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quinta-feira, 19 de abril de 2012Postado por Meu Transporte às 00:15 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Grande Recife reforça 36 linhas para o show de Paul McCartney e o Abril Pro Rock
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Foto: Clayton Leal |
Devido às interdições de ruas e avenidas no entorno do Estádio do Arruda, sete linhas terão o itinerário alterado e a frota reforçada, oferecendo mais opções para os usuários na ida ao show do ex beatle. Duas dessas linhas podem ser utilizadas, também, por quem vai assistir o Abril Pro Rock. Serão nove veículos e 56 viagens a mais, que, somados à frota normal (35 ônibus), farão 461 atendimentos. O reforço nestas linhas terá inicio às 18h e seguirá até às 23h. (VEJA AS LINHAS DE IDA NO DESMEMBRAMENTO ABAIXO).
Por serem eventos de grande porte, os shows requisitaram um reforço em 29 linhas que irão realizar atendimentos durante a madrugada, facilitando a volta para casa dos usuários. Essas linhas bacurau serão reforçadas a partir da meia-noite da sexta-feira (para quem vai para o Abril Pro Rock) e do sábado (para os que vão assistir Paul McCartney).
Para os fãs que irão assistir ao show no Arruda, o Consórcio disponibiliza um reforço em 20 linhas bacurau. Já para aqueles que irão para o Chevrolet Hall, outras nove linhas trafegarão com seus itinerários alterados e com frotas reforçadas para atender a demanda de volta. Ao todo, serão mais de três mil viagens, com intervalos médios de 30 minutos, durante as madrugadas da sexta-feira para o sábado, do sábado para domingo e do domingo para segunda-feira. (VEJA AS LINHAS DE VOLTA NO DESMEMBRAMENTO ABAIXO).
O Consórcio salienta aos usuários que a maior demanda de ônibus na volta para a casa está concentrada, sobretudo, no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. As linhas bacurau operam, em sua maioria, levando os passageiros ao Centro do Recife, para que de lá cada um possa utilizar a opção melhor para chegar à sua residência. O objetivo não é somente dar maior comodidade aos habituais usuários de ônibus, como também estimular o uso do coletivo pelas pessoas que possuem carro, de forma a evitar o excesso de veículos nos locais e, consequentemente, engarrafamentos.
Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800 081 0158.
SERVIÇO
TOTAL DE LINHAS DE IDA – 7
TOTAL DE LINHAS DE IDA PAUL MCCARTNEY – 5
TOTAL DE LINHAS DE IDA ABRIL PRO ROCK – 2
TOTAL DE LINHAS QUE SERVEM PARA AMBOS OS EVENTOS - 2
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA – 29
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLA PAUL MCCARTNEY – 20
TOTAL DE LINHAS BACURAU DE VOLTA ABRIL PRO ROCK – 9
TOTAL DE LINHAS QUE SERVEM PARA AMBOS OS EVENTOS - 7
DESMEMBRAMENTO DAS LINHAS
Linhas que serão reforçadas e terão o itinerário modificado na ida para ao Arruda (Show de Paul McCartney):
532 – Casa Amarela (Cabugá)
642 – Guabiraba Córrego do Jenipapo
731 – Beberibe (Espinheiro)
741 – Dois Unidos
732 – Cajueiro
Linhas que serão reforçadas e terão o itinerário modificado na ida para ambos os eventos:
861 – Santa Casa/ Joana Bezerra
920 – Rio Doce/ CDU
Linhas Bacurau que serão reforçadas a partir da meia-noite nas proximidades do Arruda (Show de Paul McCartney):
744 - Dois Unidos (Bacurau)
745 - Alto José Bonifácio (Bacurau)
172 - Marcos Freire (Bacurau)
131 – UR 02 (Bacurau)
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau)
515 - Nova Descoberta (Bacurau)
626 – Brejo (Bacurau)
457 - São Lourenço (Bacurau)
36 – Aeroporto (Bacurau)
63 – Jardim Piedade (Bacurau)
333 – Totó (Bacurau)
362 – Curado IV (Bacurau)
043 - Aeroporto/Tacaruna (Derby)
Linha Bacurau que será reforçada a partir da meia-noite nas proximidades do Chevrolet Hall (Abril Pro Rock):
910 - Rio Doce/Piedade
