Sandro Mabel, prefeito de Goiânia, anunciou nesta sexta-feira (24), durante a entrega do novo Terminal Novo Mundo, a metronização do sistema BRT, que terá paradas apenas nas estações, de forma similar ao metrô. De acordo com o prefeito, a medida irá reduzir o tempo das viagens, com os ônibus saindo de 15km/h para 21km/h, além de dar mais fluidez ao trânsito da capital. A metronização começa a partir de março.
Junto com a inovação, Mabel também promete implantar os semáforos inteligentes em Goiânia. “Com a metronização, os ônibus do BRT saem das estações e não param em nenhum entroncamento, com a utilização de um sistema semafórico moderno.” Segundo o prefeito, as principais vias da cidade já receberão os equipamentos e até o primeiro semestre de 2026 toda a capital terá a sistema.
Mabel também destacou outras medidas que irá implementar para a fluidez do trânsito de Goiânia: “A partir da primeira semana de fevereiro vamos desobstruir todos os grandes eixo, a começar pelas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Avenida Mutirão”.
Para o prefeito, o maior problema do trânsito da capital é a falta de sincronização de semáforos, mas que a sua gestão já está investindo nessa área. "Agora, com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, destacou.
O sistema BRT, em funcionamento, em Goiânia, não tem fluidez, não prioriza os semáforos, que são fatores que causam atrasos nas viagens e tempo perdido para quem usa o transporte público, segundo informações da Prefeitura.
Como irá funcionar:
Com a introdução da metronização, haverá detecção do veículo BRT por meio de uma Tag (chip que emite sinais de radiofrequência); sensores inteligentes do controlador; abertura de semáforos inteligentes; e tempos de espera zerados. Com isso, a velocidade média ficará acima de 21 km/h, e ganhos de, no mínimo, 30% de tempo.
Titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu explicou que a metronização do sistema BRT prioriza um sistema de semáforos integrados e inteligentes, para que os ônibus parem apenas nas estações, dando mais fluidez ao trânsito.
“É uma marco para a cidade, por se tratar de um sistema similar ao metrô, ou seja, quando o ônibus chegar em cruzamentos com semáforos, ele terá prioridade. Vai parar apenas nas estações. Estamos estimando em 30% de redução do tempo de viagem. Isso é tecnologia, é inovação, é entrega de dignidade e qualidade do nosso transporte coletivo”, afirma.
Informações: A Redação
0 comentários:
Postar um comentário