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São Paulo: Linha 6 do Metrô terá 3 terminais e garagem

domingo, 15 de abril de 2012

Um estacionamento subterrâneo, três terminais de ônibus, muitas escadas rolantes e grandes claraboias. Esses são alguns dos elementos que os passageiros encontrarão nas estações da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Desenhos do projeto preliminar de arquitetura revelam os diferenciais das paradas, que devem começar a abrir em 2016 - a previsão de início da obra é 2013. O ramal terá 15 estações.

A Estação Perdizes, na zona oeste, deverá ter até lugar para guardar carros. O projeto indica a construção de uma garagem subterrânea com quatro pavimentos. O Metrô não informou qual será a capacidade do estacionamento. As saídas serão pela Avenida Sumaré e pela Rua Apinajés. Também se estuda o plantio de várias árvores sobre a estação, que ficará bem ao lado do Hospital Albert Einstein.

O engenheiro José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), explica que garagens assim, ligadas ao transporte coletivo, tiram carros das ruas. "Não é só pensar em integração do metrô com trem ou ônibus. É preciso ligar o carro à rede de transporte coletivo."

Os ônibus também terão vez nas futuras estações. Na extremidade norte da Linha 6, as paradas Brasilândia e Vila Cardoso terão terminais para os coletivos, segundo o estudo de impacto ambiental da obra. A Estação João Paulo I igualmente terá um terminal. Outra característica marcante dessa estação é a sua cobertura, uma enorme claraboia sobre o mezanino e a parte central da plataforma, que ficará quatro níveis mais para baixo.

Na Estação Pompeia, situada na esquina da Avenida Pompeia com a Rua Venâncio Aires, zona oeste, terão prioridade, segundo o projeto, "os espaços de circulação de pedestres, haja vista a existência de um bom número de polos atratores" nas redondezas. A parada, que também pode ter uma claraboia, será construída no mesmo quarteirão do Sesc Pompeia e ficará perto dos Shoppings Bourbon e West Plaza.

Profundidade. A Linha 6-Laranja terá algumas das paradas mais profundas do Metrô. A Estação Cardoso de Almeida, na zona oeste, deverá ter 58 metros de profundidade e 20 escadas rolantes. O número de equipamentos deverá ser ainda maior na Estação São Joaquim, na zona sul, que se conectará à Linha 1-Azul. Ali, serão 32 desses aparelhos.

Esteiras rolantes, como as que existem na conexão entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, estão previstas para ligar a Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 6 com a sua homônima da Linha 4. A distância entre o centro das duas será de 280 metros. A Linha 6, com 15,9 km de extensão, deverá custar R$ 12 bilhões e ser totalmente entregue em 2020. Segundo o relatório de impacto ambiental, R$ 570 milhões devem ser gastos com desapropriações.

Fonte: Estadão

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Linhas do transporte coletivo sofrerão mudanças em Maringá

A Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá dará início na próxima segunda-feira (16) a segunda fase de instalação do novo modelo de transporte coletivo. Com isso, algumas linhas da região sul da cidade sofrerão mudanças de horários.

As alterações envolverão as linhas: 220 (Jardim São Clemente); 324 (Conjuntos Thais e Porto Seguro); 334 (Conjunto Cidade Canção); 335 (Vila Operária/Madri); 414 (Hospital Municipal); 415 (Conjunto Cidade Alta); 416 (Conjunto Cidade Alta - Avenida Brasil) e 427 (Cerro Azul).

Os novos horários podem ser checados a partir das 18 horas de sexta-feira (13) no portal da Setran e no site do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). As mudanças não afetarão as linhas do Jardim Universo 458 e 459, que permanecem sem alteração de horário.

Segundo o gerente de Transporte Coletivo da Setran, Mauro Menegazzo, além da mudança nos horários das linhas, algumas terão alteração de trajeto e outras ganharão um carro extra. “Todas essas adequações foram estudadas e planejadas para oferecer ao usuário um transporte público de qualidade. Por isso, solicitamos a compreensão dos usuários neste primeiro momento de adequações, quando técnicos estarão monitorando os veículos para fazer as correções necessárias”, declarou em entrevista ao site da Prefeitura.

Linhas da região sul ganharão 1,2 mil novos lugares

A instalação do novo modelo de transporte coletivo em Maringá será feita em cinco etapas. Nesta fase que será iniciada na próxima semana, as linhas da região sul ganharão 1,2 mil novos lugares. No período da manhã, (entre as 6h e as 8 horas) o número de viagens será aumentado de 72 para 80, com uma oferta adicional de 640 lugares. No período da tarde (entre 17h e 19 horas) o número de viagens passará de 68 para 75, adicionando 560 lugares.

