porém, com a saída dos militares, os suspeitos passaram a ameaçar o motorista de ônibus.

— Eu dirigi sob ameaças. Me fizeram furar os sinais de trânsito, me pediram para invadir a contramão e ainda ameaçaram me matar, caso eu parasse o ônibus.

 Enquanto alguns profissionais trabalham no limite, outros reagem de forma impulsiva, como o caso de um motorista de ônibus que abandou o coletivo no meio da rua, na Praça Sete, em Belo Horizonte, após discutir com uma passageira. Um mês depois, outro motorista parou o coletivo na região da Savassi porque teve uma crise de choro. Ele disse que não tinha mais condições de conduzir o veículo. Os médicos concluíram que ele foi mais uma vítima do estresse.

Para o psicólogo Fernando Rocha Nobre, desacelarar o aumento dos índices de estresse ao voltante não é uma tarefa fácil, mas é possível. Desde que os problemas relacionados ao trânsito sejam discutidos sob uma ótica diferente e com mais urgência.

— A tendência é que, quando há um engarrafamento, a violência e a agressividade das pessoas apareça. Dependendo do trauma é muito difícil que um motorista volte a dirigir bem como antes. Trânsito deveria ser uma questão de saúde pública. Ou seja, as autoridades deveriam priorizar o transporte coletivo, investir no metrô e aumentar a segurança.

Informações: R7.com

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960