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Licitação do metrô de BH começa com atraso

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quando parecia que a expansão e modernização do metrô de Belo Horizonte ia, enfim, sair do papel, o processo de licitação já sofre seu primeiro atraso. Nenhuma das três empresas que participaram da concorrência 001/2011 para ofertar prestação de serviços técnicos de topografia orçados em R$ 1,3 milhão foi habilitada pela comissão de licitação da Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A (Metrominas), realizada na última quarta-feira. De acordo com a ata da companhia que administra o processo e que conta com representantes das prefeituras de Belo Horizonte, Betim, Contagem, e do estado, todas as empreiteiras foram barradas na análise de documentos por não apresentarem informações ou condições específicas para participar. A situação pode se alongar por até três meses.

Segundo análise da Metrominas, entre os motivos para não habilitar a participação das empresas estavam a “não comprovação de aptidão de desempenho técnico”, “falta de demonstrações contábeis do exercício 2011” e divergências dos CNPJs de matrizes e filiais nos documentos apresentados. As propostas de preços não foram sequer abertas, aguardando a resolução desses impedimentos. A comissão abriu prazo para recursos e estabeleceu oito dias – que vencem nesta quinta-feira – para que documentos complementares sejam fornecidos. Apenas as três empresas que entregaram propostas poderão participar do processo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que tem estado à frente das ações da Metrominas, caso nenhuma das concorrentes apresente condições uma nova licitação poderá ser preparada e aberta. O problema é que se alguma das firmas de engenharia interpor recurso as análises e decisões sobre a concorrência podem levar mais 20 dias. No caso de a decisão dos recursos serem contestadas por outra participante os prazos legais podem se estender por mais três meses.

A primeira baixa já foi anunciada. A Consominas Engenharia Ltda informou que vai desistir da licitação. O setor responsável justificou a decisão afirmando que a empresa não tem como apresentar documentos exigidos em nome da firma, mas apenas com o nome do seu responsável técnico – o que não satisfaz as exigências da concorrência. O representante da Esteio Engenharia foi contactado, mas não pode atender a reportagem alegando falta de disponibilidade na agenda. Ele não adiantou se terá condições de continuar no processo licitatório. A Engemap preferiu não informar se vai recorrer ou apresentar os documentos, considerando essa uma decisão estratégica da empresa.
Descrédito
O primeiro atraso é tido como um desestímulo a quem já tinha dúvidas quanto ao metrô, segundo análise do consultor em assuntos urbanos e presidente do Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de Minas Gerais, José Aparecido Ribeiro. “O fato de o processo já começar com esse atraso só amplia o descrédito que a população tem com quem deveria solucionar os problemas de trânsito”, disse. Para o especialista, os projetos do metrô que estão sendo aproveitados são muito antigos e por isso não atraem tanto as empresas. “São os levantamentos mais básicos para completar os projetos, mas foram delineados numa área de 40 anos atrás. Por isso não empolgam sequer a prefeitura (de Belo Horizonte). As empresas ainda não têm certeza que o projeto vá ter sustentação para seguir em frente”, diz. “O Barreiro (Linha 2) já não tem tanta necessidade de metrô. Regiões dos bairros Alípio de Melo, Ouro Preto e Buritis precisam com muito mais urgência de acesso ao centro. A própria prefeitura aposta mais no BRT”, avalia Ribeiro.

Caso alguma das empresas consiga corrigir os erros e fornecer os documentos que faltam, será declarada vencedora a que apresentar a oferta de serviço com a menor proposta de preço pelos serviços prestados. O vencedor deve iniciar seus estudos em dez dias contados após a ratificação do contrato e terá três meses para executar os levantamentos e apresentar resultados à Metrominas.

Proporta para a segunda fase

Hoje termina o prazo para entrega de propostas da segunda licitação do metrô, o processo 002/2011, para prestação de serviços técnicos de geotecnia, orçados em R$ 6,9 milhões. Os dois levantamentos – topográfico e geotécnico – servirão de base para a elaboração dos projetos de implantação das linhas 2, 3 e expansão da Linha 1. Desde o dia 16 de setembro de 2011 a capital mineira vive a expectativa de finalmente ter seu sistema de trens urbanos ampliado, após o anúncio de investimentos federais feitos pela presidente Dilma Rousseff, que com as contrapartidas estaduais e municipais chega a R$ 3,16 bilhões.

