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DNIT não tem condições de executar PAC, diz diretor
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012Postado por Meu Transporte às 11:08 0 comentários
Marcadores: Brasil
CTBel diz que número de usuários já chegam a 1 milhão por dia no caótico transporte de Belém
Mas terá de ser sempre assim? – é outra pergunta que tem ressurgido com força nestes últimos tempos. Enquanto isso, a população de Belém vai perdendo rapidamente as condições mínimas de mobilidade, tolhida que está pelo explosivo aumento da frota circulante, pela concentração demográfica decorrente do boom imobiliário e por um sistema viário caquético e obsoleto. Assim, não há respostas prontas nem para essas e nem para outras indagações que de certa forma refletem temores e incertezas em relação ao futuro da cidade.
Solução para esses problemas, como se sabe, ainda não existem, e nem nascem prontas. De qualquer forma, depois de conviver durante décadas com o contínuo agravamento dos problemas ligados ao tráfego urbano, a população belenense – e como ela a de toda a Região Metropolitana – vê surgirem não uma, mas duas propostas simultâneas como possibilidades de solução. Os dois projetos – um da Prefeitura Municipal e outro do Governo do Estado – sugerem o mesmo modo de transporte, o Bus Rapid Transit (BRT), como instrumento para desfazer o nó do transporte público de passageiros e, em decorrência, para promover o descongestionamento nos principais corredores de tráfego da cidade.
Embora conceitualmente parecidos, porém, os dois projetos diferem bastante no traçado e na abrangência. Orçado em R$ 430 milhões, o projeto da PMB, ainda obscuro, sem projeto executivo e sem fonte garantida de recursos, tem seu traçado restrito a dois corredores de tráfego, a avenida Augusto Montenegro, a partir da via de acesso para o Outeiro, na entrada da Vila de Icoaraci, e a avenida Almirante Barroso, do Entroncamento até São Brás. O projeto municipal prevê a construção de dois elevados no Entroncamento, uma solução inteligente para desafogar o trânsito naquela área, eliminando a esdrúxula fórmula de engenharia que criou ali uma lenta e perigosa corrente de tráfego em permanente contrafluxo.
A proposta da Prefeitura, além de quase que totalmente ignorado ainda em sua concepção técnica, apresenta no pouco que é conhecida diversões senões que a tornam objeto de sérios questionamentos. Dois pontos, em especial, reforçam as suas inconsistências. Um, o fato de prever a solução do transporte público com ônibus de circulação rápida somente até São Brás, sem contemplar qualquer solução para a obstrução crônica que hoje temos em duas áreas centrais de Belém – a avenida Presidente Vargas e o complexo do Ver-O-Peso. O outro, a sua abrangência restrita à capital, desconsiderando o fato óbvio de que a questão do trânsito não é um problema pontual, mas de alcance metropolitano.
Com base também nesse trabalho conjunto, o NGTM vai montar agora o edital da licitação internacional para contratação da consultoria geral do empreendimento. A consultoria é que vai fazer todo o detalhamento do projeto, incluindo desde o planejamento financeiro e orçamentário até a execução das obras de engenharia do sistema BRT. Nessa fase serão apresentadas também as soluções conclusivas a respeito das questões mais delicadas. Entre elas, a localização dos pontos de parada e de travessia de pedestres ao longo da BR-316 e Almirante Barroso.
O detalhamento vai permitir também, entre muitas outras questões, o redimensionamento da frota, a possível revisão de linhas urbanas e a adoção de um sistema de trânsito rápido, seguro e eficiente na área mais central da cidade, a partir de São Brás, o que inclui a utilização de veículos dotados de tecnologias modernas e inovadoras. A idéia central é acabar com o “passeio” de ônibus quase vazios que hoje congestionam os corredores centrais, como Presidente Vargas e Castilhos França.
ENTRONCAMENTO
De acordo com Cesar Meira, estudos comprovam que, do universo de usuários que utilizam ônibus em circulação na BR-316 em direção ao centro, 30% desembarcam já no Entroncamento, enquanto a redução de demanda chega a 50% em São Brás. A simples otimização dos serviços a partir desses dois pontos de referência já significará, para o diretor do NGTM, um ganho enorme para a população, seja pela sensível melhoria dos serviços, seja pela economia de tempo, seja ainda pela redução das emissões de gases poluentes. “E um dado importante em relação aos cálculos”, faz questão de frisar Cesar Meira. “Nós vimos trabalhando, desde o início dos estudos de viabilidade, rigorosamente com a tarifa vigente, o que significa dizer que o projeto em si não acarretará aumento de preço”.
Orçado em torno de R$ 607 milhões – sendo R$ 320 milhões de financiamento da Jica, a Agência de Cooperação Internacional do Japão, R$ 167 milhões de contrapartida do Estado e R$ 120 milhões o desembolso previsto pela iniciativa privada –, o Projeto Ação Metrópole contempla soluções globais para as questões que afetam globalmente o trânsito em toda a Região Metropolitana. Isso significa dizer que a proposta do Governo do Estado busca encaminhar soluções não exclusivas para a capital, mas antes contempla o caos do trânsito em Belém como síntese e somatória de problemas convergentes a partir de municípios como Santa Bárbara, Santa Isabel, Benevides, Marituba e Ananindeua.
Essa realidade emerge dos próprios números. Segundo dados fornecidos esta semana pela CTBel, aproxima-se já da casa de um milhão (982.081) o universo de passageiros que se utilizam, diariamente, do serviço de transporte coletivo oferecido pela frota de ônibus que circula na capital, boa parte dela oriunda dos municípios que integram a Região Metropolitana. Essa frota média é hoje estimada em 1.704 ônibus, sendo 1.112 da própria capital e 592 da RMB. Nesses números não estão incluídos os quantitativos de vans e de seus usuários, sobre os quais a CTBel não exerce qualquer controle por se tratar de um serviço clandestino.