928 - Maranguape II (Bacurau)
985 - Rio Doce (Bacurau)
995 - Pau Amarelo (Bacurau)
913 - PE -15 / Joana Bezerra
915 - PE-15
936 - Mirueira (Bacurau)
956 - Igarassu (Bacurau)
050 – PE -15 Boa Viagem
Linhas Bacurau que serão reforçadas para atender a partir da meia-noite ambos os eventos:
821 - Jardim Brasil I (Est. de Belém)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
435 - CDU/ Várzea (Bacurau)
523 - Dois Irmãos (Bacurau)
233 – Cavaleiro (Bacurau)
146 - UR 11 (Bacurau)
254 – Jaboatão (Bacurau)
Linhas que atendem ao Chevrolet Hall (Abril Pro Rock) sem modificação:
831 - Aguazinha
838- Alto da Conquista
840- Alto da Bondade/Joana Bezerra
841- Nova Olinda
843- Alto da Bondade
844-Santa Casa
847-Alto Nova Olinda
849-Vila Nossa Senhora da Conceição
850-Aguazinha/Joana Bezerra
851- Córrego do Abacaxi
911-Ouro Preto (COHAB)
916-Ouro Preto/Joana Bezerra
926-Ouro Preto (JATOBÁ II)
927-Ouro Preto (BACURAU)
930-Rio Doce/Dois Irmãos
957-Caetés I (BACURAU)
967-Igarassu (SÍTIO HISTÓRICO)
972 - Bultrins
973 – Casa Caiada
974-Jardim Atlântico
975-Amparo
976-Paulista (PREFEITURA)
979-Paulista (RUA DO SOL) - EXPRESSO
981-Rio Doce (CONDE DA BOA VISTA)
982-Conjunto Beira Mar/Derby
987-Rio Doce (PRÍNCIPE)
993-Conjunto Praia do Janga
994-Conjunto Beira Mar
Linhas que atendem às proximidades do Arruda (Show de Paul McCartney) sem modificação:
621-Alto Treze de Maio
700-Beberibe/Afogados
710-Beberibe/Derby
711-Alto do Pascoal
712-Alto Santa Terezinha
713-Bomba do Hemetério
714-Alto José Bonifácio (Av. Norte)
717-José Amarino dos Reis
721-Água Fria
722-Campina do Barreto
724-Chão de Estrelas
726-Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
730-Beberibe / Av. Norte
742-Linha do Tiro
743-Alto José Bonifácio (João de Barros)
746-Alto do Capitão
760-Dois Unidos/Derby
780-Alto Santa Terezinha/Derby
800-Dois Unidos/Afogados
810-Santa Casa/Encruzilhada
812-Sítio Novo (Av. Norte)
830-Caixa D água/Derby
840-Alto da Bondade/Joana Bezerra
850-Aguazinha/Joana Bezerra
870-Caixa D água/Afogados
914-PE-15/Afogados
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 00:06 0 comentários
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Em Belém, Obras do BRT são paralisadas por determinação judicial
A decisão atinge os trechos em construção nas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Na decisão, publicada na página do Tribunal de Justiça do Estado na internet, o juiz explica que a medida tem o objetivo de “resguardar os interesses da mobilidade urbana da população, ao mesmo tempo em que atende à necessidade de acautelar a administração financeira do município, uma vez que no custo total, estimado em cerca de R$ 500 milhões (previsão inicial), não há demonstração da competente fonte de custeio”.
Ainda segundo o juiz, a decisão deverá ser mantida “até que a administração pública indique a fonte do montante de recursos orçamentários aprovados, que assegurem a total execução do empreendimento”. A multa em caso de descumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia, sempre pagos pelo prefeito Duciomar Costa.
CONTESTAÇÃO
A decisão judicial atendeu a ação impetrada pela construtora paraense Estacon Engenharia, que contestou a licitação vencida pela empresa Andrade Gutierrez. O Ministério Público do Estado é o impetrante substituto.
Na ação, a construtora afirma que não foram respeitados no edital os princípios da competitividade e legalidade. “Analisados exaustivamente os termos do edital pelas equipes técnicas da impetrante, a mesma constatou a existência de diversos requisitos eivados de irregularidades, já que infringentes à norma legal que disciplina e controla os processos licitatórios, como também contrários aos princípios que norteiam o processo licitatório, de acordo com a mencionada norma e com a Constituição Federal”.