Ainda segundo o gerente do transporte coletivo, a Setran procurou fazer as alterações mexendo o mínimo possível nos horários das linhas. “A cobertura dos serviços foi ajustada para melhorar o atendimento da expansão dos bairros da região sul. As alterações em alguns itinerários foram discutidas e aprovadas em reuniões com os presidentes de bairros da região sul”, disse.


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MP recomenda Transalvador a determinar retirada de adesivos publicitários nos ônibus

Os adesivos publicitários colocados nos vidros traseiros dos ônibus coletivos que circulam em Salvador deverão ser retirados. Recomendação nesse sentido foi expedida na terça-feira, dia 10, pelo Ministério Público estadual à Transalvador, órgão que foi orientado a determinar a imediata retirada dos informes, que, segundo as promotoras de Justiça Célia Boaventura e Rita Tourinho, estão sendo afixados nos vidros sem que haja qualquer respaldo normativo.

“As mensagens publicitárias estão sendo expostas ilegalmente nos vidros traseiros dos ônibus”, sinalizam as promotoras de Justiça, destacando que o próprio dirigente da Superintendência de Ordenamento e Uso do Solo (Sucom), Cláudio Souza da Silva, afirmou em Termo de Declarações que ‘ “não há licença expedida para colocação de publicidade nos vidros traseiros dos ônibus, uma vez que tal publicidade não é regulamentada” ’. Ele mesmo pontuou que a competência da fiscalização é da Transalvador, lembram Célia Boaventura e Rita Tourinho, acrescentando ainda que as mensagens divulgadas “não vêm sendo computadas como fonte de receita alternativa, o que gera prejuízo ao Município, uma vez que as empresas que exploram transportes coletivos em Salvador alegam o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Fonte: Tribuna da Bahia

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Em Porto Alegre, Prefeitura e governo do Estado discutem solução para o metrô

A prefeitura e o governo do Estado buscam uma solução conjunta para a modelagem financeira de viabilização do metrô de Porto Alegre. Em reunião na tarde desta quinta-feira (12),  o secretário municipal de Gestão, Urbano Schimitt, analisou alternativas para minimizar os impactos da nova proposta de repasses de recursos apresentada pela União.

Com repasses federais inicialmente previstos para ocorrer durante a realização da obra, a proposta determina que as verbas federais sejam repassadas apenas após o início da operação do serviço, o que geraria variação no valor total do projeto. De acordo com Schimitt, estão sendo estudados diversos cenários, que serão detalhados nos próximos dias e apresentados em reunião com o Ministério do Planejamento na próxima segunda-feira (16).

"Estamos confiantes que juntos, prefeitura, Estado e União, encontraremos a melhor forma de viabilizar esta importante obra para a cidade e região metropolitana", destacou em nota divulgada pela assessoria de imprensa. Entre as possibilidades que serão aprofundadas está a antecipação de investimentos e a busca de isenções federais.

Fonte: Jornal do Comércio

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No Rio, Radial Oeste passa a ter faixa reversível

Com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego na área da Praça da Bandeira, sentido Méier, zona norte do Rio de Janeiro, a CET-Rio (Central de Engenharia de Tráfego) vai implantar na próxima segunda-feira (16) uma faixa reversível de tráfego na rua Teixeira Soares (Radial Oeste).
Foto: Agencia O Globo

O funcionamento será das 16h30 às 20h30, com início na rua Pará até a agulha na altura da passarela do metrô (estação São Cristóvão). Toda a sinalização está sendo implantada. Painéis de mensagens variáveis e operadores de tráfego vão orientar os motoristas.

Veículos de passeio terão livre acesso à faixa reversível na rua Teixeira Soares (Radial Oeste), iniciando na rua Pará, logo após a Praça da Bandeira. Os veículos que utilizarem a faixa reversível retornarão à avenida Oswaldo Aranha próximo à estação do metrô São Cristóvão.

Veículos pesados e ônibus não poderão utilizar a faixa reversível da rua Teixeira Soares.

Fonte: R7.com

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Lei de Mobilidade Urbana é uma conquista do Brasil, diz Ministro

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou no programa de rádio Bom Dia, Ministro que a Lei nº 12.587/12, conhecida como Lei de Mobilidade Urbana, que entrou em vigor nesta sexta-feira (13), é uma conquista do Brasil. De acordo com o ministro, serão investidos 32 bilhões de reais nesta área, o que contribuirá para transformar a transformar a vida dos brasileiros.

“A questão da mobilidade é uma das principais agendas do Ministério das Cidades. Estão previstos investimentos extremamente importantes que contribuirão para minimizar os problemas dos brasileiros se locomover”, destacou o ministro.