 

Conselho diz que tem autonomia

A diretora de Patrimônio da Fundação Municipal de Cultura, Michele Arroyo, diz que o projeto em tramitação na Câmara é inconstitucional porque contraria a Lei de Proteção ao Patrimônio. Segundo ela, a lei que criou o conselho também dá autonomia ao órgão para definir sobre a possibilidade ou não de intervir numa área tombada.

“Essas não são áreas de estacionamento, de acordo com a própria lei do município. Não podemos esquecer que são terrenos doados pelo município com a prerrogativa do uso como templo religioso. O conselho fala se determinada intervenção é adequada ou descaracteriza e o poder público é quem define que ações tomar, se vai cassar alvará, se não vai renovar a licença. Acho que a Câmara está fazendo uma grande confusão, como sempre faz em época de eleição. A Câmara pode fazer a legislação que quiser, mas não significa que pode se sobrepor à legislação já existente. Desta forma, a Câmara pode abrir precedente em detrimento à cidade, contrário à Lei de Uso e Ocupação do Solo e contrário à Lei Orgânica, porque áreas públicas não são áreas para se ter estacionamento privado”, explicou Michele.

As vagas da São José funcionarão até que a igreja seja notificada oficialmente sobre a decisão do Conselho. Segundo o vigário paroquial, Flávio Leonardo Santos Campos, a igreja recorreu à Câmara porque o estacionamento é de interesse público. “Houve um bom entendimento sobre a importância daquelas vagas para os fiéis, a comunidade como um todo e as obras sociais da igreja. A sociedade também tem se mostrado favorável e os vereadores são nossos representantes. Primeiro, vamos tentar o caminho administrativo. Caso contrário, podemos até recorrer à Justiça”, disse.

O estacionamento rotativo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus é terceirizado e funciona com liminar até o fim de seu alvará, que não será renovado pela prefeitura. Já as vagas da Catedral da Boa Viagem, no Centro, também exploradas por uma empresa, podem ser interditadas a qualquer momento. O alvará deste estacionamento foi cassado pela prefeitura e a Justiça não concedeu liminar. Segundo a Regional Centro-Sul, a execução da sentença já foi determinada.

Fonte: Estado de Minas

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Greve de ônibus em São Luís é ilegal, diz TRT-MA

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (22), sobre a greve dos rodoviários, a Prefeitura de São Luís afirmou que “é prerrogativa da justiça trabalhista decidir sobre dissídio coletivo e índice de reajuste salarial reivindicado pela classe dos rodoviários”.

Na nota a Prefeitura de São Luís também afirma que está tomando as medidas judiciais para que o sistema de transporte coletivo volte à normalidade e que requereu à Justiça desde 11 de maio que fosse mantido 80% da frota de ônibus em atividade, para não prejudicar a população.
Sobre um possível aumento nas tarifas a prefeitura informou que não haverá reajuste e que, tem adotado medidas para melhorar o sistema de transporte público de São Luís.

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) julgou a greve ilegal e abusiva já que a categoria estaria descumprindo uma decisão judicial que determinou o retorno imediato dos trabalhados as funções e um reajuste de 7%. O TRT, também, determinou a aplicação de multa diária de R$ 40 mil contra o sindicato da categoria e autorizou os empresários a demitirem os grevistas por justa causa e contratarem outros trabalhadores para os postos de trabalho. Além da multa diária de R$ 40 mil, a presidente do TRT-MA aplicou multa de R$ 10 mil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão pela paralisação da última sexta-feira.

Setecentos mil usuários da capital estão sendo prejudicados pela paralisação. Os rodoviários reivindicam um reajuste salarial de 16%, tíquete-alimentação de R$ 450 e inclusão de mais um dependente nos planos de saúde e odontológico.

Fonte: Imirante.globo.com

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Trensurb volta a funcionar e novo trecho entra em teste

Depois da paralisação por reajuste e melhorias no setor, que durou 24 horas, os funcionários da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) voltaram aos trabalhos nesta terça-feira na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Mesmo dia em que começam a circular os trens, em operação experimental, nas duas novas estações, Rio dos Sinos e Santo Afonso, das 10 às 16h.

As novas estações - do total de cinco - fazem parte da expansão da linha do Trensurb que ligará a capital gaúcha até Novo Hamburgo. Os usuários poderão embarcar, somente nessas duas estações, sem cobrança de tarifa. Durante a semana será definida a data de inauguração plena do sistema e o início da operação comercial.

Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 km. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso levará 46 minutos e, inicialmente, devem ser agregados mais 6 mil usuários diários. No total, o Trensurb transporta, diariamente, 170 mil pessoas.

Mais três estações
A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4 km de Linha 1, atingindo 43,1 km de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações - Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, que devem estar prontas até o fim de 2012.

O Consórcio Nova Via - constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T'Trans - é o responsável pela execução da obra. O total do projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.

Novos horários e intervalos
A nova estratégia operacional da empresa prevê a utilização de três carrosséis no horário de pico da manhã e dois no pico da tarde. O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta do trem. Anteriormente, a Trensurb contava com dois carrosséis nos horários de pico: um entre a Estação Mercado e a Estação São Leopoldo, o outro entre Mercado e a Estação Sapucaia.

O novo serviço contará, no horário de pico da manhã, com um carrossel entre as estações Mercado e Santo Afonso, a manutenção do carrossel entre Mercado e Sapucaia e, nos momentos de maior fluxo, um terceiro carrossel, com intervalo de apenas 3 minutos, entre as estações Mercado e Mathias Velho.

No horário de pico da tarde, serão utilizados os carrosséis entre as estações Mercado e Santo Afonso e entre as estações Mercado e Sapucaia. Dessa forma, é possível adequar o intervalo de trens conforme a demanda, fazendo com que os trechos com maior número de usuários tenham mais veículos à disposição.

Fonte: Terra

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Em Salvador, Rodoviários decidem iniciar greve nesta quarta

terça-feira, 22 de maio de 2012

Em reunião intermediada por procuradores do Tribunal Regional do Trabalho, rodoviários e empresários não entraram em acordo e a greve para a meia-noite desta quarta-feira (23) está mantida, de acordo com informações do Sindicato dos Rodoviários.

Na reunião, que teve início às 16h e durou cerca de uma hora, os empresários do Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) ofereceram o reajuste de 4,88% contra os 13,80% pedidos pelos trabalhadores.

Os rodoviários seguem agora para uma assembleia da categoria no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, nos Aflitos, onde formarão equipes para impedir a saída de veículos das empresas de transporte a partir da meia-noite desta quarta-feira.

Além do reajuste salarial de 13,80% - que corresponde à inflação do período calculada pelo DIEESE (5,37%) mais 8% de ganho real-, a categoria pede a volta do quinquênio (pagamento do salário a cada 15 dias), o fim da terceirização do serviço e a redução da jornada de trabalho de sete para seis horas.
40% dos rodoviários terão que trabalharDuas liminares concedidas na segunda-feira (21) determinam a manutenção de frota mínima de ônibus de 40% com o percentual subindo para 60% nos horários de pico - das 5h às 8 horas e das 17h às 20 horas desta quarta-feira (23).
A decisão judicial de reforçar o efetivo mínimo de 30% determinado por lei foi concedida, em caráter liminar, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Vânia Tanajura Chaves.
O não cumprimento da decisão implica na aplicação de multa diária no valor de R$ 50 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia.

Paralisações em 2011
Em maio do ano passado, os rodoviários fizeram diversas paralisações em Salvador. Durante dois dias - 2 e 13 de maio -, a população enfrentou superlotação nos pontos de ônibus depois da paralisação dos rodoviários nas garagens das empresas de transporte público entre as 4 e 7 horas da manhã.
Na ocasião, a categoria pedia reajuste salarial de 18%, pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana.

Os rodoviários chegaram a entrar em estado de greve, mas suspenderam a paralisação após os empresários prometerem reajuste salarial de 8%, aumento de 10% no pagamento de tickets alimentação, piso mínimo para funcionários da manutenção, folga nos finais de semana, plano de saúde administrado pelas empresas a partir de 90 dias, e fim de terceirização na manutenção.

Fonte: correio24horas.com.br

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Em Salvador, Caso haja greve, 60% dos ônibus devem estar nas ruas

Caso os rodoviários decidam entrar em greve nesta quarta-feira (23), por determinação da Justiça, deverão circular por Salvador com 60% da frota de ônibus nos horários de pico (período de maior movimento na capital - das 5h às 8h e das 17h às 20h).

Foto: Subúrbio Notícias
A decisão judicial de reforçar a frota mínima de 30% determinado por lei foi concedida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Vânia Tanajura Chaves.
A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) explica que no período de menor movimento, 40% dos veículos deverão estar nas ruas cumprindo normalmente seus itinerários.
Caso não cumpram a decisão da justiça, uma multa diária no valor de R$ 50 mil será aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia.