Essa não é a primeira decisão contra a polêmica obra do BRT. Em janeiro deste ano, a juíza Margui Gaspar Bittencourt chegou a determinar a suspensão da abertura dos envelopes com as propostas das empresas no processo licitatório, mas a medida foi cassada pela desembargadora Dahil Paraense de Souza.
LIMINAR
Na época, a juíza informou que não decidiria sobre o mérito porque a questão era complexa e exigia análise mais detalhada. O caso foi então distribuído ao juiz Elder Lisboa, que agora concedeu nova liminar suspendendo as obras.
Na Justiça Federal, uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal também gerou liminar proibindo o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, de repassar recursos para o BRT da prefeitura de Belém. Entre as razões estariam também indícios de irregularidades na licitação e a não compatibilidade das obras do município com o Ação Metrópole, um projeto do Estado mais amplo e definitivo para resolver a questão do transporte e do tráfego de veículos na região metropolitana de Belém.
Este último problema foi resolvido após uma série de encontros entre as equipes do Estado e da prefeitura que resultou em um acordo para que os dois projetos se tornassem complementares.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Belém informou, no final da tarde de segunda-feira (16), que o município ainda não havia sido informado oficialmente da decisão e que por isso não se manifestaria sobre o assunto.
O projeto do BRT da prefeitura de Belém deve consumir investimentos de R$ 380 milhões. O novo valor foi definido após o acordo com o Estado, que delimitou os trechos da obra que ficarão a cargo de cada uma das esferas de governo.
Os recursos para o trecho sob responsabilidade da prefeitura viriam dos cofres do município e também do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a mobilidade. A parte, já licitada, inclui obras nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro chegando até a orla de Icoaraci, onde será implantado um terminal intermodal. O município ficou responsável também por ampliar o sistema de ônibus rápido para o trecho que vai de São Brás até o Ver-o-Peso.
CONCLUSÃO
Em entrevista ao DIÁRIO, no início do mês passado, o prefeito Duciomar Costa prometeu concluir as obras do Entroncamento a São Brás ainda na atual gestão, que vai até 31 de dezembro deste ano, quando ele deixará o cargo.
O BRT é um sistema de ônibus que trafegam sob canaletas. O projeto de Belém prevê veículos para até 250 passageiros com linhas expressas e semi-expressas. O modelo foi aplicado em capitais como Curitiba (Paraná).
O governo do Pará deve investir R$ 530 milhões para fazer o prolongamento da avenida João Paulo II (antiga Primeiro de Dezembro), do atual trecho asfaltado na passagem Mariana até o viaduto do Coqueiro (obra considerada estratégica como via alternativa para entrada e saída de Belém).
Também investirá no sistema de ônibus rápido do Entroncamento até o município de Marituba. Os recursos viriam de empréstimo junto a Agência de Cooperação Japonesa (Jica) e do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é de que o projeto esteja concluído em 2015.
Postado por Meu Transporte às 08:21 0 comentários
Governo do Distrito Federal adia edital para mudança da frota de ônibus
No dia 2 de março, o GDF anunciou que, no primeiro momento, aproximadamente 15% da frota antiga seria substituída por novos veículos, enquanto os demais 85% seriam trocados gradativamente. “Agora, vamos estudar uma forma de substituir imediatamente entre 90% e 100% da frota, tomando o cuidado de garantir que não ocorra aumento no valor das passagens”, destacou o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, acrescentando que esse novo modelo ficará pronto nos próximos dias.
Adaptações
Para garantir que não haja aumento no valor das tarifas, somente os ônibus articulados (os chamados BRTs, que vão circular pelos corredores exclusivos) deverão vir, obrigatoriamente, equipados com ar condicionado. Nos demais, o aparelho será opcional.
Já o sistema de posicionamento por satélite (GPS), será instalado em todos os veículos e vai possibilitar que a frota seja controlada por um centro de controle operacional. Essa medida evitará atrasos e possibilitará que os passageiros consultem os horários dos coletivos, por meio de torpedos de celular, na internet e em painéis disponíveis em 80% das paradas de ônibus.
Postado por Meu Transporte às 08:15 1 comentários
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