No programa, transmitido nesta sexta-feira (13), o ministro falou também sobre a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida, na modalidade que atende municípios com até 50 mil habitantes e beneficiará famílias que possuem renda mensal de até R$ 1.600, residentes em áreas urbanas. Serão 107 mil casas, que contemplará os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

“Nessa modalidade do programa Minha Casa, Minha Vida serão construídas 220 mil casas. Ontem foi anunciada 107 e vamos ter a segunda etapa possivelmente no início de 2013, quando faremos a segunda seleção”, explicou Aguinaldo Ribeiro.

O ministro salientou que nos critérios utilizados para seleção das áreas atendidas pelas moradias foi levado em consideração o déficit habitacional e o índice de pobreza das regiões.

Fonte: Portal do Planalto

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Bombardier inaugura em Hortolândia fábrica de trens para o monotrilho de SP

A empresa canadense Bombardier inaugurou nesta sexta-feira uma fábrica na cidade de Hortolândia (SP) que vai produzir trens para o monotrilho de São Paulo e também para exportação. A planta, que custou US$ 15 milhões e foi construída em 18 meses, vai gerar 250 empregos diretos. As primeiras entregas para o monotrilho devem acontecer em outubro.

 Foto: Pedro Carvalho/iG

Essa é a primeira fábrica de trens da Bombardier fora dos Estados Unidos e do Canadá. A empresa tem um contrato de mais de R$ 2 bilhões para fornecer 54 trens para a Linha 2 do metrô paulista, que liga Vila Prudente a Cidade Tiradentes. Desses, 53 serão feitos em Hortolândia.

A Linha 2 do metrô, também chamada Expresso Tiradentes, terá 24 quilômetros e será o maior monotrilho do mundo em capacidade, podendo transportar 48 mil passageiros por hora em cada sentido. Além dos trens, a companhia também vai fornecer os sistemas de sinalização para o trecho. O pedido de 54 trens significa a construção de 378 carros pela companhia canadense, dos quais 371 serão fabricados em Hortolândia.

O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que elogiou a iniciativa. "Cada trem feito aqui tira 15 ônibus lotados das ruas da cidade", afirmou Alckmin. Também estiveram presentes Andre Navarri, presidente mundial da Bombardier, e o primeiro-ministro de Quebec, província do Canadá.

A cadeia de fornecedores da Bombardier também trará empregos para a região. Calcula-se que quinze fábricas vão ser inauguradas ou aumentar a produção, gerando mais 500 vagas indiretas. No início da fabricação, os trens de Hortolândia terão 40% de componentes nacionais, percentual que deve subir a 60% até o final do ano, segundo executivos da empresa.

Fonte: IG Economia

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Montadora Volvo quer ganhar metade das licitações de ônibus para a Copa

A montadora Volvo, fabricante de ônibus e caminhões com sede em Curitiba, planeja fornecer pelo menos metade dos 4.000 ônibus com licitação prevista até a Copa do Mundo de 2014, para atender aos projetos de mobilidade urbana das subsedes.

"[Se conseguirmos] menos que a metade, eu perco meu emprego", brinca o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta.

Os 4.000 veículos a serem disputados são destinados ao Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. No ano passado, a Volvo venceu licitações em Curitiba, Manaus e Goiânia, e recebeu R$ 35 milhões por 700 veículos.

Os planos da montadora, líder no mercado de BRTs (sistema de ônibus em corredores exclusivos) no Brasil, com 60% de participação, incluem não só as subsedes da Copa como todas as cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes --habilitadas para receber verbas federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade.

"A gente não vende a Volvo. A gente vende um sistema organizado de transporte", afirma Pimenta, em referência ao BRT.

Nesta semana, a empresa dá início a uma caravana que passará por 54 cidades brasileiras, para exibir os ônibus da Volvo --e as supostas qualidades do BRT-- aos potenciais clientes, inclusive prefeituras.

A visita aos administradores políticos, diz Pimenta, "é parte do dia a dia" da montadora. "Nós apresentamos as ideias; eles [políticos] fazem as decisões."

Para Pimenta, o BRT foi subaproveitado nas sedes da Copa. "Foi dada preferência a veículos sobre trilhos, ou metrô, que custam até dez vezes mais. É parte do jogo; é cabeça de político."

Além do setor de ônibus urbanos, a Volvo pretende investir fortemente no segmento rodoviário neste ano. Nesta quinta-feira (12), a empresa apresentou sua nova linha de chassis, com 14 modelos de ônibus --seis deles rodoviários.

Fonte: jornalfloripa.com.br

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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