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Corredores de ônibus são opção para mobilidade em Fortaleza

sábado, 29 de outubro de 2011

Qual a solução para melhorar a qualidade do transporte público da Capital? Para Otávio Vieira da Cunha, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), a alternativa que parece ser a mais viável são os corredores exclusivos de ônibus. "Priorizar o transporte público em detrimento do transporte individual". O especialista acredita que dessa forma será possível resolver a crise de mobilidade urbana brasileira, já que o prazo de implantação desses corredores é de no máximo dois anos.

Em Fortaleza, três corredores serão fixados. Um deles interliga os terminais do Antônio Bezerra ao Papicu. A obra está em andamento desde maio de 2008, incluindo alargamentos e restaurações de vias. Contudo, três anos depois, ainda não foi concluído.

De acordo com o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), responsável pela intervenção, a expectativa é que obra seja finalizada até o fim de 2012, totalizando quatro anos de duração, o dobro do prazo máximo estimado por Otávio Cunha para construções dos corredores.

Mais dois corredores estão previstos: interligando a Avenida Augusto dos Anjos a Avenida José Bastos; e Avenida Senador Fernandes Távora a Avenida Expedicionários. Segundo o Transfor, o processo de licitação deverá ocorrer ainda este ano.

Velocidade
De acordo com o presidente da NTU, a velocidade média do trânsito de Fortaleza é de 13 Km/h. Com a execução desses corredores, a velocidade deverá passar para 30 Km/h. "Se Fortaleza conseguir dobrar isso, ou seja, passar 26 Km/h, já vamos ter um ganho considerável no tempo de viagem. A meta é redução". Com isso, a viagem que, hoje, dura uma hora, passará a ser feita em 30 minutos.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, uma série de projetos e investimentos estão sendo feitos no sentido de resolver a crise da mobilidade urbana dos grandes centros. O presidente da NTU cita que, nos últimos 30 anos, o Governo Federal não fez nenhum investimento em infraestrutura urbana, mas agora está disponibilizando R$ 30 bilhões para as cidades acima de 700 mil habitantes, o que beneficia não apenas as cidades-sede da Copa. Cunha alerta que esse recurso tem que ser aproveitado em investimentos que deixem um legado para a população.

VLT
Uma das obras de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo de 2014 será a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que ligará o Mucuripe à Parangaba. A conexão ferroviária possui 12,7 quilômetros de extensão, sendo 11,3 Km em superfície e 1,4 Km em elevado. A previsão é que o transporte seja utilizado, diariamente, por 90 mil passageiros.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em torno de 2.700 famílias serão atingidas. Na comunidade Aldacir Barbosa, moradores estão apreensivos quanto ao futuro de suas vidas. Eles estão preocupados com o valor das indenizações, que segundo afirmam, quase sempre são avaliados abaixo do valor de mercado.

Segundo a assessoria de imprensa da Seinfra, imóveis avaliados em até R$ 40 mil, a família receberá, em dinheiro, o valor da indenização, mais um apartamento quitado pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Nos imóveis acima de R$ 40 mil, a família recebe a indenização em dinheiro, mais o apartamento. Contudo, ele terá que se cadastrar no Minha Casa Minha Vida II e precisará pagar, por mês, uma quantia que pode variar de R$ 50,00 a R$ 150,00, dependendo da renda familiar.

De acordo com o órgão, no início do ano, moradores da comunidade Aldacir Barbosa não permitiram que o governo entrasse na comunidade. E, como o projeto de construção do VLT já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), o governo já pode ir novamente nas casas apresentar as propostas.

PROTAGONISTA
Resistência
A educadora Elizabeth Santos Oliveira, 43 anos, que nasceu e se criou na comunidade Aldacir Barbosa, reclama que não houve diálogo entre o governo e os moradores.

Elisabeth conta que a maior preocupação dos moradores é com a proposta de habitação que está sendo imposta pelo governo. "Estão querendo colocar a gente num programa habitacional lá no José Walter, que é um bairro distante, e nesse conjunto habitacional vão morar todas as 11 comunidades atingidas. A gente não vai ter mais os mesmos vizinhos". Elizabeth Santos Oliveira



LUANA LIMAREPÓRTER

Informações do Diário do Nordeste

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Juiz de Fora: Vinte e uma linhas passam a circular com ônibus adaptados em novembro

A partir da próxima terça-feira, 1º de novembro, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) inclui mais 21 linhas de transporte coletivo urbano no sistema adaptado. Com a medida, 212 das 260 linhas que atendem à cidade passam a circular com ônibus adaptados, atingindo a marca de 81,5% de abrangência. Da frota de 567 veículos, 278 são deste modelo, o que representa 49% do volume total.

