O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, na sede do MTE, em Brasília (DF). O secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, também participou das discussões que tratou de estratégias para melhorar a mobilidade urbana no Brasil, analisando modelos existentes e propostas para modernizar o sistema de transporte público, com destaque para inclusão social, eficiência operacional e viabilidade econômica.
As várias experiências exitosas no Brasil e em outras partes do mundo foram tratadas na reunião, lembrando principalmente o modelo francês, que oferece transporte público de qualidade com tarifas acessíveis aos usuários.
Marinho destacou a importância de envolver prefeitos, vereadores e a sociedade em geral na formulação dessas políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana. Na avaliação de Marinho, é preciso vencer o desafio para o estabelecimento de dados consistentes sobre o setor de transporte público com abrangência nacional. “Os dados precários e lacunas em informações sobre mobilidade urbana já foram identificados como barreiras significativas para a melhoria da mobilidade, principalmente dos trabalhadores”, avaliou ele.
Perre explicou que várias cidades brasileiras já estudam possibilidades de ampliarem a acessibilidade ao transporte público, citando Curitiba (PR) e Goiânia (GO), como exemplos de capitais que adotaram sistemas que garante o acesso contínuo ao transporte durante toda a semana, não limitado aos dias úteis, principalmente para as pessoas de baixa renda e trabalhadores (formais e informais), estimulando o uso do transporte público em detrimento de veículos particulares. A mudança busca reduzir os impactos negativos no trânsito e melhorar a qualidade de vida nas cidades. “É preciso desenvolver sistemas de transporte público que sejam economicamente viáveis e socialmente inclusivos, garantindo ar eficiência e sustentabilidade no longo prazo”, frisou.
A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, com tendência crescente, sendo 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do PIB, segundo dados de 2021.
Informações a imprensa
|
0 comentários:
Postar um comentário