O projeto Ação Metrópole, do Estado, que em sua primeira etapa resultou no prolongamento da avenida Independência da Augusto Montenegro até a avenida Júlio César e na construção do Elevado Daniel Berg, prevê para esta segunda etapa duas obras integradoras do transporte metropolitano. A primeira é o prolongamento da avenida João Paulo II até o elevado do Coqueiro. A segunda, a implantação de faixas rápidas e exclusivas para ônibus que partirão de um terminal em Marituba, próximo ao acesso da Alça Viária, e vão além de São Brás para alcançar duas áreas nevrálgicas da capital.
Um desses pontos críticos é o corredor da avenida Presidente Vargas, incluindo a extensão de retorno pelas avenidas Nazaré e Magalhães Barata. O outro, o complexo do Ver-O-Peso, neste incluindo os eixos de saída da cidade – 16 de Novembro, Almirante Tamandaré, Gentil Bittencourt e Mundurucus. O projeto estadual não contempla, como se vê, a avenida Augusto Montenegro, hoje um dos nossos mais problemáticos corredores de tráfego. Se for possível conciliar os dois projetos – o do Estado e o da PMB –, tornando-os complementares e não concorrentes, Belém terá a chance de romper com décadas de atraso e abraçar um dos mais modernos sistemas de tráfego urbano do Brasil, num horizonte que se estenderá pelo menos até por volta de 2025, segundo os especialistas.
Postado por Meu Transporte às 10:59 0 comentários
Marcadores: Pará
Em Teresina, Apenas 42% dos usuários irão usufruir da segunda passagem
Começou a valer a gratuidade na segunda passagem para os usuários do Sistema de Transporte de Teresina. A implantação do bilhete único, porém, só deverá atender a 42% dos usuários de ônibus, já que o cartão eletrônico não foi adquirido por todos os passageiros. A integração de apenas 33 linhas, também restringe o acesso ao novo sistema implantado pela Prefeitura de Teresina.
O usuário tem duas horas para fazer a integração de uma linha para outra. Enquanto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fizer a integração de todas as linhas o usuário só irá participar da integração ao usar as linhas pré-definidas.
Postado por Meu Transporte às 10:49 0 comentários
Marcadores: Piauí
Três empresas estão interessadas na execução do VLT de Cuiabá
Como o próximo Diário Oficial do Estado só circula no dia 22, quarta-feira, após os feriados de carnaval, apenas a partir desta data os prazos estarão correndo e os interessados poderão buscar o edital que contém as regras definidas para a licitação que acontecerá pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que tem como meta principal acelerar prazos para que em até 60 dias o Estado possa autorizar o início das obras que, em média deverão levar entre 18 e 24 meses para serem concluídas, ou seja, bem próximo do início dos jogos marcados para começar dia 12 de junho com conclusão no dia 13 de julho. O custo estimado das obras do VLT é de R$ 1,261 bilhão".
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o principal modal de transporte para a Copa será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Em média, a distância de uma estação a outra ficará entre 500 a 600 metros.
"Com as autorizações concedidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) já colocamos o termo de referência que alguns chamam de anteprojeto para ser recebido pelos interessados que dentro dos prazos especificados no edital deverão apresentar o Projeto Executivo e de custos da obra do VLT", disse ontem pela manhã o governador do Estado Silval Barbosa (PMDB), após participar do programa de rádio Bom Dia Governador.
O chefe do Executivo mato-grossense repartiu com os ouvintes sua satisfação por ter vencido os obstáculos e a burocracia do Poder Público e sinalizou que vai pessoalmente acompanhar as obras e centrar esforços no sentido de garantir agilidade e decisão para que tanto as obras de mobilidade urbana, quanto do novo sistema de transporte coletivo cumpram com as metas e os cronogramas físicos e financeiros de execução.
"Vamos nos empenhar cada dia mais para fazer bonito na Copa do Mundo, tornando Mato Grosso uma vitrine que será conhecida e reconhecida por todos como a fronteira do desenvolvimento", sinalizou o governador Silval Barbosa lembrando que o Estado de Mato Grosso vai centrar os esforços ainda na execução de outras obras em todo o território estadual.
Postado por Meu Transporte às 10:32 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
Tarifa de ônibus a R$ 1 aumenta o número de passageiros em Angra dos Reis
Foto: Leonardo Vieira |
O presidente do Sindicato confirmou os problemas apresentados pelo ex-funcionário.
Estão sendo colocados mais veículos. Porém, sabemos que as condições de trabalho ainda estão longe do ideal. Conforme a empresa for conseguindo se adequar, melhor será o serviço prestado para a população - destacou.
Postado por Meu Transporte às 10:22 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Novo modelo Viale BRT, da Marcopolo vai circular em Caxias do Sul
sábado, 18 de fevereiro de 2012
O Viale BRT foi comprado pela Visate – Viação Santa Tereza e já começa a operar nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2012.
O veículo vai circular entre a Rua Visconde de Pelotas e os Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade onde a Marcopolo possui sua sede.
Foto: Júlio Soares |
Texto Inicial: Adamo Bazani
Texto da Matéria: Secco Comunicação
Postado por Meu Transporte às 21:06 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Edital do trem-bala deve sair até abril, diz ANTT
Postado por Meu Transporte às 21:06 0 comentários
Marcadores: Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Pernambuco: Estação de carnaval montada em terminal de ônibus promete animar usuários
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Postado por Meu Transporte às 19:18 0 comentários
Marcadores: Pernambuco