Confira quais são as novas linhas atendidas
 
Dois veículos adaptados todos os dias
- 501 – Padre Café / Jardim Glória
- 511 – Dom Bosco / Borboleta
- 512 – Dom Bosco / Borboleta
- 522 – Teixeiras
- 524 – São Mateus
- 532 – São Pedro / Via Caiçaras
 
Um veículo adaptado todos os dias
- 110 – Recanto dos Lagos
- 129 – Previdenciários
- 136 – Bandeirantes / Santa Efigênia
- 150 – Grama
- 523 – Monte Verde
- 529 – Torreões / Via Mascate – Monte Verde
- 542 – Lagoa
- 543 – Santa Córdula
- 560 – Avenida Independência / Via Shopping
- 724 – Santa Lúcia / Distrito Industrial
 
Um veículo adaptado nos dias úteis
- 114 – Granjas Betânia / Sagrado Coração de Jesus
- 126 – Eldorado / Jardim América
- 536 – São Pedro
- 545 – Universidade
- 555 – Universidade



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Em Araraquara, Prefeitura entrega 10 novos ônibus adaptados

O prefeito Marcelo Barbieri fez a entrega dos dez ônibus novos da CTA (Companhia Troleibus Araraquara) para a população de Araraquara nesta sexta-feira, na sede da companhia. Estiveram presentes no evento a diretoria e colaboradores da CTA, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.

Segundo Marcelo, a aquisição dos dez veículos significa a retomada dos investimentos em transporte público em Araraquara, que devem ser ampliados no próximo ano, com a compra de mais dez ônibus.

A nova aquisição irá ampliar a acessibilidade de pessoas deficientes. Cada ônibus possui elevador e duas vagas reservadas para cadeirantes e acompanhantes, além de assentos exclusivos para obesos e deficientes visuais e dispositivo para evitar a chamada rabeira. Outra novidade é o “anjo da guarda”, um mecanismo que impede que os ônibus andem com portas abertas.

O valor da aquisição foi de R$ 2,6 milhões, sendo 20% a vista e o restante será pago em 60 meses. Os veículos possuem motores eletrônicos Mercedes-Benz, mais econômicos, e carroceria Caio/Induscar.

Eles irão circular nas linhas América/Iguatemi, Rodorib/TCI, Vale do Sol/Parque São Paulo, Campus/Vila Xavier, Melhado/Imperador, São José/Santa Angelina, Santana/Pinheirinho, Maria Luiza/Victório De Santi, Hortências/Águas do Paiol e Morumbi/Gramado. A escolha das linhas foi feita entre a CTA e a Udefa (União dos Deficientes Físicos de Araraquara) e levou em consideração a demanda de passageiros cadeirantes nos bairros.

Valorização – O prefeito Marcelo ressaltou a política municipal de valorização do transporte público e citou a necessidade de se criar corredores de ônibus. “Transporte público de qualidade é fundamental para uma sociedade mais justa e a solução para o problema de trânsito que as cidades brasileiras vêm enfrentando”.


Nova frota de ônibus da CTA

 O prefeito destacou as medidas já tomadas nesse sentido, como a reativação do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, aprovado recentemente na Câmara Municipal e a recuperação de 15 ônibus da frota, graças ao trabalho dos colaboradores da oficina e funilaria da empresa.

“A CTA voltou a focar somente o transporte público da cidade e deixou de administrar o Terminal de Passageiros e o pedágio da vicinal Araraquara-Matão”, afirmou Marcelo.

Informações da Prefeitura de Araraquara
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Prefeitura de Porto Alegre investe na renovação do transporte público

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Enquanto a população atual de Porto Alegre, de 1.409.351 habitantes, aumentou 3,58% em dez anos (Fonte: IBGE), a frota de veículos cresceu, no mesmo período, 45,81%, passando de 485.437 para 707.834 veículos (Fonte: Detran/RS). Para qualificação da circulação, enfrentando a realidade de um carro a cada 2 habitantes, além das obras em andamento e as previstas no pacote para a Copa do Mundo, e antes da implantação do metrô e do Sistema BRT (Bus Rapid Transit), a prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), tem investido na renovação do transporte público, considerado, atualmente, um dos mais modernos do País.
         