Informações: A Tarde

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Mais 30 novos ônibus da Itamaracá Transporte entram em operação na Região Metropolitana do Recife

Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamaracá Transportes, os veículos são da Volkswagen e carroceria comil e possuem câmbio automático e todos adaptados para cadeirantes. O objetivo da empresa é continuar modernizando sua frota para atender melhor os operadores e clientes.
A Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Cada ônibus tem 43 lugares para passageiros, possui GPS, câmera de segurança e oferece suporte para deficientes físicos, idosos e gestantes, seguindo a lei de acessibilidade do transporte de passageiros.

Em 2011, A Itamaracá  Transportes foi eleita pela ANTP como uma das cinco melhores empresas de transporte do Brasil.


Linhas Beneficiadas:
901 - Caetés/Macaxeira - 201 / 219
905 - Igarassu/Paulista - 226 / 227
912 - Caetés I/Paulista - 202 / 203
913 - PE-15/Joana Bezerra - 228 / 229
915 - PE-15/Rua do Sol - 230
917 - Caetés II/Paulista - 205
923 - Cid. Tabajara/PE-15 - 206
931 - Jd. Paulista Baixo/PE-15 - 207 / 208
932 - Jd. Paulista Alto/PE-15 - 209
934 - Arthur Lundgren I/PE-15 - 211 / 213
935 - Paratibe/PE-15 - 212 / 214
940 - Abreu e Lima/Olinda - 221
941 - Arthur Lundgren II/PE-15 - 215 / 216
943 - Mirueira/PE-15 - 217 / 218
949 - Caetés I/Centro de Paulista - 220
980 - Igarassu/Cid. Tabajara - 222 - 223 - 224
989 - Lot. Planalto/Paulista - 204
996 - Arthur Lundgren II/Rio Doce - 225
998 - Caetés III/Paulista - 210

Segue Mais Fotos:



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Em São Luís, Greve de ônibus entra no 2º dia

Os motoristas e cobradores de ônibus de São Luís continuarão com os braços cruzados nesta terça-feira (22), mesmo depois da decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), que julgou a greve ilegal e abusiva. O TRT, também, determinou a aplicação de multa diária de R$ 40 mil contra o sindicato da categoria e autorizou os empresários a demitirem os grevistas por justa causa e contratarem outros trabalhadores para os postos de trabalho.

Além da multa diária de R$ 40 mil, a presidente do TRT-MA aplicou multa de R$ 10 mil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão pela paralisação da última sexta-feira.

Segundo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, a decisão visa garantir o interesse da população da cidade e direito constitucional de ir e vir. “Ao manter a paralisação, os rodoviários extrapolaram o direito de greve que têm. A continuação da greve é uma forma de sociedade. Por isso o tribunal tomou esta decisão”, pontuou a presidente do TRT.

Os rodoviários reivindicam um reajuste salarial de 16%, tíquete-alimentação de R$ 450 e inclusão de mais um dependente nos planos de saúde e odontológico.

Inquérito e demissão
A presidente do TRT expediu um ofício para a Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), requisitando a instauração de inquérito para apuração crime de desobediência à ordem judicial e perturbação da ordem pública, e outros ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Comando Geral da Polícia Militar, solicitando reforço policial nas garagens de ônibus.

Ilka Araújo afirmou que os rodoviários que insistirem em manter a greve correm o risco de ser demitidos por justa causa. “A partir do momento que a greve foi considerada ilegal e abusiva, as empresas de transporte coletivo podem demitir por justa causa e contratar novos funcionários para garantir o direito da população de São Luís de ir e vir”, disse.

Ela não descartou a possibilidade de ser feita nova audiênciade conciliação entre patrões e empregados. “O TRT nunca fechou as portas para a conciliação. A qualquer tempo as partes poderão fazer uma composição e o Tribunal os receberá e designará a audiência com essa finalidade”, frisou.

De acordo com o presidente do STTREMA, Dorival Sousa, a aplicação das multas não enfraqueceráo movimento. “Toda a categoria está mobilizada e a aplicaçãodas multas não vai enfraquecer a greve”, disse Sousa.