“Nunca se renovaram tantos ônibus, táxis e lotações como agora”, afirma Ivo Hoerlle, técnico da EPTC, responsável pelo serviço de inspeção veicular. “Somente em 2011, no modal ônibus, já foram renovados cerca de 150 veículos, e outros 50 ainda estão previstos até o final do ano. Quanto aos lotações, já foram renovados este ano 120 veículos, 62 com elevadores para portadores de deficiência. E a frota de táxis, a maioria já com ar-condicionado e quatro portas, teve uma renovação de 730 veículos em 2011”, informa Hoerlle.
           
Os 403 lotações atendem cerca de 60 mil passageiros por dia em 29 linhas, com 3.600 viagens/dia. Este sistema será ampliado em 2012 para atender aos bairros Restinga e Belém Novo. Todos os lotações circulam com ar-condicionado, sendo já 62 com elevador para pessoas portadoras de deficiência física. Os veículos possuem motor eletrônico, com baixo índice de poluição, poltronas reclináveis, padrão rodoviário e cintos de segurança retráteis.Os corredores dos lotações estão mais largos, passando de 35cm para 70cm, proporcionando um maior conforto e segurança no deslocamento dos usuários. A vida útil de um lotação é de, no máximo, dez anos, com vistorias realizadas pela EPTC de 90 em 90 dias. A meta é mais 12 novos lotações, todos com elevador, até o final do ano,
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Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC, afirma que a preocupação com a qualidade no transporte público é permanente: “Trabalhamos intensamente para garantir um melhor atendimento aos usuários, em renovação das frotas, investimentos tecnológicos, fiscalização e engenharia de tráfego. Além disto, estamos presentes nas comunidades para os ajustes necessários. Nosso objetivo é um serviço cada vez mais qualificado, sempre priorizando o transporte coletivo”. Existe um projeto de incluir 80 novos táxis até a Copa do Mundo: “Seria uma reposição de veículos (concessões) que já saíram da frota no decorrer dos anos, por motivos diversos. A idéia é que estes carros sejam adaptados para deficientes físicos”, acrescenta.

Os 1.658 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos. O serviço de transporte coletivo por ônibus opera com 372 linhas, 25 mil viagens/dia, e transporta cerca de 1 milhão de passageiros por dia. Dos 1.658 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo nível de poluentes. A frota de ônibus adaptada para portadores de deficiência é de 732 veículos, correspondendo a 44,15% da frota total de ônibus. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade; possibilitando 43 lugares sentados, em média.                                             

Todos os novos táxis, quatro portas, bagageiro mais espaçoso, de uma frota de 3.920 veículos, idade média de 3 anos e 10 meses, possuem ar-condicionado (obrigação desde 2006). A exigência de vistoria varia entre 30 e 180 dias, de acordo com a idade do veículo. A vida útil do carro não pode passar de 15 anos.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Passageiros reclamam de falhas em trens do Metrô e da CPTM

Os passageiros da Grande São Paulo reclamam que os trens do Metrô e da CPTM têm apresentado muitas falhas. As composições transportam 6,5 milhões de pessoas todos os dias.
Na madrugada desta quinta (27), os trens da Linha 2-Verde circularam com velocidade reduzida por 11 minutos devido à falta de energia elétrica. Na terça-feira (25), o acionamento indevido do sistema de emergência parou um trem da Linha 12 Safira da CPTM. Muitos passageiros consideraram o conserto demorado demais e resolveram seguir a pé pelos trilhos. No mesmo dia, uma falha na rede elétrica fechou a Estação Largo 13 da Linha 5.

Nos últimos 30 dias, foram 17 ocorrências no Metrô e seis na CPTM.

Para o engenheiro de tráfego e transportes Humberto Pullin, o número de passageiros cresceu, mas a estrutura pouco mudou. “Tem faltado nos trens do Metrô e da CPTM manutenção preventiva. Acredito que as equipes e a própria estrutura de manutenção não estavam preparadas para esse aumento da demanda”, diz.

O Metrô e a CPTM dizem que a manutenção nos trens é eficiente e que o número de ocorrências está dentro da normalidade. “No último mês, nós realizamos mais de 100 mil viagens. Dessa forma, tivemos um número de ocorrências significativamente pequeno em relação a esse número de viagens realizadas”, afirma Wilmar Fratini, gerente de operações do Metrô.

“Quando a gente compara esse número de ocorrência, ou seja, pega o número de quatro ocorrências durante esse mês, que impactaram efetivamente a vida do usuário, nós tivemos uma média de uma ocorrência para cada 18 mil viagens”, calcula Francisco Pierrini, gerente de operações da CPTM.

Os passageiros não conhecem a estatística, mas sabem muito bem quando as falhas atrapalham a ida e a volta para casa.

Fonte: G1.com.br

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Prefeitura de Manaus mantém preço da passagem do microônibus em R$5,50

Após uma reunião com o prefeito Amazonino Mendes, o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) anunciou, na noite desta quinta-feira (27), que o preço da passagem do transporte coletivo Executivo permanece em R$ 5,50. O prefeito e a SMTU pretendem articular uma reunião com os trabalhadores a partir desta sexta (28) e afirmaram ter acionado o Ministério Público (MP) para discutir a questão.

Segundo Cavalcante, o prefeito está disposto a continuar as negociações com os trabalhadores e já procurou o MP. "A presença do MP é para dar mais legitimidade e para chancelar a decisão que for tomada em conjunto com o Ministério, fazendo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para definir as regras e o futuro desta modalidade de transporte", destacou o diretor-presidente.  

Cavalcante disse, ainda, que o procurador chefe de Justiça, Francisco Cruz, já tem conhecimento da urgência do caso.

De acordo com o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Subrinho, disse que os microônibus permanecerão nas ruas, já que agora a presença do MP traz garantias para a categoria. A promessa de paralisão dos microônibus caiu. "O que muda a nossa posição é a participação do MP. Porque o Ministério vai nos dar um respaldo para continuarmos funcionando tendo garantia jurídica", reforçou Equias.

Análise de planilha de custo das cooperativas para se chegar ao valor da tarifa ideal que deve ser realizada durante as reuniões, também ajudou na decisão de manter os microônibus rodando na cidade, de acordo com Equias.


Fonte: D24 AM

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Cidade de Santos ganha faixa preferencial para ônibus da Avenida Bernardino de Campos

Entra em vigor, a partir da próxima segunda-feira, a faixa preferencial para ônibus da Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), no Campo Grande. A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas, sentido Centro/Praia.

Para agilizar o trânsito, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) padronizou o estacionamento dos veículos de passeio no lado esquerdo da via, junto ao canal. Com isso, de 140 vagas disponíveis, a pista terá ao todo 337 lugares.

“Antes havia uma alternância nos lados da pista para receber o estacionamento. Agora, não mais. Essas vagas só não poderão ser utilizadas no horário de vigência do corredor”, diz a diretora de planejamento de Projetos da CET, Luciane Beck.

A nova medida será semelhante à faixa preferencial existente na Avenida Conselheiro Nébias. Os motoristas flagrados pelos agentes da CET transitando pelo espaço dos ônibus serão orientados a trocar de pista.

“Ninguém será multado por trafegar nessa faixa. Não se trata de um corredor exclusivo para coletivos, como o da Avenida Ana Costa. Porém, cabe ao cidadão consciente dar prioridade aos ônibus na via”, explica Luciane.

Segundo a representante da CET, serão multados somente os condutores que não respeitarem os horários e os locais de estacionamento permitidos.


Fonte: A Tribuna

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No Rio, Ônibus que substituem bondes começam a operar 7 de novembro

A Secretaria Municipal de Transportes anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), que as duas linhas de ônibus que vão substituir os bondes de Santa Teresa, no Rio, entram em operação no dia 7 de novembro. Eles têm capacidade para 35 passageiros e a passagem vai custar R$ 0,60.

Resolução publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta definiu os parâmetros de operações das duas linhas circulares, a SE 006 (Silvestre-Castelo) e SE 014 (Paula Matos-Castelo) (circular), que vão atender aos moradores do bairro, que não contam mais com os trens desde o acidente de agosto, em que seis pessoas morreram e mais de 50 se feriram. Nesta quinta-feira, faz dois meses em que ocorreu o acidente.

A medida que criou as linhas de ônibus foi decretada pelo prefeito Eduardo Paes, no Diário Oficial do município, no início do mês. O serviço terá duração de um ano e seis meses. Atualmente o bairro de Santa Teresa é atendido por outras duas linhas de ônibus e um serviço noturno.

Diretor exonerado do cargoO diretor de operações dos bondes que circulavam em Santa Teresa, no Centro do Rio, Fábio Tepedino, foi exonerado do cargo pelo presidente da Central, Eduardo Macedo também no início do mês, logo após a divulgação do laudo da perícia sobre o bonde que se acidentou. Peritos apontaram que o veículo tinha 23 falhas.


Fonte: G1.com.br

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