Fonte: Imirante.globo.com

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No Rio, Corredores de ônibus já inflacionam imóveis

Rio, Cleveland, Bogotá e Medellín - No caminho dos corredores de ônibus BRT, é o mercado imobiliário que dispara na frente. Casas e apartamentos que ficam no entorno das pistas rápidas já tiveram valorização de mais de 150% por causa do novo sistema. Terreno próximo à Estação Veridiana, do Transoeste (Barra-Santa Cruz), por exemplo, há oito meses custava R$ 60 mil. Hoje, a proprietária não negocia por menos de R$ 150 mil.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

A dica de especialistas para moradores de bairros cortados pelo BRT é: só venda o imóvel se for para comprar outro de imediato. Se guardar o dinheiro, haverá prejuízo, pois a alta vai continuar.

O corretor de imóveis Allan Richard contou que o interesse dos clientes pelo traçado do Transcarioca (Barra-Aeroporto Tom Jobim) tem aumentado nos últimos meses: “Eles perguntam se o empreendimento vai ficar perto de estação de embarque. Isso é uma realidade que temos que considerar, porque é um atrativo”. E é justamente de olho nesse filão que as construtoras estão apostando. Na semana passada, foi lançado empreendimento na Estrada dos Bandeirantes em que cada apartamento de 50 metros quadrados custa R$ 297 mil, na planta. Há um ano, o valor ali orbitava em torno de R$ 150 mil.

Avenida das Américas com estação da Transoeste: tendência de valorização com o corredor BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O DiaExperiência do corredor viário em outros países mostra que o fenômeno que ocorre no Rio já era previsível. Em Cleveland (EUA), o BRT Healthline transformou o bairro Midtown. Terrenos abandonados e com ferros-velhos ganharam construções novas e até um hospital. Mesmo durante a crise de 2008, imóveis dobraram de preço por causa do corredor. Em Bogotá e Medellín, na Colômbia, o mercado de compra e venda de casas registrou aumento entre 30% e 50% devido aos BRTs Transmilenio e Metroplús, respectivamente.

Expectativa de mais novos empreendimentos e serviços
O boom imobiliário nos bairros por onde vão passar os BRTs deve dar novo visual urbanístico e aquecer o comércio em regiões antes pouco valorizadas, como Sepetiba, Santa Cruz e Pedra de Guaratiba. A expectativa é que aumente o setor de serviços e de alimentos na região.

Vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Paulo Fabbrianni vai mais longe. Ele acredita que com o trânsito fluindo haverá maior interesse de cariocas em visitar o interior do estado: “O maior tempo gasto na viagem é para sair da capital. Se você consegue resolver isso, é grande incentivo”.

Transoeste vai reduzir viagem à metade
O Transoeste, que será o primeiro BRT do Rio, reduzirá de duas para uma hora o percurso entre Santa Cruz e Barra da Tijuca. A inauguração deve acontecer antes da primeira quinzena do mês que vem. A implantação será feita em quatro etapas. O corredor será o primeiro de quatro que serão implantados até 2016, o que criará uma rota de 151 km de via expressa.
Ano que vem, deve ser concluído o Transcarioca, que terá 39 km e transportará 400 mil pessoas por dia. Esse BRT beneficiará, principalmente, o subúrbio do Rio — Olaria, Ramos, Vila da Penha, Madureira, Vaz Lobo.

BRT pelo mundo

Medelín
TECNOLOGIA. O Centro de Controle e Operações (CCO) do Metroplús tem 40 funcionários e a tarefa de resolver rapidamente problemas nas vias de BRT. Imagens de câmeras surgem em tempo real nos painéis. No Rio, sala semelhante vai funcionar no Terminal Alvorada. De lá, operadores vão se comunicar por microfone com os motoristas, que poderão alertá-los sobre assaltos apertando um botão.

Cleveland
BICICLETÁRIO. Nos ônibus articulados que transitam no BRT Healthline, foram projetados espaços para que ciclistas carreguem suas bicicletas. Nos pontos de embarque, há estacionamentos para ‘magrelas’. Haverá as duas facilidades nos coletivos e nas estações dos corredores expressos do Rio de Janeiro.

Bogotá
TERMINAL. Inspirado em Curitiba, o Transmilenio carrega 45 mil passageiros por hora, em cada sentido. É mais do que muitos metrôs do mundo. A expectativa é chegar a três milhões de usuários por dia. O corredor tem sete terminais, como o Américas. O novo Alvorada, na Barra da Tijuca, seguirá esse padrão.

Fonte: O Dia Online

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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